AV1 & AV2 - Gestão, Qualidade e Segurança do Paciente [RESOLVIDAS COM NOTAS MÁXIMAS]

1) Os Desafios Globais para Segurança do Paciente propõe ações que auxiliam na prevenção de riscos aos pacientes que, concomitantemente, auxiliam os países a nortearem suas ações para implanta-las.

Em relação ao primeiro Desafio Global, assinale a alternativa que descreve o seu principal objetivo.


Alternativas:

  • a)

    A ação “Enfrentando a resistência microbiana aos quimioterápicos”, consiste na utilização de quimioprofilaxia nas cirurgias de alto risco, para reduzira infecção do sítio cirúrgico nas em todas as cirurgias realizadas nos serviços de saúde.

  • b)

    A prevenção das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), apresenta como principal lema “Uma assistência limpa é uma assistência mais segura”, envolve ações relacionadas à melhoria da higiene das mãos em serviços de saúde.

  • c)

    A temática “Cirurgias Seguras Salvam Vidas” trata da correção de danos cirúrgicos provocados pelos serviços ambulatoriais e hospitalares, conscientiza quanto o risco por exemplo de operação de membros errados, ou demais problemas.

  • d)

    A criação do programa “Pacientes pela Segurança do Paciente”, busca implantar, de forma gradativa, o cuidado comunitário. Tem como objetivo tornar o paciente um ser ativo no processo de cuidado, contribuindo para a melhoria dos processos.

  • e)

    A ação “Eliminando infecção da corrente sanguínea associada a cateter central” visa à redução de 60 a 90% das infecções de corrente sanguínea nos serviços de saúde do país.  Especialmente em unidades de terapia intensivas.

2)

Para implantação do processo de qualidade, um dos aspectos que mais influencia em seu sucesso e a cultura de qualidade segurança do paciente. A cultura ocorre quando:

I - Profissionais e líderes preocupam-se em manter a sua própria segurança, da sua equipe, pacientes e acompanhantes.

II - A instituição de saúde empenha-se em garantir a segurança, mitigando e resolvendo os problemas e disseminado a cultura da qualidade acima de outras metas, como a financeira por exemplo.

III - Existe aprendizado após um incidente e isso promove mudanças.

IV - Há uma estrutura organizada e recursos para manutenção da qualidade e segurança do paciente.

Considerando o contexto apresentado e a avaliação das afirmativas, é correto o que se afirma em:


Alternativas:

  • a)

    I, apenas.

  • b)

    I e II, apenas.

  • c)

    II e III, apenas.

  • d)

    III e IV, apenas.

  • e)

    I, II, III e IV.

3)

Os estabelecimentos de saúde podem ser avaliados de diversas maneiras para cumprir exigências legais, as condições de classificação segundo determinados critérios ou as condições de qualidade. Uma das categorias de avaliação no sistema de saúde no Brasil é realizada por meio de um processo denominado Acreditação Hospitalar.

Frente ao exposto analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):

(  ) A Acreditação Hospitalar tem um caráter educativo, voltado para a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial/governamental.

(  ) O procedimento de avaliação dos recursos institucionais, periódico, compulsório, voluntário, racionalizado e ordenado para todas as instituições hospitalares públicas contempla o Programa de Acreditação Hospitalar.

(  ) A Acreditação Hospitalar é uma avaliação executada pela autoridade sanitária jurisdicional, no caso do Brasil, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

(  ) A certificação das instituições de saúde pode ocorrer em três níveis: Acreditado, Acreditado Pleno e Acreditado com Excelência.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.


Alternativas:

  • a)

    V - V - F - V.

  • b)

    V - V - V - V.

  • c)

    F - F  -F - F.

  • d)

    F - V - F - V.

  • e)

    V - F - V - F.

4)

Sobre o  ciclo PDCA  podemos dizer que significa: Plan = Planejar; Do = Fazer; Check = Verificar; e Act = Agir, padronizar ou corrigir.  A finalidade do ciclo é operacionalizar o processo de trabalho e permitir visualizar resultados tangíveis das intervenções de melhoria.

Em qual das etapas do ciclo de PDCA utilizamos estas cinco perguntas: O que? Quem? Quando? Onde? Que dados coletar?


Alternativas:

  • a)

    Do = Fazer.

  • b)

    Plan = Planejar.

  • c)

    Check = Verificar.

  • d)

    Act = Agir.

  • e)

    Agree = Aceitar.

5)

O POP e o protocolo são ferramentas indispensáveis para que um serviço de saúde tenha fluidez de processos, eficiência e melhores resultados. É importante que o profissional de saúde compreenda onde pode utilizar cada um e assim alcançar o resultado desejado.

Para melhoria dos serviços de saúde, tanto o POP quanto o protocolo realizam padronização, porém de formas distintas. Qual a diferença entre o POP e o Protocolo?


Alternativas:

  • a)

    O protocolo garante a padronização das condutas frente a uma patologia e o POP padroniza procedimentos, atividades ou fluxos.

  • b)

    O POP é usado padronização das condutas frente a uma patologia e o Protocolo para orientar o fluxo de um procedimentos.

  • c)

    Os Protocolos e o POP´s tem a mesma função e objetivo. Não há distinção entre eles para aplicação no serviço de saúde.

  • d)

    O POP é para equipe operacional e o Protocolo para equipe assistencial. Somente para os médicos e enfermeiros.

  • e)

    O POP assegura a padronização das condutas frente a uma doença e o Protocolo padroniza as rotinas da unidade.


1)

Quando o desfecho do paciente é o óbito isso gera inúmeros impactos. Por isso, cabe ao serviço de saúde analisar todos os óbitos ocorridos, buscando entender a causa e especialmente compreender se foi evitável ou inevitável, esses dados são importantes para ações de melhoria. Com relação a análise de óbito podemos considerar que:

I. Utiliza-se para classificação do óbito.

II. Utiliza-se para decisão para compra de materiais.

III. Utiliza-se para analisar a causa do óbito por meio dos prontuários e registros.

IV. Utiliza-se para melhoria continua após análise dos resultados.

Considerando o contexto, assinale a alternativa correta.


Alternativas:

  • a)

    I, apenas.

  • b)

    I e II, apenas.

  • c)

    I e III, apenas.

  • d)

    I, III e IV, apenas.

  • e)

    I, II, III e IV.

2)

A identificação do paciente não pode ser compreendida apenas como uma rotina, mas sim de algo maior, pois trata-se de uma melhoria no processo de comunicação entre profissionais e pacientes.

Nesse sentido, a identificação dos profissionais através de crachás, com nome e foto visíveis, pode ser compreendida como:


Alternativas:

  • a)

    Um processo que ajuda na segurança para o paciente, pois ele tem assim assegurado o direito de saber quem é o responsável pelos cuidados prestados.

  • b)

    Um processo que não impacta e nem interfere no processo de segurança do paciente, pois não é considerado um fator importante e cause este tipo impacto.

  • c)

    Um processo de comodidade para o profissional, pois assim evita que ele tenha que se apresentar ao paciente e otimiza o seu tempo de trabalho.

  • d)

    Um processo de mera formalidade institucional, que visa apenas um cumprimento de uma norma das diretrizes para os profissionais de saúde.

  • e)

    Um processo de identificação importante, mas não é obrigatório para os profissionais de saúde, é uma ação facultativa, usa somente quem quer.

3)

Ao analisar e descobrir que o óbito foi evitável, o próximo passo é saber o que fazer para que isso não volte a acontecer, a equipe multiprofissional desenvolve ações e melhora os processos, torna esse fato, um aprendizado. Dentre as ações de melhoria podemos destacar:

I. Desenvolvimento de protocolos clínicos.

II. Desenvolvimento de Procedimento Operacional Padronizado (POP).

III. Reunião para pressionar a equipe e punir os responsáveis.

IV. Promover ações educativas de forma continuada.

Considerando o contexto apresentado e a avaliação das afirmativas, é correto o que se afirma em:


Alternativas:

  • a)

    I, apenas.

  • b)

    I e II, apenas.

  • c)

    I, II e III, apenas.

  • d)

    I, II e IV, apenas.

  • e)

    I, II, III e IV.

4)

A gestão por indicadores traz consigo inúmeros desafios, contudo o maior deles é o próprio SER humano, que pode ser muitas vezes resistente as mudanças e, portanto, ser uma barreira para que se possa pensar e agir de modo diferente.

De acordo com o contexto do texto-base os exemplos de desafios humanos na gestão de indicadores são:


Alternativas:

  • a)

    Dados completos; Equipe proativa; Evolução gradativa.

     

  • b)

    Fragilidade na interpretação dos dados; Dados incompletos; Aberto para mudanças.

  • c)

    Resistência a mudança; Fragilidade na interpretação dos dados; Dados incompletos.

  • d)

    Dados incompletos; Resistência a mudança; boas ferramentas de qualidade.

  • e)

    Dados incompletos; Equipe proativa; Evolução gradativa.

5)

As ferramentas de gestão da qualidade e segurança do paciente, são essenciais para o a melhoria do serviço e equipe. Entre tantas uma das mais simples e fácil e aplicar é o Brainstorming, esta ferramenta pode ser:

I. Incrível para integrar a equipe na compreensão de um fenômeno que se busca descobrir ou melhorar.

II. Temos um facilitador que coloca a situação para equipe e solicita que eles contribuam, por exemplo: Se for um evento adverso, pode se solicitar a equipe que coloque quais foram os fatores que contribuíram com o evento!

III. Ao final, o líder faz um sumula, analisa os dados e faz feedback com a equipe das conclusões.

IV. É uma ferramenta que não amplia a visão da situação e participantes.

Considerando o contexto apresentado é correto o que se afirmar em:


Alternativas:

  • a)

    I, apenas.

     

  • b)

    I e II, apenas.

  • c)

    II e III, apenas.

  • d)

    I, II e IV apenas.

  • e)

    I, II e III apenas.

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