Conexões industriais são os meios utilizados para unir tubulações a outras tubulações e a equipamentos, como: trocadores de calor, vasos de pressão e válvulas – as válvulas também devem ser tratadas como equipamentos. Os principais tipos de conexões industriais são:
- Conexão roscada
- Conexão soldada
- Conexão flangeada
Existem outros tipos, entretanto, vamos falar dessas três que são as mais encontradas na indústria.
CONEXÃO ROSCADA
É o tipo de conexão mais simples e consiste em fazer uma rosca externa na ponta do tubo para encaixar a rosca interna em outro elemento de conexão. As conexões rosqueadas mais comuns entre dois tubos são soquetes e uniões. Para conexões em válvulas, filtros e outros elementos de linha, a conexão rosqueada é feita diretamente no corpo do elemento, que já possui roscas internas. Este tipo de conexão é recomendado para tubos de até duas polegadas, podendo existir conexões de até quatro polegadas. Sua principal vantagem é o baixo custo de instalação. Porém podem apresentar vazamentos se não for bem instalado, além de ser de difícil manutenção. Existem diversos padrões de rosca, sendo os mais comuns:
- NPT
- BSPT
- BSPP
CONEXÃO SOLDADA
Conexão soldada consiste na adição de material entre dois componentes para uni-los. Os tipos de solda mais comuns são:
- Solda de topo
Tipo de solda mais comum para ligação de tubos. Consiste na abertura de um chanfro ou [bisel] nas extremidades a serem conectadas e o preenchimento de solda “por cima”.
- Solda de encaixe
Este tipo de soldagem é mais comum em conexões entre tubos e elementos
de linha, como válvulas. Trata-se de "encaixar" o tubo no bocal ou junta
e preencher a solda com o ângulo de contato entre as peças. A principal
vantagem é a estanqueidade. Vazamentos são muito difíceis se a
solda for bem feita. O problema é a dificuldade de manutenção da linha,
pois exige o corte das soldas para qualquer desmontagem.
CONEXÃO FLANGEADA
Consiste em flanges, parafusos ou conexões, para a união entre as duas extremidades do flange e as juntas de vedação. Os flanges podem ser fixados ao tubo por soldagem de topo, no caso de flanges WN, por soldagem de soquete, no caso de SO e SW, ou conexões rosqueadas, para flanges rosqueados. Sua principal vantagem é a facilidade de manutenção e remoção dos componentes instalados na linha de produção. No entanto, eles podem ter vazamentos. Essas conexões devem ter um plano de manutenção e estar prontas para substituição da gaxeta. Os padrões de flange mais comuns são ASNI/ASME e DIN, que variam muito em tamanho.
Conteúdo excelente!
ResponderExcluirParabéns!
Obrigado!
Olá meu caro PAULO VICTOR! Tudo bem com você? Lhe agradeço pela visita ao Blog do Professor Carlão! Um forte abraço!
ResponderExcluir