18/05/2017

Tecnologia de Tratamento da Poluição do Ar: Lista 2 Resolvida

Questão 1 de 10
Assunto:Questão
Enunciado:
O procedimento What-If é uma técnica de análise geral, qualitativa, cuja aplicação é bastante simples e útil para uma abordagem em primeira instância na detecção exaustiva de riscos, tanto na fase de processo, projeto ou pré-operacional, não sendo sua utilização unicamente limitada às empresas de processo. Como resultados, espera-se determinar a revisão de um largo espectro de riscos, obtendo-se um consenso entre as áreas de atuação (produção, processo, segurança) sobre a operação segura da planta. As etapas de elaboração do What-If são assim descritas, exceto em:
A)
Formação do comitê de revisão: montagens das equipes e seus integrantes.
B)
Reunião de revisão de processo: para os integrantes ainda não familiarizados com o sistema em estudo.
C)
Reunião organizacional: com a finalidade de discutir procedimentos, programação de novas reuniões, além de definição de metas para as tarefas.
D)
Reunião de formulação de questões: formulação de questões “O QUE - SE...”, começando do início do processo e continuando ao longo do mesmo, passo a passo, até o produto acabado colocado na planta do cliente.
E)
Planejamento póstumo: planejamento das atividades e pontos a serem abordados depois da aplicação da técnica.
Questão 2 de 10
Assunto:Questão
Enunciado:
A análise da matriz energética é fundamental para a orientação do planejamento do setor energético, que deve garantir a produção e o uso adequado da energia produzida, em que uma das informações mais importantes adquiridas é a quantidade de recursos naturais que está sendo utilizada, para saber se esses recursos estão sendo feitos de forma racional. A seguir, um gráfico mostra a matriz energética no Brasil e no mundo:
Imagem da Questão
Sobre Matriz Energética assinale a alternativa correta: (média)
A)
Grande parte da Energia renovável em nosso país advém da utilização do petróleo.
B)
Grande parte da energia renovável em nosso país advém do urânio.
C)
Grande parte da energia renovável em nosso país advém da utilização de biomassa.
D)
Grande parte da energia não renovável em nosso país advém da utilização de hidrelétricas
E)
Grande parte da energia não renovável em nosso país advém da utilização de lenha
Questão 3 de 10
Assunto:Questão
Enunciado:
Observe a figura abaixo:
Imagem da Questão
A exploração excessiva da água subterrânea dos aquíferos costeiros na pode trazer impactos negativos como rebaixamentos acentuados de superfície potenciométrica, podendo chegar à exaustão do aquífero, bem como pode levar à salinização progressiva dos aquíferos. A interface água doce - salgada, (representada na figura como uma linha), é, na verdade, uma zona com vários graus de mistura entre as duas águas. Com base na figura e no texto, assinale a afirmação correta:
A)
Em linhas gerais, quanto mais permeável é o aquífero, mais rápida é a difusão dos sais na camada de água doce.
B)
O aquífero poroso ou sedimentar é formado por rochas ígneas, metamórficas ou cristalinas, duras e maciças, onde a circulação da água se faz nas fraturas, fendas e falhas, abertas devido ao movimento tectônico.
C)
Uma das funções dos aquíferos é a de mantenedora, que corresponde à utilização da capacidade filtrante e de depuração biogeoquímica do maciço natural permeável.
D)
Em oposição ao termo aquífero, utiliza-se o termo aquiclude para definir unidades geológicas que apesar de saturadas e com grande quantidade de água absorvida lentamente, transmitem um valor significativo de água.
E)
O Aquífero Guarani é a maior reserva subterrânea de água doce do mundo, sendo também um dos maiores em todas as categorias. No Brasil, ele integra o território de pelo menos 13 estados da federação.
Questão 4 de 10
Assunto:Questão
Enunciado:
Rotulagem Ambiental é a certificação de produtos adequados ao uso e que apresentam menos impacto no meio ambiente. Consiste na atribuição de um selo ou rótulo a um produto ou serviço para comunicar informação acerca dos seus aspectos ambientais. Um dos objetivos é promover a melhoria da Qualidade Ambiental de produtos e processos mediante a mobilização das forças de mercado pela conscientização de consumidores e produtores.
Imagem da Questão
Acima estão alguns modelos de selos verdes que diferem das etiquetas de advertência (exemplo cigarros) ou etiquetas Informativas (exemplo simbologia de reciclável). Com base nesse contexto, são princípios da rotulagem ambiental, exceto:
A)
Informações de procedimentos, metodologias e critérios devem estar disponíveis para as partes interessadas.
B)
Não deve inibir inovações que possam manter ou melhorar o desempenho ambiental.
C)
Não devem ser elaborados, adotados ou aplicados com objetivo de criar barreiras comerciais.
D)
Nunca devem basear-se em metodologia científica que produza resultados precisos e reproduzíveis.
E)
Deve considerar todos os aspectos relevantes do ciclo de vida.
Questão 5 de 10
Assunto:Questão
Enunciado:
Em 1985, foram contabilizados 8.959 registros de leishmaniose visceral desde os primeiros casos identificados por Henrique Penna em 1932. No entanto, esse quadro se agravou. O Ministério da Saúde registrou, no período compreendido entre 1990 e 2007, 53.480 casos e 1.750 mortes. A leishmaniose visceral está mais agressiva. Matava três de cada cem pessoas que a contraíam em 2000. Hoje mata sete. Além disso, foi considerada por muito tempo um problema exclusivamente silvestre ou restrito às áreas rurais do Brasil. Não é mais. Nas últimas três décadas, desde que as autoridades da saúde começaram a identificar casos contraídos nas cidades, a leishmaniose visceral urbanizou-se e se espalhou por quase todo o território nacional.  A chegada do mosquito-palha às cidades foi acompanhada de um complicador.  Com a sombra e a terra fresca dos quintais, o inseto encontrou uma formidável fonte de sangue que as pessoas gostam de manter ao seu lado: o cão, que contrai a infecção facilmente e se torna tão debilitado quanto seus donos.
Fonte: Uma doença anunciada In: Pesquisa Fapesp, nº 151, set./2008 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, analise as asserções a seguir:
Uma das explicações para o aumento dos casos de leishmaniose está associado à adaptação do vetor em áreas urbanas.
                                                                                              PORQUE
O desmatamento nas áreas rurais e a migração do mosquito palha, vetor da doença de leishmaniose, para as zonas urbanas, fez com que o local fosse um ambiente propício para a proliferação do mosquito., por ter a presença do cão doméstico, um importante hospedeiro da Leishmania causadora da doença facilitando a transmissão dessa parasitose.
Alguns pesquisadores acreditam que essa adaptação dos insetos nas áreas urbanas ocorreu porque se trata de uma população geneticamente distinta dos vetores das zonas rurais ou talvez esse inseto tem a facilidade de adaptar-se ao ambiente. Não existe uma hipótese única que comprove os reais motivos de adaptação do vetor em áreas urbanas.

Após analisar as asserções, assinale a alternativa correta:
A)
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma  justificativa correta da primeira.
B)
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C)
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D)
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
E)
As duas asserções são proposições falsas.
Questão 6 de 10
Assunto:Questão
Enunciado:
A utilização em grande escala de agrotóxicos para o controle de organismos indesejáveis, começou durante a Segunda Guerra Mundial com a invenção e a ampla utilização do primeiro pesticida orgânico eficaz, o DDT. Antes disso, o arsênio e outros produtos químicos eram empregados como pesticidas agrícolas, mas o alto custo desses produtos químicos e sua toxicidade para o homem limitaram o seu uso. No entanto, o DDT era barato, duradouro e eficaz, e não parecia causar danos aos seres humanos. Muitos anos mais tarde, foi descoberto que o DDT se decompõe muito lentamente, é armazenado no tecido adiposo dos animais e facilmente transferido de um organismo para outro através da cadeia alimentar.
No exemplo a seguir, observe a tabela que representa a concentração de DDT em uma cadeia alimentar estuarina:
Imagem da Questão
  Considerando o texto apresentado e os dados apresentados na tabela, avalie as afirmações seguintes:
I – O nível de concentração de DDT no nível do plâncton para as aves maiores apresenta um pequeno aumento de concentração de DDT.
II – À medida que se move pela cadeia alimentar, ocorre a bioacumulação, ou seja, concentra-se o organoclorado ao passo que os níveis tróficos aumentam.  
III – Os ocupantes dos níveis tróficos mais distantes do produtor, apesar de terem uma maior concentração de DDT, serão menos afetados pois apresentam uma maior quantidade de tecido adiposo, fazendo com que o organoclorado tenha um efeito nocivo menor, comparando-se aos seres vivos que ocupam os níveis tróficos iniciais da cadeia alimentar.
É correto o que se afirma em:
A)
I, apenas
B)
II, apenas
C)
I e II, apenas
D)
I e III, apenas
E)
I, II e III
Questão 7 de 10
Assunto:Questão
Enunciado:
A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que procura atender as necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. O mundo assiste a um questionamento crescente de paradigmas estabelecidos na economia e também na cultura política. A crise ambiental no planeta, quando traduzida na mudança climática, é uma ameaça real ao pleno desenvolvimento das potencialidades dos países.
O Brasil está em uma posição privilegiada para enfrentar os enormes desafios que se acumulam. Abriga elementos fundamentais para o desenvolvimento: parte significativa da biodiversidade e da água doce existentes no planeta; grande extensão de terras cultiváveis; diversidade étnica e cultural e rica variedade de reservas naturais.
O campo do desenvolvimento sustentável pode ser conceitualmente dividido em três componentes: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica.

Nesse contexto, considere as alternativas a seguir, considerando o que pressupõe o desenvolvimento sustentável.
I. É o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, não esgotando os recursos para o futuro.
II. O desenvolvimento sustentável sugere a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.
III. O crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais, levando ao esgotamento das reservas das quais a humanidade depende, pode ser considerado um facilitador ao desenvolvimento sustentável.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
A)
I e II, apenas.
B)
I e III, apenas.
C)
II e III, apenas.
D)
II apenas.
E)
III apenas.
Questão 8 de 10
Assunto:Questão
Enunciado:
De agosto de 2008 a janeiro de 2009, o desmatamento na Amazônia Legal concentrou-se em regiões específicas. Do ponto de vista fundiário, a maior parte do desmatamento (cerca de 80 %) aconteceu em áreas privadas ou em diversos estágios de posse. O restante do desmatamento ocorreu em assentamentos promovidos pelo INCRA, conforme a política de Reforma Agrária (8%), unidades de conservação (5%), e em terras indígenas (7 %).
A partir desse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

Sob o ponto de vista fundiário, o problema do desmatamento na Amazônia Legal está centrado nos posseiros irregulares e proprietários regularizados.
PORQUE
Esses grupos desmataram mais, pois muitos ainda não estão integrados aos planos de manejo sustentável da terra, ou porque têm interesse na exploração ilegal da madeira, criação de gado e produção de soja.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E)
As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 9 de 10
Assunto:Questão
Enunciado:
               A floresta virgem é o produto de muitos milhões de anos que passaram desde a origem do nosso planeta. Se for abatida, pode crescer uma nova floresta, mas a continuidade é interrompida. A ruptura nos ciclos de vida natural de plantas e animais significa que a floresta nunca será aquilo que seria se as árvores não tivessem sido cortadas. A partir do momento em que a floresta é abatida ou inundada, a ligação com o passado perde-se para sempre. Trata-se de um custo que será suportado por todas as gerações que nos sucederem no planeta. É por isso que os ambientalistas têm razão quando se referem ao meio natural como um “legado mundial”.
                Mas, e as futuras gerações? Estarão elas preocupadas com essas questões amanhã? As crianças e os jovens, como indivíduos principais das futuras gerações, têm sido, cada vez mais, estimulados a apreciar ambientes fechados, onde podem relacionar-se com jogos de computadores, celulares e outros equipamentos interativos virtuais, desviando sua atenção de questões ambientais e do impacto disso em vidas no futuro, apesar dos esforços em contrário realizados por alguns setores. Observe-se que, se perguntarmos a uma criança ou a um jovem se eles desejam ficar dentro dos seus quartos, com computadores e jogos eletrônicos, ou passear em uma praça, não é improvável que escolham a primeira opção. Essas posições de jovens e crianças preocupam tanto quanto o descaso com o desmatamento de florestas hoje e seus efeitos amanhã.
                                                                                                                                    SINGER, P. Ética Prática. 2 ed. Lisboa: Gradiva, 2002, p. 292 (adaptado).

A partir da leitura do texto, pode-se inferir que:
I. O “legado mundial” é o custo que as gerações futuras terão de suportar por ter havido o descaso com a manutenção da vida da floresta virgem.
II. Têm ocorrido muitos estímulos aos jovens para que se atentem à conservação dos recursos naturais.
III. A participação de crianças e jovens nos projetos que visam à preservação do legado da natureza deve ser incentivada, uma vez que eles serão as gerações futuras que sofrerão todos os impactos desse descaso para com o planeta.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
A)
I e II, apenas.
B)
I e III, apenas.
C)
II e III, apenas.
D)
II apenas.
E)
III apenas.
Questão 10 de 10
Assunto:Questão
Enunciado:
As ações terroristas cada vez mais se propagam pelo mundo, havendo ataques em várias cidades, em todos os continentes. Nesse contexto, analise a seguinte notícia:
No dia 10 de março de 2005, o Presidente de Governo da Espanha José Luis Rodriguez Zapatero em conferência sobre o terrorismo, ocorrida em Madri para lembrar os atentados do dia 11 de março de 2004, “assinalou que os espanhóis encheram as ruas em sinal de dor e solidariedade e dois dias depois encheram as urnas, mostrando assim o único caminho para derrotar o terrorismo: a democracia. Também proclamou que não existe álibi para o assassinato indiscriminado. Zapatero afirmou que não há política, nem ideologia, resistência ou luta no terror, só há o vazio da futilidade, a infâmia e a barbárie. Também defendeu a comunidade islâmica, lembrando que não se deve vincular esse fenômeno com nenhuma civilização, cultura ou religião. Por esse motivo apostou na criação pelas Nações Unidas de uma aliança de civilizações para que não se continue ignorando a pobreza extrema, a exclusão social ou os Estados falidos, que constituem, segundo ele, um terreno fértil para o terrorismo”.
(MANCEBO, Isabel. Madri fecha conferência sobre terrorismo e relembra os mortos de 11-M. (Adaptado).
Disponível em: http://www2.rnw.nl/rnw/pt/atualidade/europa/at050311_onzedemarco?Acesso em Set. 2005)

A partir desse contexto, avalie as asserções a seguir e as relações propostas entre elas:
A comunidade islâmica não deve ser responsabilizada ou tratada de forma preconceituosa com relação aos atos de terrorismo. Nenhum ato de barbárie deve ser veiculado à civilização, cultura ou religião.
PORQUE
Os governos democráticos, por não darem atenção às desigualdades sociais, favorecem o terrorismo, permitindo que essas organizações ligadas ao terror se desenvolvam em seus países.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E)
 As asserções I e II são proposições falsas.

Lista Resolvida - Tecnologia de Tratamento da Poluição do Ar

Material Digital via Email 
Entrega Após a Confirmação do Pagamento

    R$40,00
Depósito Bancário: R$ 35,00

Caixa Econômica Federal ou Lotéricas
Agência: 0068
Conta Poupança: 013.00234688-8
Favorecido: Carlos José dos Santos Filho

Confirmar Depósito Bancário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

Busca Rápida

Leia mais...

Gestão de Projetos Adaptação - Lista Resolvida

Após a fase da iniciação, passa-se à fase seguinte, que é o planejamento do escopo, cujo produto final é a declaração do escopo, o qual co...