12/03/2022

Lista Resolvida: MECFLU

Na elaboração dos projetos nas engenharias o engenheiro necessita levar em conta os fenômenos que estão relacionados com fluídos como a viscosidade. Em função das necessidades exigidas pelos projetos, determine o que se pede no experimento sobre viscosímetro de Stokes.




Encontrando a velocidade de escoamento:
Para encontrar a velocidade de escoamento das esferas metálicas é necessário que sejam feitas diversas medidas do tempo de queda entre dois pontos conhecidos.

Essas medidas serão realizadas em tubos contendo água, óleo e glicerina.

PARTE I – Tubo contendo água. Realize o experimento seguindo os procedimentos. Complete a tabela com os resultados observados.

PARTE II – Tubo contendo óleo. Realize o experimento seguindo os procedimentos. Complete a tabela com os resultados observados.

PARTE III – Tubo contendo glicerina. Realize o experimento seguindo os procedimentos. Complete a tabela com os resultados observados.

DETERMINAÇÃO DA VISCOSIDADE

Para o cálculo da viscosidade dinâmica neste experimento considere os seguintes valores:

Raio interno do tubo: 22 mm.

Os valores reais da viscosidade cinemática são:

Tubo contendo água. Determine a velocidade corrigida, viscosidade dinâmica, viscosidade cinemática e o erro percentual relativo. Complete a tabela.

Tubo contendo óleo. Determine a velocidade corrigida, viscosidade dinâmica, viscosidade cinemática e o erro percentual relativo. Complete a tabela.

Tubo contendo glicerina. Determine a velocidade corrigida, viscosidade dinâmica, viscosidade cinemática e o erro percentual relativo. Complete a tabela.

Avaliação dos resultados: Compare os valores encontrados para a viscosidade cinemática de forma experimental com o valor da viscosidade cinemática real. Justifique eventuais diferenças encontradas. 

 

  

LISTA RESOLVIDA - MECFLU
    De R$120,00 por R$90,00 
     
    CHAVE PIX
     
    eng.carlosjfilho@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

AV2 - Engenharia, Ciência e Tecnologia [RESOLVIDA]

[1] O objetivo da pesquisa qualitativa é a descrição completa e detalhada do objeto de estudo, para entender razões e motivações, e o que to...