09/05/2017

Gestão de Energias: Lista 2 Resolvida

Questão 1 de 10
Assunto:Questão
Enunciado:
A indústria DimisVR fabrica almofadas para grandes redes de supermercados. Seu sistema produtivo é altamente tecnológico com exceção do departamento de expedição, ao quais todas as operações são feitas manualmente. Os operários assim que recebem as almofadas tem por costume joga-las uns aos outros até chegar ao posto de embalagem, para adéqua-las ao padrão de envio da empresa. Existe um obstáculo (mesas para despacho) no departamento para que essa almofada seja jogada.
O operário, localizado no ponto A à 12 m das mesas de despacho joga a almofada diretamente ao posto de embalagem. Afirmando que a trajetória da almofada seja uma parábola, com ponto de máximo em W, exatamente acima do obstáculo (mesas de despacho), a 3 metros do chão, como ilustra a figura abaixo.
Imagem da Questão
Sabendo-se que o departamento de embalagens está a 8 metros da barreira, a que altura está à almofada ao chegar ao departamento de embalagem?
A)Imagem da Alternativa
B)Imagem da Alternativa
C)Imagem da Alternativa
D)
1 m
E)
2 m
Questão 2 de 10
Assunto:Questão
Enunciado:
Para realização de cálculos por elementos finitos, a indústria automotiva vem aprimorando o software ABAQUS para cada vez mais comprovar a resistência dos componentes automotivos em desenvolvimento de acordo com as propriedades dos materiais utilizados pela engenharia. Este software utiliza como base em sua construção de malhas que são feitas através dos tetraedros sobre a superfície do componente.
Imagem da Questão
O software ABAQUS permite interceptar um tetraedro regular com planos. A figura a seguir mostra o tetraedro A, B, C e três pontos X, Y e Z do plano α de interseção.
Imagem da Questão
Sabendo que X, Y e Z são pontos médios de AB, BU e BC, respectivamente, e que o tetraedro ABCU tem volume igual a 1, avalie as seguintes afirmações.
I. As retas que contêm as arestas XZ e AU são reversas.
II. O volume da pirâmide BXYZ é igual 1/2.
III. A interseção do plano α com o tetraedro é um paralelogramo.
É correto afirmar que:
A)
I, apenas.
B)
I e II, apenas.
C)
III, apenas.
D)
II e III, apenas.
E)
I, II e III.
Questão 3 de 10
Assunto:Questão
Enunciado:
O Outback é um restaurante informal, construído e decorado em estilo que remete ao interior da Austrália. São mais de 800 restantes nos Estados Unidos e cerca de 120 unidades distribuídos em 22 países.
Lauro, engenheiro mecânico, visitou o restaurante pela primeira vez, e ao garçom apresentar-lhe o cardápio, ele se deparou com a situação da tabela a seguir:
Imagem da Questão
Ao fazer seu pedido para compor sua refeição, Lauro solicitou 1 entrada, 2 pratos principais e 3 sobremesas. Desconsiderando os produtos esgotados, de quantas maneiras diferentes Lauro poderá compor a sua refeição?
A)
60.
B)
4.
C)
6.
D)
120.
E)
180.
Questão 4 de 10
Assunto:Questão
Enunciado:
Em Belo Horizonte foi lançada uma cartilha, que detalha sobre a construção correta de passeios. Esta cartilha tem a finalidade de padronizar algumas áreas expostas às ruas, como degraus, calçadas e acessibilidade.
Imagem da Questão
A empresa de artefatos de borracha Gomacor foi afetada por esta cartilha devido sua calçada estar irregular e contratou uma empresa para realizar a reforma imposta.
A empresa apresenta as medidas conforme figura a seguir:
Imagem da Questão
A calçada deve ter sempre a mesma largura em ambos os lados. Sabendo que a empresa contratada para reforma dispõe de 72m² de piso para fazer a obra, qual deve ser a largura da calçada?
A)
1,2 m.
B)
1,4 m.
C)
1,6 m.
D)
2,0 m
E)
2,4 m.
Questão 5 de 10
Assunto:Questão
Enunciado:
“O gerente da divisão de carros da Pontiac, nos Estados Unidos da América, recebeu uma curiosa carta de reclamação de um cliente: "(...) Eu posso parecer louco, mas o fato é que nós temos uma tradição em nossa família, que é a de comer sorvete depois do jantar. Repetimos este hábito todas as noites, variando apenas o tipo do sorvete, e eu sou o encarregado de ir comprá- lo. Sempre que eu compro sorvete de baunilha, quando volto da loja para casa, o carro não funciona. Se compro qualquer outro tipo de sorvete, o carro funciona normalmente." Apesar das piadas, um engenheiro da empresa foi encarregado de atender à reclamação. Repetiu a exata rotina com o reclamante e constatou que, de fato, o carro só não funcionava quando se comprava sorvete de baunilha. Depois de duas semanas de investigação, o engenheiro descobriu que, quando escolhia sorvete de baunilha, o comprador gastava menos tempo, porque esse tipo de sorvete estava bem na frente da loja. Examinando o carro, fez nova descoberta: como o tempo de compra era muito menor no caso do sorvete de baunilha, os vapores na tubulação de alimentação de combustível não se dissipavam, impedindo que a nova partida fosse instantânea. A partir desse episódio, a Pontiac mudou o sistema de alimentação de combustível, introduzindo alteração em todos os modelos a partir da linha 99.”
Internet:newsworlds.worpress.com (com adaptações).
Para a identificação do problema e propor uma solução, o engenheiro poderia ter utilizado uma ou mais das seguintes ferramentas ou procedimentos:
I.Diagrama de causa-e-efeito
II.Ciclo PDCA
III.Curva de Pareto
IV.Realizar uma análise SWOT
V.Estudo de Tempos e Movimentos
Das opções listadas, quais são as corretas:
A)
I, II, III
B)
II, III, IV
C)
III, IV, V
D)
I, III, V
E)
Todas as opções
Questão 6 de 10
Assunto:Questão
Enunciado:
Nas últimas seis décadas o setor de serviços apresentou significativo aumento em sua participação contra os demais setores da economia. No gráfico a seguir verificamos a evolução da participação percentual do setor terciário, o qual saltou de cerca de 20% na década de 50 para mais de 60% em 2010. Em contrapartida, o setor primário caiu de 64% para 16% no mesmo período, enquanto o setor industrial apresentou leve crescimento, passando de 16% em 1950 para 20% em 2010.
Imagem da Questão
Em função de sua atual posição de destaque na economia do país, o setor de serviços aborda uma série de temas relacionados à boa gestão de operações em serviços, tais como a Teoria das Filas. Essa teoria lida com questões relacionadas à otimização de sistemas compostos por clientes que demandam por certo serviço e o tempo necessário para realizar ou prestar esse atendimento. Exemplos desse modelo são as filas em bancos, hospitais, restaurantes no estilo “bandejão”, caixas de supermercados e muitos outros.
O principal objetivo dessa teoria é o de se otimizar o sistema, reduzindo tanto o tempo médio de espera como o tempo médio de atendimento.
Nessa Teoria há diversos modelos que podem ser utilizados, tais como:
I.Modelo M/M/1
II.Modelo M/M/c
III.Modelo M/M/∞, onde o símbolo ∞ representa “infinito”.
No caso do atendimento em um supermercado, o(s) modelo(s) mais indicado(s) para se aplicar a Teoria das Filas, visando a otimização do sistema de atendimento global, ou seja, pegar produtos nas prateleiras, pagar as compras e sair do supermercado, é o (são os):
A)
Apenas o I
B)
Apenas o II
C)
Apenas o III
D)
I e II
E)
II e III
Questão 7 de 10
Assunto:Questão
Enunciado:
Imagem da Questão
A charge acima representa um grupo de cidadãos pensando e agindo de modo diferenciado, frente a uma decisão cujo caminho exige um percurso ético. Considerando a imagem e as ideias que ela transmite, é possível inferir que:
A)
O sujeito ético deve ser responsável, mas não precisa reconhecer-se como autor da sua própria ação nem avaliar os efeitos e as consequências dela sobre si e sobre os outros.
B)
O indivíduo deve agir com respeito ao procedimento ético de sua profissão, não sendo necessária a observância dos princípios éticos comuns a todos os homens.
C)
A ética não se impõe imperativamente nem universalmente a cada cidadão; cada um terá que escolher por si mesmo os seus valores e ideias.
D)
A ética deve abrir mão de condições históricas e sociais, pois é no homem que se situa a decisão ética, quando ele escolhe os seus valores, não dependendo da cultura da sociedade em que está inserido.
E)
A ética se dá de fora para dentro, como compreensão do mundo, no sentido de que o indivíduo deve ser influenciado pelos valores pessoais do outro.
Questão 8 de 10
Assunto:Questão
Enunciado:
   Isótopos radioativos estão ajudando a diagnosticar as causas da poluição atmosférica. Podemos, com essa tecnologia, por exemplo, analisar o ar de uma região e determinar se um poluente vem da queima do petróleo ou da vegetação.
   Outra utilização dos isótopos radioativos que pode, no futuro, diminuir a área de desmatamento para uso da agricultura é a irradiação nos alimentos. A técnica consiste em irradiar com isótopos radioativos para combater os micro-organismos que causam o apodrecimento dos vegetais e aumentar a longevidade dos alimentos, diminuindo o desperdício. A irradiação de produtos alimentícios já é uma realidade, pois grandes indústrias que vendem frutas ou suco utilizam essa técnica.
   Na área médica, as soluções nucleares estão em ferramentas de diagnóstico, como a tomografia e a ressonância magnética, que conseguem apontar, sem intervenção cirúrgica, mudanças metabólicas em áreas do corpo. Os exames conseguem, inclusive, detectar tumores que ainda não causam sintomas, possibilitando um tratamento precoce do câncer e maior possibilidade de cura.  (Correio Popular de Campinas, 22 ago. 2010, p.B9 (com adaptações).

Sobre a notícia acima, avalie as afirmações a seguir:
I) Apresenta os benefícios do avanço tecnológico na área das descobertas sobre os isótopos radioativos.
II) A irradiação de produtos alimentícios provoca o aumento dos micro-organismos que causam o apodrecimento dos vegetais, fazendo com estes durem menos, o que incentiva o aumento do desmatamento para uso na agricultura.
III) Destaca soluções nucleares em ferramentas de diagnóstico, apontando os benefícios que podem causar para os seres humanos.
É correto o que se afirma em:
A)
I, apenas.
B)
II, apenas.
C)
I e II, apenas.
D)
I e III, apenas.
E)
I, II e III.
Questão 9 de 10
Assunto:Questão
Enunciado:
Soneto de fidelidade 
De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
                                                       (Vinicius de Moraes)
No poema, o autor sugere que:
A)
Não acredita que o amor possa existir como entrega total entre duas pessoas.
B)
Todos os relacionamentos enfrentam desafios, mas em todas as situações ele deve prevalecer, ficando expresso o desejo de aproveitá-lo ao máximo, enquanto ele existir.
C)
O sofrimento provocado pela morte pode ser um impedimento para as pessoas se entregarem ao amor.
D)
Deve-se haver muita cautela na entrega total à pessoa amada, uma vez que esta pode não renunciar a outras possibilidades ou relacionamentos amorosos. 
E)
A morte é o fim de todos que amam intensamente.
Questão 10 de 10
Assunto:Questão
Enunciado:
A educação é o Xis da questão
Imagem da Questão
A expressão “o Xis da questão” usada no título do infográfico diz respeito:
I) aos estudos realizados sobre o aumento do nível de escolaridade, que promove não só o aumento salarial como também as oportunidades de emprego.
II) ao fato de uma pessoa com 10 anos de estudo ter possibilidades maiores de não ficar desempregada se comparado a outras com escolaridade maior.
III) aos cursos de língua estrangeira, que são essenciais para que a pessoa tenha uma renda maior e não fique desempregada.
É correto o que se afirma em:
A)
I, apenas.
B)
II, apenas.
C)
I e II, apenas.
D)
I e III, apenas.
E)
I, II e III.

Lista Resolvida - Gestão de Energias

Material Digital via Email 
Entrega Após a Confirmação do Pagamento

    R$40,00
Depósito Bancário: R$ 35,00

Caixa Econômica Federal ou Lotéricas
Agência: 0068
Conta Poupança: 013.00234688-8
Favorecido: Carlos José dos Santos Filho

Confirmar Depósito Bancário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

Busca Rápida

Leia mais...

Tecnologia de Tratamento da Poluição do Ar: Lista 2 Resolvida

Questão 1 de 10 Assunto: Questão Enunciado: O procedimento  What-If  é uma técnica de análise geral, qualitativa, cuja aplicação é bast...