18/05/2017

Gestão de Pessoas: Lista 2 Resolvida

Questão 1 de 10
Assunto:Questão
Enunciado:
De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Index 2016 (GEI), o Brasil está em 92º colocado no ranking mundial de empreendedorismo. Realizado pela Rede Global de Empreendedorismo e o Instituto GEDI (Global Entrepreneurship and Development Institute), estudo foi divulgado durante a abertura da Semana Global de Empreendedorismo, que aconteceu segunda-feira, 19/11.
Avaliando 132 países, a pesquisa utilizou diferentes indicadores para a realização da lista, que tem ocupado os três primeiros lugares os Estados Unidos, Canadá e Austrália. Em comparação com a edição de 2015, o Brasil subiu oito posições, ocupando agora a 92ª colocação – três posições acima em relação à América Latina.
Segundo dados do estudo, o avanço do Brasil é atribuído a aspectos como “percepção de oportunidade” e “cultura empreendedora”. Mas, apesar da evolução, o país ainda está atrás de 15 países da América Latina, como Chile, Colômbia e Argentina.
Para subir no ranking, a pesquisa aponta que o Brasil deve focar em internacionalização, inovação de produto, capital humano e processo de inovação.
Fonte: IMEC – artigo publicado em 18/12/2015  http://ibmec.org.br/blog/radar-de-investimentos/brasil-evolui-no-ranking-mundial-de-empreendedorismo/ - acessado em 20/03/17.

Com base no texto, é correto o apresentado na alternativa:
A)
Esta pesquisa não pode ter um ranking diferente em outra pesquisa, pois os indicadores para definição deste ranking são universais.
B)
O Brasil lidera em empreendedorismo na América do Sul, atrás apenas de Argentina e Colômbia nesta pesquisa.
C)
O Brasil precisa focar em Inovação, tanto no processo como no produto, visando à melhoria neste ranking de empreendedorismo.
D)
Dentre os países avaliados, os três primeiros colocados no ranking fazem parte do grupo do G8, ou seja, os oito países mais desenvolvidos do mundo.
E)
Na edição de 2015, o Brasil ocupava a posição 99ª colocação.
Questão 2 de 10
Assunto:Questão
Enunciado:
O desempenho do agronegócio brasileiro no período de 2016 a 2026 será melhor do que a média mundial para produtos como soja, milho, açúcar e carnes (bovina, suína e frango), aumentando a participação do Brasil no mercado global. Apesar disso, não repetirá para os próximos dez anos a robusta taxa de crescimento apresentada na última década em relação à produção e às exportações das principais culturas.
A conclusão é do “Outlook FIESP 2026 – Projeções para o Agronegócio Brasileiro”, levantamento elaborado pelo Departamento de Agronegócio (Deagro) da FIESP, que reúnem diagnósticos e projeções do setor para a próxima década, em termos de produção, produtividade, consumo doméstico e exportações.
De acordo com o Outlook FIESP 2026, a participação de mercado do Brasil nas exportações mundiais de soja, por exemplo, chegará a 49% em 2026, com crescimento anual de 4,6% acima dos 2,7% em média, dos demais produtores.
A projeção para o milho brasileiro, que passou a ser disputado no mercado internacional pela sua qualidade, é de crescimento anual de 8,8%, com a participação nas exportações mundiais indo a 23% ao final do período projetado. Para a safra 2025/2026, estima-se aumento de 21% no consumo interno, puxado pelo setor de proteínas animais.
No caso do açúcar, o país, que já é o grande supridor mundial, em dez anos será responsável por metade do que é comercializado internacionalmente, segundo as projeções da Fiesp, com taxa de crescimento de 2,2% ao ano.
Fonte: FIESP - http://www.fiesp.com.br/noticias/nos-proximos-dez-anos-ritmo-de-crescimento-do-agronegocio-brasileiro-sera-maior-do-que-no-resto-do-mundo/  - acesso em 22/03/2017 (adaptado)

Com base no texto, é certo o que diz em:
A)
As projeções apontam de que as exportações de açúcar e do milho crescerão até 2026, com participação no mercado internacional de aproximadamente 50% e 23%, respectivamente.
B)
O aumento do desempenho do agronegócio no Brasil projetado 2026 é melhor que a média mundial e manterá as taxas de crescimento dos produtos.
C)
Estas projeções visam apenas o desempenho das exportações, portanto não focam o mercado interno.
D)
Dentre os produtos avaliados, o milho terá uma melhor participação nas exportações que o açúcar e a soja.
E)
O consumo interno de milho em 2026 está projetado para 21%, em função das necessidades do setor pecuarista.
Questão 3 de 10
Assunto:Questão
Enunciado:
Uma liga metálica superdura - quatro vezes mais dura do que o titânio puro - promete revolucionar o campo das próteses e implantes médicos.
O titânio domina o campo médico, em implantes para as articulações do joelho e do quadril, entre outros, porque ele é duro, resistente ao desgaste e é biocompatível.
Contudo, uma análise inesperada, e de certa forma surpreendente, mostrou que estes implantes médicos pode ser melhorado por meio de uma liga de titanio e ouro.
Para isso, basta adicional ao titânio um outro metal biocompatível, o ouro, misturando os dois metais na proporção correta - 3 partes de titânio para 1 parte de ouro - e na temperatura adequada.
Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=super-liga-metalica-quatro-vezes-maisdura-titanio&id=010170160725#.WNKspE02zIU. Acessado em 22/03/17 (adaptado)
A partir do texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I – A aplicação de ligas de titânio em implantes de joelho e quadril estão ultrapassadas e não atendem mais as necessidades médicas dos pacientes, logo, necessitam de ser substituídas por um material inovador.
PORQUE
II – A busca pela aplicação de novos materiais, como ligas metálicas nos implantes de articulações são inovações constantes no campo médico.  A aplicação de uma nova liga mais resistente ao desgaste permite atender a melhorias neste tipo de procedimento.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
A)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta de I.
B)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta de I.
C)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
D)
A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
E)
As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 4 de 10
Assunto:Questão
Enunciado:
Dentre várias metodologias existentes no mercado, uma das mais usadas é a Just In Time (JIT). Basicamente, é um conceito que se refere ao controle da obtenção de materiais, que são adquiridos na medida e momento em que são introduzidos na produção.  Desta forma, liquida os encargos que a empresa tem ao lidar com excesso de insumos.
Esse modelo prevê a aquisição da quantidade exata de materiais necessária ao atendimento da demanda do distribuidor ou revendedor, sem que se produzam excedentes. O estoque é mantido de forma a atender apenas a pedidos imediatos, o que minimiza custos com armazenamento e gerenciamento.
Outra vantagem do JIT é que a empresa se torna mais acessível aos clientes e capaz de atender melhor suas necessidades. Com menos custos, estoques enxutos e redução de desperdícios, a empresa pode se concentrar na melhora da qualidade de sua produção e responder de forma rápida e eficiente às demandas de seus clientes.
Fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/a-otimizacao-do-just-in-time-por-meio-do-sistema-kanban/113208/.Acessado em 23/03/17 – (texto adaptado)
Levando-se em conta o texto e os conhecimentos relativos ao JIT, avalie as afirmativas a seguir:
I – A metodologia Just In Time (JIT) difere das produções programadas por lotes ou em linha, enquanto as produções por lotes ou linha seguem o modelo de “produção empurrada”, o JIT segue o modelo de “produção puxada”.
II – O sistema de produção Kanban atende às expectativas do JIT, informando o momento do que produzir, o que produzir e suas quantidades.
III – No sistema JIT, a demanda é uma variável que não importa, uma vez que a produção é “puxada” pelo cliente a partir de suas necessidades.

Podemos concluir que estão corretas as afirmativas:
A)
I
B)
I e II
C)
I, II e III
D)
I e III
E)
II e III
Questão 5 de 10
Assunto:Questão
Enunciado:
O conceito de manutenção corretiva nas indústrias surgiu com um programa mínimo de manutenção e pela necessidade de se reparar as máquinas e equipamentos no menor tempo possível.
A partir da década de 1930, surgiu o conceito de manutenção preventiva na qual as indústrias passaram a prevenir que os equipamentos e máquinas quebrassem, desvinculando a área de manutenção da área produtiva. Com um aumento da produção e a preocupação com a ocorrência de falhas nos processos, as indústrias tiveram que se adaptar.
A Manutenção Preditiva surgiu com a finalidade de indicar as condições reais de funcionamento das máquinas, mostrando seus desgastes ou processo de degradação. Nesse conceito evoluído de manutenção, teremos ações de inspeção em intervalos periódicos visando identificar desempenho inadequado. 

Com base neste texto e no conhecimento relativo à manutenção industrial, temos as afirmativas:
I – A manutenção preditiva é um tipo especial de manutenção preventiva, se diferenciando nas características de prevenção.
II – Se tivermos uma “falha” em um componente, que pode ser corrigido posteriormente em uma manutenção preventiva, então não se caracteriza necessidade de uma manutenção corretiva.
III – A manutenção corretiva pode ser planejada, caso o tipo de “falha” ocorrido não comprometa a qualidade do produto, não afete a integridade física do operador e não agrida o meio ambiente.

Podemos concluir que estão corretas as afirmativas:
A)
I
B)
I e II
C)
I, II e III
D)
I e III
E)
II e III
Questão 6 de 10
Assunto:Questão
Enunciado:
O diagrama PERT abaixo representa o processo de fabricação de um produto, na qual as atividades produtivas (tarefas) estão representadas por letras.   A tabela apresentada indica a dependência de cada tarefa e os tempos de produção utilizados em cada tarefa.
Imagem da Questão
Com base nestas informações, avalie as afirmativas:
I – O caminho descrito pelas atividades D-F-G é o caminho crítico do diagrama.
II – As atividades A, B e D são independentes.
III – Se agruparmos as atividades B-C-G em um mesmo posto de trabalho, ou seja, o mesmo funcionário executará as três atividades, isto não afetará o tempo de produção final do produto.

Podemos concluir que estão corretas as afirmativas:
A)
I
B)
I e II
C)
I, II e III
D)
I e III
E)
II e III
Questão 7 de 10
Assunto:Questão
Enunciado:
A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que procura atender as necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. O mundo assiste a um questionamento crescente de paradigmas estabelecidos na economia e também na cultura política. A crise ambiental no planeta, quando traduzida na mudança climática, é uma ameaça real ao pleno desenvolvimento das potencialidades dos países.
O Brasil está em uma posição privilegiada para enfrentar os enormes desafios que se acumulam. Abriga elementos fundamentais para o desenvolvimento: parte significativa da biodiversidade e da água doce existentes no planeta; grande extensão de terras cultiváveis; diversidade étnica e cultural e rica variedade de reservas naturais.
O campo do desenvolvimento sustentável pode ser conceitualmente dividido em três componentes: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica.

Nesse contexto, considere as alternativas a seguir, considerando o que pressupõe o desenvolvimento sustentável.
 I.É o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, não esgotando os recursos para o futuro.
II.O desenvolvimento sustentável sugere a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.
III. O crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais, levando ao esgotamento das reservas das quais a humanidade depende, pode ser considerado um facilitador ao desenvolvimento sustentável.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
A)
I e II, apenas.
B)
I e III, apenas.
C)
II e III, apenas.
D)
II apenas.
E)
III apenas.
Questão 8 de 10
Assunto:Questão
Enunciado:
De agosto de 2008 a janeiro de 2009, o desmatamento na Amazônia Legal concentrou-se em regiões específicas. Do ponto de vista fundiário, a maior parte do desmatamento (cerca de 80 %) aconteceu em áreas privadas ou em diversos estágios de posse. O restante do desmatamento ocorreu em assentamentos promovidos pelo INCRA, conforme a política de Reforma Agrária (8%), unidades de conservação (5%), e em terras indígenas (7 %).

A partir desse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
Sob o ponto de vista fundiário, o problema do desmatamento na Amazônia Legal está centrado nos posseiros irregulares e proprietários regularizados.
PORQUE
Esses grupos desmataram mais, pois muitos ainda não estão integrados aos planos de manejo sustentável da terra, ou porque têm interesse na exploração ilegal da madeira, criação de gado e produção de soja.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E)
As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 9 de 10
Assunto:Questão
Enunciado:
               A floresta virgem é o produto de muitos milhões de anos que passaram desde a origem do nosso planeta. Se for abatida, pode crescer uma nova floresta, mas a continuidade é interrompida. A ruptura nos ciclos de vida natural de plantas e animais significa que a floresta nunca será aquilo que seria se as árvores não tivessem sido cortadas. A partir do momento em que a floresta é abatida ou inundada, a ligação com o passado perde-se para sempre. Trata-se de um custo que será suportado por todas as gerações que nos sucederem no planeta. É por isso que os ambientalistas têm razão quando se referem ao meio natural como um “legado mundial”.
                Mas, e as futuras gerações? Estarão elas preocupadas com essas questões amanhã? As crianças e os jovens, como indivíduos principais das futuras gerações, têm sido, cada vez mais, estimulados a apreciar ambientes fechados, onde podem relacionar-se com jogos de computadores, celulares e outros equipamentos interativos virtuais, desviando sua atenção de questões ambientais e do impacto disso em vidas no futuro, apesar dos esforços em contrário realizados por alguns setores. Observe-se que, se perguntarmos a uma criança ou a um jovem se eles desejam ficar dentro dos seus quartos, com computadores e jogos eletrônicos, ou passear em uma praça, não é improvável que escolham a primeira opção. Essas posições de jovens e crianças preocupam tanto quanto o descaso com o desmatamento de florestas hoje e seus efeitos amanhã.
                                                                                                                                    SINGER, P. Ética Prática. 2 ed. Lisboa: Gradiva, 2002, p. 292 (adaptado).

A partir da leitura do texto, pode-se inferir que:
I. O “legado mundial” é o custo que as gerações futuras terão de suportar por ter havido o descaso com a manutenção da vida da floresta virgem.
II. Têm ocorrido muitos estímulos aos jovens para que se atentem à conservação dos recursos naturais.
III. A participação de crianças e jovens nos projetos que visam à preservação do legado da natureza deve ser incentivada, uma vez que eles serão as gerações futuras que sofrerão todos os impactos desse descaso para com o planeta.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
A)
I e II, apenas.
B)
I e III, apenas.
C)
II e III, apenas.
D)
II apenas.
E)
III apenas.
Questão 10 de 10
Assunto:Questão
Enunciado:
As ações terroristas cada vez mais se propagam pelo mundo, havendo ataques em várias cidades, em todos os continentes. Nesse contexto, analise a seguinte notícia:
No dia 10 de março de 2005, o Presidente de Governo da Espanha José Luis Rodriguez Zapatero em conferência sobre o terrorismo, ocorrida em Madri para lembrar os atentados do dia 11 de março de 2004, “assinalou que os espanhóis encheram as ruas em sinal de dor e solidariedade e dois dias depois encheram as urnas, mostrando assim o único caminho para derrotar o terrorismo: a democracia. Também proclamou que não existe álibi para o assassinato indiscriminado. Zapatero afirmou que não há política, nem ideologia, resistência ou luta no terror, só há o vazio da futilidade, a infâmia e a barbárie. Também defendeu a comunidade islâmica, lembrando que não se deve vincular esse fenômeno com nenhuma civilização, cultura ou religião. Por esse motivo apostou na criação pelas Nações Unidas de uma aliança de civilizações para que não se continue ignorando a pobreza extrema, a exclusão social ou os Estados falidos, que constituem, segundo ele, um terreno fértil para o terrorismo”.

(MANCEBO, Isabel. Madri fecha conferência sobre terrorismo e relembra os mortos de 11-M. (Adaptado).
Disponível em: http://www2.rnw.nl/rnw/pt/atualidade/europa/at050311_onzedemarco?Acesso em Set. 2005)

A partir desse contexto, avalie as asserções a seguir e as relações propostas entre elas:
A comunidade islâmica não deve ser responsabilizada ou tratada de forma preconceituosa com relação aos atos de terrorismo. Nenhum ato de barbárie deve ser veiculado à civilização, cultura ou religião.
PORQUE
Os governos democráticos, por não darem atenção às desigualdades sociais, favorecem o terrorismo, permitindo que essas organizações ligadas ao terror se desenvolvam em seus países.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E)
As asserções I e II são proposições falsas.

Lista Resolvida - Gestão de Pessoas

Material Digital via Email 
Entrega Após a Confirmação do Pagamento

    R$40,00
Depósito Bancário: R$ 35,00

Caixa Econômica Federal ou Lotéricas
Agência: 0068
Conta Poupança: 013.00234688-8
Favorecido: Carlos José dos Santos Filho

Confirmar Depósito Bancário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

Busca Rápida

Leia mais...

Gestão de Projetos Adaptação - Lista Resolvida

Após a fase da iniciação, passa-se à fase seguinte, que é o planejamento do escopo, cujo produto final é a declaração do escopo, o qual co...