18/04/2023

Estruturas de Pontes - Questionários Resolvidos

Questionário 01

Pergunta 1 As obras de arte consistem em estruturas responsáveis por transpor obstáculos, dando continuidade a uma determinada via. Nos projetos de rodovias, este termo refere-se tanto às pontes quanto aos viadutos. Entretanto, as pontes e viadutos diferem-se um do outro com relação a natureza do obstáculo transposto. Com isso em mente responda: As pontes, propriamente ditas, são estruturas responsáveis pela:

  transposição de um curso d’água.
  transposição de dutos ou valetas.
  regularização da seção transversal da via ao contornar uma encosta.
  transposição de outras vias.
  transposição de vales profundos.
 
Pergunta 2 As pontes e viadutos são constituídas por diferentes elementos, genericamente, dividimos essas estruturas em: superestrutura, mesoestrutura e infraestrutura. A respeito destes elementos é correto afirmar que:

  A infraestrutura de uma ponte é responsável por receber as cargas da mesoestrutura e guiá-la até as fundações.
  A mesoestrutura é formada pelos elementos verticais que levarão os esforços recebidos das vigas principais até a infraestrutura. Esses elementos devem ser dimensionados apenas para as reações recebidas das vigas.
  Fazem parte da superestrutura das pontes as vigas principais e secundárias responsáveis pelo suporte do tabuleiro. Entretanto, não se incluem as lajes deste.
  A escolha adequada da infraestrutura de uma ponte depende, somente, dos carregamentos descarregados pelos apoios da estrutura e da resistência do maciço de solo da região.
  A superestrutura tem a função de receber e transferir os esforços gerados pelos usuários até os outros elementos da ponte.
 
Pergunta 3 As pontes suspensas são caracterizadas por um tabuleiro esbelto suportado por diferentes cabos de aço.  Pensando nisso, qual o nome das pontes suspensas por uma série de cabos fixados a um ou mais mastros?

  Ponte em Laje.
  Ponte pênsil.
  Ponte em viga contínua.
  Ponte em arco.
  Ponte estaiada.
 
Pergunta 4 Um dos sistemas estruturais mais utilizados nas obras de arte do Brasil é o sistema de vigas. A respeito dessas estruturas está correto o que se afirma em:

  Um exemplo de ponte com sistema de viga Gerber no Brasil é a ponte Rio-Niterói.
  As vigas contínuas apresentam apoios intermediários, quando comparadas as vigas biapoiadas, estes apoios permitem uma melhor distribuição dos momentos fletores. Para isso, recomenda-se que os vãos externos sejam 30% menores que os internos.
  As pontes em vigas Gerber apresentam uma associação de vigas dependentes uma das outras. Por isso, todas as vigas devem ser construídas simultaneamente.
  As vigas simplesmente apoiadas com balanços são muitas vezes executadas com alturas variáveis. Nesses casos recomenda-se que adote-se uma altura entre 9 a 12% do vão interno.
  As vigas simplesmente apoiadas são mais indicadas para vão maiores que 50 metros. 

Questionário 02 

Pergunta 1 Um dos principais métodos construtivos para pontes e viadutos em regiões de vales profundos foi executado pela primeira vez para a construção de uma ponte brasileira. Esse método consiste na execução de trechos parciais do tabuleiro a partir dos apoios centrais ou extremos da ponte. Cada novo segmento do tabuleiro é sustentado pelo segmento anterior. O nome desse método construtivo é:
  Deslocamentos progressivos
  Pontes sobre cimbramento móvel
  Pontes pré moldadas sobre vão inteiro
  Balanço sucessivos
  Pontes sobre cimbramento especial
 
Pergunta 2 O método dos deslocamentos progressivos . Sobre este método é correto dizer o que se afirma nas alternativas abaixo, exceto em:
  Nesse método a estrutura é alavancada de uma das cabeceiras da ponte em direção a outra extremidade.
  No dimensionamento das estruturas construídas por esse método, deve-se tomar cuidado em relação ao carregamento da mesma, já que as vinculações durante a construção serão diferentes da estrutura final.
  Esse método necessita de nivelamento das formas para que não haja esforços adicionais por erros de geometria
  Dentre as vantagens do método dos deslocamentos está a possibilidade de executar a estrutura em um local controlado, reduzindo tempo com montagem e desmontagem de formas.
  Este método cresceu com o sistema de pontes estaiadas, sendo um dos principais métodos construtivos utilizados na construção dessas pontes.
 
Pergunta 3 As pontes podem ser classificadas de diferentes formas conforme a característica avaliada. Elas podem ser classificadas em relação ao seu sistema estrutural, sua forma construtiva, sua finalidade e o material preponderante da sua estrutura. De acordo com tudo que você já estudou sobre o assunto, avalie a figura a seguir:

Qual das alternativas abaixo representa a correta classificação da ponte quanto ao seu sistema estrutural e seu material?

  Ponte estaiada de concreto
  Ponte treliçada de metal
  Balanço estaiada em metal
  Pontes em laje de concreto
  Ponte treliçada de madeira
 
Pergunta 4 Muitas vezes, devido às características topográficas da região, não é possível construir uma ponte com altura livre suficiente para a passagem dos barcos ou navios que trafegam no corpo d’água. Nestes casos, deve-se prever em projeto a mobilidade do estrado, de modo que a construção da ponte não atrapalhe a navegação. Qual das classificações abaixo não se refere ao tipo de mobilidade do estrado? 

  Ponte deslizante
  Ponte rotular
  Ponte Levadiça
  Ponte basculante
  Ponte giratória

Questionário 03

Pergunta 1 Conhecer a finalidade de uma ponte é um dos primeiros passos de um projeto, afinal o tipo de usuário da estrutura determinará uma série de elementos e características que definirão as principais cargas atuantes na estrutura. No que se refere às pontes e viadutos rodoviários podemos afirmar que:
  As velocidades de projeto são definidas de acordo com a classe e o relevo da região. Para regiões planas temos que as velocidades são, respectivamente, 110 km/h, 80 km/h, 60 km/h e 40 km/h, para as vias rápidas, arteriais, coletoras e locais.
  Os elementos geométricos das vias federais, estaduais e municipais são definidos pelo antigo Departamento Nacional de Estradas e Rodagem (DNER), o atual DNIT.
  As pontes curvas devem respeitar os raios de curvatura estabelecidos para a rodovia na qual está inserida.
  Durante o projeto das rodovias é importante que se busque o local ideal para a instalação da ponte, quando necessária. Esse local deve levar em consideração a mais estreita do rio para redução do comprimento total, independente do fluxo de embarcações e a cota da ponte.
  As rodovias federais são divididas em quatro classes de acordo com as características de tráfego que podem ser vias rápidas, arteriais, coletoras e locais.
 
Pergunta 2 Uma obra de arte pode ser projetada com diferentes sistemas estruturais, que influenciarão no seu custo, impacto estético e, de certa maneira, no método construtivo adotado. Dessa forma é necessário que o engenheiro tenha uma série de informações iniciais para poder definir as características adequadas para aquela determinada situação. A respeito dessas informações é incorreto o que se afirmar na alternativa?
  Para a caracterização do maciço de solo é necessário que seja elaborado um relatório de sondagem o qual apresenta a planta de locação das sondagens juntamente com os perfis de solo julgados relevantes dentre os realizados.
  Conhecer a finalidade da ponte é importante para a determinação das características geométricas da ponte como largura do tabuleiro, inclinação e raios de curvaturas.
  Quando a obra de arte se referir a uma ponte, deve-se obter a seção transversal do rio sob o eixo de locação da ponte em escala 1:100 ou 1:200. As cotas do fundo do rio devem ser informadas a cada 5 metros.
  Dentre as informações topográficas da região de locação necessárias para o estudo de implantação da ponte inclui-se uma planta do terreno em escala 1:100 de comprimento igual ao comprimento da obra mais 100 metros e largura igual a da obra mais 60 metros. A planta deve conter curvas de nível de metro em metro.
  Algumas informações como a presença de agentes agressivos e informações de interesse construtivo podem ser obtidas caso o projetista ache relevante são determinantes para a escolha do tipo de ponte.
 
Pergunta 3 Dentre os primeiros passos para o dimensionamento de uma estrutura está o levantamento das ações atuantes sobre a mesma. Essas ações podem ser divididas em ações permanentes, variáveis e excepcionais  segundo a NBR 8681. A respeito das ações permanentes que podem atuar sobre as pontes, está correto o que se afirma em:
  Os recalques uniformes geram ações permanentes sobre a estrutura. Via de regra, estes recalques são pequenos e, portanto, podem ser desconsiderados no projeto.
  O empuxo do solo em contato com a estrutura da ponte também é tido como uma ação permanente, entretanto ele só deve ser considerado do projeto quando não houver a possibilidade de retirada ao longo da vida útil da ponte.
  As ações permanentes são cargas que estarão presentes por toda a vida útil da estrutura, mesmo que com intensidades diferentes ao longo do tempo.
  Os elementos submersos sofrem a ação permanente do empuxo da água de valor igual ao peso do fluido deslocado pela estrutura.
  Fazem parte das cargas permanentes o peso próprio dos elementos estruturais e auxiliares presentes na ponte. Seus valores dependem somente das características geométricas desses elementos.
 
Pergunta 4 O peso próprio é o principal exemplo de ação permanente atuante na estrutura, afinal ele estará atuando enquanto a estrutura estiver presente. A respeito da determinação dessas ações responda: qual o peso próprio de uma viga de concreto armado com 8 metros de comprimento e seção transversal retangular de 35x150 centímetros?  
  37,50 kN/m²
  105 kN
  11,55 kN/m
  13,13 kN/m
  8,75 kN/m²

Questionário 04 

Pergunta 1 As ações variáveis são definidas como aquelas que podem ou não estar atuando sobre a estrutura em um determinado instante ‘t’ da sua vida útil. Dessa forma, essas ações apresentam grandes variações de intensidade. Nas obras de arte, uma das principais ações variáveis possíveis é a chamada carga móvel. Com base nos seus conhecimentos sobre essas cargas avalie:

I. Os trens tipo estabelecidos pela NBR 7188 baseiam-se nos veículos de grande carga que circulam pelas estradas brasileiras, como as carretas e caminhões CVCs.

II. Devido às características particulares das cargas móveis é recomendado que estas sejam majoradas por meio de coeficientes de: impacto, número de faixas e adicional.

III. Os coeficientes adicionais somente devem ser utilizados sobre as cargas móveis aplicadas a distâncias superiores a 5 metros das descontinuidades da pista.  

É correto afirmar que:
  Somente a expressão em III é verdadeira
  Somente as expressões I e III são falsas
  Somente a expressão em II é falsa
  Somente a expressão em I é falsa
  Somente as expressões I e II são verdadeiras
 
Pergunta 2 As linhas de influência são usadas para avaliar o esforço de uma determinada seção sob a ação de uma carga móvel. Com base no seu conhecimento sobre o assunto, avalie a linha de influência para uma carga unitária abaixo:


Considerando um trem-tipo formado por duas cargas pontuais de 10kN separadas uma da outra por 2 metros, determine qual a posição mais desfavorável para a aplicação da carga e o valor do momento gerado por ela?
  As duas cargas pontuais devem ser posicionadas sobre a seção C, gerando um momento de 36,5 kN.m
  Uma das cargas pontuais deve ser posicionada sobre o centro da viga, estando a outra 2 metros a esquerda, o momento resultante será 27,5 kN.m
  Uma das cargas pontuais deve ser posicionada sobre a seção C, estando a outra 2 metros a direita, o momento resultante será 30,0 kN.m
  Uma das cargas pontuais deve ser posicionada sobre a seção C, estando a outra 2 metros à esquerda, o momento resultante será 25,0 kN.m.
  Uma das cargas pontuais deve ser posicionada sobre o centro da viga, estando a outra 2 metros a direita, o momento resultante será 22,5 kN.m
 
Pergunta 3 As ações variáveis são cargas que apresentam grandes variações ao longo da vida útil das estruturas. A respeito das ações variáveis que podem atuar sobre as estruturas de uma obra de arte, está incorreto o que se afirma em:
  Durante a construção da obra de arte, podem surgir ações temporárias que comprometam a integridade da estrutura, portanto, essas cargas devem ser avaliadas durante o dimensionamento.
  Os empuxos de terra podem sofrer uma sobrecarga variável, causada pela entrada ou saída do veículo na ponte.
  A ação do vento pode gerar as chamadas forças de sucção, as quais tendem a causar o tombamento da ponte.
  A passagem dos veículos sobre a ponte em movimento variáveis gera sobre o tabuleiro forças horizontais na direção longitudinal da ponte.
  A água gera sobre as estruturas submersas uma ação de valor igual ao peso do fluido deslocado pela estrutura.
 
Pergunta 4 Dentre as ações variáveis que podem atuar sobre as pontes, encontra-se uma força horizontal causada pelo choque entre o veículo e os trilhos das pontes ferroviárias, cujo valor pode ser estimado em 20% do peso do veículo. O nome dessa força é:  
  Choque lateral
  Força de impacto
  Força centrípeta
  Força de frenagem e aceleração
  Força do vento

Questionário 05

Pergunta 1 As estruturas devem ser avaliadas para os chamados estados limites últimos e também para os de serviço. Cada um tem interesse distinto e, portanto, utiliza uma combinação das ações que melhor representa o comportamento avaliado.  Pensando nisso, qual a combinação utilizada para a avaliação da formação de fissuras no concreto?
  Combinação última de construção.
  Combinação quase permanente.
  Combinação rara.
  Combinação frequente .
  Combinação normal última.
 
Pergunta 2 As combinações normais últimas são utilizadas para o dimensionamento das estruturas, em geral elas adotam uma ação variável como principal e as demais são ditas secundárias e por isso devem ser reduzidas. A escolha dessa ação variável se dá buscando a maior combinação possível.

Considerando que você está dimensionado uma transversina de uma ponte rodoviária. Para isso, você obteve o momento, gerado pelas cargas permanentes, igual a  580 kN.m; o momento proveniente da carga móvel igual a 365 kN.m; e um segundo momento variável igual 180 kN.m. Qual será a carga variável principal e qual o momento de cálculo?
  A carga móvel, Md = 1401,2 kN.m
  A carga móvel, Md = 1499,4 kN.m
  A carga móvel, Md = 1474,2 kN.m
  A segunda carga variável, Md = 1421,7 kN.m
  A segunda carga variável, Md = 1370,6 kN.m
 
Pergunta 3 O dimensionamento das vigas de concreto armado de um edifício e de uma ponte é bem semelhante, entretanto, há algumas mudanças. A respeito dessas divergências responda: Qual das alternativas abaixo apresenta um passo presente apenas no dimensionamento das armaduras longitudinais das vigas das obras de arte?
  Determinação dos esforços de cálculo
  Determinação da altura da linha neutra
  Verificação da fadiga da armadura
  Verificação das áreas de aço limites
  Verificação da influência da laje na seção T
 
Pergunta 4 Conhecer a altura da linha neutra de uma viga submetida à flexão é fundamental para se conhecer a forma de ruptura da mesma. Sendo assim, determine a altura da linha neutra para uma viga retangular de seção 25x75 cm submetida a um momento de cálculo de 635 kN.m, executada com concreto C40.

Considere que a altura útil da viga é igual a 68 cm.
  15,1 cm
  22,1 cm
  12,0 cm
  19,4 cm
  30,6 cm

Questionário 06

 Pergunta 1 O dimensionamento das vigas de concreto armado se resume na determinação das áreas de aço necessárias para resistir aos esforços atuantes. A respeito da determinação da armadura transversal responda:  qual a taxa de armadura necessária para que uma viga (20x60 cm) resista a um esforço cortante de 350 kN? Sabe-se que a viga será armada com estribos verticais de aço CA50, possui altura útil de 54 cm e que a treliça resiste a 130 kN por meio de mecanismos complementares.

  37,86 cm²/cm
  99,38 cm²/cm
  29,63 cm²/cm
  32,92 cm²/cm
  61,52 cm²/cm
 
Pergunta 2 As armaduras transversais têm como função resistir aos esforços cortantes atuantes na viga. Para o seu dimensionamento é necessário uma série de passos para garantir a integridade das bielas comprimidas e das diagonais tracionadas. Diante disso, com base nos seus conhecimentos sobre estes passos, determine pelo modelo de cálculo I a força resistida pela biela comprimida de uma viga (25x80 cm) construída com C45. Adote uma altura útil igual a 74 cm.

  1992,6 kN
  1423,3 kN
  1843,2 kN
  1316,5 kN
  1399,1 kN
 
Pergunta 3 Dentre as verificações do estado limite de serviço, encontra-se a avaliação das deformações apresentadas pela estrutura. Dessa forma, para que uma viga esteja corretamente dimensionada ela não deve apresentar deslocamentos superiores ao permitidos pela NBR 6118. A respeito dos deslocamentos das vigas é correto afirmar que:

  Assim que uma viga é carregada ela apresenta uma deformação, chamada de flecha imediata a qual depende somente das suas vinculações do carregamento aplicado.
  As flechas imediatas representam os deslocamentos sofridos pela viga devido a fluência do concreto.
  É possível utilizar-se de contra flecha para reduzir as deformações finais da viga.
  A deformação total da viga é determinada pelo produto do coeficiente diferido e a flecha imediata.
  As flechas diferidas dependem do intervalo de tempo avaliado e da resistência dos materiais empregados.
 
Pergunta 4 Para a verificação do estado de deformação de uma viga de concreto é necessário que se determine a flecha imediata gerada pelo carregamento quase permanente. Sendo assim, calcule a flecha imediata para uma viga biapoiada de vão igual 6 metros submetida a um carregamento distribuído de 50 kN/m que será construída com concreto C30. Adote uma inércia equivalente de 72.380,0 cm4.  

  2,2 cm
  3,8 cm
  5,3 cm
  4,5 cm
  6,3 cm 

Questionário 07

Pergunta 1 A união entre os diferentes elementos das obras de arte é realizada por meio de aparelhos de apoio, os quais garantem que as vinculações adotadas no projeto, ocorram adequadamente na estrutura real. Sobre os diferentes aparelhos de apoio e as vinculações adotadas, avalie as sentenças abaixo:

I. As articulações do tipo elástica permitem a rotação e translação horizontal da superestrutura, possuindo apenas reações verticais.
II. Os aparelhos de apoio de metal ou concreto são, em geral, do tipo móvel ou fixo.
III. Os aparelhos de apoio empregados nas obras de arte garantem a rotação livre entre a superestrutura e a mesoestrutura.
Está correto o que se afirma em:

  I e III
  I e II
  II
  I
  II e III
 
Pergunta 2 Os aparelhos de apoio de concreto tem como vantagem seu baixo custo econômico e sua simplicidade de execução, por isso, já foram empregados com grande frequência nas construções de obras de arte. Com base no seu conhecimento sobre os diferentes tipos de apoio de concreto existentes assinale a alternativa correta.

  As articulações de contato de superfícies necessitam de superfícies rugosas, já que as forças horizontais do tabuleiro são resistidas pela ação do atrito entre as superfícies de contato.
  A ligação de concreto formada pelo contato de uma superfície convexa a uma côncava de raio de curvatura ligeiramente maior é do tipo móvel.
  Nas articulações do tipo Freyssinet, as reações do apoio são transmitidas pela armadura presente na ligação da superestrutura à mesoestrutura.
  As articulações conhecidas como pêndulo de concreto, consistem no uso de um elemento intermediário entre a super e mesoestruturas ligado a ambas por meio de qualquer tipo de articulação.
  As ligações de concreto chamadas de Masneger, baseiam-se no efeito favorável provocado pelo estrangulamento da seção de concreto que permite o aumento da resistência do concreto.
 
Pergunta 3 Os aparelhos de apoio elastoméricos, são formados por placas de borracha sintética que permitem a rotação e translação horizontal do tabuleiro. Para que essa movimentação não cause problemas nos elementos e não desgaste o aparelho de apoio é necessário que este seja adequadamente dimensionado.  A respeito dos seus conhecimento sobre esse assunto, avalie as expressões a seguir:

I. Os aparelhos de apoio de neoprene devem ser avaliados quanto às deformações causadas pela ação das forças horizontais e o momento atuante nos apoios, sendo desnecessário a verificação das deformações geradas pelas reações verticais.

II. As dimensões em planta das placas de neoprene podem ser dimensionadas considerando que a resistência do neoprene é igual a 7 MPa. A altura das placas deve ser adotada igual a 20% da sua largura.

III. O apoio deve ser verificado quanto ao deslizamento gerado pela ação das forças horizontais.

É correto afirmar que:

  Somente a expressão em III é verdadeira
  Somente as expressões I e II são verdadeiras
  Somente a expressão em I é verdadeira
  Somente a expressão em II é falsa
  Somente as expressões II e III são falsas
 
Pergunta 4 Faz parte do dimensionamento dos apoios de neoprene a verificação deste quanto às condições de segurança necessárias para seu correto funcionamento. Com base no seu conhecimento sobre o assunto, verifique a pressão de contato da placa de neoprene simples,  de dimensões igual a 35 x 70 x 6 cm (a x b x h), que será instalado no pilar P15 cuja força normal máxima prevista é igual a 1850 kN e a mínima é 650 kN. Após a verificação, qual das alternativas abaixo está correta?
 
O apoio não satisfaz as as condições de segurança pois que é menor do que a tensão limite de 3 MPa.
O apoio satisfaz as as condições de segurança pois está entre as tensões limites de 3 MPa e 10 MPa. 
O apoio satisfaz as as condições de segurança pois  que é menor do que a tensão limite de 3 MPa.
O apoio não satisfaz as as condições de segurança pois que é menor do que a tensão limite de 10 MPa.
O apoio satisfaz as as condições de segurança pois que é menor do que a tensão limite de 10 MPa.

Questionário 08

Pergunta 1 Além de sabermos projetar adequadamente uma ponte e viaduto, é fundamental que saibamos mantê-las corretamente, para que possam servir adequadamente ao seu fim por um longo período de tempo. Pensando nisso, responda:
Faz parte das atividades de manutenção das obras de arte rodoviárias a selagem das fissuras da superfície de rolamento. Segundo o DNIT, esta atividade deve ser realizada a cada:

  1 ano
  6 meses
  4 anos
  3 anos
  2 anos
 
Pergunta 2 Os serviços de manutenção das obras de arte são importantes para garantir a conservação dos seus elementos. Essas atividades também ajudam a evitar catástrofes, que podem causar a morte dos seus usuários. Com base no seu conhecimento sobre a manutenção das pontes e viadutos do nosso país, assinale a alternativa incorreta.

  As obras de arte são avaliadas por meio de notas de acordo com seu estado de conservação, essas notas variam de 1 a 5 conforme cresce o número de atividades necessárias para restaurar sua condição inicial.
  Fazem parte das atividades de manutenção periódicas a limpeza do sistema de drenagem, da sinalização e das juntas do tabuleiro.
  Os serviços de manutenção das obras de arte contemplam atividades periódicas e atividades feitas sob demanda.
  Ao longo da sua vida útil a ponte deve passar por uma série de inspeções que avaliará o seu estado de conservação por meio de uma nota de classificação.
  A NBR 9452 recomenda que a cada ano sejam realizadas inspeções rotineiras para verificação do aparecimento de anomalias.

ATIVIDADE RESOLVIDA
 
     
    R$60,00

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