13/05/2020

LISTA RESOLVIDA DE QUÍMICA ANALÍTICA

FEEDBACK POSITIVO


A. Para identificar o grau de poluição deste rio, o mais adequado é fazer uma análise qualitativa ou quantitativa?

B. Numa análise química, é necessário delimitar toda a sequência analítica, que vai desde a definição do problema até a ação a ser aplicada. Dentre as etapas (Preparação da amostra, Amostragem [coleta], Análise convencional ou instrumental, Tratamento dos dados, Escolha da técnica a ser aplicada) qual consome o maior tempo na análise? Justifique.

C. É de suma importância controlar o pH no tratamento de aguas e efluentes. De posse de uma única amostra você analisou a condutividade elétrica e verificou a concentração de íons H+ como sendo de 10-8 mols/L. Qual o pH e caráter desta amostra?

D. O nitrogênio é um elemento indispensável para o crescimento de algas, podendo, em certas condições, conduzir ao fenômeno de eutrofização de lagos e represas, causando odor desagradável. Na forma de nitrato (NO3-) a concentração máxima permitida pela legislação brasileira em rios é de 10 mg/L (ou por g de H2O). Na amostra analisada do rio, você identificou uma concentração de nitrato de 55mg/L, portanto, acima do aceitável. Como você descreveria no seu relatório este valor em ppm (partes por milhão)?

E. O nitrogênio e o fósforo são nutrientes com baixa biodegradabilidade, por isso, é mais difícil ter resultados satisfatórios no tratamento por meio de processos tradicionais ou clássicos. Sabendo disso, como analista, você analisaria a concentração destes íons com um processo de Volumetria ou Cromatografia? Explique.




  Valor:  R$110,00





Fale com o Professor Carlão! 

WhatsApp 73 99145-7843


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

Os quatro tempos de um motor de combustão

Este ciclo foi montado com sucesso pelo engenheiro alemão Nikolaus Otto em 1876, e posteriormente por Rudolf Diesel.  Os quatro tempos...