17/02/2008

Lubrificação Industrial - Aula 3

Características Físicas dos Lubrificantes

* Densidade: A densidade de um produto derivado de petróleo é definida pela relação entre o peso de um determinado volume do produto, medido a uma determinada temperatura e o peso de igual volume de padrão (água), medido a uma outra temperatura. No caso de produtos de petróleo, as temperaturas foram padronizadas em 60ºF [para o peso de dado volume do produto] e 60ºF [para o peso de igual volume de padrão (água)] para a quase totalidade dos países. No Brasil a temperatura foi padronizada para 20ºC [para o peso de dado volume do produto] e 4ºC [para o peso de igual volume de padrão (água)]. A densidade tem pouco significado quanto à qualidade do lubrificante, mas é grande utilidade no cálculo da conversão de litros em quilos ou vice-versa, e para fins de controle.

* Viscosidade: É a medida do grau interno que se produz quando o óleo escoa. De todas as características físicas é a viscosidade a que apresenta o maior interesse em relação ás propriedades lubrificantes dos óleos lubrificantes.

* Índice de viscosidade: É a expressão numérica da variação da viscosidade com a variação da temperatura. Assim, o alto índice de viscosidade revela variação relativamente pequena de viscosidade da temperatura, em função da temperatura, enquanto o baixo índice de viscosidade indica tendência do óleo a apresentar grande variação de viscosidade com uma pequena variação de temperatura. Óleos parafinicos possuem maior índice de viscosidade do que óleos naftênicos.

HVI - alto índice de viscosidade
MHV – médio índice de viscosidade
LVI – baixo índice de viscosidade

 Devemos observar a velocidade que o Equipamento vai operar, para definirmos o índice de Viscosidade do óleo lubrificante, pois quanto maior for a velocidade angular, maior será a força para cisalhar a película, ou seja, quanto maior for a velocidade do conjunto mecânico (RPM), menos viscoso deve ser o lubrificante. Se o equipamento funciona em baixa rotação podemos utilizar um lubrificante mais grosso, isto é, mais viscoso.

2 comentários:

  1. Olá. Como que se lê 20ºC/4ºC? OU DENSIDADE 60/60ºF?

    ResponderExcluir
  2. Salve, tudo bem? Lhe agradeço pela pergunta! Reescrevi o trecho que contém sua dúvida para que possa entender! Seguem mais infomações: No Brasil, as temperaturas usadas são as de 20 ºC e 4 ºC, respectivamente, para o produto e para o padrão, que é a água. As temperaturas de determinação usadas nos Estados Unidos são de 15,6 ºC tanto para o produto, quanto para o padrão. Espero ter resolvido sua dúvida, caso contrário, pode perguntar novamente! Um forte abraço! Professor Carlão.

    ResponderExcluir

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

AV1 - Tecnologias Limpas e Tratamento de Resíduos [RESOLVIDA]

1) O conceito de desenvolvimento sustentável dita acerca da compatibilização das variáveis ambientais, sociais e econômicas. Este fenômeno e...