30/01/2010

Refrigeração Magnética

  • As geladeiras mais modernas não fazem tanto barulho quanto os modelos mais antigos, mas continuam funcionando com base no ciclo de refrigeração.
  • Agora, graças a um trabalho feito nos Estados Unidos por pesquisadores chineses, a tecnologia de refrigeração poderá finalmente dar um salto tecnológico, tornando-se absolutamente silenciosa e gastando muito menos energia, pois não usaria mais compressores. É a chamada refrigeração magnética.
  • Refrigeração magnética
  • A refrigeração magnética utiliza materiais, chamados magnetocalóricos, que se aquecem quando expostos a um campo magnético. Depois que eles irradiam esse calor, resfriando-se, o campo magnético é removido e sua temperatura cai novamente, só que, desta vez, dramaticamente.
  • Este efeito pode ser usado em um ciclo de refrigeração clássico e os cientistas já conseguiram alcançar temperaturas próximas do zero absoluto utilizando esta tecnologia.
  • Liga magnetocalórica
  • Contudo, dois fatores têm mantido a refrigeração magnética fora das geladeiras e dos aparelhos de ar condicionado domésticos: a maioria dos materiais magnetocalóricos que funcionam à temperatura ambiente usa gadolínio, um metal raro e incrivelmente caro, e o arsênico, uma substância tóxica.
  • A nova liga magnetocalórica agora descoberta pela equipe chinesa é composta por manganês, ferro, fósforo e germânio. Ela não só é o primeiro magnetocalórico que funciona à temperatura ambiente como também tem propriedades tão fortes que um sistema construído com ela pode competir em eficiência com os compressores tradicionais utilizados hoje na refrigeração.
  • Alteração na estrutura cristalina
  • Segundo os pesquisadores da Universidade Tecnológica de Pequim e do instituto norte-americano NIST, o desempenho incomparável da nova liga deve-se a uma alteração radical em sua estrutura cristalina, que acontece sob a ação do campo magnético.
  • "Quando descobrirmos como fazer uma sintonia-fina desta modificação cristalina poderemos tornar a eficiência da liga ainda maior", diz o cristalógrafo Qing Huang. "Ainda estamos mexendo na composição e, se pudermos fazer com que ela se magnetize de maneira uniforme, seremos capazes de aumentar mais ainda a eficiência".
  • Novas tecnologias na refrigeração
  • Alguns anos atrás era difícil imaginar equipamentos de refrigeração sem o uso de compressores ou sem serem baseados em absorção. Hoje novas tecnologias estão surgindo, ou estão sendo mais desenvolvidas, como a refrigeração eletrônica e a refrigeração magnética.
  • O fato é que o crescente custo da energia, com os danos ambientais acarretados para sua geração, aumenta a pressão para o desenvolvimento de equipamentos cada vez mais eficientes. A refrigeração magnética, é possivelmente a resposta para isso visto que ela não consome energia.

28/01/2010

MEC divulga resultados do Enem

O Ministério da Educação (MEC) divulga nesta quinta-feira (28) os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A informação foi confirmada pela secretária de Educação Superior do órgão, Maria Paula Dallari. A partir de sexta (29), os estudantes já poderão escolher o curso que querem fazer em uma das 51 instituições participantes do Sistema Unificado de Seleção (SiSU). São 47,9 mil vagas disponíveis.

Sistema

A seleção será dividida em três etapas. Na primeira, que vai do dia 29 de janeiro a 3 de fevereiro, o aluno pode escolher o curso que quer fazer. A cada dia, a partir do dia 30, o estudante vai saber qual a nota de corte do curso que escolheu. Por exemplo: no dia 29, ele se inscreve para o curso de Engenharia na universidade A. Na madrugada de sexta para sábado, o sistema faz um processamento e, de acordo com as notas de quem se inscreveu, gera uma nota de corte no sábado. As notas são ponderadas de acordo com o que a instituição quer –um curso de medicina, por exemplo, pode dar mais importância à nota de matemática do que à nota de português. Esse é um dos motivos pelos quais a nota de corte é mutável. A partir das 6h do sábado, este aluno poderá ver a nota e avaliar se tem chances ou não de entrar no curso. De posse dessa informação, ele pode escolher outro curso e/ou outra instituição. Novamente, do sábado para o domingo, o sistema refaz o processamento e gera uma nova nota de corte de acordo com as inscrições acumuladas deste sexta-feira. Este processo termina no dia 3 de fevereiro. Somente a partir daí o sistema gera a lista de alunos selecionados e as instituições se encarregam de fazer sua seleção. No dia 15 de fevereiro, o MEC reabre nova seleção, da mesma forma, com as vagas remanescentes. Essa nova etapa continua até o dia 20, quando será gerada uma nova lista de selecionados. Uma terceira etapa semelhante está prevista entre os dias 1º e 3 de março, com resultado no dia 5.

Fonte: G1 Vestibular e Educação

26/01/2010

Biolubrificante de óleo de Girassol

Lubrificantes industriais
  • Pesquisadores da Universidade de Huelva, na Espanha demonstraram em testes de laboratório a eficiência do óleo de girassol para fabricar lubrificantes industriais.
  • Em comparação com os lubrificantes tradicionais, fabricados com derivados de petróleo, o biolubrificante de girassol é mais ambientalmente correto, apresentando níveis similares de desempenho.
Desempenho
  • O trabalho demonstra que os componentes encontrados nos óleos vegetais são uma alternativa viável para o desenvolvimento de uma nova classe de lubrificantes, graças principalmente à sua baixa volatilidade e alta biodegradabilidade.
  • O óleo de girassol, misturado com componentes como o copolímero etileno vinil-acetato, pode apresentar um desempenho similar ao dos lubrificantes minerais disponíveis comercialmente.
  • "Nós realizamos um estudo que nos permitiu, para diferentes concentrações de polímeros no componente oleico, obter óleos com características completamente diferentes", afirmou Críspulo Gallegos, coordenador da pesquisa.
Biolubrificante ecológico
  • "Nós podemos usar os óleos resultantes nas mais diversas aplicações: motores de dois e quatro tempos, engrenagens, rolamentos, etc, dependendo da viscosidade dos lubrificantes e da proporção do componente oleico", disse ele.
  • Agora, os pesquisadores estão tentando otimizar a proporção de polímeros usados (o máximo permitido é de 5%) no óleo de girassol para que o produto final possa ser considerado um biolubrificante ecológico.
  • Fonte: Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/01/2010

23/01/2010

Nasa busca salvar robô em Marte

Robô atolado

O esforço da Nasa é para recuperar o movimento do robô explorador Spirit, atolado devido à perda de duas de suas seis rodas independentes.

Em meados deste mês, os engenheiros transmitiram ordens ao Spirit para conseguir um lento movimento de uma das rodas e os resultados foram insignificantes, informou o JPL, que controla suas operações.

Haverá outras tentativas, mas a possibilidade de manobras para recuperar seu movimento é cada vez mais curta devido à proximidade do inverno no hemisfério sul de Marte, quando os dias ficam mais curtos e se reduz a luz solar.

O Spirit chegou a Marte junto ao seu gêmeo Opportunity em janeiro de 2004, e deveria deixar de funcionar três meses depois, quando os painéis solares que lhe proporcionam energia ficassem cobertos pelo pó marciano, segundo previam os engenheiros do JPL.

Longevidade

No entanto, Spirit e Opportunity prolongaram amplamente seu prazo de vida e, cinco anos depois, continuavam transmitindo fotografias e dados sobre a estrutura geológica e a atmosfera do planeta vermelho.

Mas, desta vez, os inconvenientes parecem ser insuperáveis, admitiram os engenheiros do JPL.

"Existe a possibilidade muito real de que não possa sair do local" onde se encontra, admitiu no mês passado John Calas, diretor do projeto para Spirit e Opportunity.

O veículo ficou atolado em um lugar chamado Tróia, na Cratera Gusev. Além disso, uma tempestade de pó cobriu os painéis e reduziu a energia a ponto de deixar os sistemas trabalhando em um nível mínimo, disse o JPL.

Desde 2004, quando chegaram a extremos opostos do planeta, os dois veículos percorreram 21 quilômetros do agreste terreno marciano, superando as temperaturas extremas do planeta, que vão de 20 ºC a -100 ºC.

12/01/2010

Hubble divulga imagem de galáxia


Reformado, telescópio Hubble capta porções do espaço nunca vistas pelo homem 

por Denise Dalla Colletta

Depois da manutenção pela qual passou em maio de 2009, o Hubble, o telescópio mais antigo do espaço, ficou mais eficiente e conseguiu captar galáxias compactadas a cerca de 13 bilhões de anos-luz.

Isso significa que muitas delas foram captadas mais ou menos 600 milhões de anos depois do Big Bang (que é teoricamente a origem do Universo).

A nova lente do Hubble permite quase uma viagem no tempo, captando a luz de galáxias tão distantes da Terra que o que vemos é uma imagem com bilhões de anos de “delay”.

De maneira sucinta, no pequeno pedaço do Universo representado na imagem abaixo, os pontos de luz mais forte que estão mais a frente são galáxias mais próximas que emitiram sua luz a cerca de 1 bilhão de anos.

Já os pontos menores e avermelhados, mais distantes, lançaram sua luz a aproximadamente 13 bilhões de anos. Esta imagem foi feita pela NASA em parceria com a ESA _a Agência Espacial Européia e faz parte de uma espécie de censo das galáxias chamado GOODS (Great Observatories Origins Deep Survey), realizado por vários observatórios.

11/01/2010

Laptop com tela transparente

Ele foi ficando cada vez menor e mais fino, mas aposto que você não imaginou que um dia poderia enxergar através de seu laptop. A Samsung exibe na CES 2010 (uma feira de produtos eletrônicos em Las Vegas) um notebook com uma tela de até 40% de transparência. O monitor de 14 polegadas é o primeiro e maior protótipo transparente de OLED do mundo. A tecnologia OLED permite que as telas sejam mais finas, leves e baratas que as de LCD. A empresa não liberou muitos detalhes sobre o laptop. Aparentemente o design é grande destaque do produto. A única notícia triste é que agora seu chefe pode espiar o que você faz sem tirar os olhos do computador...

Fonte: Via Engadjet

04/01/2010

Aniversário de Isaac Newton

Isaac Newton nasceu em Londres, em 4 de janeiro de 1643, e viveu até o ano de 1727. Cientista, químico, físico, mecânico e matemático, trabalhou junto com Leibniz na elaboração do cálculo infinitesimal. Durante sua trajetória, ele descobriu várias leis da física, entre elas, a lei da gravidade.


Foi um dos principais precursores do Iluminismo, criou o binômio de Newton, e, fez ainda, outras descobertas importantes para a ciência. Quatro de suas principais descobertas foram realizadas em sua casa, isto ocorreu no ano de 1665, período em que a Universidade de Cambridge foi obrigada a fechar suas portas por causa da peste que se alastrava por toda a Europa. Na fazenda onde morava, o jovem e brilhante estudante realizou descobertas que mudaram o rumo da ciência: o teorema binomial, o cálculo, a lei da gravitação e a natureza das cores.

Newton sempre esteve envolvido com questões filosóficas, religiosas e teológicas e também com a alquimia e suas obras mostravam claramente seu conhecimento a respeito destes assuntos. Devido a sua modéstia, não foi fácil convencê-lo a escrever o livro Principia, considerado uma das obras científicas mais importantes do mundo.

Newton tinha um temperamento tranquilo e era uma pessoa bastante modesta. Ele se dedicava muito ao seu trabalho e muitas vezes deixava até de se alimentar e também de dormir por causa disso. Além de todas as descobertas que ele fez, acredita-se que ocorreram muitas outras que não foram anotadas.


01/01/2010

Fotógrafos registram analema sobre a Turquia

  • Fotografar planetas e estrelas não é uma tarefa fácil para os fotógrafos iniciantes. São objetos muito distantes e tênues, que necessitam de longos períodos de exposição e por isso quase sempre aparecem tremidos nas imagens. Entretanto, com um pouco de criatividade e dedicação, diversas fotos podem ser feitas da abóbada celeste e os resultados podem realmente surpreender.
  • Se da janela do seu quarto você fotografar a mesma paisagem a cada 15 dias sempre no mesmo horário e se nessa cena o Sol estiver incluído, depois de um ano o resultado terá uma sequência imagens muito parecida com a mostrada acima, feita a partir da cidade de Side, na Turquia. A cena revela um interessante padrão em forma de "8", criado pela posição do Sol na abóbada celeste na mesma hora local, durante o ano. Essa bela figura recebe o sugestivo nome de analema.
  • O padrão do analema é criado pela combinação da inclinação do eixo da Terra com a translação do planeta ao redor do Sol e dependendo da latitude do local e da hora escolhida para as fotos, o "8" pode parecer mais ou menos inclinado. Devido à excentricidade da órbita da Terra, a velocidade de translação ao redor do Sol não é a mesma durante o ano todo, com a Terra se movendo mais rapidamente quando se encontra mais próxima da estrela. O resultado é a assimetria do padrão "8" verificado entre os dois lados da figura criada.
  • A sequência mostrada foi iniciada a partir de 2005 pelos astrofotógrafos Cenk Tezel e Tunç Tezel, que planejaram cuidadosamente o momento das exposições para que o eclipse total do Sol de 29 de março de 2009 também pudesse ser registrado no analema. Neste dia, os irmãos Tezel também registraram a presença do planeta Vênus, visto no canto inferior direito durante a fase da totalidade do eclipse.
  • Como vemos, fotografar o céu não é apenas uma questão de equipamento, mas de conhecimento, dedicação e bom gosto!
  • Foto: Analema registrado sobre a cidade de Side, na Turquia, entre 2005 e 2006, com destaque para o eclipse total do Sol, ocorrido em 29 de março de 2006. Crédito: Cenk Tezel e Tunç Tezel/Nasa/APOD.



As Dez Mais Lidas...

Leia também...

AV1 - DESENHO TÉCNICO PROJETIVO [ATIVIDADE RESOLVIDA]

1) Na legenda de desenho técnicos são encontradas duas figuras que representam o método de projeção ortográfica e para a sua elaboração são ...