23/12/2008

Qual o estado físico do fogo?

Existem compensações extremamente maravilhosas que acontecem na sala de aula! Estávamos discutindo processos industriais, quando o estudante Carlos André (Automação 4V) perguntou-me sobre o estado físico do fogo. Depois de uma pequena pausa para organizar as ideias respondi-lhe que o fogo está no estado de PLASMA. Mas, como costumeiramente faço, aprofundei-me ao tema para obter maiores informações. 
Qual o estado físico do Fogo?

Pesquisando agora confirmei minha informação e constatei alguns dados muito interessantes. O estado de plasma também ocorre no centro da terra (magma) quando ocorre um efeito de cargas positivas e negativas em enormes proporções de partículas carregadas de íons. Este efeito magmático atrai para o centro da terra a energia elétrica em um fluxo definido. Por este fato, escutamos o termo aterramento de instalações elétricas, para evitar que na falta deste, sejamos nós os condutores deste fluxo de corrente elétrica dos circuitos. 


No magma terrestre encontramos cargas iônicas elevadas e uma grande concentração de gases em estado de combustão (plasma). Logo, o fogo está em estado de plasma, chamado pelo físico inglês W. Clux de o quarto estado fundamental da matéria, por conter propriedades diferentes do estado sólido, líquido e gasoso. Os vulcões são resultado de um descontrole na geração de energia interna do sistema, quando estão em erupção buscam reduzir a pressão interna e o rompimento se dá onde há deslocamento de placas rochosas agrupadas de maneira superficial.


O termo plasma, na Física, foi utilizado pela primeira vez pelo físico americano, Irving Langmuir no ano de 1928, quando estudava descargas elétricas em gases. A palavra plasma vem da medicina onde é utilizada para apontar perturbação ou estado não distinguível. 


Na superfície da Terra o plasma só se forma em condições especiais. Devido a força gravitacional da Terra ser fraca para reter o plasma, não é possível mantê-lo confinado por longos períodos como acontece no Sol. O Sol, assim como todas estrelas que emitem luz se encontram no quarto estado da matéria. 


Na ionosfera terrestre, temos o surgimento da Aurora Boreal, que é um plasma natural, assim como o fogo. São sistemas compostos por um grande número de partículas carregadas, distribuídas dentro de um volume (macroscópico) onde haja a mesma quantidade de cargas positivas e negativas.
Concluindo, os estados físicos da matéria atualmente são seis ou possivelmente sete, já que o zero absoluto não deve ser descartado como estado de uma substância. Os estados físicos da matéria são: sólido, líquido, gasoso, plasma, condensado de Bose-Einstein, condensado fermiônico e possivelmente o zero absoluto.

11 comentários:

  1. Nossa cara.
    Sinceramente
    O fogo não está em estado físico nenhum.
    O foto nem existe.
    Não é matéria.
    Você não pode pesar 2 gramas de fogo.
    Plasma é estado fisico da MATÈRIA, assim como líquido, gasoso.

    Mas não te culpo não.
    Olha esse tópico aqui numa comunidade de Química:
    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=53842&tid=17313151&kw=estado+fisico+fogo&na=1&nst=1

    John

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1/3/09 01:59

    Quando eu era menor, mandei um e-mail para a revista "Mundo estranho" perguntando qual era o Estado físico do fogo, depois de um certo tempo a resposta dada foi a seguinte: "O fogo não é matéria e sim energia"

    Porém a sua explicação ficou mais "plauzivel", pois se o fogo não é matéria ele provavelmente poderia atravessar paredes e algo do tipo, já que pelo fato dele não ser uma matéria ele não iria seguir a velha regra de que "Uma matéria é tudo aquilo que ocupa lugar no espaço", consecutivamente ele poderia passar através de uma parede.

    ResponderExcluir
  3. CONCORDO com o John....o fogo não está em estado nenhum.
    O fogo, penso eu, deve ser energia liberada na forma de ondas durante a combustão de um material.

    ResponderExcluir
  4. Epa. Matéria é tudo aquilo que possui MASSA e ocupa lugar no espaço. Plasma é átomo "quebrado", um átomo que teve sua eletrosfera separada do núcleo, num processo reversível. O fogo é feito pelos elétrons dos átomos de ar excitados pela energia da combustão. E a aurora ocorre pela poeira solar, rica em partículas com cargas e dotadas de movimento, portanto, possuem um campo magnético. Esse campo interage com o campo terrestre e faz luz. Se fosse plasma, acabaria derretendo o gelo. Plasma é um gás superaquecido. Há plasma na tv de plasma, relâmpagos bla bla bla...

    ResponderExcluir
  5. John...o fogo nao existe, então coloca a sua mão no fogo.
    É claro que o fogo é "algo" e,sem sombra de dúvida, existe.
    E esta claro que devemos atravessar nosso conceitos de "fisica do 2 grau" para irmos além daquilo que não parace lógico.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo2/3/09 14:39

    Sinceramente...
    e o estado gasoso?
    dá pra obter peso?
    Eis a dúvida..
    O fogo, bem penso que nada se cria nada se perde apenas se transforma.

    ResponderExcluir
  7. affalaserio,
    a luz tbm é energia e nãao atravessa parede...

    ResponderExcluir
  8. fogo é energia.fogo não tem estado.

    ResponderExcluir
  9. Pra colocar mais lenha na fogueira, se o fogo se apresenta num estado físico ele é matéria, então podemos medir a massa de uma certa quantidade de fogo?
    Se o fogo é matéria, poderia chegar próximo do zero absoluto? O que aconteceria com o fogo em baixíssimas temperaturas, a reação se tornaria uma combustão lenta?
    Que coisa, não?

    ResponderExcluir
  10. Nenhum. Como o fogo não é formado por matéria, ele não pode ser encaixado em nenhum estado físico. Apesar de vermos e sentirmos a chama, ela é só energia. O fogo pega na madeira, por exemplo, quando ela ultrapassa os 260 °C. Nessa temperatura, as moléculas da madeira se quebram em átomos, que se unem ao oxigênio do ar e formam moléculas de água.

    O nascimento do H2O aparece para nós em forma de chamas. Isso porque a energia que cabe nas moléculas de água é menor que a liberada pela madeira. Então, o que sobra da reação vira luz e calor - ou melhor, fogo. Existe um certo folclore em relação ao suposto estado físico das chamas. Livros não-científicos já apontaram que o fogo pertence ao quarto estado da matéria, o plasma. Não é verdade. "Esse estado ocorre quando um gás se torna uma nuvem de núcleos atômicos e elétrons, separados uns dos outros", diz o químico Flávio Maron Vichi, da USP. Como essas partículas (núcleos e elétrons) sempre aparecem juntas em gases, sólidos e líquidos, o plasma é considerado um estado à parte. Em geral, ele ocorre em estrelas, a temperaturas de milhões de graus Celsius

    fonte:http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-e-o-estado-fisico-do-fogo

    ResponderExcluir
  11. Quanta baboseira nos comentários:
    "Fogo não existe" que????????
    "...se o fogo não é matéria ele provavelmente poderia atravessar paredes e algo do tipo" < Eu realmente li isso????????
    "e o estado gasoso?
    dá pra obter peso?" Sim é possível, de boa na verdade.

    Querem saber ou bater boca, leiam o Feynman antes...

    ResponderExcluir

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

Um sistema linear consiste em um conjunto de equações lineares que compartilham as mesmas variáveis. Não há restrição quanto ao número de eq...