20/05/2022

ATIVIDADE RESOLVIDA: Preparo e Diluição de Soluções.

Na elaboração dos projetos, o engenheiro necessita levar em conta os fenômenos que estão relacionados com o preparo de soluções. Em função das necessidades exigidas, realize os procedimentos a seguir referentes ao experimento: Preparo e Diluição de Soluções.

DESCRIÇÃO DO LABORATÓRIO

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

  • Béquer de capacidade volumétrica de 50 mL;
  • Balão volumétrico de capacidade volumétrica de 100 mL;
  • Proveta de capacidade volumétrica de 10 mL;
  • Vidro de relógio;
  • Espátula;
  • Bastão de vidro;
  • Pisseta contendo água destilada;
  • Hidróxido de potássio P.A;
  • Balança analítica.

 

PROCEDIMENTOS

1 SEGURANÇA DO EXPERIMENTO

Coloque os equipamentos de proteção individual localizados no “Armário de EPI’s”.

2. PREPARANDO O EXPERIMENTO

Prepare a capela, abrindo a janela, acendendo a luz interna e ligando o exaustor. Feito isso, coloque todos os itens necessários ao experimento que se encontram no Armário inferior, dentro da capela.

3. PESANDO O HIDRÓXIDO DE POTÁSSIO

Para dar início ao preparo de 100 mL de solução de hidróxido de potássio 0,1 mol/L, calcule a massa de KOH necessária para a preparação da solução. Utilize a função “TARA” da balança para desprezar a massa do vidro de relógio e, em seguida, pese a quantidade de KOH calculada e coloque-a no béquer de capacidade volumétrica de 50 mL.

4. INICIANDO A SOLUÇÃO

Adicione, aproximadamente, 10 mL de água destilada ao béquer contendo o KOH. Para isso, primeiro coloque a água na proveta para medir o volume e, em seguida, transfira a quantidade medida para o béquer. Dissolva o sólido com o auxílio do bastão de vidro e despeje o conteúdo do béquer sobre o balão volumétrico de capacidade volumétrica de 100 mL.

5. REALIZANDO A LIMPEZA DO BÉQUER E ADIÇÃO NA SOLUÇÃO

Coloque 10 mL de água na água na proveta, transfira para o béquer, deixe o bastão de vidro homogeneizando por 5 segundos, retire o bastão e transfira a água para o balão volumétrico de capacidade volumétrica de 100 mL. Repita esse procedimento mais duas vezes, fazendo com que ocorram, pelo menos, 3 lavagens do béquer e do bastão de vidro. Complete o volume do balão volumétrico com água destilada até o traço de aferição e homogeneíze a solução.

6. ROTULANDO A SOLUÇÃO

Transfira o conteúdo do balão volumétrico para a garrafa e rotule a solução.

7. DILUINDO A SOLUÇÃO

Utilize a proveta para medir 1,00 mL da solução de KOH 0,1 mol/L recém-preparada. Transfira essa quantidade medida para o béquer e, posteriormente, para o balão volumétrico de capacidade volumétrica de 100 mL. Complete o balão volumétrico com água até o traço de aferição. Homogeneíze a solução.

8. AVALIANDO OS RESULTADOS

Siga para a seção “Avaliação de Resultados”, neste roteiro, e responda de acordo com o que foi observado nos experimentos.

9. FINALIZANDO O EXPERIMENTO

Faça a limpeza de todos os materiais utilizados, guarde-os no armário, feche a janela da capela, desligue a luz e exaustor, guarde os EPI’s no armário e encerre o experimento.

AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS

 

1 - Qual a massa de KOH a ser pesada para preparar 100 mL de solução de hidróxido de potássio 0,1 mol/L? Apresente os cálculos.

2 - Qual a concentração e a unidade de concentração da solução de KOH diluída? Apresente os cálculos.
 
ATIVIDADE RESOLVIDA - QUÍMICA EXPERIMENTAL
    De R$120,00 por R$90,00
     
    CHAVE PIX
     
    eng.carlosjfilho@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

AV2 - Engenharia, Ciência e Tecnologia [RESOLVIDA]

[1] O objetivo da pesquisa qualitativa é a descrição completa e detalhada do objeto de estudo, para entender razões e motivações, e o que to...