27/07/2012

Petrobras desenvolve etanol de segunda geração



A tecnologia para etanol de segunda geração, demonstrada pela Petrobras durante a Rio+20, e para produção de biodiesel foram apresentados pelo gerente de Gestão Tecnológica da Petrobras Biocombustível, João Norberto Noschang Neto, no dia 27 de junho (quarta-feira), no 8º “Biodiesel Congress”, em São Paulo. 


O executivo participou do painel “Novos desafios para produção de biodiesel” no evento que tem patrocínio da Petrobras. Sobre o etanol de segunda geração, o gerente ressaltou que as pesquisas realizadas ao longo de oito anos pelo Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) asseguram o avanço para a produção em escala comercial. “Já produzimos 80 mil litros em planta de demonstração e a meta da Companhia agora é a produção em escala comercial em 2015”, afirmou. 


Norberto informou ainda que a Petrobras Biocombustível buscará a integração da unidade de segunda geração com as usinas de etanol de primeira geração, a fim de conciliar alta produtividade com baixo consumo de enzimas. O executivo salientou que a Petrobras, por meio do Cenpes, também desenvolveu tecnologia própria para produção de biodiesel. “Vamos utilizá-la na usina em implementação no Estado do Pará. 


“É o amadurecimento de uma tecnologia que transforma resíduo, o bagaço da cana, em etanol”, disse o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto. O uso da tecnologia desenvolvida pela empresa permite aumentar em até 40% a produção de etanol, sem a necessidade de novas áreas plantadas. “É possível aumentar a produção, por exemplo, de oito mil para onze mil litros por hectare, livrando terra para outras culturas”, explica Rossetto.


A vantagem em dominar esse processo tecnológico é ter baixo consumo de catalisador, menor perda de matéria-prima e glicerina, co produto da produção, com 50% menos de sal e mais valor de mercado”, afirmou. No final de sua participação, o gerente salientou que a empresa trabalha para melhorar e trazer novos conhecimentos e mais inovação aos processos e produtos que têm hoje, a fim de disponibilizar mais energia para a sociedade. 


 O Biodiesel Congress é um espaço tradicional para debates e realização de novos negócios para o mercado de biodiesel na América Latina. A 8ª edição aborda questões relativas ao biodiesel brasileiro, aos mercados latino americanos e às tendências mundiais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

ATIVIDADE 1 - ACIONAMENTOS ELÉTRICOS [RESOLVIDA]

1) A NBR 5410 – instalações elétricas de baixa tensão é o guia para esse tipo de instalação, abordando dimensionamento de cabos, condutos, p...