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ORION1

26/11/2023

ATIVIDADE 3 - CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I - 54/2023 [RESOLVIDA]

A derivada é utilizada para estudo de taxas variáveis de grandezas físicas. De modo geral, ela nos permite aplicar os conhecimentos em grandezas desde que sejam representadas através de funções. A definição da derivada de uma função é um conceito central do cálculo diferencial, justamente por ela trabalhar com taxas de variação de algo devido às alterações que se apresentam no decorrer de um processo, trabalho, entre outros, o que normalmente é dado através de outra função. Existem inúmeras aplicações das derivadas de funções, dado o fato de ela se ajustar em qualquer taxa de variação. Assim, entendemos a derivada como um coeficiente angular da reta tangente, porém ela pode ser utilizada para apresentar, nos gráficos, qual a posição das curvas. No âmbito da engenharia, o cálculo por meio de derivadas é utilizado em uma extensa gama de atividades: para calcular área, volume, cargas, resultantes de carregamentos, centros de gravidade, momentos de inércia e deformações, bem como a solução de estruturas hiperestáticas (equações elásticas). Sobre as aplicações de funções e de derivadas, observe a situação a seguir:

O preço de um produto fabricado e vendido por uma empresa pode ser representado pela função p(t)= t³ - 6 * t² + 9 * t + 10, em que p representa o preço do produto e t representa o mês das vendas do produto. Com base nas informações e na função dada, usando os conceitos de Derivada, Derivada primeira e Derivada segunda, determine o mês em que o preço do produto é mínimo e o mês em que o preço do produto é máximo. Determine também quais são os respectivos preços mínimos e máximos. 

 
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23/11/2023

AP2 - Atividade Teórica de Aprendizagem [RESOLVIDA]

Pergunta 1 Analise o sistema abaixo e utilize a regra de Cramer. 

Os valores de x, y e z são:  

 


 

 

 

 

Aproximadamente x = 3,16, y = 1,04 e z = 1,98 

Aproximadamente x = 2,14, y = 2,98 e z = 5,16 

Aproximadamente x = 1,64, y = 3,98 e z = 4,16 

Aproximadamente x = 1,04, y = 1,98 e z = 3,16 

Aproximadamente x = 1,98, y = 3,16 e z = 3,16 

 

Pergunta 2 Leia o trecho abaixo e responda: Toda matriz quadrada possui um número real associado a ela. Este número é chamado de determinante. O determinante possui diversas aplicações tanto no campo da matemática quanto na física. Em matemática utilizamos o determinante no cálculo de área de triângulos, verificar a colinearidade de três pontos, resolução de sistemas lineares, já na física, o determinante auxilia no estudo de campos elétricos. 

Calcule o Determinante das matrizes a seguir: 

a)


 

b)


 
 
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13/11/2023

ATIVIDADE 2 - CIÊNCIAS DOS MATERIAIS [RESOLVIDA]

Questão 1 Molibdênio é um mineral que se faz presente em pequenas quantidades no organismo humano, e a presença desse nutriente é importante porque ele participa de reações como co-fator de enzimas. Por exemplo, é necessária a presença de molibdênio para oxidar o enxofre que é um componente de proteínas.,Sabendo que o molibidênio possui uma estrutura cristalina CCC (cúbica de corpo centrado), um raio atômico de 0,1363 nm e um peso atômico de 95,94 g/mol, quanto vale a sua massa específica teórica (ρ)? Dados:

Alternativa 1: 8,89 g/cm3
Alternativa 2: 8,98 g/cm3
Alternativa 3: 9,98 g/cm3
Alternativa 4: 0,89 g/cm3
Alternativa 5: 10,22 g/cm3

Questão 2 A estrutura cristalina encontrada em muitos metais possui uma célula unitária com geometria cúbica, na qual os átomos estão localizados em cada um dos vértices e nos centros de todas as faces do cubo. Alguns dos metais familiares que possuem essa estrutura cristalina são o cobre, o alumínio, a prata e o ouro. Nas estruturas CFC, as arestas valem a = 2,8284*R. Considerando os dados a seguir, o fator de empacotamento atômico (FEA) para a estrutura CFC é igual a:

Dados:
FEA = Ve/Vc
Ve = 4*Volume da esfera
​Vc = a3
Volume da esfera = 4/3*π*R3

Alternativa 1: 0,74.
Alternativa 2: 0,47.
Alternativa 3: 0,87.
Alternativa 4: 0,78.
Alternativa 5: 0,57.

Questão 3 O arranjo cristalino infinito, tridimensional de pontos, no qual cada ponto possui vizinhanças idênticas, é chamado de rede cristalina. Essa rede cristalina possui os pontos, também chamados de nós, que podem estar arranjados de 14 diferentes formas, conhecidas como redes de Bravais. A seguir é apresentada uma célula unitária. Com base nos conhecimentos sobre sistemas cristalinos e redes de Bravais, julgue as afirmativas expostas sobre o sistema cristalino e o nome da estrutura para a célula unitária apresentada, sabendo que os parâmetros de rede são: a = 1nm; b = 1,3nm; c = 2,4nm; α ≠ β ≠ γ ≠ 90°.
 
I. A célula apresentada é um sistema triclínico.
II. Estrutura tetraédrica de corpo centrado.
III. A célula unitária possui todas as arestas iguais.
IV. A célula unitária é um sistema ortorrômbico.

É correto o que se afirma em:

Alternativa 1: I e II, apenas.
Alternativa 2: III e IV, apenas.
Alternativa 3: I e III, apenas.
Alternativa 4: I, apenas.
Alternativa 5: III, apenas.

Questão 4 A “intensidade” com a qual a difusividade se processa está ligada ao coeficiente de difusividade, que depende de inúmeros parâmetros.
Elaborado pelo Professor, 2019. Julgue as afirmações abaixo:
 
I – O coeficiente de difusividade é proporcional à temperatura do processo.
II – O coeficiente de difusividade depende dos átomos relacionados ao processo.
III – O coeficiente de difusividade varia exponencialmente com a temperatura.
IV – Uma das aplicações mais utilizada da difusão é a cementação, que é utilizada a diminuição da dureza de superfícies metálicas.
 
Estão corretas:
 
Alternativa 1: I, II e III, apenas.
Alternativa 2: I, II e IV, apenas.
Alternativa 3: I, III e IV, apenas.
Alternativa 4: II, III e IV, apenas.
Alternativa 5: I, II, III e IV.

Questão 5 A Figura 1 mostra os cinco primeiros picos do difratograma de raios X para um elemento que tem estrutura cristalina CCC (cúbica de corpo centrado). Usou-se radiação X monocromática com comprimento de onda de 0,1542 nm. Com a ajuda da Figura 2, contendo as regras de reflexão de difração de raios X e índices de reflexão para as estruturas cristalinas, assinale a alternativa que contenha, respectivamente, os índices h, k e l para o pico destacado:

Alternativa 1: 110.
Alternativa 2: 200.
Alternativa 3: 211.
Alternativa 4: 220.
Alternativa 5: 310.





 
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10/11/2023

AP1 - Algoritmos e Programação Aplicados à Engenharia [RESOLVIDA]

Um engenheiro, ao analisar uma linha de produção, conferiu que precisava melhorar o processo em uma determinada etapa da linha, já que estava gerando atraso na entrega e, consequentemente, diminuindo o lucro da empresa. 

Para tal feito, ele tem três opções de decisão: 

    Comprar mais um equipamento e aumentar o turno de trabalho referente a essa etapa da linha de produção.

    Comprar mais um equipamento e continuar com os turnos de trabalho já existentes.

    Aumentar um turno de trabalho e manter a mesma quantidade de equipamentos.

Para o engenheiro decidir qual a opção que vai implantar, ele deve analisar o custo de cada uma das três opções.

    Se o custo de compra de mais um equipamento somado com o custo do aumento de mais um turno de trabalho for menor que R$15.000.000,00, ele poderá fazer a opção de aumentar o turno e a quantidade de equipamentos conjuntamente.

    Se o custo de compra de mais um equipamento somado com o custo do aumento de mais um turno de trabalho for maior que R$15.000.000,00, ele escolherá pelo opção que tiver o menor custo.

Para ajudá-lo a decidir, o engenheiro construiu um algoritmo que analisa o custo e ao final mostra a melhor opção a ser escolhida.

Para isso ele determinou que:

    Custo da compra de um equipamento = ce

    Custo do aumento de mais um turno = ct

    A soma dos dois custos = cf

Opção 1 = comprar mais um equipamento e aumentar o turno de trabalho referente a essa etapa da linha de produção.

Opção 2 = somente comprar mais um equipamento,

Opção 3 = somente aumentar um turno de trabalho.

Sabendo que o pseudocódigo do algoritmo construído pelo engenheiro está descrito abaixo, monte o Fluxograma do Algoritmo.

ce = input('Custo da aquisição de um novo equipamento: ');

ct = input('Custo da implementação de mais um turno: ');

cf = (ce+ct);

if (cf<=15000000) then

mprintf('opção1');

else if (ce<=ct) then

     mprintf('opção2');

else

mprintf('opção3');

end

end


 
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09/11/2023

Portfólio - Projeto de Extensão I – Administração

A realização de atividades extensionistas no curso de Administração vinculadas ao Programa de Contexto à Comunidade tem o objetivo de estreitar o relacionamento do saber universitário com a comunidade, por meio das contribuições na resolução de problemas sociais presentes no contexto e, por outro lado, possibilitar o desenvolvimento de competências e soft skills específicas no corpo discente do curso. As ações poderão ser realizadas em diversos locais, dependendo do problema identificado, sendo algumas possibilidades: Associação de Bairro, Prefeitura, ONG, Igreja, Escola, Micro e Pequena Empresa.
COMPETÊNCIAS:
I – Reconhecer e delimitar problemas e identificar oportunidades;
II – Promover a comunicação no ambiente organizacional interno e externo;
III – Coordenar e integrar as diferentes áreas funcionais da organização.
PERFIL DE EGRESSO:
O perfil do egresso idealizado pela IES para o curso de Administração possibilita a formação do Administrador generalista, crítico, reflexivo, propositivo, humanístico e dinâmico, capaz de aplicar tecnologias inerentes à sua área de atuação, sendo que pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Extensão Contexto à Comunidade, esse egresso poderá desenvolver habilidades e capacidade para conduzir atividades referentes à compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio em que está inserido, direcionando suas ações para a transformação da realidade e para o desenvolvimento social e da qualidade de vida.
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
Análise e resolução de problemas
Planejamento e organização
Aprendizado Ativo
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
O principal objetivo da extensão universitária do curso de Administração por meio do Programa de Contexto à Comunidade é a geração do novo saber que ocorrerá devido à aplicação do conhecimento adquirido no curso durante a busca da contribuição à resolução de problemas contextuais à sociedade, e, ainda, ao desenvolvimento social e da melhoria da qualidade de vida, dessa forma, oportunizando que o corpo discente realize ações embasadas na sua aprendizagem multidisciplinar.
CONTEÚDOS:
I – Sociologia, ética e direitos humanos;
II – Teorias da administração;
III – Comportamento organizacional.
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
CINTRA, Josiane. Comportamento organizacional. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
CIZOTO, Sonelise Auxiliadora. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
MASCARO, Laura Degaspare Monte. Direitos humanos e cidadania. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.
RODRIGUES, Edna de Almeida. Teorias da administração. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
TEMPLATE PDCA:
Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS.
1. PLANEJAMENTO (PLAN)
Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf.
Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de soluções de seu contexto!
Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja. Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta.
Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu Relatório Final de Atividades Extensionistas.

 
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02/11/2023

ATIVIDADE 1 - INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL [RESOLVIDA]

ETAPA 1: Um sensor de temperatura utilizado em um processo industrial possui uma resposta de 2mV/°C e está inserido em um sistema de medição. Para melhorar a leitura por um display, foi colocado um amplificador de ganho 100 na saída desse sensor. Esse sistema tem a capacidade de medir temperaturas de 10°C a 100°C, em uma escala de leitura de 9cm. A partir dessas informações, determine:
a) A faixa de medida (ou RANGE).
b) O alcance (ou SPAN).
c) A sensibilidade.
d) A temperatura correspondente aos 7,4V obtidos da medição.

ETAPA 2: Para a representação de um processo industrial podem ser utilizados alguns diagramas, sendo eles o Diagrama de Bloco de Fluxo, o Diagrama de Fluxo do Processo e o Diagrama de Processos e Instrumentos. Descreva quais são as características e diferenças de cada um desses três tipos de diagramas.


 
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ATIVIDADE 1 - SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS [RESOLVIDA]

A pneumática é uma área da engenharia que se dedica ao estudo e aplicação do ar comprimido como meio de transmissão de energia. Para compreender plenamente os princípios da pneumática e projetar sistemas eficientes, é essencial ter um conhecimento profundo das propriedades do ar. Essas propriedades desempenham um papel fundamental na pneumática e são cruciais para o funcionamento adequado dos sistemas pneumáticos. A compressibilidade, elasticidade e expansibilidade do ar permitem que ele seja uma fonte valiosa de energia em sistemas pneumáticos; enquanto a difusibilidade do ar é relevante para aplicações de ventilação e qualidade do ar. O peso do ar, embora geralmente não seja uma consideração direta na pneumática, é uma propriedade fundamental na física atmosférica e na ciência geral do ar.


Sobre as propriedades, descreva as seguintes propriedades do ar:

1. Compressibilidade do ar.

2. Difusibilidade do ar.

3. Elasticidade do ar.

4. Expansibilidade do ar.

5. Peso do ar.

 

 
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01/11/2023

Portfólio - Atividade Prática de Cadeias Produtivas [RESOLVIDO]

OBJETIVOS
A proposta desta atividade prática está amparada nos seguintes objetivos:
– Estimular o aluno a aprofundar seus conhecimentos sobre as cadeias produtivas de produção animal e vegetal que tenham relevância em seu município ou região.
– Conhecer os aspectos específicos da cadeia produtiva escolhida para o desenvolvimento deste trabalho;
– Aprofundar seu conhecimento sobre as potencialidades e os fatores limitantes para o desenvolvimento da cadeia produtiva escolhida na região.
RECURSOS
Computador com acesso à internet e ao ambiente virtual.
PROCEDIMENTOS PRÁTICOS
Para essas atividades práticas são propostas a pesquisa e levantamento de dados para a caracterização da cadeia produtiva de produção animal que tradicionalmente se destaca no município ou região onde o aluno reside ou trabalha. E a elaboração de um plano de ação para a instalação de uma cultura de grão, cereal ou semente, estabelecendo as etapas e propondo soluções para os principais gargalos.
• Etapa 1: Pesquisa e levantamento de dados para a caracterização da cadeia produtiva de produção animal que tradicionalmente se destaca no município ou região onde o aluno reside ou trabalha.
• Etapa 2: Elaboração de um miniprojeto para a implantação de uma cultura de cereais.
Procedimentos para a realização da atividade
Etapa 1: Caracterização da cadeia produtiva de produção animal
Para o desenvolvimento desta prática você deverá identificar uma atividade de produção animal que seja importante para o município ou região onde vive. A importância desta atividade pode estar ligada a aspectos econômicos, sociais ou até mesmo culturais. Sua escolha não deverá ser limitada às atividades de produção animal apresentadas no livro da disciplina, assim, esteja livre para fazer sua busca. Independente da atividade identificada e escolhida para o desenvolvimento desta prática você deverá seguir os passos descritos adiante, para que sua pesquisa possa apresentar de maneira clara e objetiva o funcionamento da cadeia produtiva de produção animal escolhida. O resultado dessa sua pesquisa deverá ser apresentado na forma de um texto que deverá conter os seguintes elementos:
Título: Nome da cadeia produtiva de produção animal destacando o produto final (carne, ovos, couro, lã, mel, etc.).
Introdução: Caracterizar a cadeia produtiva escolhida apresentando aspectos históricos, econômicos, sociais e culturais da atividade e sua relação com a população local.
Justificativa: Apresentar de forma objetiva a razão pela qual você escolheu esta cadeia produtiva para desenvolver sua pesquisa (Qual a relevância deste estudo?).
Desenvolvimento: Caracterização da cadeia produtiva: Nesta parte do texto você deverá apresentar e caracterizar todas as etapas da cadeia produtiva escolhida, desde a origem dos animais (reprodução, criação de matrizes, geração de animais que fornecerão o produto final, entre outros) fornecimento de insumos (ração, medicamentos, equipamentos, etc.), obtenção do produto final (criação, engorda, extração, tosquia, tratamentos, processamentos, etc.), relação com fornecedores, intermediários e consumidor final (quem são, como afetam a cadeia produtiva, a que etapa estão associados, entre outras informações).
Identificação e caracterização de potencialidades e limitações da cadeia produtiva: Uma vez que a cadeia produtiva tenha sido caracterizada, você irá identificar e apresentar quais são as potencialidades (os pontos fortes) e os fatores limitantes (os pontos fracos) do setor na região. Neste sentido, você deverá descrever quais aspectos colaboram para a manutenção, e podem proporcionar o crescimento da atividade em sua região, e quais são os aspectos que dificultam o desenvolvimento da atividade. A apresentação de pontos fortes e fracos não deve ser feita em tópicos, mas sim em texto corrido, onde você irá contextualizar os pontos identificados. Para os fatores limitantes você deverá propor possíveis soluções que podem ser empregadas para a sua superação.
Fluxograma: Por meio da construção de um fluxograma você irá representar todas as etapas identificadas da cadeia produtiva estudada, demonstrando com estas estão conectadas entre si e com os demais atores/setores.
Conclusão: Para concluir seu trabalho você deverá, resumidamente, apresentar os aspectos mais importantes de sua pesquisa, encerrando com a emissão de sua opinião pessoal, baseada no conteúdo pesquisado, sobre relevância da cadeia produtiva escolhida, para a sua região. Lembre-se de relacionar sua impressão com a justificativa que foi dada anteriormente.
Bibliografia: Apresentar a relação de todas as bibliografias consultadas, seguindo o padrão da ABNT utilizado pela instituição.
OBSERVAÇÂO: Esta prática é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico.
Etapa 2: Miniprojeto para a implantação de uma cultura de cereais.
Orientações: Para o desenvolvimento desta atividade primeiramente você deverá definir um
grão/cereal/semente. Definida a espécie, você irá realizar uma pesquisa sobre a situação da sua produção no cenário nacional, buscando por dados e caracterização de cadeias produtivas em estados brasileiros. Considerando o produto escolhido faça um levantamento da produção brasileira nos últimos 10 anos, fazendo uma correlação entre a área colhida e a produtividade.
Depois de levantados os dados e utilizando a mesma cultura você deverá elaborar um miniprojeto, simulando o estudo para a implantação dessa cultura. Para tanto deverá escolher determinada localidade. O projeto deve conter a caracterização da cultura, sua importância, possíveis rotações utilizáveis, justificativa para a implantação dessa cultura na localidade escolhida, panorama do mercado consumidor, tipo de plantio, produtividade média, cotação do mercado, tipo de beneficiamento envolvido, entraves da cadeia produtiva e possíveis soluções.
A escolha da cultura será livre, contudo, devem ser levados em contas os aspectos edafoclimáticos da região escolhida. Como sugestão para a realização dessa atividade, propomos alguns municípios inseridos em cadeias produtivas de grãos, cereais e sementes.
A região do entorno também pode ser considerada:
• Patrocínio – MG (Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Parnaíba);
• Agronômica – SC (Mesorregião do vale do Itajaí)
• Jaboticabal – SP (Região da Alta Mogiana)
• Formoso do Araguaia – TO (Região da Bacia do Médio Araguaia)
• Tibagi – PR (Região de Campos Gerais)
• Entre outras cidades que podem ser incluídas, se devidamente justificada a escolha.
Na busca pela cultura mais adequada de grãos e cereais em cada cidade ou região, é
importante observar as portarias de Zoneamento Agrícola de Risco Climático, divulgadas
anualmente pelo Diário Oficial da União: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/riscosseguro/risco-agropecuario/portarias/portarias
De acordo com a cultura escolhida, você deverá analisar as opções por estado, e levantar
dados como período de cultivo, tipos de solo, etc. O resultado dessa sua pesquisa deverá ser apresentado na forma de um texto que deverá conter os seguintes elementos:
Título:
Introdução: Caracterização da cultura, sua importância, possíveis rotações utilizáveis.
Justificativa: Apresentar de forma objetiva a razão pela qual você escolheu esta cadeia
produtiva para desenvolver sua pesquisa (justificativa para a implantação dessa cultura na
localidade escolhida).
Desenvolvimento: Panorama do mercado consumidor, tipo de plantio, produtividade média, cotação do mercado, tipo de beneficiamento envolvido, entraves da cadeia produtiva.
Conclusão: Para concluir seu trabalho você deverá, resumidamente, apresentar os aspectos estudados e as possíveis soluções para os entraves.
OBSERVAÇÂO: Não se esqueça de apresentar a relação de todas as bibliografias consultadas, seguindo o padrão da ABNT utilizado pela instituição. Esta prática é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico.
IMPORTANTE: As etapas 1 e 2 propostas, deverão estar em relatório das atividades realizadas, porém devem constar em um mesmo documento em word. Você deve postar em seu AVA um único documento contendo o relatório das duas etapas propostas.
Checklist
Para o bom desenvolvimento oriente-se pelos itens descritos a seguir:
Etapa 1:
• Realização de um breve estudo sobre as cadeias produtivas de produção animal relevantes em seu município ou região;
• Seleção da cadeia produtiva para o desenvolvimento da sua pesquisa;
• Levantamento de dados a respeito da cadeia produtiva escolhida
• Revisão bibliográfica;
• Análise do material pesquisado;
• Redação do texto;
• Relatório.
Etapa 2:
• Levantamento de dados sobre determinada cadeia produtiva de grãos;
• Pesquisa por cadeias produtivas estabelecidos em municípios/regiões estabelecidas;
• Análise das portarias de Zoneamento Agrícola de Risco Climático;
• Elaboração do miniprojeto;
• Relatório.
RESULTADO
Ao final da prática você deverá apresentar um estudo completo acerca da cadeia produtiva
de produção animal escolhida, tendo identificado seus pontos fortes e fracos dentro do
contexto local onde é desenvolvida. E apresentar um miniprojeto com dados a respeito de
uma cadeia produtiva de um grão/cereal/semente, incluindo o panorama, etapas, gargalos,
soluções e informações necessárias para implementação de um cultivo em um
determinado município ou região brasileira.

 
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31/10/2023

AE1 – Cálculo Diferencial e Integral I [RESOLVIDA]

A contabilidade de custos é, dentro de uma organização, a ferramenta que possibilita o alcance do sucesso, de modo que a empresa consiga realizar um controle de gastos, mensurar sua margem de contribuição e definir o preço de venda correto do seu produto ou serviço. Em qualquer setor do mercado mundial, é necessária essa análise, possibilitando que os gestores tenham informações relevantes à sua disposição, facilitando a tomada de decisões. Uma correta mensuração de custos e análise de viabilidade econômica, além da análise da margem de contribuição, é de grande importância para a tomada de decisões dentro da organização, de modo que tais informações dão embasamento para que as escolhas possam condizer com a realidade da empresa, como a redução de custos, ou mesmo o investimento em maquinário.

Para qualquer produto, a definição do preço de venda é um processo árduo e que exige grande atenção por parte de todo o corpo dirigente da organização, seja a mesma prestadora de serviços ou um empreendimento comercial, de modo que um alto preço pode não ser aceito pelo consumidor, ou mesmo um preço muito baixo pode não dar retorno financeiro a empresa. 

Sobre o assunto de gastos, custos, preço de venda de um produto em uma empresa, observe o gráfico a seguir, em que constam o custo e a receita, para produção e venda de um produto por uma empresa.

No gráfico constam informações sobre o Custo e a Receita de um produto produzido por
uma empresa. Com base em análises realizadas no gráfico, responda:
a) Qual a quantidade de produtos estão sendo expressas no gráfico?
b) Quando a empresa produz mais, o custo dimui, é constante ou aumenta? Justifique sua
resposta.
c) Não produzindo nada, a empresa não tem nenhum custo? Justifique sua resposta.
d) A receita dessa empresa sempre aumenta, independente da quantidade produzida?
e) Não produzindo nada, a receita da empresa é de 50 mil reais?
f) Qual é a quantidade de produtos vendidos que da a maior receita para a empresa? E qual
é o valor de tal receita?
g) Existe alguma quantidade de produtos fabricados e vendidos, em que o custo e a receita 
são iguais? Se existir, qual é essa quantidade e qual será o valor do custo e da receita? 

 
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21/10/2023

Portfólio - Roteiro de Aula Prática Química e Ciências dos Materiais [RESOLVIDO]

ROTEIRO DE AULA PRÁTICA 1
Checklist:
– Acessar a prática pelo link no AVA
– Fazer os testes com os materiais
– Anotar todos os eventos e tirar prints das telas dos resultados.
Resultado: Aluno, você deverá entregar:
Olá Estudante, aqui você terá que apresentar uma tabela com os dados obtidos no experiemento e adicionar as telas dos resultados como evidência. Lembre-se de organizar bem os dados e de correlacionar bem os resultados e gerar uma boa evidência para que seja possível observar seu desenvolvimento na aprendizagem.

Referências: ALGETEC. Manual do laboratório de materiais e tratamento térmico: exigências dos materiais utilizados em engenharia..

ROTEIRO DE AULA PRÁTICA 2
Checklist:
– Acessar a prática pelo link no AVA
– Fazer os testes com os materiais
– Anotar todos os eventos e tirar prints das telas dos resultados.
Resultado: Aluno, você deverá entregar:
Olá Estudante, aqui você terá que apresentar uma tabela com os dados obtidos no experimento e adicionar as telas dos resultados como evidência. Você deve correlacionar as estruturas cristalinas com os tipos de materiais observados. Lembre-se de organizar bem os dados e gerar uma boa evidência para que seja possível observar seu desenvolvimento na aprendizagem.

Referências: ALGETEC. Manual do laboratório de materiais e tratamento térmico: exigências dos materiais utilizados em engenharia.

ROTEIRO DE AULA PRÁTICA 3
Checklist:
– Acessar a prática pelo link no AVA
– Fazer os testes com os materiais
– Anotar todos os eventos e tirar prints das telas dos resultados.
Resultado: Olá Estudante, aqui você terá que apresentar uma tabela com os dados obtidos no experimento e adicionar as telas dos resultados como evidência. Você deve correlacionar os minerais de acordo com as suas observações e comparar com a tabela de referência e justificar sua escolha. Lembre-se de organizar bem os dados e gerar uma boa evidência para que seja possível observar seu desenvolvimento na aprendizagem.

Referências: ALGETEC. Manual do laboratório de Química: Identificação dos Minerais: Parâmetros visuais.

ROTEIRO DE AULA PRÁTICA 4
Checklist:
– Acessar a prática pelo link no AVA
– Fazer os testes com os materiais
– Anotar todos os eventos e tirar prints das telas dos resultados.
Resultado:
Olá Estudante, aqui você terá que apresentar uma tabela com os dados obtidos no experimento e adicionar as telas dos resultados como evidência. Você deve correlacionar os minerais de acordo com as suas observações e comparar com a tabela de referência e justificar sua escolha. Lembre-se de organizar bem os dados e gerar uma boa evidência para que seja possível observar seu desenvolvimento na aprendizagem. Utilizar as três tabelas de refência para gerar a sua com espaço para as evidências. 

Referências: ALGETEC. Manual do laboratório de Química: Identificação dos Minerais Destrutivos.

 
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Portifólio - Relatório da Aula Prática de Física Geral [RESOLVIDO]

OBJETIVOS
Os objetivos das aulas práticas propostas para a disciplina de Física Geral são:
– Caracterizar o movimento de um objeto através do deslocamento, velocidade média e aceleração média;
– Compreender e comprovar a transformação da Energia Potencial Gravitacional em Energia Cinética, esclarecendo o princípio da Conservação da Energia Mecânica;
– Entender e identificar os tipos de colisões e suas principais características; Descrever os fenômenos causados pelo aquecimento de um corpo, determinando o calor específico e capacidade térmica.
INFRAESTRUTURA
Laboratório multidisciplinar por meio de simuladores.
MATERIAIS
Descrição Quantidade de materiais por
procedimento/atividade.
Calculadora 1 por aluno
Computador com acesso à internet 1 por aluno
SOFTWARE
Sim (X) Não ()
Em caso afirmativo, qual?
VirtuaLab – disponível na Biblioteca
Virtual no parceiro ALGETEC
Pago (X) Não Pago ()
Tipo de licença: Licenças já adquiridas pela Kroton
DESCRIÇÃO DO SOFTWARE
O laboratório virtual ALGETEC é uma plataforma para simulação de procedimentos em laboratório. Ele deve ser acessado por computador e não deve ser acessado por celular ou tablet. O requisito mínimo para o seu computador é uma memória ram de 4 gb. O primeiro acesso será um pouco mais lento, pois alguns plugins são buscados no navegador. A partir do segundo acesso, a velocidade de abertura dos experimentos será mais rápida. Para o desenvolvimento das atividades, fique atento às informações:
1. Caso utilize o Windows 10, dê preferência ao navegador Google Chrome;
2. Caso utilize o Windows 7, dê preferência ao navegador Mozilla Firefox;
3. Feche outros programas que podem sobrecarregar o computador;
4. Verifique se o navegador está atualizado;
5. Realize teste de velocidade da internet.

SUGESTÕES DE SEGURANÇA
NSA.
PROCEDIMENTO/ATIVIDADE
Atividade proposta:
Etapa 1: Caracterizar o movimento de um objeto através do deslocamento, velocidade média e aceleração média, compreendendo e estimando a velocidade média e a aceleração média de um objeto em movimento. Dessa forma, será possível reconhecer que a velocidade mede a taxa de variação da posição no tempo e que a aceleração mede a taxa de variação da velocidade no tempo, interpretando diferentes gráficos envolvendo as principais variáveis físicas: deslocamento, velocidade e aceleração.
Etapa 2: Compreender os processos de transformação de energia na descrição de um movimento, levando em consideração o princípio de conservação de energia.
Etapa 3: Identificar os tipos de colisões presentes em uma situação, quais as características e propriedades descritas, bem como verificar a conservação de energia.
Etapa 4: Compreender os fenômenos decorrentes da troca de energia térmica entre os corpos, calculando a capacidade térmica de um calorímetro e, posteriormente, utilizar este dado para determinar o calor específico de diversas substâncias.
Checklist:
Etapa 1:
✓ Acessar à plataforma VirtuaLab;
✓ Acessar à prática: MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO – MRUV;
✓ Montando e ajustando o experimento;
✓ Nivelando a base;
✓ Posicionando o ímã;
✓ Posicionando o fuso elevador;
✓ Posicionar o sensor;
✓ Ajustando a inclinação da rampa;
✓ Utilizar o multicronômetro;
✓ Realizar o experimento.
Etapa 2:
✓ Acessar à plataforma VirtuaLab;
✓ Acessar à prática: PRINCÍPIO DA CONSERVAÇÃO DA ENERGIA;
✓ Ajustando o experimento;
✓ Utilizando o multicronômetro;
✓ Realizar o experimento.
Etapa 3:
✓ Acessar à plataforma VirtuaLab;
✓ Acessar à prática: LANÇAMENTOS HORIZONTAIS E COLISÕES;
✓ Conhecendo o laboratório;
✓ Segurança do experimento;
✓ Preparação e executando o experimento – lançamentos horizontais;
✓ Medindo o alcance e calculando a velocidade;
✓ Preparando e executando o experimento – colisões;
✓ Medindo o alcance e calculando a velocidade;
✓ Finalizar o experimento.
Etapa 4:
✓ Acessar à plataforma VirtuaLab;
✓ Acessar à prática: CALORIMETRIA;
✓ Segurança do experimento;
✓ Tarando a balança;
✓ Realizar o experimento para determinar a capacidade térmica do calorímetro
✓ Realizar o experimento para a determinação do calor específico.
✓ Analisar os resultados.
ETAPA FINAL: Elaborar um relatório contendo os procedimentos práticos realizados das quatro etapas propostas para a disciplina Física Geral.
RESULTADOS
Resultados da aula prática
Após o desenvolvimento de todas as etapas da aula prática, o aluno deverá entregar um relatório único descrevendo os procedimentos realizados, materiais, resultados obtidos e conclusões

 
 ATIVIDADE RESOLVIDA
 
    R$90,00
     
    CHAVE PIX
     
    eng.carlosjfilho@hotmail.com

17/10/2023

Portfólio - Relatório da Aula Prática de Algoritmos e Programação Estruturada [RESOLVIDO]

OBJETIVOS
Definição dos objetivos da aula prática:
– Entender a ferramenta VisualG.
– Elaborar algoritmos e testar utilizando a ferramenta VisualG.
INFRAESTRUTURA
Instalações:
Computador com VisualG
Materiais de consumo:
Descrição
Quantidade de materiais por procedimento/atividade
Computador 1 por aluno
Software:
Sim ( X ) Não ( )
Em caso afirmativo, qual? VisualG
Pago ( ) Não Pago ( X )
Tipo de Licença: Gratuíta
Descrição do software:
O VisualG é um software que permite criar, editar, interpretar e que também executa os algoritmos em portugol (estruturado português) como se fosse um “programa” normal de computador. A ferramenta é de uso gratuito e de domínio público.
Equipamento de Proteção Individual (EPI): NSA
PROCEDIMENTOS PRÁTICOS
Elaborar dois algoritmos utilizando a ferramenta VisualG
Atividade proposta:
Elaborar dois algoritmos e testar utilizando a ferramenta VisualG.
1. Para o primeiro algoritmo, o usuário deverá informar a sua idade e em seguida deverá ser informada uma mensagem se ele for menor ou maior de idade.
2. O segundo algoritmo, você deverá criar uma estrutura de repetição com teste no início para calcular a potenciação.
Você deverá escrever um algoritmo que resolva a expressão, sendo a e b números inteiros e  positivos.
3. Procedimentos para a realização da atividade:
Nessa prática, você deverá utilizar a ferramenta VisualG para criar e testar os seus pseudocódigos que foram propostos.
• Primeiramente, você deverá fazer download da ferramenta VisualG, acessando o seguinte link: https://visualg3.com.br/
• Descompacte a pasta do VisualG.
• Dentro da pasta descompactada, acesse o ícone do aplicativo, o ícone é chamado visualg30, conforme a Figura 1 a seguir.
Figura 1. Pasta descompactada VisualG.
Fonte: Captura de tela Pasta VisualG.
• Abrir o visual G e criar a estrutura do pseudocódigo.
Figura 2: Tela VisualG
4. Fonte: Captura de tela VisualG.
• Lembre-se que a estrutura no VisualG deve obedecer a seguinte sequência:
Algoritmo “Nome do algoritmo”
Var
// Crie as suas variáveis
Inicio
// Seção de Comandos, procedimento, funções, operadores, etc…
Fimalgoritmo
1° Algoritmo: para o primeiro algoritmo, você deverá elaborar o algoritmo que o usuário informe a sua idade e caso a idade seja maior ou igual a 18 incluir a mensagem “Maior de idade” e caso contrário “Menor de idade”.
2° Algoritmo: para o segundo algoritmo você deverá apresentar o resultado da potenciação, lembrando que a
estrutura da potenciação é a seguinte:
2
3
4
2 2 2
2 2 2 2
2 2 2 2 2

Você deverá atentar-se para a lógica entre o número de repetições e a variável b (Dica: observe que a variável b é quem irá controlar a quantidade de repetições)
Escreva o algoritmo:
1. Início e declaração de variáveis
2. Obtenção dos valores das variáveis pelo usuário
3. Cálculo do exponencial
4. Impressão do resultado
Checklist:
– Abrir a interface da ferramenta VisualG
– Criar o pseudocódigo para o primeiro algoritmo que informa o maior ou menor idade.
– Deixar o algoritmo indentado.
– Testar o algoritmo.
– Você deverá entregar o algoritmo e o print do resultado do algoritmo.
– Criar o pseudocódigo do algoritmo para o cálculo da potência.
– Indentar o algoritmo.
– Executar o algoritmo.
– Você deverá entregar o algoritmo e o print do resultado do algoritmo.
RESULTADOS
Resultados da aula prática:
Conseguir propor a resolução de problemas via algoritmos utilizando a ferramenta VisualG. Você deverá entregar dois algoritmos referentes aos problemas propostos bem como, os prints dos resultados na tela. Além do conhecimento das técnicas de programação, você também deve ter conhecimento matemático para resolver diversas situações do cotidiano.

 

 
 ATIVIDADE RESOLVIDA
 
    R$60,00
     
    CHAVE PIX
     
    eng.carlosjfilho@hotmail.com

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