31/01/2009

DIAGNÓSTICO DE BOMBA CENTRÍFUGA

  • O diagnóstico é o resultado de uma inspeção detalhada que deve ser realizada todas as vezes em que desmontamos um equipamento para uma manutenção preventiva ou corretiva.
  • Dependendo do tipo de manutenção adotada, poderemos ter resultados diferentes no diagnóstico, já que o comprometimento das peças e elementos de máquinas sofrerá influência direta deste fator.
  • As bombas centrífugas estão entre os equipamentos que exigem um diagnóstico confiável e satisfatório, por representarem um dos principais elementos de uma planta industrial.
  • O procedimento de investigação deve ser realizado após a bomba ser desmontada e suas peças serem devidamente lavadas e estarem completamente limpas para que o técnico possa verificar minuciosamente, os motivos das falhas e quais as causas dos desgastes apresentados pelas elementos da bomba.
  • Os mancais de rolamento, eixos, rotores, carcaças (voluta ou difusor), sistema de vedação (retentores, gaxetas ou selo mecânico), qualidade do lubrificante (níveis de contaminação), além das juntas, buchas, anéis, parafusos e porcas devem ser especificados e identificados em um relatório técnico constando a situação em que foram encontrados e a recomendação da substituição dos mesmos.
  • Para mancais de rolamento a recomendação é sempre de substituição dos mesmos, visando preservar a qualidade da manutenção. Existem alguns casos em que podemos reconsiderar esta possibilidade (quando tratamos de rolamentos especiais ou de maior dimensão) que depois de analisados podem ser reaproveitados.
  • Os alojamentos de mancais devem ter suas medidas observadas em relação às folgas e ajustes. Os eixos devem ser inspecionados em um torno mecânico para analisar se estão empenados. Os rotores e carcaças devem ser observados para detectar sinais de cavitação, desbalanceamento ou empeno no eixo.
  • Os elementos de vedação como os retentores, selos e gaxetas devem ser substituídos pois sofrem desgastes enquanto estão em funcionamento e torna-se arriscado seu reaproveitamento. Apenas os selos mecânicos especiais tem seus elementos de substituição (reparos).
  • Os lubrificantes (graxa ou óleo) devem ser analisados para medir seus níveis de contaminação pelo fluido bombeado, poeiras, fuligens e outros contaminantes. Não é recomendado o reaproveitamento destes lubrificantes, salvo em casos especiais.
  • No instante da lavagem das peças para retirada do excesso de lubrificação deve-se evitar a utilização de solventes ou mesmo de óleo diesel. Existem no mercado desengraxantes apropriados para esta função.
  • O diagnóstico de bombas centrífugas representa uma ferramenta importantíssima para as empresas que adotam sistemas de manutenção preditiva e preventiva, pois desta forma é possível medir o grau de eficiência de cada etapa alcançada. Assim pode-se constatar se está sendo satisfatória a adoção destes sistemas.
  • O diagnóstico também representa maior qualidade nas etapas de manutenção e operação, já que os seus resultados passarão a ser comparativos para novos procedimentos de operação que possam evitar os mesmos defeitos encontrados no equipamento.

30/01/2009

CAVITAÇÃO


  • A cavitação é um fenômeno físico que ocorre no interior das bombas de deslocamento hidrodinâmico de fluidos. Consiste na formação de bolhas de ar ou vapor do fluido bombeado.
  • Estas bolhas chocam-se contra as paredes da carcaça da bomba (voluta ou difusor) e dos rotores (principalmente os fechados), causando desgastes profundos na estrutura dos mesmos como trincas e rachaduras, na maioria das vezes irreversíveis.
  • Este fenômeno pode ser causado por falhas no projeto das linhas de transferência, na variação da temperatura do fluido ou falhas na operação da bomba. Estas falhas ou variações causam desníveis de pressão (entre a pressão do fluido bombeado e a pressão atmosférica) na tubulação permitindo a formação da cavitação.
  • A cavitação causa vibração nas bombas e na tubulação, esta vibração agride as peças rotativas como os mancais de rolamento aumentando o atrito entre os corpos rolantes, consequentemente aumentando a temperatura.
  • Os acionadores (motores elétricos ou de combustão) também são atingidos pelos efeitos da cavitação, causando desgastes e perdas de energia em todo o conjunto mecânico. Com a cavitação há um aumento considerável no ruído durante a operação, chegando em alguns processos a níveis insuportáveis.

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