01/11/2023

Portfólio - Atividade Prática de Cadeias Produtivas [RESOLVIDO]

OBJETIVOS
A proposta desta atividade prática está amparada nos seguintes objetivos:
– Estimular o aluno a aprofundar seus conhecimentos sobre as cadeias produtivas de produção animal e vegetal que tenham relevância em seu município ou região.
– Conhecer os aspectos específicos da cadeia produtiva escolhida para o desenvolvimento deste trabalho;
– Aprofundar seu conhecimento sobre as potencialidades e os fatores limitantes para o desenvolvimento da cadeia produtiva escolhida na região.
RECURSOS
Computador com acesso à internet e ao ambiente virtual.
PROCEDIMENTOS PRÁTICOS
Para essas atividades práticas são propostas a pesquisa e levantamento de dados para a caracterização da cadeia produtiva de produção animal que tradicionalmente se destaca no município ou região onde o aluno reside ou trabalha. E a elaboração de um plano de ação para a instalação de uma cultura de grão, cereal ou semente, estabelecendo as etapas e propondo soluções para os principais gargalos.
• Etapa 1: Pesquisa e levantamento de dados para a caracterização da cadeia produtiva de produção animal que tradicionalmente se destaca no município ou região onde o aluno reside ou trabalha.
• Etapa 2: Elaboração de um miniprojeto para a implantação de uma cultura de cereais.
Procedimentos para a realização da atividade
Etapa 1: Caracterização da cadeia produtiva de produção animal
Para o desenvolvimento desta prática você deverá identificar uma atividade de produção animal que seja importante para o município ou região onde vive. A importância desta atividade pode estar ligada a aspectos econômicos, sociais ou até mesmo culturais. Sua escolha não deverá ser limitada às atividades de produção animal apresentadas no livro da disciplina, assim, esteja livre para fazer sua busca. Independente da atividade identificada e escolhida para o desenvolvimento desta prática você deverá seguir os passos descritos adiante, para que sua pesquisa possa apresentar de maneira clara e objetiva o funcionamento da cadeia produtiva de produção animal escolhida. O resultado dessa sua pesquisa deverá ser apresentado na forma de um texto que deverá conter os seguintes elementos:
Título: Nome da cadeia produtiva de produção animal destacando o produto final (carne, ovos, couro, lã, mel, etc.).
Introdução: Caracterizar a cadeia produtiva escolhida apresentando aspectos históricos, econômicos, sociais e culturais da atividade e sua relação com a população local.
Justificativa: Apresentar de forma objetiva a razão pela qual você escolheu esta cadeia produtiva para desenvolver sua pesquisa (Qual a relevância deste estudo?).
Desenvolvimento: Caracterização da cadeia produtiva: Nesta parte do texto você deverá apresentar e caracterizar todas as etapas da cadeia produtiva escolhida, desde a origem dos animais (reprodução, criação de matrizes, geração de animais que fornecerão o produto final, entre outros) fornecimento de insumos (ração, medicamentos, equipamentos, etc.), obtenção do produto final (criação, engorda, extração, tosquia, tratamentos, processamentos, etc.), relação com fornecedores, intermediários e consumidor final (quem são, como afetam a cadeia produtiva, a que etapa estão associados, entre outras informações).
Identificação e caracterização de potencialidades e limitações da cadeia produtiva: Uma vez que a cadeia produtiva tenha sido caracterizada, você irá identificar e apresentar quais são as potencialidades (os pontos fortes) e os fatores limitantes (os pontos fracos) do setor na região. Neste sentido, você deverá descrever quais aspectos colaboram para a manutenção, e podem proporcionar o crescimento da atividade em sua região, e quais são os aspectos que dificultam o desenvolvimento da atividade. A apresentação de pontos fortes e fracos não deve ser feita em tópicos, mas sim em texto corrido, onde você irá contextualizar os pontos identificados. Para os fatores limitantes você deverá propor possíveis soluções que podem ser empregadas para a sua superação.
Fluxograma: Por meio da construção de um fluxograma você irá representar todas as etapas identificadas da cadeia produtiva estudada, demonstrando com estas estão conectadas entre si e com os demais atores/setores.
Conclusão: Para concluir seu trabalho você deverá, resumidamente, apresentar os aspectos mais importantes de sua pesquisa, encerrando com a emissão de sua opinião pessoal, baseada no conteúdo pesquisado, sobre relevância da cadeia produtiva escolhida, para a sua região. Lembre-se de relacionar sua impressão com a justificativa que foi dada anteriormente.
Bibliografia: Apresentar a relação de todas as bibliografias consultadas, seguindo o padrão da ABNT utilizado pela instituição.
OBSERVAÇÂO: Esta prática é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico.
Etapa 2: Miniprojeto para a implantação de uma cultura de cereais.
Orientações: Para o desenvolvimento desta atividade primeiramente você deverá definir um
grão/cereal/semente. Definida a espécie, você irá realizar uma pesquisa sobre a situação da sua produção no cenário nacional, buscando por dados e caracterização de cadeias produtivas em estados brasileiros. Considerando o produto escolhido faça um levantamento da produção brasileira nos últimos 10 anos, fazendo uma correlação entre a área colhida e a produtividade.
Depois de levantados os dados e utilizando a mesma cultura você deverá elaborar um miniprojeto, simulando o estudo para a implantação dessa cultura. Para tanto deverá escolher determinada localidade. O projeto deve conter a caracterização da cultura, sua importância, possíveis rotações utilizáveis, justificativa para a implantação dessa cultura na localidade escolhida, panorama do mercado consumidor, tipo de plantio, produtividade média, cotação do mercado, tipo de beneficiamento envolvido, entraves da cadeia produtiva e possíveis soluções.
A escolha da cultura será livre, contudo, devem ser levados em contas os aspectos edafoclimáticos da região escolhida. Como sugestão para a realização dessa atividade, propomos alguns municípios inseridos em cadeias produtivas de grãos, cereais e sementes.
A região do entorno também pode ser considerada:
• Patrocínio – MG (Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Parnaíba);
• Agronômica – SC (Mesorregião do vale do Itajaí)
• Jaboticabal – SP (Região da Alta Mogiana)
• Formoso do Araguaia – TO (Região da Bacia do Médio Araguaia)
• Tibagi – PR (Região de Campos Gerais)
• Entre outras cidades que podem ser incluídas, se devidamente justificada a escolha.
Na busca pela cultura mais adequada de grãos e cereais em cada cidade ou região, é
importante observar as portarias de Zoneamento Agrícola de Risco Climático, divulgadas
anualmente pelo Diário Oficial da União: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/riscosseguro/risco-agropecuario/portarias/portarias
De acordo com a cultura escolhida, você deverá analisar as opções por estado, e levantar
dados como período de cultivo, tipos de solo, etc. O resultado dessa sua pesquisa deverá ser apresentado na forma de um texto que deverá conter os seguintes elementos:
Título:
Introdução: Caracterização da cultura, sua importância, possíveis rotações utilizáveis.
Justificativa: Apresentar de forma objetiva a razão pela qual você escolheu esta cadeia
produtiva para desenvolver sua pesquisa (justificativa para a implantação dessa cultura na
localidade escolhida).
Desenvolvimento: Panorama do mercado consumidor, tipo de plantio, produtividade média, cotação do mercado, tipo de beneficiamento envolvido, entraves da cadeia produtiva.
Conclusão: Para concluir seu trabalho você deverá, resumidamente, apresentar os aspectos estudados e as possíveis soluções para os entraves.
OBSERVAÇÂO: Não se esqueça de apresentar a relação de todas as bibliografias consultadas, seguindo o padrão da ABNT utilizado pela instituição. Esta prática é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico.
IMPORTANTE: As etapas 1 e 2 propostas, deverão estar em relatório das atividades realizadas, porém devem constar em um mesmo documento em word. Você deve postar em seu AVA um único documento contendo o relatório das duas etapas propostas.
Checklist
Para o bom desenvolvimento oriente-se pelos itens descritos a seguir:
Etapa 1:
• Realização de um breve estudo sobre as cadeias produtivas de produção animal relevantes em seu município ou região;
• Seleção da cadeia produtiva para o desenvolvimento da sua pesquisa;
• Levantamento de dados a respeito da cadeia produtiva escolhida
• Revisão bibliográfica;
• Análise do material pesquisado;
• Redação do texto;
• Relatório.
Etapa 2:
• Levantamento de dados sobre determinada cadeia produtiva de grãos;
• Pesquisa por cadeias produtivas estabelecidos em municípios/regiões estabelecidas;
• Análise das portarias de Zoneamento Agrícola de Risco Climático;
• Elaboração do miniprojeto;
• Relatório.
RESULTADO
Ao final da prática você deverá apresentar um estudo completo acerca da cadeia produtiva
de produção animal escolhida, tendo identificado seus pontos fortes e fracos dentro do
contexto local onde é desenvolvida. E apresentar um miniprojeto com dados a respeito de
uma cadeia produtiva de um grão/cereal/semente, incluindo o panorama, etapas, gargalos,
soluções e informações necessárias para implementação de um cultivo em um
determinado município ou região brasileira.

 
 ATIVIDADE RESOLVIDA
 
    R$90,00
     
    CHAVE PIX
     
    eng.carlosjfilho@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

PORTFÓLIO - Química e Ciências dos Materiais [NOTA MÁXIMA]

  Relatório de Aula Prática - Química e Ciências dos Materiais Observar por meio de alguns testes de propriedades físicas o comportamento do...