22/04/2024

AV2 - Engenharia, Ciência e Tecnologia [RESOLVIDA]

[1] O objetivo da pesquisa qualitativa é a descrição completa e detalhada do objeto de estudo, para entender razões e motivações, e o que torna o objeto da pesquisa único.Ela busca entender o comportamento humano e sua experiência, descrevendo os processos em que as pessoas passam para construir seus significados.

TORRES, Daniel Luís Terzariol; TORRES, Ana Paula Vedoato. Engenharia, ciência e tecnologia. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2020.

No âmbito das ciências sociais pode-se afirmar que na pesquisa qualitativa

    a) a pergunta principal é “porquê?”, e o método dedutivo é o mais usual.
    b) as questões são formuladas de forma flexíveis e gerais e utiliza-se comumente o método indutivo.
    c) os ensaios são feitos de forma controlada, com instrumentos específicos, e o método indutivo é mais comum.
    d) o projeto finaliza com a formulação de hipóteses e teorias a respeito do que foi observado e utiliza-se o método dedutivo.
    e) os ensaios são em geral de observação e buscam retratar a realidade analisada, e as hipóteses são formuladas baseada em predições do comportamento do objeto.

[2] Em uma definição simples, para Kuhn, a ciência desenvolver-se-ia pela criação e abandono de paradigmas, modelos consensuais adotados pela comunidade científica de uma época. Depois do estabelecimento de um paradigma, haveria um período histórico em que os cientistas desenvolveriam as noções e problemas a partir do paradigma adotado.

Considerando o ciclo de Kuhn para revolução na ciência avalie as afirmativas a seguir:

I.  Ciência normal: onde o paradigma dominante resolve os principais problemas, sendo o direcionador para os principais estudos sobre o tema. Enquanto há um consenso entre a comunidade científica, o paradigma é dominante.
II. Revolução científica: a ciência entra em uma nova fase com a mudança do paradigma, também chamado de revolução científica. Isso ocorre após uma minuciosa fase de exame do paradigma antigo, assim como para se tornar aceito.
III. Modelo insuficiente: com a sucessão de problemas em que o paradigma não é capaz de responder, eles começam a mostrar as “fraquezas” do paradigma.
IV. O conceito de ciência normal explica porque, através de múltiplos experimentos realizados ao longo do tempo, o conhecimento é construído e novos paradigmas são estabelecidos.

KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 5 ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.
TORRES, Daniel Luís Terzariol; TORRES, Ana Paula Vedoato. Engenharia, ciência e tecnologia. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2020.

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:

    a) II, III e IV, apenas.
    b) I, III e IV, apenas.
    c) I, II e III, apenas.
    d) I, II e IV, apenas.
    e) I, II, III e IV.

[3] A produção de conhecimento científico tem alguns aspectos semelhantes à produção cultural e artística, uma vez que é feita por seres humanos, mas tem diferenças marcantes, pois visa alcançar um conhecimento especializado, objetivo e impessoal. A característica mais fundamental da pesquisa científica é seu encadeamento no tempo, cada passo fazendo referência ao que foi feito antes naquele assunto, montando uma rede extremamente complexa de informações interligadas, onde existe uma coerência interna, que define a estrutura do conhecimento. Com base no texto acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I.  Artigo científico é o trabalho acadêmico que apresenta resultados sucintos de uma pesquisa realizada de acordo com o método científico, sendo aceito pela comunidade científica como um todo que pode adotá-lo como referência.

PORQUE

II. Considera-se científico o artigo que foi submetido a exame por outros cientistas, que verificam as informações, os métodos e a precisão lógico-metodológica das conclusões ou resultados obtidos.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

    a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
    b) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
    Alternativa assinalada
    c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
    d) A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
    e) As asserções I e II são proposições falsas.

[4] Há muito em comum entre Engenharia e Comunicação. Ambas as disciplinas procuram aplicar o conhecimento para transformar os elementos por elas abordados em soluções que possibilitem melhorias na vida em sociedade. A comunicação é indispensável à existência da engenharia, e a realidade atual do desenvolvimento tecnológico faz com que, a cada dia, a engenharia seja também mais indispensável à comunicação. A comunicação dá-se através de 4 elementos, sendo:

    a) Emissor/transmissor – ruído – destinatário – meio/veículo.
    b) Emissor/transmissor – código – receptor – canal/meio/veículo.
    c) Emissor/transmissor – receptor – canal/meio/veículo – feedback.
    d) Emissor/transmissor – mensagem – receptor – canal/meio/veículo.
    Alternativa assinalada
    e) Emissor/transmissor – mensagem – referente – canal/meio/veículo.

[5] Diversos detalhes são quase tão importantes quanto o conteúdo em uma apresentação em ambiente profissional.

Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

I.   O profissional deve usar o espaço que ele tem disponível  durante a apresentação. Ou seja, se estiver de pé, este deve deslocar-se ao longo de todo o espaço disponível. Esta é uma forma muito importante para estabelecer contato visual com todo o público.
II.   Dado que é conveniente movimentar-se pelo espaço disponível para o apresentador, é natural que em algum momento o apresentador acabe dando as costas para público. Isso faz-se necessário para que este possa retornar ao ponto de partida.
III. Os gestos com as mãos são um bom suporte para explicar, por exemplo, tópicos da uma apresentação. O indivíduo que vai falar sobre alguns itens listados, pode enumerá-los com a mão.
IV. Movimentos repetitivos, como, por exemplo, ficar chacoalhando a perna vão roubar a atenção do público e transmitir uma sensação de ansiedade para a plateia. Este é um problema comum e relaciona-se com a expressão corporal de quem está apresentando.

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:

    a) II, III e IV, apenas.
    b) I, III e IV, apenas.
    c) I, II e III, apenas.
    d) I, II e IV, apenas.
    e) I, II, III e IV.



ATIVIDADE RESOLVIDA
 
     
    R$12,00 NO PIX
    75992709085 
    [NÚMERO DE TELEFONE]
     

    APÓS FAZER O PAGAMENTO ACESSE O LINK ABAIXO 
    Contatos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

SUB 1 - Administração e Economia Para Engenheiros

1) A administração cientifica apresenta seus 4 princípios, são eles: planejamento, preparo, controle e execução; Considerando o tema “Admini...