13/07/2009

PAINEL SOLAR ORGÂNICO

Pesquisadores italianos da Universidade Tor Vergata, em Roma, anunciaram ter produzido energia elétrica a partir de painéis solares elaborados com cascas de frutas, verduras e legumes. Os cientistas trabalham no Polo Solar Orgânico, instituto criado dois anos atrás pela região de Lazio e com a participação da iniciativa privada para estudar o emprego de materiais orgânicos em fontes renováveis de energia.

A nova geração de painéis solares substitui o uso do silício por uma mistura de pigmentos de alimentos que podem ser sintetizados biologicamente. A inovação está na elaboração de um material que absorve a radiação solar e a transforma em eletricidade. O grupo de pesquisadores inspirou-se na fotossíntese, processo natural das plantas de absorção de gás carbônico e emissão de oxigênio na atmosfera.

As células solares orgânicas são formadas por corantes naturais extraídos do mundo vegetal. A ciência básica por trás é a mesma do painel tradicional. Mas muda a composição química dos elementos e a espessura da lâmina que pode ser aplicada ao produto final em película, plástico ou vidro.

Um comentário:

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

LEIA TAMBÉM...

AV1 & AV2 de Fundamentos de Eletrotécnica [RESOLVIDAS COM NOTA MÁXIMA]

[AV1  Fundamentos de Eletrotécnica] 1] Dependendo da fonte de energia e do processo utilizado na geração de eletricidade, as usinas, podem-s...