1) Em física, a energia tem significância fundamental: praticamente nenhuma atividade física acontece sem o gasto ou transformação de energia. Cálculos que envolvam a energia de um sistema são de importância essencial na ciência e na engenharia. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo.
I. Energia cinética é a energia associada ao movimento de um objeto.
II. Trabalho é a energia transferida para um objeto ou transferida de um objeto, causado pela ação de uma força externa. O trabalho positivo transfere energia ao objeto e o trabalho negativo transfere energia do objeto.
III. A mudança de energia cinética resultante de forças aplicadas é igual ao trabalho realizado pelas forças.
IV. Potência é a taxa temporal com que o trabalho é feito.
V. Energia potencial é a energia armazenada na configuração de um sistema de objetos que exercem forças entre si.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas as afirmativas I, II, IV estão corretas.
b) Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II, III, IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas III, IV, V estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
2) Em um teste de colisão, um carro de massa 1.500 kg colide com um muro, como mostra a figura. Os módulos das velocidades inicial e final do carro são vi = 15,0 m/s e vf = 2,60 m/s, respectivamente. Se a colisão dura 0,150 s, encontre o impulso causado pela colisão e a força resultante média exercida sobre o carro. Assinale a alternativa que fornece os módulos corretos do impulso e da força média.
a) 2,64.104 kg.m/s e 1,76.105 N.
b) 3,52.104 kg.m/s e 1,84.105 N.
c) 4,64.104 kg.m/s e 2,52.105 N.
d) 2,48.105 kg.m/s e 1,26.104 N.
e) 1,24.105 kg.m/s e 1,38.104 N.
3) Um arqueiro de 60 kg está em pé, em repouso, sobre gelo sem atrito e atira uma flecha de 0,30 kg horizontalmente a 85 m/s. Com que velocidade o arqueiro se move pelo gelo depois de lançar a flecha? Assinale a alternativa correta que apresenta o módulo da velocidade do arqueiro (m/s).
a) 0,25.
b) 0,37.
c) 0,43.
d) 0,55.
e) 0,69.
4) Um brinquedo de criança consiste de um carrinho de 300 g que comprime uma mola em 15 cm, sendo então empurrado ao longo de uma pequena pista retilínea e horizontal, subindo em seguida uma rampa até parar. A constante elástica da mola instalada no brinquedo vale 104,5 N/m. Considerando um sistema mecânico conservativo, em qual altura em relação à pista horizontal o carrinho atinge o repouso? Assinale a alternativa correta.
a) 20 cm.
b) 25 cm.
c) 30 cm.
d) 35 cm.
e) 40 cm.
5) Cálculos que envolvam a energia de um sistema são de importância essencial na ciência e na engenharia. Métodos de resolução de problemas que incluam energia oferecem uma alternativa para trabalhar com as leis de Newton e geralmente são mais simples e fáceis de usar.
Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo.
I. Energia potencial é a energia armazenada na configuração de um sistema de objetos que exercem forças entre si.
II. Quando uma força conservativa realiza trabalho sobre um objeto que percorre um trajeto e retorna ao ponto de partida (um caminho fechado), o trabalho total é zero. Uma força que não cumpre esse requisito é chamada de força não conservativa.
III. A energia mecânica é a soma da energia cinética e da energia potencial. A energia mecânica total é conservada (ela permanece constante com o tempo) para qualquer processo mecânico dentro de um sistema isolado que envolve apenas forças conservativas.
IV. Em um sistema isolado, a energia total – ou seja, a soma de todas as formas de energia, sejam mecânicas ou não – sempre é conservada. Isso é válido para forças conservativas e não conservativas.
V. A mudança de energia potencial em função de alguma reordenação espacial de um sistema é igual a menos (sinal negativo) o trabalho realizado pela força conservativa durante essa reordenação espacial. Assinale a alternativa correta.
a) Apenas as afirmativas I, II, IV estão corretas.
b) Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas..
c) Apenas as afirmativas II, III, IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas III, IV, V estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
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ORION1
03/09/2023
AV2 - Física Geral e Experimental – Mecânica [RESOLVIDA]
01/09/2023
ATIVIDADE 2 - COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO [RESOLVIDA]
1ª QUESTÃO “É comum, em cursos de comunicação e expressão, ouvirmos dizer que a linguagem é uma característica
humana que nos difere dos demais seres. Contudo, essa afirmação da linguagem como característica exclusiva dos seres humanos é questionável, pois até existem estudos que demonstram o uso
de diversos tipos de linguagens na comunicação feita por e entre os outros animais, exceto os Homo Sapiens.”
A linguagem realmente faz parte da comunicação humana e podemos dizer que ela tem sido fundamental no desenvolvimento da nossa sociedade. Conforme vimos no livro da disciplina, assinale corretamente a alternativa que apresenta os tipos de linguagem utilizadas nas interações entre as pessoas.
Linguagem falada e lnguagem dita.
Linguagem verbal e linguagem normal.
Linguagem normal e linguagem anormal.
Linguarem não-verbal e linguagem direta.
Linguagem verbal e linguagem não verbal.
2ª QUESTÃO Segundo o que estudamos na disciplina de Comunicação empresarial e negociação, um “plano de comunicação e seus objetivos dependem, em grande parte, dos recursos disponíveis para implantá-lo e
executá-lo com eficiência.” Das opções abaixo, assinale corretamente aquela que apresenta os recursos necessários para a comunicação empresarial.
Tempo, poder e informação.
Tempo, recursos diretos e dinheiro.
Tempo, recursos humanos e dinheiro.
Técnica, desenvolvimento e recursos humanos.
Recursos humanos, recursos técnicos e tecnologia.
3ª QUESTÃO A construção da imagem institucional da empresa, a adequação dos trabalhadores ao aumento da competição no mercado, o atendimento às exigências dos consumidores mais conscientes de seus direitos, a defesa dos interesses ante ao governo (lobby) e o encaminhamento de questões sindicais e relacionadas à preservação do meio ambiente, são objetivos de um meio de comunicação. O texto acima está relacionado a:
Comunicação de Marketing.
Comunicação Empresarial.
Comunicação Publicitária.
Comunicação Porta-voz.
Comunicação Externa.
4ª QUESTÃO O marketing empresarial pode ser utilizado para diferentes objetivos. Um desses objetivos pode ser divulgar uma marca, ou aumentar a venda de um produto, ou até mesmo fazer pesquisas de mercado para poder
identificar e entender as necessidades do seu público alvo. Sendo assim, podemos afirmar que toda empresa que deseja se desenvolver, conquistar clientes e aumentar sua participação no mercado, precisa desenvolver ações de marketing para atingir esses objetivos. Para isso, as empresas costumam desenvolver suas estratégias levando em consideração os 4 P’s do Marketing.
Das opções abaixo, assinale corretamente aquela que apresenta os 4 P’s do Marketing.
Pessoas, ponto, preço e precisão.
Ponto, preço, promoção e produto.
Pessoas, produto, promoção e praça.
Ponto, precisão, promoção e pessoas.
Produto, produtividade, promoção e preço.
5ª QUESTÃO A comunicação é uma ferramenta de extrema importância para os gestores em seu cotidiano junto aos liderados. Para Martinelli e Ghisis (2006) “a comunicação, especialmente o ‘saber ouvir’, é um instrumento
essencial para identificar as necessidades das outras partes presentes na negociação.
Sendo assim, em relação aos pontos necessários para ter uma forma de comunicação eficaz, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas.
I. Identificação e redução dos ruídos e interferências.
II. O feedback (ou realimentação) por meio do qual pode-se confirmar se a decodificação da mensagem, pelo receptor, deu-se da maneira esperada do emissor.
III. Fazer relações e reuniões semanais com as pessoas que estão envolvidas na organização.
IV. A escolha do canal adequado. As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente.
V, V, V, V
V, V, V, F
V, V, F, V
F, V, F, F
F, F, F, F
31/08/2023
AP2 - Probabilidade e Estatística [RESOLVIDA]
Pergunta 1 Durante o final de temporada de um evento de corrida automobilística, é comum chover nos dois dias de treino, sexta-feira e sábado, e no dia da corrida, domingo. Suponha que a previsão meteorológica para esses dias indique 80% de chance de chuva para cada um dos dias de treino e 30% de chance de chuva para o dia da corrida. Considerando as informações do texto acima, avalie as afirmações a seguir:
I. A chance de não chover em nenhum dos três dias é de 2,8%.
II. A chance de chover em pelo menos um dos três dias é de 97,2%.
III. A chance de chover sexta-feira e sábado é de 80%.
É correto o que se afirma em:
III, apenas
II e III, apenas.
I e II, apenas
I, apenas
I, II e III.
Pergunta 2 Uma campanha de vacinação contra sarampo e rubéola foi realizada em um hospital público, onde foram vacinadas 659 pessoas com a vacina de sarampo, já a vacina de rubéola 803 pessoas foram vacinadas, e as pessoas que tomaram ambas as vacinas foram de 350 pessoas. Quantas pessoas tomaram somente a vacina de rubéola e somente a vacina de sarampo e qual foi a quantidade total de pessoas vacinadas?
ATIVIDADE 2 - QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA [RESOLVIDA]
Questão 1
O ácido fosfórico (H3PO4), também conhecido como ácido ortofosfórico, é um líquido incolor, solúvel em água e etanol, e deliquescente, pois é capaz de absorver a umidade do ar e se dissolver, produzindo uma solução aquosa muito concentrada. Pode ser utilizado na fabricação de vidro, na produção de fertilizantes e nas indústrias alimentícia e farmacêutica. O hidróxido de potássio (KOH), também chamado de potassa cáustica, por sua vez, é um sólido branco, vendido preferencialmente na forma de escamas finas com aspecto translúcido. Tem aplicação na fabricação de sabões, fertilizantes e limpadores de metais ferrosos, além de ser utilizado como reagente analítico em laboratórios escolares e industriais.
Ao adicionarmos o hidróxido de potássio (KOH) a uma solução de ácido fosfórico (H3PO4), obtemos a seguinte reação de neutralização.
Alternativa 1: H3PO4 + KOH → K3PO4 + H2O
Alternativa 2: H3PO4 + KOH → K3PO4 + 3H2O
Alternativa 3: H3PO4 + 3KOH → K3PO4 + 3H2O
Alternativa 4: H3PO4 + 3KOH → K3PO4 + H2O
Alternativa 5: H3PO4 + 3KOH → K3PO4 + 4H2O
Questão 2
O potencial hidrogeniônico (pH) é uma medida da acidez ou basicidade de uma solução líquida ou até mesmo de sólidos, como o solo. Quando se trata de soluções líquidas, em laboratórios de qualidade utiliza-se com frequência pHmetros de bancada. Nesses equipamentos, regularmente são realizadas calibrações do eletrodo de pH, a fim de garantir maior eficiência nas medidas. O eletrodo, por sua vez, deve ficar em repouso, armazenado em uma solução de KCl 3M. Para preparar 500mL dessa solução, qual massa (em gramas) de KCl será necessário dissolver em 500mL de água?
Dados (massas molares): K = 39g/mol, Cl = 35,5g/mol.
Alternativa 1: 223,5g KCl
Alternativa 2: 74,5g KCl
Alternativa 3: 37,25g KCl
Alternativa 4: 111,75g KCl
Alternativa 5: 372,5g KCl
Questão 3
Para melhor compreender as funções químicas, devemos entender a teoria desenvolvida pelo químico Svante August Arrhenius. Na sua teoria, Arrhenius utilizou diversas soluções aquosas com diferentes compostos e observou que em algumas soluções haviam passagem de corrente elétrica e em outras não.
BIGATAO, D. M. M. M.; Química Geral e Inorgânica. Unidade 3, Maringá-PR.: UniCesumar, 2019
Desta forma, das soluções aquosas contendo os compostos abaixo, quais conduziriam corrente elétrica?
I - Na2SO4
II - C12H22O11
III - NaCl
IV – CaSO4
V - HCl
Alternativa 1: I e V, apenas
Alternativa 2: I, II e III, apenas
Alternativa 3: I, III, IV e V, apenas
Alternativa 4: II e V, apenas
Alternativa 5: II apenas
Questão 4
A Tabela Periódica moderna foi idealizada inicialmente pelos químicos Lothar Meyer (1930-1895) e Dmitri Mendeleev (1834-1907), que sugeriram a lei periódica em função do aumento do peso atômico. Atualmente, entretanto, a Tabela Periódica é apresentada em ordem crescente de número atômico, que pouco se diferencia da ideia original dos pesquisadores citados. Sua atual configuração proporciona uma classificação e distribuição dos elementos químicos. Nesse contexto, leia as afirmativas que seguem:
I) A Tabela Periódica é composta por colunas verticais denominadas “grupos” e linhas horizontais, os “períodos”.
II) Alguns grupos recebem nomes especiais, como o grupo I, conhecido como “metais alcalinos terrosos” e o grupo VIII, também chamado de gases nobres.
III) A Tabela é composta basicamente por metais, não metais, gases nobres e hidrogênio.
IV) Os metais conduzem corrente elétrica, são dúcteis e maleáveis. Já os não metais, são densos, contém brilho e possuem elevados pontos de fusão e ebulição.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1: I e III, apenas.
Alternativa 2: II e III, apenas.
Alternativa 3: II e IV, apenas.
Alternativa 4: I, II e III, apenas.
Alternativa 5: I, III e IV, apenas.
Questão 5
Além dos hidrocarbonetos (compostos formados apenas por ligações entre carbono e hidrogênio), muitos compostos orgânicos apresentam em suas estruturas outros elementos como o oxigênio e o nitrogênio. Esses compostos apresentam uma nomenclatura de tal modo que há uma indicação em seu nome de acordo com a sua respectiva função orgânica.
Sabendo disto, indique a alternativa correta que representa, respectivamente, as funções orgânicas de cada um dos compostos abaixo:
I - Butano
II - Metanol
III - Ácido butanoico
IV - Butanona
V - Pentanal
Alternativa 1: Hidrocarboneto, Álcool, Cetona, Aldeído e Ácido carboxílico
Alternativa 2: Hidrocarboneto, Álcool, Aldeído, Cetona e Ácido carboxílico
Alternativa 3: Hidrocarboneto, Ácido carboxílico, Aldeído, Cetona e Álcool
Alternativa 4: Ácido carboxílico, Álcool, Hidrocarboneto, Aldeído, Cetona
Alternativa 5: Hidrocarboneto, Álcool, Ácido carboxílico, Cetona, Aldeído
30/08/2023
ATIVIDADE 2 - QUÍMICA EXPERIMENTAL [RESOLVIDA]
Questão 1
Alternativa 1: A fotossíntese realizada pelas plantas é uma transformação física.
Alternativa 2: A dissolução do açúcar em água é uma transformação química.
Alternativa 3: O alimento decompondo-se no lixo é uma transformação física.
Alternativa 4: A produção de queijo é uma transformação química.
Alternativa 5: O aquecimento de uma panela de alumínio é uma transformação química.
Questão 2
Alternativa 1: 1% e 5%, respectivamente.
Alternativa 2: 5% e 1%, respectivamente.
Alternativa 3: 5% e 20%, respectivamente.
Alternativa 4: 10% e 20%, respectivamente.
Alternativa 5: 20% e 5%, respectivamente.
Questão 3
Um vidreiro, que produz equipamentos de vidro para laboratórios de uma universidade, reproduziu uma bureta, com incerteza de ± 0,05 mL na leitura de qualquer volume, compreendido entre 0,00 mL (parte superior) e 50,00 mL (parte inferior), assim como demonstra a figura 1.
Então, ele acrescentou água até a marcação indicada na figura 2 e fez a leitura do volume contido. O valor do erro relativo percentual na medida do volume contido de 20 mL, levando em conta a leitura a partir do menisco inferior, aproximadamente, é igual a:Alternativa 1: 0,05%.
Alternativa 2: 0,12%.
Alternativa 3: 0,17%.
Alternativa 4: 0,20%.
Alternativa 5: 0,25%.
Questão 4
De acordo com Peruzzo (2013), a massa específica, também conhecida por massa absoluta, é a razão entre a massa (m) da substância e o volume (V) desta substância, em uma dada condição de temperatura e pressão. Trata-se de uma propriedade da substância e não do objeto.
Já a densidade (d) é a propriedade do objeto. Assim, um objeto oco pode ter a densidade muito diferente da massa específica do material que o compõe. Além disso, a densidade de um corpo é a relação ou a razão entre a massa do corpo e o volume deste corpo, em uma dada condição de temperatura, pressão e composição.
A densidade do ferro em uma determinada temperatura, pressão e composição é de 7,8 g/cm3. Observe as alternativas a seguir e assinale a afirmação correta.
Alternativa 1: A massa de ferro no volume de 1 Litro é de 7800 g. Sabe-se que 1 Litro equivale a 1000 cm³.
Alternativa 2: O material descrito flutua em água (densidade da água = 1 g/cm3).
Alternativa 3: A massa de ferro no volume de 1 Litro é de 780 g. Sabe-se que 1 Litro equivale a 1000 cm³.
Alternativa 4: O material descrito tem a mesma densidade da água (densidade da água = 1 g/cm3).
Alternativa 5: Não é possível definir apenas com os dados fornecidos no exercício se o material irá flutuar ou afundar se imerso em água (densidade da água = 1 g/cm3).
Questão 5
O sulfato de sódio (NaSO4) é adicionado na produção de celulose, durante o processo de cozimento do kraft. Suponha que um engenheiro de produção tem uma solução de desse sal na concentração de 60 kg/L, que deve ser diluído por adição de água para se obter uma solução a 40 kg/L. Sabendo que o volume necessário da solução de sulfato de sódio a 40 kg/L é de 7500 L, qual o volume da solução de solução aquosa de sulfato de sódio, Na2SO4, a 60 kg/L, que deve ser diluído?
Alternativa 1: 2000 L.
Alternativa 2: 2500 L.
Alternativa 3: 3750 L.
Alternativa 4: 5000 L.
Alternativa 5: 5500 L.
29/08/2023
AV1 - Física Geral e Experimental – Mecânica [RESOLVIDA]
1) À medida que um avião se desloca pela pista para atingir a velocidade escalar de decolagem, ele é acelerado por seus motores a jato. Em um determinado voo, um funcionário do aeroporto mediu a aceleração produzida pelos motores a jato do avião. Presumindo uma aceleração constante de ax = 4,3 m/s2 começando do repouso, qual é a velocidade de decolagem da aeronave depois dos 18,4 s? Que distância o avião percorreu até a decolagem?
Assinale a alternativa que apresenta os valores corretos (aproximados) da velocidade (v) e da distância percorrida (x). Alternativas:
a) v = 53 m/s e x = 492 m.
b) v = 68 m/s e x = 654 m.
c) v = 79 m/s e x = 728 m.
d) v = 82 m/s e x = 958 m.
e) v = 92 m/s e x = 1030 m.
2) Uma força é uma grandeza vetorial que é uma medida de como um objeto interage com outros objetos. Forças fundamentais incluem a atração gravitacional e a atração e repulsão eletromagnética. Na experiência diária, forças importantes incluem forças de tensão, normal, de atrito e elástica.
Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo.
I. Várias forças que agem sobre um objeto geram uma força resultante.
II. As três leis de movimento de Newton governam o movimento de objetos sob a influência de forças.
III. A primeira lei lida com objetos para os quais as forças externas não são equilibradas.
IV. A segunda lei descreve os casos para os quais as forças externas são equilibradas.
V. A terceira lei aborda forças iguais (em módulo) e opostas (em sentido) que dois corpos exercem entre si.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a) Apenas as afirmativas I, II, V estão corretas.
b) Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II, III, IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas III, IV, V estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
3) Você caminha 1,72 km pelos pântanos do Mato Grosso em direção ao sudoeste depois de sair de seu acampamento base. Você chega a um rio que é profundo demais para ser atravessado, então dobra 90° à direita e caminha mais 3,12 km até uma ponte. A que distância você está do acampamento? Assinale a alternativa correta. Alternativas:
a) 3,46 km.
b) 5,58 km.
c) 7,23 km.
d) 10,87 km.
e) 12,69 km.
4) Um praticante de snowboard (massa de 72,9 kg, altura de 1,79 m) está descendo uma montanha de neve com um ângulo de 22° em relação à horizontal. Se pudermos desprezar o atrito, qual é a sua aceleração em m/s2?
O movimento é restrito ao longo do plano porque o praticante não pode afundar na neve nem ascender do plano, pelo menos não sem saltar!
Dica: Considere que o praticante de snowboard está em um plano inclinado. Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a) 1,8.
b) 2,5.
c) 3,8.
d) 4,9.
e) 5,2.
5) Suponha que uma caminhonete com massa 3260 kg tenha uma colisão frontal com um carro popular de massa 1194 kg e exerça uma força de módulo 2,9.105 N no popular. Qual é o módulo da força que o carro popular exerce sobre a caminhonete na colisão?
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a) 1,0.105 N.
b) 1,5.105 N.
c) 2,9.105 N.
d) 5,8.105 N.
e) 8,7.105 N.
24/08/2023
Questionário 08 - Estruturas de Aço e Madeira [RESOLVIDO]
Pergunta 1 A instabilidade de peças comprimidas está relacionado com a verificação de elementos em condição de compressão, que por sua vez compreendendo seu dimensionamento. Podemos entender que na prática elementos em compressão e flexo-compressão, podem acontecer em pilares de uma modo geral, elementos internos de treliça. Sobre os critérios de projeto de peças em condição de compressão e flexo-compressão, assinale a resposta correta.
A verificação da instabilidade do pilar, deve ser feita referente ao plano de maior inércia.
A verificação da instabilidade do pilar, deve considerar as condições de excentricidade acidental e minimizar a excentricidade inicial para elementos retilíneos.
Para a verificação de peças medianamente esbeltas (40 < 80), deve-se aumentar a excentricidade de primeira ordem (e1) para um valor referente à excentricidade suplementar de primeira ordem (ec), que representa a fluência da madeira.
O momento fletor de segunda ordem (Md) é obtido a partir da excentricidade de primeira ordem amplificada, considerando somente os carregamentos permanentes.
Deve ser garantida a segurança em relação ao estado limite último de instabilidade. Para tanto, deve-se verificar o ponto mais comprimido da seção transversal, aplicando isoladamente a análise nos planos de rigidez mínima e máxima da peça.
Pergunta 2 Considere uma caixa d’água com capacidade máxima de 11 m³ (figura), que será suportada por 4 pés feitos de madeira com as fibras no sentido vertical. Os pilares possui seção quadrada e altura de 115 cm. Dimensionar a seção transversal do pilar de modo a não ocorrer instabilidade. Dados:
Madeira: Dicotiledônea C-40;
Classe de umidade I, segunda categoria e carregamento de longa duração;
Seção quadrada;
Extremidades rotuladas.
(b=9 cm; h=9 cm)
(b=12 cm; h=12 cm)
(b=10 cm; h=10 cm)
(b=8 cm; h=8 cm)
(b=15 cm; h=15 cm)
18/08/2023
Atividade 1 - Desenho Mecânico e Metrologia [RESOLVIDA]
No dia a dia do profissional de engenharia, é imprescindível tomar diversas medidas precisas, como comprimento, pressão, força e vazão, dentre outras. A obtenção dessas medidas requer o uso de instrumentos específicos e, dependendo da natureza da grandeza, diferentes métodos podem ser empregados. Para a medição de comprimentos, por exemplo, contamos com uma variedade de instrumentos, como réguas graduadas, trenas, fitas métricas, trenas a laser, paquímetros, micrômetros, dentre outros.
A capacidade de realizar medições com acurácia é fundamental para diversas áreas da engenharia, desde o projeto e fabricação de componentes até o controle de qualidade em diversos setores industriais. Por meio da correta leitura dos instrumentos de medição, o engenheiro pode garantir que as especificações e tolerâncias sejam cumpridas, evitando erros e falhas que possam acarretar prejuízos ou riscos para o projeto ou produto final.
Além disso, ao dominar a leitura de instrumentos de medição linear, o profissional estará apto a tomar decisões embasadas em dados precisos, contribuindo para a eficiência dos processos produtivos, economia de recursos e redução de desperdícios. A confiabilidade das medições realizadas também é essencial para o desenvolvimento de pesquisas científicas e estudos técnicos.
ATIVIDADE 1 - PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E DISRUPÇÃO [RESOLVIDA]
"Na vida em sociedade, desde os eletrodomésticos mais comuns aos equipamentos médicos de ponta, passando por carros, semáforos e comunicação, tudo mudou com o advento da informática, e, claro, isso muda nosso modo de viver, gerando sempre novas necessidades, sejam elas reais ou induzidas."
Fonte: adaptado de: SUHR, I. R. F. Produção de Conhecimento Científico, Tecnológico e Disruptivo. Maringá: UniCesumar, 2023.
Considerando a passagem de texto apresentada, explique como o advento da informática mudou nosso modo de viver e gerou novas necessidades.
ATIVIDADE 1 – Manutenção Industrial [RESOLVIDA]
Questão 1 Com o objetivo de organizar as demandas de manutenção corretiva, você seleciona uma amostra de solicitações de serviço recebidas pela manutenção e decide fazer uma análise para decidir qual ferramenta poderá ser utilizada. A primeira coisa que faz é organizar as informações em uma tabela. Ao observar os dados preenchidos na tabela, com uma análise prévia, você acredita que a ferramenta conhecida como matriz GUT, que analisa a Gravidade, a Urgência e a Tendência de cada solicitação recebida pelo departamento de manutenção, possa ser adequada, e uma boa opção para o departamento de manutenção utilizar no dia a dia. Utilize os critérios a seguir e preencha a nova tabela com a sua análise, explicando qual seria a ordem de atendimentos às demandas recebidas pela manutenção, iniciando pelos serviços com a maior nota GUT.
Ordem de atendimento às demandas:
1. Centrífuga CT-05 (GUT = 50)
2. Trocador de calor TC-02 (GUT = 40)
3. Válvula VAL-250 (GUT = 24)
4. Compressor CA-01 (GUT = 8)
5. Bomba BOM-305 (GUT = 4)
6. Centrífuga CT-03 (GUT = 2)
A ordem de atendimento às demandas deve seguir a classificação GUT, ou seja, primeiro atender à solicitação com maior valor de GUT (maior prioridade) e assim sucessivamente. Isso permitirá que as demandas mais urgentes e com maior impacto na gravidade sejam atendidas prontamente, minimizando os riscos e garantindo a eficiência e segurança do processo de manutenção corretiva.
ATIVIDADE 1– Processos de Fabricação Mecânica e Metrologia [RESOLVIDA]
Os polímeros são compostos químicos de longas cadeias moleculares, formadas por unidades repetitivas chamadas monômeros. Eles desempenham um papel essencial em nossa vida diária, pois estão presentes em uma ampla variedade de objetos e materiais que usamos regularmente.
A utilização de polímeros em diversos produtos tem uma influência significativa em nosso cotidiano de várias maneiras. Podemos encontrar compostos poliméricos em embalagens, elementos têxteis, eletroeletrônicos, automóveis, dispositivos médicos, entre outros. Entretanto, para cada item a ser produzido, pode-se ser utilizado um processo específico para a sua fabricação. No nosso livro temos como exemplo o processo de injeção, mas existem diversos outros. Disserte sobre outros três processos de fabricação que produzem peças usando como matéria-prima o polímero.
Atividade 1 - Elementos de Máquinas [RESOLVIDA]
QUESTÃO 1 Uma barra cilíndrica possui 30mm de diâmetro e é tracionada por uma força de tração de 15kN. Qual é a tensão que esta barra está submetida?
QUESTÃO 2 Um motor elétrico possui uma rotação de 800rpm, qual é a velocidade angular deste motor em rad/s?
QUESTÃO 3 Uma viga de madeira que possui base com dimensão de 40 cm e altura de 15 cm será usada como componente estrutural de um telhado, qual é o momento de inércia desta viga? Se ela for utilizada de forma que a base seja 10 cm e a altura de 30 cm, haverá diferença no momento de inércia? Se sim qual será o novo momento de inércia?
QUESTÃO 4 Uma peça de aço possui um módulo de elasticidade de 210 GPa. Inicialmente, ela possui 500 mm de comprimento e é tracionada por uma tensão de 300 MPa. Se a deformação é inteiramente elástica, qual será o comprimento final da peça?
16/08/2023
ATIVIDADE 1 - GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR [RESOLVIDA]
Suponha que você começou a estagiar em uma empresa produtora de vários
componentes elétricos e mecânicos, sendo uma importante fornecedora para outras empresas brasileiras. Suas primeiras atividades como estagiária(o) foram relacionadas a análises de demandas de produção da empresa, juntamente com a Assessoria Industrial. Determinado dia, trabalhando com dados em planilhas, você computou os rendimentos de quatro grandes vendas:
A primeira de R$ 1.298.400,00, a segunda de R$ 1.250.210,00, a terceira de R$1.131.000,00 e a última de R$ 2.596.800,00, sendo que em cada venda, apenas os produtos A, B e C estariam presentes. As quantidades de cada produto em cada venda foram:
- Primeira: Produto A = 7.500, Produto B = 9.000 e Produto C = 16.000;
- Segunda: Produto A = 11.200, Produto B = 13.000 e Produto C = 11.800;
- Terceira: Produto A = 15.000, Produto B = 14.000 e Produto C = 8.000;
- Quarta: Produto A = 15.000, Produto B = 18.000 e Produto C = 32.000.
Infelizmente, você não conseguiu encontrar os preços unitários de cada produto e, estando sozinho e no final do seu expediente, precisava terminar os preenchimentos de outras planilhas que precisavam dessas quantidades.
Como você pode perceber, esse problema pode ser solucionado por meio do uso dos conceitos de Sistemas de Equações Lineares. Dessa forma, responda:
Como você pode perceber, esse problema pode ser solucionado por meio do uso dos conceitos de Sistemas de Equações Lineares. Dessa forma, responda:
a) Qual o conjunto de equações lineares formado?
b) Qual a matriz dos coeficientes?
c) Calcule e apresente os cálculos do determinante da matriz dos coeficientes?
d) Resolva o sistema de equações lineares utilizando o Método de Cramer, calculando os determinantes das matrizes pelo Método de Sarrus, e indicando os preços unitários!
e) Se a quantidade vendida em determinado pedido fosse de 8.000 produtos de cada tipo (A, B e C), qual seria o valor da venda?
ATIVIDADE 1 MATERIAIS DA INDÚSTRIA E CONSTRUÇÃO UNICESUMAR [RESOLVIDA]
Você, engenheiro(a), precisa conhecer independente da área de atuação, isto é, construção civil, projetista, calculista, orçamentista ou executor de obras, é necessário conhecer os tipos de cimento empregados e saber suas características para conseguir indicar qual o melhor emprego em função de cada tipo de obra. Com base no conhecimento adquirido, considerando o exposto, explique as principais diferenças de cada tipo de cimento. Informe também a normatização de cada material.
Atividade 1 Ergonomia e Segurança do Trabalho UNICESUMAR [RESOLVIDA]
A segurança do trabalho busca evitar acidentes e, também, proporcionar maior qualidade de vida no trabalho. Os riscos no ambiente laboral podem se apresentar de diferentes maneiras, o que exige um monitoramento constante dos postos de trabalho e seus riscos. Em algumas situações, os riscos são mais evidentes e fáceis de serem percebidos (como falta de proteção em máquinas ou ruído excessivo). Contudo, eles podem, também, ser mais difíceis de serem notados (como a sobrecarga de trabalho, metas inatingíveis, dentre outros).
Assim, considere a seguinte situação: em uma loja de roupas, trabalham cinco vendedores. Devido a conflitos interpessoais entre os vendedores, um deles, durante uma discussão, agride outro vendedor, lesionando parte de seu rosto. Considerando a situação hipotética apresentada, responda: a agressão configura um acidente de trabalho? Qual área do conhecimento da segurança do trabalho poderia contribuir para evitar esse tipo de acontecimento? Justifique suas respostas.
15/08/2023
ATIVIDADE 01 – QUÍMICA EXPERIMENTAL UNICESUMAR [RESOLVIDA]
Pensando nisso e, a partir dos conteúdos do livro e discutidos em aula, você dispõe no livro didático, na página 90, o experimento de Precisão e Exatidão de Medidas Experimentais, o qual foi adaptado nesta atividade e preenchido com as informações do experimento, para que possa realizar todas as etapas necessárias solicitadas abaixo.
ATIVIDADE 01 – QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA UNICESUMAR [RESOLVIDA]
Uma solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias. A substância presente em maior quantidade é geralmente chamada de solvente e as outras substâncias são chamadas de soluto. O comportamento das soluções depende geralmente não só da natureza dos solutos, mas também de suas concentrações. Concentração, assim, é usado para designar a quantidade de soluto dissolvida em uma determinada quantidade de solvente ou solução. Quanto maior for a quantidade se soluto dissolvida em certa quantidade de solvente, mais concentrada será a solução resultante.
Uma solução foi preparada a partir da dissolução de 23,4 g (ou 0,165 mol) de sulfato de sódio (Na2SO4) em água suficiente para perfazer 125 mL de solução suficiente para perfazer 125 mL de solução.
a) Calcule a concentração em massa para esta solução (g/L)
b) Calcule a concentração em Quantidade de Matéria para esta solução (mol/L).
c) Você precisa preparar uma solução de 1 mol/L em um balão volumétrico de 100 mL. Assim, será retirado uma quantidade da solução inicial, transferido para o balão volumétrico de 100 mL e em seguida preenchido com água destilada. Qual o volume da solução inicial de sulfato de sódio transferido para realizar esta diluição?
d) Para estar em seu formato isolado, a solução de sulfato de sódio tem máximo de solubilidade de aproximadamente 45 g de soluto para 100 g de água. Qual a massa de sulfato de sódio que pode ser adicionada na solução inicial (23,4 g de sulfato de sódio em 125 mL) para que esta forme uma solução saturada?
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