09/01/2009

COMPONENTES DO AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO

Para que o Ar Condicionado Automotivo funcione e promova conforto térmico, é necessário que um sistema de refrigeração seja montado no veículo. Hoje, praticamente todos os modelos novos saem de fábrica com este sistema. Para compreender o sistema vamos observar todos os itens destacados em seus detalhes técnicos, analisando a sua função. Esta aula é a segunda parte do mini-curso de Ar Condicionado Automotivo.




O Compressor é o coração do sistema, sem ele não haveria possibilidade de refrigeração. Sua função é comprimir o fluido refrigerante que foi succionado (retirado) do evaporador na forma gasosa em baixa pressão e baixa temperatura, liberando este fluido em seguida para o condensador. Nesta etapa, o fluido atinge uma temperatura de superaquecimento, ocasionado por dois efeitos: o primeiro é que este fluido ao ser comprimido é forçado a sair por uma tubulação de menor diâmetro que quando entrou no compressor. O segundo efeito é o fato do fluido ter alta concentração de calor latente em sua composição química, o que resulta na absorção da energia do ambiente que está sendo resfriado. O compressor com esta função faz o fluido refrigerante circular por todo o sistema.



O Condensador tem uma função muito importante para a climatização e o resfriamento de ambientes, ele é responsável pela transformação do fluido gasoso aquecido em liquefeito dando início ao processo. Esta transformação só é possível graças ao eletroventilador, elemento que dissipa o calor absorvido pelo fluido. Suas serpentinas funcionam como um trocador de calor. Sua forma se assemelha ao radiador do carro.
O Filtro secador retêm as impurezas e armazena pequena quantidade de fluido para complementar a vedação de todo o sistema.


A Válvula de Expansão do fluido controla seu fluxo em todo o sistema. Cada vez que aciona o botão de controle do ar condicionado, o motorista monitora a capacidade do sistema impedindo ou liberando a passagem do fluido controlando o resfriamento do ambiente.




No Evaporador acontece a absorção do calor que está no carro, trocando este calor pelo conforto térmico. O fluido passa por suas serpentinas evaporando-se e roubando o calor do ambiente pela ação do compressor que retira o fluido das serpentinas e envia para o Condensador.


As Mangueiras são elementos de ligação de todo o sistema de refrigeração. Devem estar sempre em excelente estado para evitar fugas de fluido no sistema.


Os pressostatos são elementos de controle do sistema nas linhas de alta e baixa pressão. Quando o ar do ambiente se resfria ou se aquece o pressostato atua ligando ou desligando o compressor para proporcionar automatização do sistema. A explicação para isto é que se a temperatura do sistema sofrer variação, a pressão e o volume do fluido também irão variar. Quando a pressão aumenta, o módulo controlador do carro liga o eletroventilador para dissipar o calor. Desta forma, temos um ciclo constante que só se encerra quando o motorista determina sua parada. 

Por fim, temos o Transdutor de Pressão, que transmite toda esta variação no sistema fazendo contato constante com o módulo controlador do veículo. Estas informações são microprocessadas e servem para deixar o controle do sistema de acordo com a temperatura solicitada pelos passageiros do veículo.






Estarei aguardando as dúvidas colocadas nos comentários no final da aula! Participem das aulas solucionando as dúvidas sobre Refrigeração e Ar Condicionado Automotivo.
No Vocabulário Técnico vamos desvendar duas palavras:

Evaporador é o que conhecemos tradicionalmente com o nome de congelador nas geladeiras domésticas. O nome técnico resulta da sua função de permitir a evaporação do fluido refrigerante, causando assim a reação que retira [absorve] o calor dos ambientes.


Transdutor é um transmissor de informações utilizado na eletrônica. Ele pode transmitir dados como temperatura, pressão, volume ou qualquer outra variável do processo. O transdutor recebe informação na grandeza específica e transforma em grandeza elétrica que um microprocessador interpreta e aciona os comandos do sistema. 

14 comentários:

  1. tenho um polo 02/03, meu problema é o seguinte: se eu deixar o carro num estacionamento a ceu aberto sob sol forte, o ar condicionado não funciona, só depóis de muitas horas ou a noite é que o danado volta a funcionar. Esse problema poderia ser que tipo de defeito?

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    1. Seu veiculo deve ter passado por alguma manutenção no sistema de ar condicionado...
      E não fizeram o vacuo corretqamente ou não usaram a bomba de vacuo!
      O seu veiculo para apresentar este problema, é muito provavel que não tenha sido aplicado o fluido refrigerante corretamente!

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  2. Olá! tenho um vectra 96 o sistema de ar condicionado não funciona,dei uma verificada e descobri que o pressostato está desligado e não encontrei tomada que poderia ser ligado a ele, seria este o defeito? fui a uma oficina de ar e verificou-se que tem gas no sistema. Se puder me ajudar eu agradeço.
    Joshua

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  3. no caso to tempra...fiz a carga do gas mais ele nao esta gelando bem....parece q o ar gela um tempo e para e fica nesse processo...o q pode ser??

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  4. ola eu tenho um celta ano 2004/2005 ele e completo 1.4:
    e o meu primeiro carro.
    ele esta com um defeito no ar nao gela ja levei ele para um rapaz q concerta ar mas ele me enrrolou pois da primeira vez q levei ele falou q era so o gas q nao tem vazamento nenhum e tbm ele trocou o filtro de ar q estava sujo.quando ajeitou da primeira vez me falou q duraria muito tempo poderia durar ate um ano.mas nao durou nem um mes q meu ar ja nao gelava mas.entao voltei dai ele falou q o defeito agora era em uma peça chamada torre trocou a torre pois uma nova e colocou uma nova carga de gas novamente fui para casa e novamente nao passou nem um mes q nao gelava mas.para vc me enteder melhor eu sou moto taxi e meu carro fica de segunda a sexta na garagem so saio nele no domingo e no sabado e alem do mas nao viajo para longe so viajo no maximo 40km no fim da semana.entao como pode um carro andar tao pouco e o ar quebrar tao rapido ne?por favor me manda uma dica urgente do que possa ser?aguardo sua resposta.

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  5. Quando estiver trabalhando no equipamento
    atente sempre para todos avisos de precaução
    contidos nas etiquetas presas às unidades.
    * Siga sempre todas as normas de segurança
    aplicáveis e use roupas e equipamentos de
    proteção individual. Use luvas e óculos de
    proteção quando manipular as unidades ou o
    refrigerante do sistema.procedimentos.

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  6. trabalho em uma maquina pesada em o ar condicionado esta ligado em sistema de fusivel e ele vive desarmando o fusivel, o que pode estar acontecendo?

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  7. Boa tarde Professor Carlão,

    Tenho um celta, o ar-condicionado dele passou mais de um ano parado(com defeito), fui a uma loja, e foi constatado que o evaporador estava furado, fiz a troca e a instalação do gás refrigerante.
    Na hora do teste(s) de pressão, percebemos que a pressão quando o carro estava em alta rotação reduzia e se mantinha(que é o correto reduzir), mas, algumas vezes ela oscila, o que poderia ser?
    O mecânico informou que poderia ser o compressor de ar, como passou muito tempo parado, estava apresentando essa oscilação.

    Já em um teste com o rasther feito por uma oficina que fui para realizar a revisão da injeção, durante o teste com o rasther, o carro apresentou um erro no sensor de pressão do ar(pressostato).
    Trocando o pressostato corrigiria o defeito relatado?
    Aguardo retorno e obrigado pelo espaço para dúvidas.

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  8. Anônimo8/6/17 14:53

    COMO QUE A CONTROLADORA PERCEBE A VARIACAO DE TEMPERATURA INTERNA DO VEICULO E FAZ O LIGA E DESLIGA DO SISTEMA?

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  9. Olá, tenho um Voyage ano 83 argentino e não acho o motor compressor ,posso adaptar de um outro veiculo?

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    1. Olá! Pode sim, antes verifique detalhes tais como: conexões de entrada e saída [admissão e sucção] das mangueiras [tubulação] do fluido refrigerante e outro detalhe não menos importante que é a furação da base de fixação do compressor! Além disso, verificar a placa com informações técnicas que definem a capacidade do equipamento! Muito obrigado! Qualquer outra dúvida é só perguntar! Um forte abraço!

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  10. Boa noite tenho uma sprinter 2014/2015 e o sistema de ar condicionado tem hora que gela e tem hora que para de gelar O que pode ta acontecendo ja foi feito a correcao do fluido refrigerante e da ventuinha ela e equipada com compressor que tem valvula torre

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    1. Olá! Essa variação no funcionamento do sistema de condicionamento de ar automotivo pode ser motivado por vários sintomas: filtros sujos ou obstruídos, vazamentos do fluido refrigerante, defeitos no compressor ou correia de acionamento, falhas no sistema elétrico que alimenta os ventiladores e ventoinhas ou mesmo alguma falha nos sensores de temperatura e pressão monitorados pelo termostato e pressostato respectivamente! A melhor solução para essa intermitência no funcionamento é procurar uma oficina especializada onde profissionais em refrigeração automotiva poderão diagnosticar os possíveis defeitos e realizar uma correção satisfatória! Qualquer outra dúvida é só perguntar! Muito obrigado e um forte abraço!

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