22/04/2016

Atividades Resolvidas de Estatística Descritiva

1. Uma Usina de Açúcar e Álcool realizou um experimento para comparar 2 programas de treinamento de funcionários para executar um serviço especializado, em um dos seus setores. Entre os inscritos, 12 funcionários foram selecionados ao acaso para serem treinados pelo método I e outros 12 para serem treinados pelo método II. Terminado o treinamento, todos os funcionários realizaram o serviço e foi registrado o tempo em que cada um desempenhou a tarefa. Os dados do tempo, em minutos, despendidos em executar o serviço. A partir das informações apresentadas leia as afirmações referentes ao tempo, em minutos, despendidos por cada funcionário para executar o serviço, segundo o método de treinamento I e II, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:

(   ) Pode-se afirmar que o tempo médio, em minutos, despendidos em executar o serviço, segundo o método de treinamento II é menor que o método de treinamento I

(  ) O desvio padrão do tempo, em minutos, despendidos em executar o serviço, segundo o método de treinamento II e I é de aproximadamente, 3,94 minutos e de 4,95 minutos, respectivamente.

(   ) O coeficiente de variação do tempo, em minutos, despendidos em executar o serviço, segundo o método de treinamento II é de, aproximadamente, 17,13%.

(   ) O coeficiente de variação do tempo, em minutos, despendidos em executar o serviço, segundo o método de treinamento II é de, aproximadamente, 18,33%.

(   ) Pode-se afirmar que 18,33% dos funcionários despenderam, em média, 4,95 minutos, aproximadamente, para executar o serviço, uns dos outros, segundo o método de treinamento I.

A sequência CORRETA está contida em:

a) V - V - V - V - F


b) F - F - V - F - V


c) F- V - V - V - V


d) F - F - F - V - F


e) V - F - F - V - V



2. Os seguintes tempos foram registrados pelos corredores de 400 metros e de 1600 metros de um time de uma trilha (os tempos estão em minutos). Com base nas informações descritas, assinale a ÚNICA alternativa correta.


a) Os corredores de 1600 metros apresentaram tempos menos constantes, pois o coeficiente de variação foi menor com relação aos corredores de 400 metros.

b) Os corredores de 1600 metros apresentaram tempos mais constantes, pois o coeficiente de variação foi menor com relação aos corredores de 400 metros.

c) Os corredores de 1600 metros apresentaram tempos mais constantes, pois o coeficiente de variação foi maior com relação aos corredores de 400 metros.

d) Os corredores de 400 metros apresentaram tempos menos constantes, pois o coeficiente de variação foi menor com relação aos corredores de 1600 metros.

e) Os corredores de 400 metros apresentaram tempos mais constantes, pois o coeficiente de variação foi menor com relação aos corredores de 1600 metros.


3. Uma variedade de cana-de-açúcar está sofrendo com certa praga. Agrônomos são chamados ao local e decidem submeter à área atingida ao controle intensivo de defensivos biológicos cujo tempo, em dias, segue uma densidade normal com média 2 e variância 9. Considere as informações apresentadas sobre o estudo realizado pelos agrônomos para responder a seguinte questão Qual a probabilidade do tempo de extermínio da praga ser de 2 até 5 dias aproximadamente? Assinale a alternativa CORRETA:


a) 34,13%


b) 44,27%


c) 45,2%


d) 29,25%


e) 11,6%


4. Recém-formados em Nutrição e Educação Física da uma Universidade se uniram num Projeto Vida Saudável cujo intuito é aumentar as possibilidades de uma adoção de estilo de vida fisicamente ativo e saudável. O projeto visa acompanhar vários grupos para estudo e pesquisa quanto aos hábitos alimentares, qual a frequência e o tipo de atividade física que pratica; faixa etária, grau de escolaridade, profissão, entre outras variáveis envolvidas no estudo. Entre os vários grupos pesquisados estão os ginastas de uma academia. Os recém-formados desejam saber se o levantamento de peso praticado pelos ginastas ocorre de forma saudável ou com abusos. Os dados apresentados segundo o preenchimento de questionários apontaram que estes ginastas levantam, em média, 90 Kg de peso, com desvio padrão de 12 Kg. Pressupondo que o estudo segue uma distribuição normal, os recém-formados desejam saber qual a probabilidade aproximada dos ginastas levantarem mais de 110 Kg? Assinale a alternativa CORRETA:


a) 5,75%


b) 7,22%


c) 6,305


d) 4,85%


e) 8,25%




Atividade Resolvida de Estatística Descritiva

Material Digital via Email 
Entrega Após a Confirmação do Pagamento


    Quant.:
      
    R$ 17,00

Depósito Bancário: R$ 12,00
Caixa Econômica Federal ou Lotéricas
Agência: 0068
Conta Poupança: 013.00234688-8
Favorecido: Carlos José dos Santos Filho
Confirmar Depósito Bancário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

ATIVIDADE 1 - ACIONAMENTOS ELÉTRICOS [RESOLVIDA]

1) A NBR 5410 – instalações elétricas de baixa tensão é o guia para esse tipo de instalação, abordando dimensionamento de cabos, condutos, p...