17/10/2009

INSPEÇÃO E CONTROLE - AULA 4

CONTROLE DO PROCESSO
  • Do processo de produção podem resultar ítens (produtos) não conformes/ defeituosos ou a porcentagem de defeituosos pode variar ao longo do tempo.
  • O que causa a produção de defeituosos é a existência de variação nos materiais, nas condições do equipamento, nos métodos de trabalho, na inspeção, nas condições da mão de obra, e em outros insumos, etc.
  • A variação que ocorre num processo de produção pode ser desmembrada em duas componentes: uma de difícil controle, chamada variação aleatória, e outra chamada variação controlável.
  • Se as variações forem conhecidas, controladas e reduzidas, os índices de produtos defeituosos certamente se reduzirão. Esses dois tipos de variação exigem esforços e capacitação, técnica e gerencial, diferenciados para o seu controle.
  • O CEP auxilia na identificação e priorização das causas de variação da qualidade (separação entre as poucas causas vitais e as muitas triviais) e objetiva controle ou eliminação (aprisionamento) das causas fundamentais dos defeitos.
Os defeitos podem ser separados em:
  • defeitos crônicos (são inerentes ao próprio processo, estão sempre presentes);e
  • defeitos esporádicos (representam desvios em relação ao que o processo é capaz de fazer, são mais facilmente detectáveis).
As causas de variação podem ser separadas em:
  • causas comuns ou aleatórias (são inerentes ao próprio processo, são relativamente difíceis de serem identificadas, consistem num número muito grande de pequenas causas);
  • causas assinaláveis ou especiais (representam um descontrole temporário do processo, são possíveis de serem identificadas e corrigidas, as causas e os efeitos são facilmente observáveis).

16/10/2009

INSPEÇÃO E CONTROLE - AULA 3

  • Controle Estatístico de Processo - CEP.
O controle da qualidade de um processo produtivo envolve a realização das seguintes etapas consecutivas:
  • definição de um padrão a ser atingido
  • inspeção (medir o que foi produzido e comparar com o padrão)
  • diagnóstico das não-conformidades (descrição do desvio entre o que foi produzido e o padrão)
  • identificação das causas dos não-conformidades/defeitos
  • ação corretiva para eliminação das causas
  • atualização dos padrões(produto ou processo)
  • O CEP, Controle Estatístico de Processo, tradicionalmente, é uma ferramenta com base estatística, de auxílio ao controle da qualidade, nas etapas do processo, particularmente no caso de processo de produção repetitivo. Hoje, mais do que uma ferramenta estatística, o CEP é entendido como uma filosofia de gerenciamento (princípios de gerenciamento) e um conjunto de técnicas e habilidades, originárias da Estatística e da Engenharia de Produção, que visam garantir a estabilidade e a melhoria contínua de um processo de produção. Em resumo, visa o controle e a melhoria do processo.
Os princípios fundamentais para implantação e gerenciamento do CEP são:
  • pensar e decidir baseado em dados e fatos;
  • pensar separando a causa do efeito, buscar sempre conhecer a causa fundamental dos problemas;
  • reconhecer a existência da variabilidade na produção e administrá-la;
  • usar raciocínio de prioridade;
  • girar permanente e metodicamente o ciclo de controle (Ciclo PDCA: Plan, Do, Check, Action), visando a melhoria contínua do desempenho;
  • definir o próximo processo/etapa/posto de trabalho como cliente da etapa anterior. O cliente define a qualidade esperada;
  • identificar instantaneamente focos e locais de disfunção e corrigir os problemas a tempo;
  • educar, treinar e organizar a mão de obra visando uma administração participativa e o auto controle.
As principais técnicas de apoio ao CEP são:
  • Amostragem (Inspeção, Planos de Amostragem)
  • Folha de Verificação
  • Histograma/Gráficos
  • Diagrama de Pareto
  • Diagrama de Causa e Efeito/6M/Espinha de Peixe
  • Estratificação
  • Gráficos de Controle (Gráficos de Shewhart)
Atualmente a inovação fundamental em relação ao CEP é que esses princípios e técnicas devem ser compreendidos, e aplicados, por todas as pessoas da organização e não apenas pelos técnicos e engenheiros da área de Qualidade.

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