10/04/2024

AV1 - Engenharia, Ciência e Tecnologia [RESOLVIDA]

[1] O sistema CONFEA/CREA enuncia as condutas esperadas para a boa prática da Engenharia. O objetivo do CONFEA é controlar o exercício da engenharia no Brasil, assim como as atribuições e áreas de atuação dos engenheiros. Sobre o sistema CONFEA/CREA pode-se afirmar que:

    a) Segundo o CONFEA, a emissão de ART somente é possível com o registro do profissional no estado onde o profissional está devidamente atuando, independente de onde este reside, ou da sede da empresa para a qual este trabalha.
    b) O CONFEA possui atribuições para legislar através de Resoluções e Decisões, possuindo caráter de lei. Uma das resoluções mais conhecidas refere-se à ART, que define legalmente a responsabilidade técnica em função da atividade profissional. O CONFEA é o responsável por gerir e auditar as ARTs.
    c) CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) complementa o sistema do CONFEA, porém na esfera estadual. Assim o CREA fiscaliza a atividade profissional de engenharia desenvolvida pelos profissionais oriundos do seu estado.
    d) A fiscalização cabe aos fiscais do CONFEA que avaliam a regularidade do exercício profissional, tanto em empresas privadas como públicas, averiguando o cumprimento das responsabilidades técnicas das atividades vigentes.
    e) Dentre as diversas atribuições do sistema CONFEA, pode-se citar a de fiscalização do exercício da profissão e a de realização do registro profissional de Engenheiros e Agrônomos em todo o território nacional.

[2] Para a garantia da sustentabilidade das edificações, a busca por certificações tem-se intensificado nos últimos anos. Entre as metodologias de avaliação existentes, destaca-se o uso do LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e, no Brasil, da Alta Qualidade Ambiental (AQUA). Assinale a alternativa correta a respeito dos programas de certificação ambiental para projetos.

    a) A certificação PROCEL - é um programa de governo, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, e executado pela Eletrobrás. Foca na eficiência energética e no consumo de energia, aplicável à diversos segmentos da construção civil.
    b) O termo LEED significa em português “Liderança em energia e design ambiental”. É uma certificação de renome internacional, cujos profissionais são habilitados através de exame de proficiência, podendo atuar em projetos com esse selo pelo mundo, uma vez certificados.
    c) O PBE Edifica é um sistema de certificação que foi adaptado para a realidade da construção civil brasileira e se aplica a empreendimentos novos, associado a um planejamento de gestão na construção. A certificação é concedida a partir de auditorias que são realizadas nas fases de concepção, projeto e construção.
    d) Para a garantia da sustentabilidade das edificações, a busca por certificações tem-se intensificado nos últimos anos. Entre as metodologias de avaliação existentes, destaca-se o uso do selo do INMETRO e o PROCEL.
    e) A eficiência energética de edificações tem sido considerada como princípio básico na concepção de projetos e elaboração de especificações. A etiquetagem de edificações proporciona a eficiência requerida em diversos níveis, conforme estabelecido pelo Aqua-HQE.

[3] A atuação do profissional da engenharia sempre terá como pauta a discussão do pilar da ética profissional. Isso se deve pelo fato das decisões estarem intimamente relacionadas com a segurança dos cidadãos atendidos pelos serviços de engenharia. O Código de ética profissional da engenharia tem na resolução nº 1.002/2002 (CONFEA, 2002), 14 artigos éticos e as condutas necessárias à boa e honesta prática das profissões de engenharia, sendo válidos para os profissionais de qualquer nível de formação, modalidade e especialidade, podendo haver no caso das modalidades e especialidades,preceitos próprios de conduta em função das peculiaridades de cada área. A respeito do que esses artigos estabelece, julgue como Verdadeira (V) ou Falsa (F), cada uma das afirmativas a seguir:

(   ) Através do conhecimento técnico, científico e artístico promover o desenvolvimento harmônico do ser humano e a melhoria da sua qualidade de vida, através do uso da prática tecnológica.
(   ) Aborda a questão da performance na prática profissional, que deve ser ágil, integrada e pontual, no cumprimento pleno e competente dos compromissos profissionais,
(   ) Utilização de técnicas adequadas, que assegurem os resultados e qualidade satisfatórios, levando em conta sempre a segurança dos procedimentos, o desenvolvimento sustentável, tanto no ambiente natural como construído, sem promover risco às pessoas, a seus bens e a seus valores.
(   ) Promover o relacionamento honesto e justo de forma progressista, com igualdade de tratamento entre profissionais e lealdade na competição, estando habilitado para a prática profissional todos aqueles devidamente qualificados para a função.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

    a) V - V - F - V.
    b) V - V - F - F.
    c) F - V - F - V.
    d) V - F - F - V.
    e) V - F - V - V.
   
[4] A forma com que conduzimos o raciocínio nos leva a construir conhecimento. Veja o seguinte raciocínio:

Tenho visto muitos cisnes e eles eram todos brancos. Portanto, todos os cisnes são brancos.

Este exemplo de raciocínio indica um processo:

    a) comparativo dedutivo.
    b) elaborativo.
    c) comparativo.
    d) indutivo.
    e) dedutivo.

[5] O termo raciocínio é ato pelo qual se chega a uma nova verdade, partindo do princípio de verdades já conhecidas. Tomando como referência a cientificidade do conhecimento, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

(    ) O raciocínio "Médias, normalmente, mais escondem do que revelam. Não podemos supor, por exemplo, que todas as áreas pobres da cidade têm as mesmas condições de saneamento e acesso à água." é um exemplo de pensamento indutivo.
(  ) O raciocínio dedutivo é uma argumentação na qual, a partir de dados singulares suficientemente enumerados, inferimos uma verdade universal.
(    ) O raciocínio indutivo começa com uma ou mais premissas e tenta generalizar a partir delas o que é verdade em alguns casos, o que é provável que seja verdade em geral.
(    ) “Todos os homens são mortais. Sócrates é um homem. Portanto, Sócrates é mortal…” é um exemplo de raciocínio indutivo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

    a) V - F - V - F.
    b) F - F - V - F.
    c) V - V - F - F.
    d) F - V - V - F.
    e) V - F - F - V.



ATIVIDADE RESOLVIDA
 
     
    R$12,00 NO PIX
    75992709085 
    [NÚMERO DE TELEFONE]
     

    APÓS FAZER O PAGAMENTO ACESSE O LINK ABAIXO 
    Contatos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

AV2 - Algoritmos e Lógica de Programação [RESOLVIDA]

1) Enquanto um vetor é uma estrutura de dados homogênea unidimensional, pelo motivo de crescer os dados de estrutura apenas em uma direção, ...