04/09/2016

Planejamento, Programação e Controle da Produção: Lista 1 Resolvida

1) Atualmente as empresas buscam trabalhar com o menor estoque possível. O processo é puxado pelo cliente e não mais empurrado como acontecia antes e que acarretava imensos estoques e pouca agilidade. Esse novo processo vem se aprimorando por meio da logística, onde o fluxo de informações parte do cliente e das previsões de demanda. Para um perfeito funcionamento do sistema produtivo, a previsão de vendas é fundamental, é o ponto de partida na cadeia de abastecimento para que as atividades necessárias ao processo industrial sejam adequadamente programadas. Essas previsões são insumos fundamentais para o planejamento da produção. Com base no exposto responda:

a) Exponha a diferença entre planejamento, predição e previsão.

b) Indique quais são os modelos de demanda em função das tendências.


2) Diversas modificações consideráveis nas linhas de produção surgiram e vem surgindo como, por exemplo, a linha de montagem criada por Henry Ford (seguidor de Frederick Taylor). Este processo, solidificado no período da Segunda Guerra Mundial, criou facilidades no que diz respeito à quantidade de produtos fabricados. As pessoas foram inseridas em processos padronizados e com divisão distinta de tarefas na formação do produto final. Imagine você um frigorífico com os animais suspensos por uma corrente presa a uma calha passando de funcionário para funcionário sendo cada um com função específica. Um funcionário corta a cabeça, outro faz o escaldamento, outro retira as penas, outro faz corte dos membros, etc. Isso é uma linha de montagem em que o que se deseja do colaborador é apenas o lucro. Com base nesta amostra de sistema de produção responda:

a) Como você poderia detalhar o sistema de produção em massa?

b) O sistema de produção em lotes poderia ser detalhado de que maneira?

3) A programação da produção aborda o planejamento de curto prazo. Basicamente, a programação da produção consiste em decidir quais atividades produtivas (ou ordens de trabalho) devem ser realizadas, quando (momento de início ou prioridade na fila) e com quais recursos (matérias-primas, máquinas, operadores, ferramentas, entre outros) para atender à demanda, informada ou através das decisões do plano mestre de produção ou diretamente da carteira de pedidos dos clientes. Este conjunto de decisões é dos mais complexos dentro da área de administração da produção.
Isto se deve principalmente ao volume de diferentes variáveis envolvidas e sua capacidade de influenciar os diferentes e conflitantes objetivos de desempenho do Sistema de PPCP. Assim, as decisões decorrentes da programação da produção se tornam um problema combinatório de tal ordem que soluções intuitivas são inadequadas pelas limitações humanas de administrar informações.

a) Descreva os objetivos da Programação da Produção.

b) Descreva quais são e o que acontece nas fases da programação da produção.



Planejamento, Programação e Controle da Produção
Lista 1 Resolvida

Material Digital via Email 
Entrega Após a Confirmação do Pagamento

    R$23,00
Depósito Bancário: R$ 20,00
Caixa Econômica Federal ou Lotéricas
Agência: 0068
Conta Poupança: 013.00234688-8
Favorecido: Carlos José dos Santos Filho
Confirmar Depósito Bancário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

MAPA - ACIONAMENTOS ELÉTRICOS 51/2024

A partida estrela-triângulo é um método utilizado para iniciar a operação de motores elétricos trifásicos de indução. Essa técnica é comumen...