23/04/2022

ATIVIDADE 4 RESOLVIDA - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA


1] Os carros que nasceram da ideia de Nikolaus August Otto (1832-1891), que concebeu o motor à combustão interna de quatro tempos, fundamentado no hoje chamado Ciclo de Otto. O ciclo de Otto é um ciclo termodinâmico utilizado na maioria dos motores de ignição, também conhecidos como motores de quatro tempos. Nesse contexto, associe cada um dos quatro tempos do ciclo de Otto à sua correta definição.

I – Admissão
II – Expansão
III – Compressão
IV
Exaustão 

(  ) A mistura de ar e combustível é injetada dentro de uma câmara de combustão.
(  ) Uma faísca causa a ignição da mistura de gás e combustível, e o pistão é rapidamente empurrado para uma posição mais baixa.
(  ) O pistão comprime a mistura de ar e combustível rapidamente em um volume menor que o original.
(  ) Os gases formados pela queima do combustível são expelidos do motor, dando início a um novo ciclo. 

A sequência correta é: I, II , III & IV

2] Um sistema computacional capaz de analisar imagens de mudas de plantas ornamentais e classificá-las de acordo com seu nível de qualidade já está disponível no país. Criado para a classificação de mudas de violeta, mas podendo ser adaptado a outras variedades vegetais, o sistema foi desenvolvido pela empresa MVisia, com apoio da FAPESP por meio do programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).
“A partir das fotos das mudas, nosso sistema identifica um conjunto de parâmetros que possibilita classificá-las, com até 80% de acerto”, disse o engenheiro Luiz Lamardo Silva, sócio fundador da MVisia, empresa atualmente incubada no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), no campus da Universidade de São Paulo (USP). 

Assim, a capacidade computacional proporciona agilidade nos processos de decisões. De acordo com essas informações, leia as afirmativas abaixo.
 
I. A simulação computacional permite a avaliação de um grande número de cenários diferentes de projeto.
II. A inteligência computacional é falha no quesito percepção, já que os programas computacionais desconsideram essa questão.
III. Os sistemas têm a possibilidade de fornecer informações, porém não são aplicáveis para a Termodinâmica em projetos.
IV. Simulação de cenários, como o impacto que o tráfego de veículos terá sobre a vizinhança, ainda não é possível de ser realizada com a capacidade computacional atual, pois o volume de tráfego de veículos em um dado dia é variável.

É correto o que se afirma em: I. A simulação computacional permite a avaliação de um grande número de cenários diferentes de projeto.
 
3] A Gestão de Valor Agregado (GVA) é considerada um dos melhores métodos para analisar a evolução dos custos e prazos de um projeto devido à sua eficiência. Em síntese, podemos dizer que a GVA é uma abordagem estruturada que integra o escopo, o cronograma e os recursos, para então medir o desempenho e o progresso do que foi planejado.
Considere um projeto que consiste em produzir um total de 125 unidades de um produto em um período de 5 meses. Cada unidade custa 1.500 reais para ser produzida. No quarto mês a situação do projeto é que foram produzidas 90 unidades com um gasto de 130.000 reais. 
 
Nesse contexto, o Valor Agregado (VA) é de? R$ 135.000,00
 
4] A Gestão de Valor Agregado (GVA) é considerada um dos melhores métodos para analisar a evolução dos custos e prazos de um projeto devido à sua eficiência. Em síntese, podemos dizer que a GVA é uma abordagem estruturada que integra o escopo, o cronograma e os recursos, para então medir o desempenho e o progresso do que foi planejado.

Considere um projeto que consiste em produzir um total de 125 unidades de um produto em um período de 5 meses. Cada unidade custa 1.500 reais para ser produzida. No quarto mês a situação do projeto é que foram produzidas 90 unidades com um gasto de 130.000 reais. 
 
Nesse contexto, calcule o valor do Índice de Desempenho de Custos (IDC) do projeto. RESPOSTA: 1,04
 
5] O restaurante Comida Caseira oferece refeições do tipo self-service no horário do almoço de segunda-feira a sábado. O colaborador 1 desse restaurante é responsável por comprar os ingredientes do dia; o colaborador 2 é responsável pela preparação dos diversos tipos de comida que serão servidos; e o colaborador 3 é responsável pelo gerenciamento do salão. Diante do exposto, podemos considerar que, nesse restaurante, temos um sistema produtivo, no qual temos uma prestação de serviço em conjunto com a entrega de produtos, que são as refeições.
 
Dessa forma, leia as afirmativas abaixo e escolha a(s) afirmativa(s) que melhor represente o sistema produtivo do restaurante.
 
I. Entrada: matéria-prima → Transformação: reprocesso → Saída: informação.
I​I. Entrada: ingredientes → Transformação: processo produtivo → Saída: produto.
III. Entrada: matéria-prima e mão de obra → Transformação: equipamento → Saída: prestação de serviço.
IV. Entrada: equipamento, mão de obra, matéria-prima e informação → Transformação: processo produtivo → Saída: prestação de serviço e produto acabado.

É correto o que se afirma em: I. Entrada: matéria-prima → Transformação: reprocesso → Saída: informação.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

AV2 - Tecnologias Limpas e Tratamento de Resíduos [RESOLVIDA]

1) Um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) bem implementado traz para a instituição os conceitos de sustentabilidade tão em evi...