09/03/2011

OEE - Índice Global de Eficácia dos Equipamentos

OEE - Índice Global de Eficácia dos Equipamentos

O OEE - Overall Equipment Effectiveness - Índice Global de Eficácia dos Equipamentos, é um indicador que expressa o percentual de utilização do equipamento na sua plenitude, considerando a situação ideal de velocidade máxima, sem paradas, sem desvios ou reprocessos. Para calcular o OEE deve-se levar em conta os seguintes pontos:


  • Disponibilidade (Falta de Programação, Falhas, Setup);
  • Performance (Micro-paradas, Velocidade Reduzida);
  • Qualidade (Refugo/Retrabalho, Início do Processo).


OEE = D x P x Q x 100



Nesta abordagem o OEE é importante porque é uma forma de medir e avaliar de forma precisa a eficácia dessas máquinas. Por este motivo é importante também observar a diferença entre eficiência e eficácia:

Eficiência: Na industria seria o quanto uma máquina estaria produzindo. Se esta deveria produzir 100 peças em 10 horas mas está produzindo 80 peças nas 10 horas, então sua eficiência é de 80%.

Eficácia: Seria a medida resultante da eficiência com a qualidade da produçao. Em outras palavras, para uma máquina ser eficaz, antes deve ser eficiente e produzir com a qualidade esperada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

MAPA - ACIONAMENTOS ELÉTRICOS 51/2024

A partida estrela-triângulo é um método utilizado para iniciar a operação de motores elétricos trifásicos de indução. Essa técnica é comumen...