23/11/2025

[AV1 & AV2] [Fundição e Processos Siderúrgicos] [RESOLVIDAS COM NOTA MÁXIMA]

1) Como visto o minério de ferro é a principal matéria-prima do alto-forno para produção do ferro gusa. Com a evolução do processo siderúrgico, o minério de ferro passou a ser processado previamente antes do carregamento no alto-forno. São processos que tornam o material mais adequado para facilitar e melhorar o processo. Nesse contexto, marque a alternativa que se refere aos processos de beneficiamento do minério de ferro e que são utilizados para facilitar a produção do ferro gusa no alto-forno.

Alternativas:

a) Sinterização e Pelotização.
b) Sintetização e Descarbonetação.
c) Redução e Esferoidização.
d) Pelotização e Descarbonetação.
e) Redução e Sintetização.

2)
A fundição é a maneira mais prática de transformar uma liga metálica líquida em uma peça acabada ou semiacabada. Isso faz com que o processo seja atraente do ponto de vista econômico para diversas aplicações. Como a elaboração dos moldes permite a produção de praticamente qualquer forma e dimensão, a fundição se torna um processo que possui muita versatilidade.

Através da fundição é possível produzir praticamente qualquer tipo de peça metálica, desde alguns gramas até turbinas para hidrelétricas e peças de navios.

PORQUE

Existem vários processos de fundição que se aplicam aos tipos de ligas metálicas, requisitos dimensionais, geométricos, acabamento superficial, produtividade e tamanho das peças fundidas.

Alternativas:

a)
As duas afirmações são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa para a primeira.

b)
As duas afirmações são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

c)
A primeira afirmação é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

d)
A primeira afirmação é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

e)
As duas afirmações são proposições falsas.

3)
Quando se projeta uma peça que será fundida em um dos processos de fundição chamado de areia a verde, muitos aspectos devem ser levados em consideração para que os resultados sejam alcançados.

Antes da confecção do molde de areia é necessário ter a especificação da peça que se deseja obter através da fundição e projetar o modelo desta peça.

Qual das alternativas a seguir corresponde ao elemento utilizado na confecção do modelo, para moldagem em areia a verde que serve para sustentação do macho?

Alternativas:

a)
Caixa de macho

b)
Modelo da peça

c)
Marcação de macho.

d)
Canal de saída.

e)
Caixa de moldagem.

4)
No forno elétrico a indução, a corrente elétrica alternada passa por uma bobina gerando a corrente elétrica induzida na carga metálica, fazendo com que a resistência elétrica seja aquecida, fundida e sobreaquecida. Um dos tipos de forno elétrico a indução é o forno do tipo cadinho.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

Este tipo de forno de fusão é constituído de um cadinho _______ a presença de um núcleo magnético, sendo que o próprio _______ que se deseja fundir funciona como _______________.

Alternativas:

a)
com; cadinho; primário.

b)
tendo; gusa; terciário.

c)
sem; metal; secundário.

d)
com; metal; resistência.

e)
exposto; cadinho; secundário.

5)
O forno cubilô é normalmente utilizado na produção de ferro fundido, operando com ferro-gusa, sucata de aço e de ferro fundido, calcário (para separar as impurezas), ferro-silício, ferro-manganês e coque, como combustível. Ele opera através do método de contra-corrente, como é o caso do alto-forno, tendo a carga metálica e o coque descendo e os gases subindo.

Leia as afirmações a seguir e responda.

I. No forno a cadinho, o aquecimento só pode ser com combustível líquido, gasoso ou sólido.

II. O forno revérbero elétrico apresenta baixo rendimento térmico.

III. O forno cubilô opera através do método de contra-corrente, tendo a carga metálica e o coque descendo e os gases subindo.

IV. No caso de cadinho móvel, o forno deve ser basculante para permitir a retirada do metal líquido.

É correto o que se afirma em

Alternativas:

a)
II e IV, apenas.

b)
II, apenas.

c)
III, apenas.

d)
II e III, apenas.

e)
I e IV, apenas.

1)
Se o processo de solidificação e resfriamento não for controlado, podem surgir efeitos indesejados muito comuns em fundição, ocasionados pela contração e pela retenção de gases no molde, como a porosidade, que pode se apresentar como macroporosidade ou microporosidade.

Leia as afirmações a seguir e responda.

I.O intervalo de solidificação é um dos fatores que determina o tipo de porosidade.

II.A macroporosidade é característica de ligas metálicas com pequeno intervalo de solidificação.

III. A microporosidade ocorre quando as ligas metálicas possuem pequeno intervalo de solidificação.

IV.A macroporosidade é característica de ligas metálicas com grande intervalo de solidificação.

É correto o que se afirma em

Alternativas:

a)
IV, apenas.

b)
I e IV, apenas.

c)
II e III, apenas.

d)
I e II, apenas.

e)
III e IV, apenas.

2)
As impurezas nas ligas apresentam comportamento diferente se a liga estiver no estado líquido ou no sólido, sendo que no estado líquido surgem impurezas totalmente dissolvidas e homogêneas. No estado sólido, menos solúveis, ficando acumuladas nas regiões em que a solidificação ocorreu por último.

Leia as afirmações a seguir e assinale verdadeiro (V) para as corretas e falso (F) para as incorretas e, em seguida, assinale a alternativa correta:

(___) Produtos originários de gases, chamados de inclusões endógenas, não têm origem do próprio material fundido.

(___) Para evitar os defeitos provocados pelas inclusões, é necessário um bom processo de escorificação.

(___) O efeito das inclusões é similar ao efeito das cavidades, agindo como descontinuidades e afetando o comportamento plástico do material.

(___) Em processos de fusão de ligas ferrosas, as inclusões, de acordo com a sua origem, podem ser classificadas como endógenas e exógenas.

Alternativas:

a)
F – F – V – F.

b)
V – F – F – V.

c)
V – F – V – F.

d)
F – V – V – V.

e)
V – F – V – V.

3)
Os defeitos em peças fundidas podem originar problemas em processos posteriores e na aplicação funcional das peças, afetando o desempenho e a vida útil do material. Muitos defeitos são observados visualmente na parte externa das peças e outros só são possíveis de detectar através de exames mais sofisticados.

Assinale a alternativa que completa corretamente a frase.

Na desmoldagem manual, para os moldes em areia a verde, é comum deixar as caixas caírem no chão pela ação da gravidade para que possibilite a separação _____________________.

Alternativas:

a)
dos canais da peça.

b)
das caixas.

c)
da areia das peças fundidas.

d)
do massalote.

e)
da rebarba de divisão.

4)
Os machos em moldes de fundição são necessários para a obtenção de furos, vazios e reentrâncias nas peças fundidas, ou seja, representará no fundido, porções não preenchidas pelo metal líquido, sendo que em peças de grande complexidade geométrica, podem ser utilizados diversos tipos de machos.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

Os machos de fundição são montados nos moldes de modo que __________________ na posição correta durante ______________________ do metal e preenchimento da cavidade do molde.

Alternativas:

a)
desmontem; a solidificação.

b)
estejam; a fusão.

c)
permaneçam; o vazamento.

d)
movimentem; a solidificação.

e)
desfaçam; a retirada.

5)
Na fundição em moldes permanentes é comum que o molde seja aquecido para facilitar o fluxo de metal no molde e que ocorra a limpeza através de sopros de ar e aspersão de elementos lubrificantes e de recobrimento, sendo que assim que o metal se solidifica, o molde é aberto para que a peça fundida seja retirada.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

Algumas ______________ da fundição em moldes permanentes estão relacionadas aos custos de ________________ e dos equipamentos utilizados quando o processo é ________________.

Alternativas:

a)
vantagens; fusão; por gravidade.

b)
limitações; matrizes; sob pressão.

c)
melhorias; modelagem; contínuo.

d)
limitações; fusão; por gravidade.

e)
vantagens; solidificação; baixa pressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

LEIA TAMBÉM...

[AV1 & AV2] [Fundição e Processos Siderúrgicos] [RESOLVIDAS COM NOTA MÁXIMA]

1) Como visto o minério de ferro é a principal matéria-prima do alto-forno para produção do ferro gusa. Com a evolução do processo siderúrgi...