10/05/2017

Gestão da Manutenção Industrial: Lista 2 Resolvida

Questão 1 de 10
Assunto:Questão
Enunciado:
Dentre os diversos fatores que contribuíram para a crise hídrica que assolou a Grande São Paulo nos anos de 2014 e 2015, podemos destacar a taxa de evaporação de água incidente sobre os reservatórios que abasteciam os municípios atingidos pela seca. Essa taxa, denominada de E, depende da umidade relativa do ar (UR), medida em porcentagem,  da velocidade dos ventos (v) em metros por segundo e de uma constante chamada de alfa (α).
A taxa de evaporação de água, com base em um modelo simplificado, pode ser determinada pela equação a seguir:
E = αv(100 – UR)
As figuras I e II a seguir apresentam os dados climáticos de um determinado reservatório de água durante doze semanas de observação.
Imagem da Questão
As informações acima permitem concluir que a taxa de evaporação de água no reservatório, nas 12 semanas observadas, foi maior na semana
A)
2
B)
4
C)
7
D)
9
E)
11
Questão 2 de 10
Assunto:Questão
Enunciado:
Frederick Winslow Taylor foi um engenheiro norte-americano que pode ser considerado como o “pai” da “Administração Científica”, a qual revolucionou todo o sistema produtivo no começo do século XX.
Sua obra, denominada de “Princípios de Administração Científica”, serviu de base para a organização do trabalho no modelo taylorista, também chamado de taylorismo.
Considerando os aspectos ergonômicos do trabalho, os princípios de Taylor podem sofrer diversas críticas devido a:
A)
Prever que os desejos, necessidades e a opinião do trabalhador com relação às atividades que desempenha são relevantes para o empregador.
B)
Padronizar salários, sem considerar as diferenças individuais entre os trabalhadores.
C)
Exigir a implantação de onerosos procedimentos de controle coletivo dos trabalhadores.
D)
Medir a eficiência do trabalho pelo desempenho em tempo, desconsiderando-se outros fatores importantes.
E)
Exigir um alto grau de instrução dos trabalhadores.
Questão 3 de 10
Assunto:Questão
Enunciado:
O Engenheiro de Bordo de um submarino nuclear americano, durante uma viagem pelas profundezas do Oceano Pacífico, constatou que um de seus rádios de comunicação quebrou. O Engenheiro identificou que dois capacitores do rádio de 6µF e 14µF, que estavam ligados em série, queimaram. Verificando o estoque de peças sobressalentes existente no submarino, constatou que para substituir os capacitores defeituosos teria que utilizar um único capacitor que cumpriria a mesma função. Determine qual foi a capacitância, medida em µF, do capacitor utilizado pelo engenheiro de bordo do submarino?
A)
0,20
B)
4,2
C)
0,25
D)
20
E)
84
Questão 4 de 10
Assunto:Questão
Enunciado:
As soluções adotadas para a obtenção de resultados com excelência na implementação de um Project Management Office – PMO na Administração Pública é a definição e contratação de recursos humanos para gerenciar, planejar e monitorar todos os projetos, infraestrutura e de comunicações, alocação de recursos financeiros, monitoramento e controle, registro de lições aprendidas e gestão do conhecimento, e essencialmente a criação dos Processos de Seleção e Gestão de Projetos.
...Isto só é possível devido aos diálogos durante a fase de iniciação do PMO, úteis no sentido de que as ferramentas possam ser adaptadas à realidade. Em um primeiro momento a simplificação dos procedimentos é vital para que os gestores de projetos aceitem a metodologia. Outro fator que auxilia muito nos procedimentos do PMO é o mapeamento dos funcionários em relação ao seu conhecimento sobre o tema.
Este mapeamento mostrará o nível em que se encontram, e a necessidade da realização de formação continuada, para que a Gestão de Projetos possa ser entendida em relação às suas atribuições e responsabilidades.
Lilian Treff - A eficácia de um PMO na administração pública – 13/03/17. Trecho adaptado do artigo em http://www.industriahoje.com.br/eficacia-de-um-pmo-na-administracao-publica - acesso em 21/03/17

Com base neste texto e no conhecimento em Gestão de Projetos, temos as seguintes afirmativas:
I – O PMO apoia os gerentes no sentido de desenvolver as políticas, padrões, procedimentos e outros documentos compartilhados do projeto.
II – O PMO efetua a contratação de recursos humanos para gerenciar na Administração Pública.
III – Através do PMO os gerentes de projetos podem obter orientação, aconselhamento, treinamento e supervisão nos assuntos relativos a projetos.
As afirmativas corretas são:
A)
I e II
B)
I e III
C)
II e III
D)
I, II e III
E)
Somente III
Questão 5 de 10
Assunto:Questão
Enunciado:
O Gráfico de Pareto é uma técnica estatística utilizada na tomada de decisão que permite selecionar e priorizar um número pequeno de itens capazes de produzir grande efeito na melhoria dos processos.
Ela utiliza o Princípio de Pareto (também conhecido como regra 80/20): a ideia de que 80% dos resultados correspondem a apenas 20% dos fatores, o que justifica a priorização.  Ou, em termos de melhoria da qualidade, a grande maioria dos problemas (80% aproximadamente) são produzidos por apenas algumas causas essenciais (20 %).
Texto adaptado do artigo de Joel Solon Farias de Azevedo
https://www.trf5.jus.br/downloads/Artigo_22_Analise_de_Pareto_Passo_a_Passo.pdf   - acessado em 21/03/2017.

Observe o gráfico abaixo:
Imagem da Questão
A partir das informações do texto e do gráfico apresentado, podemos concluir que está correta qual afirmativa?
A)
Se incluirmos um código de item rejeitado novo, acrescentado nos dados do gráfico, a porcentagem acumulada apresentada no último item será superior a 100%.
B)
A quantidade de itens rejeitados, nos três maiores itens que rejeitaram, supera a quantia de 800.
C)
O código do item AH-009 corresponde a 90% da rejeição e deve ser priorizado.
D)
O gráfico de Pareto não objetiva priorização, e sim definição das causas essenciais.
E)
Pela regra dos 80/20, os códigos dos itens que serão priorizados são RJ-354 e BV-291.
Questão 6 de 10
Assunto:Questão
Enunciado:
O desemprego ficou em 12,6% no trimestre encerrado em janeiro, a maior taxa da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que teve início em janeiro de 2012. A taxa aumentou em relação ao mesmo trimestre de 2015, quando chegou a 9,5% e frente ao trimestre de agosto a outubro de 2016 (11,8 %).
De novembro do ano passado a janeiro deste ano, a população desocupada chegou a 12,9 milhões de pessoas. O número é 7,3% maior do que o registrado no trimestre de agosto a outubro de 2016. Diante do período de novembro a janeiro do ano passado, o aumento foi ainda maior, de 34,3%.
Já a população ocupada ficou em 89,9 milhões de pessoas - quantidade praticamente igual à registrada no trimestre de agosto a outubro. No entanto, na comparação com o trimestre de novembro a janeiro, o contingente recuou 1,9%.
Do total de trabalhadores empregados, 33,9 milhões estavam no setor privado e tinham carteira de trabalho assinada - quase o mesmo número em relação ao trimestre de agosto a outubro de 2016. Na comparação com igual trimestre do ano anterior, a quantidade caiu 3,7%.
Fonte: Portal G1 - http://g1.globo.com/economia/noticia/desemprego-fica-em-126-em-janeiro.ghtml  - acesso em 22/03/2017 – texto parcial e adaptado.

Com base neste texto, temos as seguintes afirmativas:
I – Conforme o texto, a população desocupada cresceu do último trimestre computado em relação ao anterior, e foi superior a quatro vezes esta proporção com relação ao mesmo trimestre do ano anterior.
II – O trimestre que obteve a maior taxa da série histórica, desde Jan./12 até o momento, foi o trimestre de Nov./16 a Jan./17.
 III – No que se refere aos trabalhadores com carteira assinada, no trimestre anterior ao reportado na notícia, o número de trabalhadores é superior a 35 milhões.
É correto o que se afirma em:
A)
I e II
B)
I e III
C)
II e III
D)
I, II e III
E)
Somente III
Questão 7 de 10
Assunto:Questão
Enunciado:
Imagem da Questão
(Disponível em: http://www.projetocircular.com.br/?noticias=ccc-abre-exposicao-e-recebe-propostas-pra-2016. Acesso em: 26/03/2017)
 A cidade retratada na pintura de J. Porto está tematizada nos versos:
A)
Por entre o Beberibe, e o oceano
     Em uma areia sáfia, e lagadiça
    Jaz o Recife povoação mestiça,
    Que o belga edificou ímpio tirano.
(MATOS, Gregório de. Obra poética. Ed. James Amado. Rio de Janeiro: Record, 1990. Vol. II, p. 1191.)
B)
Repousemos na pedra de Ouro Preto,
   Repousemos no centro de Ouro Preto:
   São Francisco de Assis! Igreja ilustre, acolhe,
   À tua sombra irmã, meus membros lassos.
   (MENDES, Murilo. Poesia completa e prosa. Org. Luciana Stegagno Picchio. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. p. 460.)
C)
Bembelelém
   Viva Belém!
   Belém do Pará porto moderno integrado na equatorial
   Beleza eterna da paisagem
   Bembelelém
   Viva Belém!
   (BANDEIRA, Manuel. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1958. Vol. I, p. 196.)
D)
Oh! Meu São Paulo gigante,
   Metrópole da nações.
   Tu tens o poder triunfante,
   De prender os corações.
   (Analice Feitosa de Lima. Disponível em: http://www.saopaulominhacidade.com.br/historia/ver/650/Poesias+sobre+Sao+Paulo/pagina/3. Acesso em: 26/03/2017)
E)
No cimento de Brasília se resguardam
   maneiras de casa antiga de fazenda,
   de copiar, de casa-grande de engenho,
   enfim, das casaronas de alma fêmea.
   (MELO NETO, João Cabral. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. p. 343.)
Questão 8 de 10
Assunto:Questão
Enunciado:
O anúncio feito pelo Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear (CERN) de que havia encontrado sinais de uma partícula que pode ser o bóson de Higgs provocou furor no mundo científico. A busca pela partícula tem gerado descobertas importantes, mesmo antes da sua confirmação. Algumas tecnologias utilizadas na pesquisa poderão fazer parte de nosso cotidiano em pouco tempo, a exemplo dos cristais usados nos detectores do acelerador de partículas large hadron colider (LHC), que serão utilizados em materiais de diagnóstico médico ou adaptados para a terapia contra o câncer. “Há um círculo vicioso na ciência quando se faz pesquisa”, explicou o diretor do CERN. “Estamos em busca da ciência pura, sem saber a que servirá. Mas temos certeza de que tudo o que desenvolvemos para lidar com problemas inéditos será útil para algum setor.”
   CHADE, J. Pressão e disputa na busca do bóson. O Estado de S. Paulo, p. A22, 08/07/2012 (adaptado).

Considerando o caso relatado no texto, assinale a alternativa correta.
A)
O uso da ciência deve ser controlado, pois ele pode gerar expectativas sobre os benefícios de se aplicar os resultados em diversas áreas do conhecimento, o que pode não se confirmar futuramente.
B)
Quando se busca a ciência pura, sem saber a que servirá, pode-se ter resultados negativos, como a perda de tempo e de investimentos financeiros.
C)
É importante que os estudos sobre a ciência pura sejam incentivados, uma vez que eles podem gerar conhecimentos úteis para diversas áreas.
D)
A busca pelo bóson de Higgs têm provocado discussões na comunidade científica a respeito da falta de financiamento para tal pesquisa.
E)
O círculo vicioso na ciência quando se faz pesquisa, mencionado pelo diretor da CERN, aponta para a grande aplicação de recursos financeiros que não têm o devido retorno, pois as pesquisas nem sempre se comprovam.
Questão 9 de 10
Assunto:Questão
Enunciado:
O Conselho Nacional de Trânsito publicou nesta terça-feira (29) uma resolução que torna mais rígidos os índices máximos de álcool para motorista que for flagrado dirigindo após beber. As mudanças trazidas pela resolução afetam os parâmateros para infração de trânsito e mantém os níveis atualmente em vigor para caracterização de crime.
O texto publicado no "Diário Oficial da União", que está em vigor desde esta terça, estabelece que, no caso do teste do bafômetro, o limite para que o condutor não seja multado passa de 0,1 miligramas de álcool por litro de ar para 0,05 mg.
Para exames de sangue, a resolução estabelece que nenhuma quantidade de álcool será tolerada. O limite anterior era de 2 decigramas de álcool por litro de sangue. A infração continua classificada como gravíssima e o valor da multa é de R$ 1.915,40, além de o motorista ficar impedido de dirigir por um ano.
(Disponível em: http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/01/contran-endurece-tolerancia-quem-flagrado-dirigindo-apos-beber.html. Acesso em 26/03/2017)
O gráfico abaixo mostra o processo de absorção e eliminação do álcool quando um indivíduo bebe, em um curto espaço de tempo, de 1 a 4 latas de cerveja.
Imagem da Questão
Considere as afirmativas a seguir.
I - O álcool é absorvido pelo organismo muito mais lentamente do que é eliminado.
II - Uma pessoa que vá dirigir imediatamente após a ingestão da bebida pode consumir, no máximo, duas latas de cerveja.
III - Se uma pessoa toma rapidamente quatro latas de cerveja, o álcool contido na bebida só é completamente eliminado após se passarem cerca de 7 horas da ingestão.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
A)
I e II, apenas.
B)
I e III, apenas.
C)
II e III, apenas.
D)
II apenas.
E)
III apenas.
Questão 10 de 10
Assunto:Questão
Enunciado:
               Exclusão digital é um conceito que diz respeito às extensas camadas sociais que ficaram à margem do fenômeno da sociedade da informação e da extensão das redes digitais. O problema da exclusão digital se apresenta como um dos maiores desafios dos dias de hoje, com implicações diretas e indiretas sobre os mais variados aspectos da sociedade contemporânea.
Nessa nova sociedade, o conhecimento é essencial para aumentar a produtividade e a competição global. É fundamental para a invenção, para a inovação e para a geração de riqueza. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) proveem uma fundação para a construção e aplicação do conhecimento nos setores públicos e privados. É nesse contexto que se aplica o termo exclusão digital, referente à falta de acesso às vantagens e aos benefícios trazidos por essas novas tecnologias, por motivos sociais, econômicos, políticos ou culturais.

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
Os gestores de políticas públicas devem realizar um mapeamento da exclusão digital no Brasil, a fim de realizar ações que incluam essas pessoas nesse meio.
PORQUE
As Tecnologias de Informação cumprirão um papel social, provendo informações àqueles que tiveram esse direito negado, e, desta forma, permitindo maiores graus de mobilidade social e econômica.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E)
As asserções I e II são proposições falsas.

Lista Resolvida - Gestão da Manutenção Industrial

Material Digital via Email 
Entrega Após a Confirmação do Pagamento

    R$40,00
Depósito Bancário: R$ 35,00

Caixa Econômica Federal ou Lotéricas
Agência: 0068
Conta Poupança: 013.00234688-8
Favorecido: Carlos José dos Santos Filho

Confirmar Depósito Bancário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

Busca Rápida

Leia mais...

Gestão de Projetos Adaptação - Lista Resolvida

Após a fase da iniciação, passa-se à fase seguinte, que é o planejamento do escopo, cujo produto final é a declaração do escopo, o qual co...