05/03/2024

AV2 - Design Thinking e Inovação dos Modelos de Negócios - A [ATIVIDADE RESOLVIDA]

1) Um dos fatores determinantes no desenvolvimento das organizações é a aplicação de metodologias ágeis. A maior parte dos conceitos e princípios ágeis surgiu com foco em projetos de desenvolvimento de software e atualmente são utilizados em diversos tipos de projetos que possuem grandes incertezas, como campanhas publicitárias, novos produtos, planejamento de orçamento e muitas outras áreas, apresentando vários benefícios na gestão de projetos das empresas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os benefícios das metodologias ágeis na gestão de projetos.

a) Aumento da produtividade, melhorias na comunicação, mais qualidade, integração entre as pessoas e respostas rápidas para alterações.

b) Aumento da produtividade, extinção da comunicação, não há necessidade de integração entre pessoas e respostas lentas.

c) Melhorias na comunicação, baixa qualidade, integração entre pessoas e respostas rápidas.

d) Aumento da produtividade, inflexibilidade, mais qualidade e respostas rápidas sem alterações.

e) Melhorias na comunicação, respostas tardias, mais qualidade, integração entre as pessoas.

2) Inovação aberta é o uso de entradas e saídas ............................. de conhecimento para acelerar a inovação interna e expandir os mercados para uso externo da inovação, respectivamente”. Tais fluxos de conhecimento podem utilizar mecanismos ............................. e não-pecuniários, além de envolver: a) o fluxo de entrada de conhecimento na organização, b) a saída de conhecimento da organização (menos comum), ou, ainda c) estabelecer ambas as direções do fluxo de conhecimento (fontes externas mais atividades de .............................) (CHESBROUGH; BOGERS, 2018). Assinale a alternativa que traga os termos corretos para as lacunas acima:

a) intencionais / pecuniários / comercialização.

b) não-intencionais / pecuniários / comercialização.

c) intencionais / fiduciários / comercialização.

d) intencionais / pecuniários / marketing.

e) não-intencionais / fiduciários / retenção de clientes.

3) A geração de ideias é um processo criativo que utiliza os pensamentos divergentes e convergentes mutuamente, de maneira investigativa e exploratória, para descobrir soluções, pensar novos produtos e serviços, adotar postura proativa buscando respostas aos desafios que se apresentam. O texto em evidência, enfatiza a maneira investigativa e exploratória dos pensamentos divergentes e convergentes.  Assim, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

( )   A investigação faz com que as empresas se engajem em pensamento divergente por meio de pesquisa, descoberta, experimentação, tomada de risco, flexibilidade e variação.

( )   A exploração faz com que as empresas se engajem em pensamento divergente por meio de pesquisa, descoberta, experimentação, execução e redução de variação.

(  )   A investigação enfatiza o pensamento convergente, incluindo seleção, refinamento, flexibilidade e variação.

(  )   A exploração enfatiza o pensamento convergente, incluindo seleção, refinamento, execução e redução de variação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

a) V – F – F – V.

b) V – V – F – F.

c) F – V – V – F.

d) F – F – V – V.

e) F – F – V – F.

4) OS PENSAMENTOS DIVERGENTE E CONVERGENTE NA CRIATIVIDADE

Se você tem um problema e está em busca de uma solução inovadora, os pensamentos divergente e convergente são conceitos chave e ferramentas necessárias. Se você tem um problema e está em busca de uma solução inovadora, mas não sabe como começar, os pensamentos divergente e convergente são conceitos chave que vão te ajudar a começar e ter sucesso nessa jornada. Essas abordagens cognitivas começaram a ser desenvolvidas em 1950 pelo psicólogo J.P. Guilford e são opostas, mas podem ser usadas como duas metades de uma ferramenta de resolução criativa de problemas. Por isso, processos mais atuais que buscam explicar o pensamento criativo, como o Design Thinking, os utilizam ativamente em seus macrociclos e atividades, com o intuito de alcançar soluções não óbvias em problemas complexos

Considerando o conceito de pensamento divergente, assinale a alternativa correta.

a) O pensamento divergente é uma forma de pensar que busca aumentar o número de possibilidades para resolver um problema fugindo do óbvio e sem julgamento.

b) O pensamento divergente é uma forma de pensar que busca gerar ideias parecidas com a concorrência.

c) O pensamento divergente é uma forma de pensar que busca afunilar as opções de ideias e eleger ideias como melhores que outras.

d) O pensamento divergente é uma forma de pensar que busca ser linear, analítico e sistemático, resumindo, lógico.

e) O pensamento divergente é uma forma de pensar que busca fazer a escolha certa da ideia, considerando os requisitos técnicos.

5) Nos últimos anos, presenciamos uma verdadeira revolução na maneira como os negócios são conduzidos. A exponencialidade tem se tornado uma palavra de ordem no mundo empresarial, representando o poder de crescimento rápido e exponencial por meio da tecnologia e da inovação. Nesse contexto, empresas de todos os setores estão se adaptando às mudanças constantes do mercado e aproveitando o potencial transformador que a exponencialidade oferece. A exponencialidade nos negócios está diretamente relacionada ao avanço tecnológico e à transformação digital. Hoje, as empresas não podem mais se dar ao luxo de ficarem estagnadas, pois a concorrência é cada vez mais acirrada e o consumidor demanda soluções ágeis e inovadoras.

Considerando as características de exponencialidade organizacional, assinale a alternativa correta.

a) Capacidade de escala rápida, recursos próprios e soluções tradicionais.

b) Crescimento em massa de colaboradores, rápido crescimento e adaptar-se rapidamente às mudanças do mercado.

c) Crescimento em massa de colaboradores, recursos próprios e soluções tradicionais.

d) Capacidade de crescer rapidamente, adaptar-se rapidamente às mudanças do mercado e aproveitar recursos externos de maneira mais eficiente.

e) Capacidade de escala rápida, recursos próprios e crescimento em massa de colaboradores.

ATIVIDADE RESOLVIDA
 
     
    R$12,00 NO PIX

    75992709085 
    [NÚMERO DE TELEFONE]
     
    R$15,00 CARTÃO DE CRÉDITO

    Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

    APÓS FAZER O PAGAMENTO ACESSE O LINK ABAIXO 
    Contatos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

AV2 - Algoritmos e Lógica de Programação [RESOLVIDA]

1) Enquanto um vetor é uma estrutura de dados homogênea unidimensional, pelo motivo de crescer os dados de estrutura apenas em uma direção, ...