Pesquisar este blog

ORION1

09/01/2009

COMPONENTES DO AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO

Para que o Ar Condicionado Automotivo funcione e promova conforto térmico, é necessário que um sistema de refrigeração seja montado no veículo. Hoje, praticamente todos os modelos novos saem de fábrica com este sistema. Para compreender o sistema vamos observar todos os itens destacados em seus detalhes técnicos, analisando a sua função. Esta aula é a segunda parte do mini-curso de Ar Condicionado Automotivo.




O Compressor é o coração do sistema, sem ele não haveria possibilidade de refrigeração. Sua função é comprimir o fluido refrigerante que foi succionado (retirado) do evaporador na forma gasosa em baixa pressão e baixa temperatura, liberando este fluido em seguida para o condensador. Nesta etapa, o fluido atinge uma temperatura de superaquecimento, ocasionado por dois efeitos: o primeiro é que este fluido ao ser comprimido é forçado a sair por uma tubulação de menor diâmetro que quando entrou no compressor. O segundo efeito é o fato do fluido ter alta concentração de calor latente em sua composição química, o que resulta na absorção da energia do ambiente que está sendo resfriado. O compressor com esta função faz o fluido refrigerante circular por todo o sistema.



O Condensador tem uma função muito importante para a climatização e o resfriamento de ambientes, ele é responsável pela transformação do fluido gasoso aquecido em liquefeito dando início ao processo. Esta transformação só é possível graças ao eletroventilador, elemento que dissipa o calor absorvido pelo fluido. Suas serpentinas funcionam como um trocador de calor. Sua forma se assemelha ao radiador do carro.
O Filtro secador retêm as impurezas e armazena pequena quantidade de fluido para complementar a vedação de todo o sistema.


A Válvula de Expansão do fluido controla seu fluxo em todo o sistema. Cada vez que aciona o botão de controle do ar condicionado, o motorista monitora a capacidade do sistema impedindo ou liberando a passagem do fluido controlando o resfriamento do ambiente.




No Evaporador acontece a absorção do calor que está no carro, trocando este calor pelo conforto térmico. O fluido passa por suas serpentinas evaporando-se e roubando o calor do ambiente pela ação do compressor que retira o fluido das serpentinas e envia para o Condensador.


As Mangueiras são elementos de ligação de todo o sistema de refrigeração. Devem estar sempre em excelente estado para evitar fugas de fluido no sistema.


Os pressostatos são elementos de controle do sistema nas linhas de alta e baixa pressão. Quando o ar do ambiente se resfria ou se aquece o pressostato atua ligando ou desligando o compressor para proporcionar automatização do sistema. A explicação para isto é que se a temperatura do sistema sofrer variação, a pressão e o volume do fluido também irão variar. Quando a pressão aumenta, o módulo controlador do carro liga o eletroventilador para dissipar o calor. Desta forma, temos um ciclo constante que só se encerra quando o motorista determina sua parada. 

Por fim, temos o Transdutor de Pressão, que transmite toda esta variação no sistema fazendo contato constante com o módulo controlador do veículo. Estas informações são microprocessadas e servem para deixar o controle do sistema de acordo com a temperatura solicitada pelos passageiros do veículo.






Estarei aguardando as dúvidas colocadas nos comentários no final da aula! Participem das aulas solucionando as dúvidas sobre Refrigeração e Ar Condicionado Automotivo.
No Vocabulário Técnico vamos desvendar duas palavras:

Evaporador é o que conhecemos tradicionalmente com o nome de congelador nas geladeiras domésticas. O nome técnico resulta da sua função de permitir a evaporação do fluido refrigerante, causando assim a reação que retira [absorve] o calor dos ambientes.


Transdutor é um transmissor de informações utilizado na eletrônica. Ele pode transmitir dados como temperatura, pressão, volume ou qualquer outra variável do processo. O transdutor recebe informação na grandeza específica e transforma em grandeza elétrica que um microprocessador interpreta e aciona os comandos do sistema. 

07/01/2009

AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO


Nesta primeira aula deste mini-curso vamos abordar o sistema do ar condicionado automotivo: Vou explicar-lhes o funcionamento e os princípios da refrigeração. O objetivo deste sistema é proporcionar conforto térmico (ar climatizado), aos passageiros do veículo, por meio do controle da temperatura e da umidade. O sistema transfere o calor do interior do veículo através do ciclo termodinâmico. Já sei, devem estar imaginando um texto muito técnico - prometi-lhes um texto de fácil compreensão - não se preocupem, se estiver muito complicado recorram ao Tira-Dúvidas no final da aula!
O processo funciona graças às mudanças de estado do fluido refrigerante, que varia de liquefeito para gasoso quando evapora, absorvendo o calor numa reação endotérmica. Ah sim! Temos também o Vocabulário Técnico, pois não quero estudantes utilizando palavras sem sentido depois de frequentar um curso comigo! Garanto que se utilizarem estes termos técnicos, os mecânicos desonestos não vão tentar enganar-lhes na hora de um serviço no ar condicionado do carro (sabemos que tem aqueles que gostam de faturar em cima da falta de informação). Pois bem, isto é coisa do passado! Seguindo o sistema do ar condicionado, em outro estágio o fluido refrigerante sofre alteração no seu estado, passando de gasoso para liquefeito durante a condensação, quando troca calor com o meio externo (troca forçada pelo eletroventilador). Os fluidos refrigerantes são substâncias de alto calor latente, ou seja, utilizam grande energia para realizar mudança de estado.
Para entender melhor todo o princípio, observe a figura acima. Quando o motorista aciona o botão no painel do veículo, inicia-se um ciclo de refrigeração e o compressor do veículo que está acoplado ao motor através de uma correia começa a comprimir o fluido refrigerante e transferi-lo para o condensador. Quando chega ao condensador o fluido está em alta temperatura, alta pressão e com bastante volume. O eletroventilador é acionado para dissipar este calor e transformar o fluido em liquefeito. O fluido liquefeito transforma-se em novamente em gasoso quando encontra espaço para evaporar (caixa evaporadora) reduzindo a pressão, o volume e consequentemente a temperatura. No Evaporador, um ventilador empurra o ar contra as suas serpentinas, tornando-o frio, onde é conduzido após passar por um filtro, para o interior do carro, forçando o ar quente a sair, deixando o ambiente em conforto térmico (climatizado). Abaixo temos o Tira- Dúvidas e o Vocabulário Técnico. Se restar alguma dúvida sobre o processo, coloque seu comentário no final da aula.

No Tira-Dúvidas desta aula vou falar sobre Mudanças de Estado de uma substância: Como sabemos as substâncias são compostas de matéria e estas podem estar em diferentes estados físicos: sólido, líquido ou gasoso. Existem alguns outros estados físicos (veja o link), mas não se aplicam aos sistemas de ar condicionado. (Qual o estado físico do fogo?). Devido a algumas condições que envolvem principalmente a temperatura, a matéria pode ter seu estado físico alterado.


No Vocabulário Técnico vamos desvendar duas palavras:
  • Reação Endotérmica: É a reação que uma substância sofre quando exposta a uma determinada condição de alteração do seu estado físico, envolvendo a variação da sua temperatura, então esta substância absorve o calor do meio em que se encontra. Um exemplo de substância endotérmica é o álcool, quando em contato com a pele temos uma sensação de frescor, pois o álcool evapora absorvendo o calor presente na pele.
  • Liquefeito: É o estado físico comum aos gases quando estão em pressurização média, dentro de um recipiente onde uma parte está em estado líquido e outra parte em estado gasoso. Exemplo disso são os isqueiros, principalmente quando são transparentes, percebemos claramente esta composição.
  • Curso de Ar Condicionado Automotivo - Compre Aqui

06/01/2009

CURSO GRÁTIS

É cada vez maior a aplicação da Climatização Automotiva. Atualmente a maioria dos veículos saem da fábrica dotados de ar condicionado como é conhecido este item, antes opcional, hoje praticamente obrigatório. Por este motivo, vamos apresentar alguns conhecimentos básicos nesta área, para que todo motorista tenha informações sobre o funcionamento e sobre os componentes de um sistema de climatização. Este é um blog de tecnologia e ciências, portanto vejo uma certa obrigação em mostrar para os leitores do blog algumas coisinhas que a tecnologia faz para a melhoria do bem estar das pessoas. Ora, acionar o botão de controle do ar condicionado do carro e depois de alguns minutos perceber o conforto térmico é muito bom, principalmente no verão, onde os níveis de temperatura atingem marcas consideráveis. Mesmo os nossos leitores que ficam do lado de lá da linha do Equador, onde deveríamos ter temperaturas mais amenas, hoje enfrentam graus elevados pelo efeito estufa. Mas só isto não basta, costumo dizer nas aulas que o lado mais belo da vida é entender o princípio das coisas. Sei que alguns devem estar pensando: "eu não entendo nada de mecânica, como vou entender de ar condicionado de carro?" Pois bem, vamos detalhar todo o processo e tenho certeza que da próxima vez que acionar aquele botão, irá certamente pensar em todo o processo que envolve o ar condicionado do seu carro. Vai também poder compreender que aquele sistema não tem nada de diferente do sistema da sua geladeira de casa. Este mini-curso vai chamar-se "Ar Condicionado Automotivo", onde iremos avançar de acordo com o que vocês solicitarem nos comentários no final de cada aula. Com direto a Tira-Dúvidas e Vocabulário Técnico. Aguardem! A primeira aula já está sendo preparada e logo postarei aqui! Participem!

04/01/2009

MULHERES CIENTISTAS


Com a publicação da série "Os Cientistas" tive a ideia de criar uma enquete para que os visitantes do blog escolhessem os próximos cientistas a serem abordados. Com isto, quis listar na enquete dois homens e duas mulheres de destaque na área científica. Minha surpresa foi que na internet é muito difícil encontrar informações sobre mulheres cientistas. Não consegui listar mais do que duas. Fiquei impressionado! A falta de divulgação de estudos científicos e inventos que envolvem nomes de mulheres é absurdo. Da atualidade ainda encontrei referências, com projetos de biotecnologia e projetos envolvendo DNA e Genoma. Também na área de Engenharia Química, mas do passado é extremamente difícil listar com uma pesquisa simples nos buscadores da internet. Esta distância criada pela falta de divulgação causa na cabeça das pessoas um padrão de que só os cientistas (homens) conseguiram desenvolver teorias e fórmulas que influíram diretamente no desenvolvimento da Ciência.
Fui pesquisando palavra por palavra até juntar estes fatos que comprovam a influência feminina no meio científico. Alguns nomes aqui citados serão pesquisados mais a fundo para que possamos conhecê-las. Diante destes fatos já está certo que falarei sobre Marie Curie - que nos anos 20 ganhou dois prêmios Nobel - já no próximo sábado! Mas vou citar outros nomes para que possamos inserir este tema como elemento de discussão e pesquisa. Posteriormente peço-lhes que coloquem suas impressões nos comentários no final da aula.
Maria la Hebrea, a judia como era conhecida, desenvolveu o processo químico de aquecimento de uma substância sem que esta esteja diretamente em contato com a fonte de calor. Este processo é popularmente conhecido pela expressão "banho-maria", que muitos imaginam ser utilizado apenas na cozinha. No século 4 em Alexandria, uma mulher chamada Hipatia (foto) desenvolveu-se em Matemática, Astronomia e Filosofia, infelizmente teve fim trágico, quando fanáticos religiosos a assassinaram por conta de sua forte influência na cultura da Grécia.
No século 6, a médica Trótula escreveu os Tratados Ginecológicos e começou a partir deste momento a salvar vidas de mulheres com o desenvolvimento das técnicas de tratamentos. Encontrei vagas referências também com as invenções que envolvem as mulheres, algumas inventoras tiveram que patentear suas idéias em nome de seus pais e irmãos, devido ao fato de terem este direito negado.
A grandiosa Melitta, produtora de filtros de papel para café, teve seu início pelas mãos de Melitta Bentz, na Alemanha. Ela inventou estes filtros e já idealizava uma forma de serem utilizados em uma cafeteira elétrica. Apesar destes poucos registros a participação das mulheres no desenvolvimento científico e tecnológico mundial é muito grande, mas o reconhecimento está distante desta participação.
O próprio Prêmio Nobel é excludente quando trata das mulheres. A grande maioria dos contemplados é do sexo masculino! Durante a série aqui no Blog estarei dando destaque a estas MULHERES CIENTISTAS em suas respectivas áreas. Aguardem!

03/01/2009

LEONARDO DA VINCI




Durante estas férias resolvi dedicar-me aos autores das Teorias Científicas e invenções que utilizo como exemplo nos estudos das muitas aulas já publicadas aqui no Blog, criando a Série "Os Cientistas". Poderia ter começado esta série - por razões óbvias - por Nicolas Carnot, pai da Termodinâmica e de influência fundamental na Refrigeração, área em que atuo com maior frequência. Mas existe um cientista, que na minha opinião representa o principal nome na contribuição ao mundo científico.
Leonardo da Vinci! Sim o pintor italiano Leonardo, considerado um dos principais nomes da era Renascentista. Além de pintor ele era cientista, inventor, físico, matemático, músico, arquiteto, urbanista, engenheiro civil e militar. Para a mecânica, além de tantos inventos, contribuiu para a invenção do mancal de rolamentos, quando esboçou o que seria a transmissão de movimento de rodas com um mínimo de atrito. Então, a partir deste sábado vou publicar aqui no blog informações sobre a vida e obra de vários homens e mulheres que mudaram o mundo com seus conceitos e invenções. Participem das enquetes colocando suas opiniões a respeito dos cientistas que querem ver aqui na série. Se tiver algum nome em especial coloque seu comentário no final da postagem para que eu possa pesquisar e publicar aqui.


Leonardo da Vinci nasceu na Itália em 1452, onde enfrentou problemas bem parecidos com o que vemos hoje. Seus pais eram separados, era considerado filho ilegítimo! Morou durante alguns anos com seu avô, onde levava uma vida relativamente normal para a época,tinha até denúncias de maus costumes, certamente alguma travessura de um jovem sem muita pretensão na vida, que naquele tempo era considerada falta grave para os padrões da igreja. Aos 16 anos começou a mostrar-se para o mundo, através de desenhos e pinturas. Por ser muito bonito e apresentável fisicamente, Leonardo serviu de modelo para escultores e pintores. Mas, foram sua extrema inteligência e talento que o colocaram entre os famosos. Apesar de estar entre os melhores não aproveitou totalmente a oportunidade por estar envolvido em projetos arquitetônicos e inventos mecânicos. Todavia a história prova que a ele não seria acrescentado técnicas de pintura, pois era notadamente superior na aplicação dos contrastes de cores de forma impressionante.
A genialidade de da Vinci é extraordinária, suas obras, mesmo as inacabadas encanta os críticos de arte, pelo fato de poderem avaliar uma obra no instante da concepção. Em Milão no ano de 1499, sua alma arquitetônica transcende do artista, quando ele deixa uma reforma em uma igreja para projetar e construir uma rede de canais e um grande sistema de abastecimento de água e irrigação. Urbanizou completamente a cidade, proporcionando ruas e calçados no formato que até hoje adotamos com as calçadas mais altas para permitir aos pedestres transitar com maior segurança. Certamente já tomava cuidado com pedestres devido aos projetos de um automóvel que dispensava cavalos. Antecipou-se em trezentos anos na indústria automobilística!
Em 1500 publicou estudos de Anatomia e Proporções de Perspectiva e Óptica. Em Veneza, quando esta estava ameaçada pelos Turcos , da Vinci projetou catapultas. Como já estudava proteção aérea, na Engenharia Militar ele descreveu movimentos de pouso e decolagem baseando-se nos pássaros. Criou um pára-quedas e projetou um engenho voador mecânico que girava em torno do próprio eixo, chamado por ele de parafuso aéreo. Estes projetos de aviação antecederam a construção do helicóptero.

Baseado na Hidrostática, na Hidrodinâmica e nos princípios de Arquimedes Leonardo inventou a bomba hidráulica para elevar água. Este princípio de deslocamento de fluidos representa hoje o equipamento fundamental para todos os processos industriais. O que hoje conhecemos como transmissão automática (câmbio), foi idealizado por da Vinci para melhorar o deslocamento de carros de guerra movido por homens, o sistema de transmissão por diferencial também foi utilizado em seus carros de guerra. Estudou aerodinâmica de navios e barcos melhorando seus projetos e construções. Inventou o bote salva-vidas e o submarino.

Dissecou corpos humanos para estudar Anatomia e a Mecânica dos Corpos. Da Vinci esboçou retratos de embriões com suas formas e comportamentos durante a gestação. Até hoje estes princípios servem de rota para a Medicina. Medidas Humanas foram conhecidas com a exposição dos escritos que abordavam o Homem Vetruviano, figura largamente utilizada nas áreas de Ciências Físicas, Químicas e Biológicas. Com estes conhecimentos ele desenvolveu a Geometria, a Hidráulica e a Geometria dos Sólidos. Aprofundou-se em conhecimentos de Matemática, Arquitetura e Engenheria.

Um fato impressionante prova a genialidade de Leonardo da Vinci! No fim da vida ele confessou ter dissecado cerca de 30 corpos humanos comprados ou algumas vezes roubados. A surpresa porém é que todas as anotações destas dissecações eram indecifráveis por dois motivos: para preservar a autoria, visando méritos científicos e para proteger-se da Igreja pois este ato era considerado heresia, falta gravíssima naqueles tempos. Por isso ele escrevia suas anotações para serem lidas apenas diante de um espelho, uma maneira surpreendentemente inteligente de criar anagramas em suas escritas.

No dia 02 de maio de 1519 morreu o inventor e artista conhecido como Mestre Leonardo, autor da obra Mona Lisa del Giocondo (entre outras) e de invenções fantásticas capazes de medir a distância entre o Sol e a Terra e também o tamanho da Lua. Além disso, inventou a calculadora mecânica, a bicicleta e a primeira máquina a vapor com água aquecida pelo Sol através de lentes côncavas.
"A MORTE DO SER FÍSICO, TALVEZ TÃO INDECIFRÁVEL QUANTO SEUS CÓDIGOS E ANAGRAMAS, NÃO CONSEGUE APAGAR A GENIALIDADE E A VERSATILIDADE DE UM HOMEM QUE CONCENTROU-SE EM TANTAS ÁREAS BUSCANDO SUPERIORIDADE E EXCELÊNCIA EM TODAS AS SUAS OBRAS, O QUE FAZ DO SEU SUCESSO ALGO ETERNO!"

02/01/2009

BLOG DO PROFESSOR CARLÃO

A semana de festas e comemorações pelo novo ano está chegando ao fim. Na segunda-feira deveremos estar com a maioria dos hábitos retomados, com exceção apenas das escolas que ainda terão suas férias prolongadas. Assim, espero que os estudantes estejam passando pelo blog para atualizar seus conhecimentos e revisar as aulas para apresentar as suas dúvidas e acrescentar os debates. Para quem já é visitante mais antigo deve ter percebido as Alterações no Blog do Professor Carlão, proporcionadas para dar maior visibilidade ao blog, tornando-o mais profissional, visando proporcionar aos visitantes aulas de qualidade e serviços que tornam o blog mais agradável e mais útil, como uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional. Para deixar as informações mais acessíveis instalei uma Busca Rápida que através de Marcadores localiza rapidamente as Aulas. Como todos podem perceber o blog tornou-se internacional, com visitantes de vários países. Para este público tomei duas medidas: a primeira foi instalar um Tradutor de Textos para que os visitantes possam visualizar as aulas no seu próprio idioma; e a segunda foi o Identificador com as respectivas Bandeiras dos países de origem para dar destaques às suas participações por aqui. Espero que os visitantes leitores participem das aulas deixando suas dúvidas, impressões e comentários no final das postagens. A partir deste sábado estaremos apresentando a Série "Os Cientistas" com um resumo divertido da contribuição destes homens e mulheres que mudaram o mundo com suas idéias e invenções. Para começar vou reapresentar Leonardo Da Vinci, pela sua versatilidade e quantidade de invenções. Aproveitem para estudar e divertir-se muito aqui no Blog do Professor Carlão.

Leia também...

COMO FAZER REFERÊNCIAS DE SITES NAS NORMAS ABNT

A elaboração de referências bibliográficas é uma etapa essencial na construção de qualquer trabalho acadêmico. A padronização dessas referên...