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29/05/2025

AP1 de Cálculo Diferencial e Integral I [RESOLVIDA COM NOTA MÁXIMA]

Sejam dois conjuntos não vazios A e B, uma relação de f de A em B recebe o nome de função (ou aplicação) de A em B se, e somente se, para todo x ∈ A existir um só y ∈ B, tal que (x, y) ∈ f. As seguintes notações são utilizadas:

𝑓: A → B

x → y = 𝑓(x)

Isto significa que uma função é um conjunto de pares ordenados, determinados por uma sentença y = f (x) que expressa uma correspondência entre as duas variáveis x ∈ y.

Sobre as funções, considere para x os valores -5, -2, -1, 0, 1, 2 e 5, e encontre os valores de f (x) para cada uma das funções que seguem, e plote seu respectivo gráfico, contendo os 7 pares ordenados, utilizando o MS EXCEL:

a) 𝑓(x) = 2x - 1

b) 𝑓(x) = -x² + 3x

c) 𝑓(x) = x4

d) 𝑓(x) = -3x + 102

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18/05/2025

AV1 - Algoritmos e Lógica de Programação [RESOLVIDA COM NOTA MÁXIMA]

1) A lógica clássica é um ramo da filosofia que estuda os princípios do pensamento válido. Esse pensamento por sua vez também é utilizado na lógica de programação na construção de algoritmos. Sobre a lógica clássica, assinale a alternativa correta:


Alternativas:

  • a)

    A lógica clássica é exclusivamente utilizada na programação de computadores.

  • b)

    A lógica clássica não se preocupa com a validade dos argumentos.

  • c)

    A lógica clássica busca estudar a forma como as máquinas processam informações.

  • d)

    A lógica clássica é um ramo da filosofia que investiga as regras do pensamento válido e as estruturas argumentativas.


  • e)

    A lógica clássica é um método de programação que prioriza a eficiência na execução de algoritmos.

2)

Analise a descrição a seguir:

Na programação, _________________ e _________________ desempenham papéis fundamentais. Variáveis armazenam valores que podem ser ___________________ durante a execução do programa, enquanto constantes mantêm valores ___________________.

Um exemplo de tipo de dado é _________________, que representa um número inteiro.
Escolha a alternativa que preencha corretamente as lacunas.


Alternativas:

  • a)

    Strings / mantidos / alterados / fixos / Ponto Flutuante.

  • b)

    Variáveis / constantes / mantidos / fixos / Inteiro.


  • c)

    Números / valores / modificados / constantes / Boolean.

  • d)

    Variáveis / constantes / alterados / fixos / Boolean.

  • e)

    Tipos de Dados / valores / alterados / mantidos / Caractere.

3)

A lógica é um conteúdo fundamental na área da computação. A sua compreensão é o início para o desenvolvimento de qualquer aplicação.
Sobre a definição de lógica, assinale a alternativa correta.


Alternativas:

  • a)

    A lógica é o estudo das máquinas e dispositivos eletrônicos utilizados na computação.

  • b)

    A lógica é a capacidade de programar algoritmos de maneira eficiente.

  • c)

    A lógica refere-se à habilidade de resolver problemas matemáticos complexos.

  • d)

    A lógica é a ciência que investiga os princípios formais do raciocínio válido e da inferência.


  • e)

    A lógica é o desenvolvimento de softwares e aplicativos para computadores.

4)

Na programação, variáveis e constantes desempenham papéis fundamentais. Analise essa afirmação, para responder corretamente as diferenças entre variáveis e constantes.
Assinale a alternativa correta.


Alternativas:

  • a)

    Variáveis armazenam valores que podem ser alterados durante a execução do programa, enquanto constantes mantêm valores fixos.


  • b)

    Tanto variáveis quanto constantes armazenam valores inalteráveis durante a execução do programa.

  • c)

    Variáveis mantêm valores constantes ao longo do programa, enquanto constantes podem ser modificadas

  • d)

    Tanto variáveis quanto constantes podem ser modificadas durante a execução do programa

  • e)

    Variáveis armazenam valores fixos, enquanto constantes podem ser alteradas durante a execução do programa.

5)

Considerando o cenário atual da tecnologia, deve-se considerar a importância de se aprender programação. Indique qual das alternativas abaixo representa corretamente um benefício fundamental associado à habilidade de programar.

Assinale a alternativa correta.


Alternativas:

  • a)

    Desenvolver a capacidade de solucionar problemas complexos


  • b)

    Aprimorar habilidades interpessoais

  • c)

    Elemento responsável pelo armazenamento e manipulação de dados

  • d)

    Diferença existente entre o aspecto estático e o aspecto dinâmico

  • e)

    Armazenamento explícito de dados

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03/05/2025

PORTFÓLIO DE PROCESSOS DE FABRICAÇÃO [COMPLETO COM TODAS AS ATIVIDADES]

 PROCESSOS DE FABRICAÇÃO 

Unidade: U1_Fundição 

Aula: A2_Processos de fundição 

OBJETIVOS  

Definição dos objetivos da aula prática: 

 Aplicar os procedimentos técnicos relacionados ao processo de fundição por gravidade. 

 Analisar o processo de fundição por gravidade na produção do fundido; 

 Identificar possíveis falhas oriundas no processo de fundição. 

SOLUÇÃO DIGITAL: 

PRÁTICAS ESPECÍFICAS DE ENG. MECÂNICA E ENG. PRODUÇÃO>> Processos de 

Fabricação: Projeto de Fundição - ID 178 

Laboratório Virtual Algetec - simulador: “Processos de Fabricação: Soldagem - Efeito da 

Corrente Elétrica sobre a Solda”.  

O laboratório virtual é uma plataforma para simulação de procedimentos em laboratório e deve 

ser acessado preferencialmente por computador.   

PROCEDIMENTOS PRÁTICOS E APLICAÇÕES 

Procedimento/Atividade nº 1  

Projeto de Fundição 

Atividade proposta:  

Neste experimento, você irá fundir uma peça metálica utilizando um molde de areia verde. O experimento adota o equipamento modelo em madeira, bem como o macho para a fundição. O insumo utilizado será a areia verde, e o material vazado será o aço fundido. Nesta prática, é obrigatório o uso de equipamentos de proteção individual para proteção primária. Procedimentos para a realização da atividade: 

1. TRANSFERINDO AREIA PARA A CAIXA 1 

Despeje a água na bacia clicando com o botão esquerdo do mouse sobre o béquer...


Entrega de um arquivo em PDF, arquivo único, com a identificação do aluno, que contempla todas as etapas da atividade prática, conforme apresentado no ROTEIRO EM PDF.

Portfólio completo com todos os Procedimentos e Atividades Propostas...


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01/05/2025

AV1 & AV2 - Gestão, Qualidade e Segurança do Paciente [RESOLVIDAS COM NOTAS MÁXIMAS]

1) Os Desafios Globais para Segurança do Paciente propõe ações que auxiliam na prevenção de riscos aos pacientes que, concomitantemente, auxiliam os países a nortearem suas ações para implanta-las.

Em relação ao primeiro Desafio Global, assinale a alternativa que descreve o seu principal objetivo.


Alternativas:

  • a)

    A ação “Enfrentando a resistência microbiana aos quimioterápicos”, consiste na utilização de quimioprofilaxia nas cirurgias de alto risco, para reduzira infecção do sítio cirúrgico nas em todas as cirurgias realizadas nos serviços de saúde.

  • b)

    A prevenção das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), apresenta como principal lema “Uma assistência limpa é uma assistência mais segura”, envolve ações relacionadas à melhoria da higiene das mãos em serviços de saúde.

  • c)

    A temática “Cirurgias Seguras Salvam Vidas” trata da correção de danos cirúrgicos provocados pelos serviços ambulatoriais e hospitalares, conscientiza quanto o risco por exemplo de operação de membros errados, ou demais problemas.

  • d)

    A criação do programa “Pacientes pela Segurança do Paciente”, busca implantar, de forma gradativa, o cuidado comunitário. Tem como objetivo tornar o paciente um ser ativo no processo de cuidado, contribuindo para a melhoria dos processos.

  • e)

    A ação “Eliminando infecção da corrente sanguínea associada a cateter central” visa à redução de 60 a 90% das infecções de corrente sanguínea nos serviços de saúde do país.  Especialmente em unidades de terapia intensivas.

2)

Para implantação do processo de qualidade, um dos aspectos que mais influencia em seu sucesso e a cultura de qualidade segurança do paciente. A cultura ocorre quando:

I - Profissionais e líderes preocupam-se em manter a sua própria segurança, da sua equipe, pacientes e acompanhantes.

II - A instituição de saúde empenha-se em garantir a segurança, mitigando e resolvendo os problemas e disseminado a cultura da qualidade acima de outras metas, como a financeira por exemplo.

III - Existe aprendizado após um incidente e isso promove mudanças.

IV - Há uma estrutura organizada e recursos para manutenção da qualidade e segurança do paciente.

Considerando o contexto apresentado e a avaliação das afirmativas, é correto o que se afirma em:


Alternativas:

  • a)

    I, apenas.

  • b)

    I e II, apenas.

  • c)

    II e III, apenas.

  • d)

    III e IV, apenas.

  • e)

    I, II, III e IV.

3)

Os estabelecimentos de saúde podem ser avaliados de diversas maneiras para cumprir exigências legais, as condições de classificação segundo determinados critérios ou as condições de qualidade. Uma das categorias de avaliação no sistema de saúde no Brasil é realizada por meio de um processo denominado Acreditação Hospitalar.

Frente ao exposto analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):

(  ) A Acreditação Hospitalar tem um caráter educativo, voltado para a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial/governamental.

(  ) O procedimento de avaliação dos recursos institucionais, periódico, compulsório, voluntário, racionalizado e ordenado para todas as instituições hospitalares públicas contempla o Programa de Acreditação Hospitalar.

(  ) A Acreditação Hospitalar é uma avaliação executada pela autoridade sanitária jurisdicional, no caso do Brasil, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

(  ) A certificação das instituições de saúde pode ocorrer em três níveis: Acreditado, Acreditado Pleno e Acreditado com Excelência.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.


Alternativas:

  • a)

    V - V - F - V.

  • b)

    V - V - V - V.

  • c)

    F - F  -F - F.

  • d)

    F - V - F - V.

  • e)

    V - F - V - F.

4)

Sobre o  ciclo PDCA  podemos dizer que significa: Plan = Planejar; Do = Fazer; Check = Verificar; e Act = Agir, padronizar ou corrigir.  A finalidade do ciclo é operacionalizar o processo de trabalho e permitir visualizar resultados tangíveis das intervenções de melhoria.

Em qual das etapas do ciclo de PDCA utilizamos estas cinco perguntas: O que? Quem? Quando? Onde? Que dados coletar?


Alternativas:

  • a)

    Do = Fazer.

  • b)

    Plan = Planejar.

  • c)

    Check = Verificar.

  • d)

    Act = Agir.

  • e)

    Agree = Aceitar.

5)

O POP e o protocolo são ferramentas indispensáveis para que um serviço de saúde tenha fluidez de processos, eficiência e melhores resultados. É importante que o profissional de saúde compreenda onde pode utilizar cada um e assim alcançar o resultado desejado.

Para melhoria dos serviços de saúde, tanto o POP quanto o protocolo realizam padronização, porém de formas distintas. Qual a diferença entre o POP e o Protocolo?


Alternativas:

  • a)

    O protocolo garante a padronização das condutas frente a uma patologia e o POP padroniza procedimentos, atividades ou fluxos.

  • b)

    O POP é usado padronização das condutas frente a uma patologia e o Protocolo para orientar o fluxo de um procedimentos.

  • c)

    Os Protocolos e o POP´s tem a mesma função e objetivo. Não há distinção entre eles para aplicação no serviço de saúde.

  • d)

    O POP é para equipe operacional e o Protocolo para equipe assistencial. Somente para os médicos e enfermeiros.

  • e)

    O POP assegura a padronização das condutas frente a uma doença e o Protocolo padroniza as rotinas da unidade.


1)

Quando o desfecho do paciente é o óbito isso gera inúmeros impactos. Por isso, cabe ao serviço de saúde analisar todos os óbitos ocorridos, buscando entender a causa e especialmente compreender se foi evitável ou inevitável, esses dados são importantes para ações de melhoria. Com relação a análise de óbito podemos considerar que:

I. Utiliza-se para classificação do óbito.

II. Utiliza-se para decisão para compra de materiais.

III. Utiliza-se para analisar a causa do óbito por meio dos prontuários e registros.

IV. Utiliza-se para melhoria continua após análise dos resultados.

Considerando o contexto, assinale a alternativa correta.


Alternativas:

  • a)

    I, apenas.

  • b)

    I e II, apenas.

  • c)

    I e III, apenas.

  • d)

    I, III e IV, apenas.

  • e)

    I, II, III e IV.

2)

A identificação do paciente não pode ser compreendida apenas como uma rotina, mas sim de algo maior, pois trata-se de uma melhoria no processo de comunicação entre profissionais e pacientes.

Nesse sentido, a identificação dos profissionais através de crachás, com nome e foto visíveis, pode ser compreendida como:


Alternativas:

  • a)

    Um processo que ajuda na segurança para o paciente, pois ele tem assim assegurado o direito de saber quem é o responsável pelos cuidados prestados.

  • b)

    Um processo que não impacta e nem interfere no processo de segurança do paciente, pois não é considerado um fator importante e cause este tipo impacto.

  • c)

    Um processo de comodidade para o profissional, pois assim evita que ele tenha que se apresentar ao paciente e otimiza o seu tempo de trabalho.

  • d)

    Um processo de mera formalidade institucional, que visa apenas um cumprimento de uma norma das diretrizes para os profissionais de saúde.

  • e)

    Um processo de identificação importante, mas não é obrigatório para os profissionais de saúde, é uma ação facultativa, usa somente quem quer.

3)

Ao analisar e descobrir que o óbito foi evitável, o próximo passo é saber o que fazer para que isso não volte a acontecer, a equipe multiprofissional desenvolve ações e melhora os processos, torna esse fato, um aprendizado. Dentre as ações de melhoria podemos destacar:

I. Desenvolvimento de protocolos clínicos.

II. Desenvolvimento de Procedimento Operacional Padronizado (POP).

III. Reunião para pressionar a equipe e punir os responsáveis.

IV. Promover ações educativas de forma continuada.

Considerando o contexto apresentado e a avaliação das afirmativas, é correto o que se afirma em:


Alternativas:

  • a)

    I, apenas.

  • b)

    I e II, apenas.

  • c)

    I, II e III, apenas.

  • d)

    I, II e IV, apenas.

  • e)

    I, II, III e IV.

4)

A gestão por indicadores traz consigo inúmeros desafios, contudo o maior deles é o próprio SER humano, que pode ser muitas vezes resistente as mudanças e, portanto, ser uma barreira para que se possa pensar e agir de modo diferente.

De acordo com o contexto do texto-base os exemplos de desafios humanos na gestão de indicadores são:


Alternativas:

  • a)

    Dados completos; Equipe proativa; Evolução gradativa.

     

  • b)

    Fragilidade na interpretação dos dados; Dados incompletos; Aberto para mudanças.

  • c)

    Resistência a mudança; Fragilidade na interpretação dos dados; Dados incompletos.

  • d)

    Dados incompletos; Resistência a mudança; boas ferramentas de qualidade.

  • e)

    Dados incompletos; Equipe proativa; Evolução gradativa.

5)

As ferramentas de gestão da qualidade e segurança do paciente, são essenciais para o a melhoria do serviço e equipe. Entre tantas uma das mais simples e fácil e aplicar é o Brainstorming, esta ferramenta pode ser:

I. Incrível para integrar a equipe na compreensão de um fenômeno que se busca descobrir ou melhorar.

II. Temos um facilitador que coloca a situação para equipe e solicita que eles contribuam, por exemplo: Se for um evento adverso, pode se solicitar a equipe que coloque quais foram os fatores que contribuíram com o evento!

III. Ao final, o líder faz um sumula, analisa os dados e faz feedback com a equipe das conclusões.

IV. É uma ferramenta que não amplia a visão da situação e participantes.

Considerando o contexto apresentado é correto o que se afirmar em:


Alternativas:

  • a)

    I, apenas.

     

  • b)

    I e II, apenas.

  • c)

    II e III, apenas.

  • d)

    I, II e IV apenas.

  • e)

    I, II e III apenas.

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