Para diferenciar os diversos tipos de compressores disponíveis no mercado, os fabricantes costumam utilizar dois tipos de classificação:
Para diferenciar os diversos tipos de compressores disponíveis no mercado, os fabricantes costumam utilizar dois tipos de classificação: de acordo com a concepção construtiva e acionamento do motor (aberto, semi-hermético e hermético), e com o modo de deslocamento volumétrico, ou seja, a forma de bombeamento do fluido refrigerante ou como este é comprimido, através de pistões (recíproco alternativo) ou rotativos (centrífugos, parafusos e scroll). A partir daí, cada sistema de compressão pode ter uma, duas ou até três concepções construtivas, como é o caso dos compressores recíprocos alternativos que apresentam as três formas: abertos, semi-herméticos e herméticos.
28/07/2009
27/07/2009
MOTOR DE COMBUSTÃO - BREVE HISTÓRICO
O princípio de funcionamento das máquinas motoras de combustão interna é conhecido a mais de 300 anos:
- Huygens, Hautefeuille e Papin → Segunda metade do século XVII foram os primeiros a concretizar a idéia de utilização do poder expansivo dos gases provenientes da combustão de pólvora a fim de executar algum trabalho;
- 1860 → Lenoir construía o primeiro motor de combustão interna utilizando gás como combustível;
- 1862 → Beaus de Rochas imaginou e patenteou o processo pelo qual deveria funcionar o motor de combustão interna de êmbolos de quatro tempos;
- 1878 → Nikolaus A. Otto baseado nas proposições de Beaus de Rocha construiu o primeiro motor de combustão interna de quatro tempos segundo os princípios que até hoje regem o funcionamento dos motores de quatro tempo a gasolina;
- 1893 → Rudolf Diesel descrevia um novo tipo de motor de combustão interna diferente do motor de Otto, utilizando como combustível o óleo diesel.
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