08/04/2022

Lista Resolvida de Projeto Auxiliado por Computador (CAE)

 Exemplo do SolidWorks sendo utilizado como Software CAE - Diferença entre CAD, CAE e CAM.
 
Questão 1) Qual o significado da sigla CAE?
Questão 2) O desenvolvimento teórico do método de Rayleigh-Ritz e suas condições de existência e unicidade permitem modificações na forma de resolução de problemas admissíveis. Para qual aplicação se destacou o Método de Rayleigh-Ritz?
Questão 3) Em que consiste o método analítico?
Questão 4) Considerando a robustez do deslocamento e a eficiência do cálculo na aplicação de grandes estruturas, uma fórmula clássica é utilizada no deslocamento. Nessas fórmulas de deslocamento, a principal incógnita a ser determinada é o deslocamento no nó. Para o estado de deformação plano, cada ponto corresponde a quantos graus de liberdade?
Questão 5) Quais as duas formulações aplicadas para obter o Método dos Elementos Finitos?
Questão 6) Para que é aplicado o Método dos Resíduos Ponderados?
Questão 7) Qual a aplicação para o Método dos Elementos Finitos?
Questão 8) Como é definida a análise de elementos finitos?
Questão 9) Como é especificado o comportamento dinâmico de estruturas baseado em modelos determinísticos?
Questão 10) Quais as três divisões da formulação clássica do Método dos Elementos Finitos?
Questão 11) O que permite a aplicação do Princípio dos Trabalhos Virtuais?
Questão 12) Quando um sistema elástico não solicitado é carregado por um conjunto de forças externas, seu comportamento é governado pelo princípio geral de conservação de energia. O trabalho realizado pela força externa (Ue) é totalmente convertido em energia associada ao sistema. A troca de energia de um sistema elástico inclui mudanças na energia potencial (Ui) e energia cinética (K). Qual a aplicação do Método de Castigliano?
Questão 13) O que é o Método de Rayleigh-Ritz?
Questão 14) Quais as etapas típicas de um processo CAE?
Questão 15) Como pode ser definida a fluido dinâmica computacional?
Questão 16) O constante avanço da tecnologia faz com que a indústria invista na robótica, inteligência artificial, máquinas de ponta, entre outros elementos, tudo isso remete à indústria 4.0. A partir deste cenário os softwares CAD/CAM/CAE tornaram o design, assim como a produção, mais arrojado e mais bem documentado. Por isso, tais softwares têm facilitado o processo de modelagem computacional. Qual a finalidade dos softwares CAD, CAE e CAM?
Questão 17) Se o homem notoriamente sempre se identificou com problemas que envolvem determinar máximos e/ou mínimos ao longo da sua própria evolução, então ele teve que desenvolver técnicas para conseguir compreender e determinar os tão almejados máximos ou mínimos. Para satisfazer tais anseios desenvolve-se o Cálculo Variacional ou Cálculo das Variações. O que estuda o Cálculo Variacional?
Questão 18) O que propõe a mecânica dos meios contínuos?
Questão 19) Se o homem notoriamente sempre se identificou com problemas que envolvem determinar máximos e/ou mínimos ao longo da sua própria evolução, então ele teve que desenvolver técnicas para conseguir compreender e determinar os tão almejados máximos ou mínimos. Para satisfazer tais anseios desenvolve-se o Cálculo Variacional ou Cálculo das Variações. Quem desenvolveu a Teoria do Controle Ótimo?
Questão 20) Qual a premissa matemática e tecnológica para a fluido dinâmica computacional?

LISTA RESOLVIDA - PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR CAE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

Um sistema linear consiste em um conjunto de equações lineares que compartilham as mesmas variáveis. Não há restrição quanto ao número de eq...