12/06/2011

Resumo - A Quinta Disciplina - As Cinco Disciplinas

AS CINCO DISCIPLINAS


Domínio Pessoal: Focar seus esforços diretamente nos seus objetivos, praticando constantemente um aprofundamento de suas qualidades aprendendo com os próprios erros a desenvolver o aprendizado.

Modelos Mentais: Identificar qualidades e defeitos podem influenciar no desenvolvimento do aprendizado. Conhecendo-se melhor, o foco nos defeitos que podem ser melhorados torna-se cada vez mais integrante do seu interior.

Visão Partilhada: Transformar a visão individual em visão compartilhada. Aprendendo a pensar como Organização, quando o organismo (individual) passa a influir no todo.

Aprendendo em Equipe: Para Peter Senge, as equipes e não os indivíduos,
são a unidade fundamental de aprendizagem nas organizações modernas. Ou seja, a aplicação da visão compartilhada.

Pensamento Sistêmico: Trata de reconhecer que as empresas e os outros feitos humanos são sistemas, e como tal, seus componentes estão conectados por fios invisíveis de ações, que muitas vezes levam anos para manifestar seus efeitos umas sobre as outras. Considerada por Senger como a Quinta Disciplina, a visão do Pensamento Sistêmico é que pode ajudar-nos a reconhecer e aceitar a existência das outras Disciplinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

AV2 - Engenharia, Ciência e Tecnologia [RESOLVIDA]

[1] O objetivo da pesquisa qualitativa é a descrição completa e detalhada do objeto de estudo, para entender razões e motivações, e o que to...