12/09/2021

Lista Resolvida: Sobreposição das fundações...

Você foi contratado para fazer o projeto de uma residência que possui somente o pavimento térreo. Após a elaboração do projeto estrutural foi verificado que há dois pilares que recebem maior carregamento e tem carga P1 = 1440 kN e P2 = 1200 kN, respectivamente. Esses pilares são quadrados (20 cm x 20 cm) e estão alinhados a uma distância de 2 metros entre os seus CG’s. Sabe-se que o CG do pilar 1 fica a uma distância de 60 cm da divisa. Por se tratar de uma edificação de pequeno porte, você optou por utilizar no projeto de fundações, fundação rasa do tipo sapata quadrada. Para fazer a análise prévia do solo do local, foi solicitada a realização de um ensaio de sondagem SPT, que foi executado conforme os procedimentos presentes na norma brasileira. Os resultados do SPT foram utilizados para determinar a tensão admissível do solo por métodos diretos e, nesse caso, você obteve uma tensão admissível do solo igual a 0,273 MPa.

Considerando essas informações, verifique se haverá sobreposição das fundações sapatas quadradas dos pilares P1 e P2, e em caso afirmativo, dimensione uma fundação do tipo sapata associada.

 Lista Resolvida: Sobreposição das Fundações

    R$90,00


    CHAVE PIX

    eng.carlosjfilho@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

MAPA Cálculo Diferencial e Integral II 51/2024

Seja bem-vindo à atividade M.A.P.A. da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral II. A presente atividade encontra-se dividida em três pa...