20/05/2009

TECNOLOGIA: SUPER DVD

CDs de "cinco dimensões" com uma capacidade 10.000 vezes maior que os DVDs atuais poderiam estar disponíveis no mercado daqui a 10 anos, afirmaram pesquisadores nesta quarta-feira (20). 
Um time de cientistas da Universidade de Tecnologia de Swinburne, na Austrália, informou que reunindo nanopartículas e uma dimensão de "polarização" à atual tecnologia, a capacidade de armazenamento pode ser aumentada ao extremo, sem mudar o tamanho dos discos atuais. 
Os pesquisadores, que assinaram um acordo com a Samsung Electronics, disseram que a técnica permitiu que armazenassem 1,6 terabytes de dados em um CD que potencialmente poderia, um dia, armazenar até 10 terabytes. 
Um terabyte (equivalente a 1.000 gigabytes) é suficiente para armazenar cerca de 300 filmes de longa-metragem, ou 250.000 músicas. 
Fonte: G1 Tecnologia

16/05/2009

FOTO IMPRESSIONANTE DO ÔNIBUS ESPACIAL ATLANTIS

Uma imagem espetacular divulgada pela Nasa dá uma ideia da proporção -- ainda bastante distorcida por causa da distância, claro -- entre o ônibus espacial Atlantis e o Sol. Parecendo uma mosquinha perto do astro-rei, a nave americana foi clicada durante seu caminho rumo ao Telescópio Espacial Hubble. Os astronautas do Atlantis participam de uma missão de 11 dias para atualizar e reparar o telescópio.


13/05/2009

FUNCIONAMENTO DO COMPRESSOR ALTERNATIVO AULA 5 - FINAL


  • Devido ao funcionamento automático das válvulas, o compressor alternativo aspira e descarrega o fluido gasoso respectivamente nas pressões instantaneamente existentes na tubulação de sucção e na tubulação de descarga. 
  • Há naturalmente certa diferença entre as pressões interna e externa ao cilindro durante a aspiração e a descarga, em função da perda de carga no final do ciclo de funcionamento. 
  • Este ciclo de admissão e compressão atende a qualquer que seja o fluido gasoso: ar atmosférico para a produção de ar comprimido ou fluido refrigerante se o compressor fizer parte de um sistema de refrigeração. 
  • Na geladeira doméstica, existe um elemento motocompressor conhecido como motor de geladeira, que faz o escoamnto do fluido refrigerante do evaporador para o condensador transferindo o calor absorvido do interior da geladeira para a parte externa. 



10/05/2009

FUNCIONAMENTO DO COMPRESSOR ALTERNATIVO AULA 4 - DESCARGA

FUNCIONAMENTO DO COMPRESSOR ALTERNATIVO AULA 4 - DESCARGA Quando a válvula de descarga se abre, a movimentação do pistão faz com que o fluido gasoso seja expulso do interior do cilindro. Essa situação corresponde à etapa de descarga e dura até que o pistão encerre o seu movimento no sentido do cabeçote. Ocorre, porém, que nem todo fluido gasoso anteriormente comprimido é expulso do cilindro. A existência de um espaço morto ou volume morto, compreendido entre o cabeçote e o pistão no ponto final do deslocamento desses, faz com que a pressão no interior do cilindro não caia instantaneamente quando se inicia o curso de retorno. Nesse momento, a válvula de descarga se fecha, mas a de admissão só se abrirá quando a pressão interna cair o suficiente para permiti-lo. Essa etapa, em que as duas válvulas estão bloqueadas e o pistão se movimenta em sentido inverso ao do cabeçote, se denomina etapa de expansão, e precede a etapa de admissão de um novo ciclo.

09/05/2009

FUNCIONAMENTO DO COMPRESSOR ALTERNATIVO AULA 3 - COMPRESSÃO

FUNCIONAMENTO DO COMPRESSOR ALTERNATIVO AULA 3 - COMPRESSÃO Ao inverter-se o sentido de movimentação do pistão, a válvula de sucção se fecha e o fluido gasoso é comprimido até que a pressão interna do cilindro seja suficiente para promover a abertura da válvula de descarga. Isso caracteriza a etapa de compressão.

08/05/2009

FUNCIONAMENTO DO COMPRESSOR ALTERNATIVO - AULA 2 - ADMISSÃO

Na etapa de admissão o pistão se movimenta em sentido contrário ao cabeçote, acionado pela energia mecânica transferida por um motor, de forma alternada pelo eixo de manivelas (virabrequim), fazendo com que haja uma tendência de depressão no interior do cilindro que propicia a abertura da válvula de sucção. O fluido gasoso é então aspirado e admitido para a câmara de compressão! Continua na aula 3...

07/05/2009

FUNCIONAMENTO DO COMPRESSOR ALTERNATIVO - AULA 1

O funcionamento de um compressor alternativo está intimamente associado ao comportamento das válvulas. Elas possuem um elemento móvel denominado obturador, que funciona como um diafragma, comparando as pressões interna e externa ao cilindro. O obturador da válvula de sucção se abre para dentro do cilindro quando a pressão na tubulação de sucção supera a pressão interna do cilindro, e se mantém fechado em caso contrário. O obturador da válvula de descarga se abre para fora do cilindro quando a pressão interna supera a pressão na tubulação de descarga, e se mantém fechado na situação inversa.

06/05/2009

TECNOLOGIA: MINI-HELICÓPTERO PODE AJUDAR EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA

Criado pela empresa norueguesa, Prox Dynamics, especializada em desenvolver tecnologia para miniaturas, o pequeno aparelho começará a ser vendido após completar seus testes de voo ao ar livre, que ainda não tem data para ser realizado. Batizado de PD1200 Black Hornet, o aparelho pesa 0,5 grama,é equipado por um minúsculo motor elétrico, que faz com que ele voe a uma velocidade de 32 km/h. Além disso, o micro helicóptero é capaz de sobrevoar sobre o objeto ou paisagem pesquisada, registrar as cenas por uma câmera digital em suas hélices quase sem emitir som. “O que permite chegar próximo ao seu alvo espião sem ser identificado”, afirma Petter Muren, presidente da empresa. Para o presidente da empresa, o helicóptero pode ser guardado em um bolso e começa a voar em questão de segundos. Ele afirma que esta invenção pode ajudar governos, Corpo de Bombeiros e Policiais em situações em que um olhar mais próximo em uma área de difícil acesso é fundamental para o salvamento ou eventuais investigações.

05/05/2009

COMPONENTES DO COMPRESSOR ALTERNATIVO

Este tipo de máquina funciona através do princípio de um sistema biela-manivela para converter o movimento rotativo de um eixo no movimento translacional (alternativo) de um pistão ou êmbolo, como mostra a figura acima. Desta maneira, a cada rotação do acionador, o pistão efetua um percurso de ida e outro de vinda na direção do cabeçote, estabelecendo um ciclo de operação. No primeiro tempo do ciclo o compressor admite ar atmosférico ou fluidos refrigerantes nos sistemas de refrigeração. No segundo tempo, o êmbolo comprime o ar ou o fluido refrigerante forçando-o a sair pela válvula de escape. Este processo faz com que a pressão do fluido comprimido aumente consideravelmente. Continua...

01/05/2009

ERUPÇÕES VULCÂNICAS EM MERCÚRIO

O segundo sobrevoo da sonda Messenger, da Nasa, sobre Mercúrio se mostrou revelador para os cientistas. Uma série de resultados sobre essa fase da missão, ocorrida em outubro de 2008, acabam de ser divulgados numa série de artigos no periódico científico americano "Science". Um dos estudos revela detalhes da interação do campo magnético do pequenino planeta Mercúrio -- o menor do Sistema Solar -- com o campo magnético solar. Como ele é o planeta mais próximo do Sol, essa dinâmica é bastante intensa.Outros dois estudos revelam detalhes sobre a superfície de Mercúrio -- planeta que só recebeu visita de uma outra sonda antes, a americana Mariner 10, nos anos 1970. Segundo os resultados obtidos pela equipe da Nasa, a superfície do astro é majoritariamente constituída por material vulcânico -- erupções violentas e constantes que devem ter ocorrido durante longos períodos de tempo. A Messenger deve fazer mais um sobrevoo de Mercúrio, antes de entrar definitivamente numa órbita ao redor do planeta, quando os cientistas terão acesso a uma quantidade de dados muito maior para decifrar os mistérios do astro. Fonte: G1 Ciências e Saúde.

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

AV1 - DESENHO TÉCNICO PROJETIVO [ATIVIDADE RESOLVIDA]

1) Na legenda de desenho técnicos são encontradas duas figuras que representam o método de projeção ortográfica e para a sua elaboração são ...