As pontes podem ser classificadas de diferentes formas de acordo com a característica avaliada. De modo geral, elas são classificadas quanto a sua finalidade, seu sistema construtivo, sistema estrutural e material preponderante da sua estrutura. As pontes móveis também são classificadas de acordo com o modo de abertura do seu estrado.
Com relação a sua finalidade as pontes podem ser classificadas como:
Ferroviárias;
Rodoviárias;
Passarelas (destinadas a passagem de pedestres);
Cicloviárias (destinadas a passagem de ciclistas);
Dutoviárias (destinadas a passagem de tubulações).
Já em relação ao seu sistema estrutural, elas são classificadas em:
treliçadas
lajes
vigas (simples, contínuas, gerber)
pórtico
arco
estaiadas
pensil
Os materiais mais empregados nas estruturas das ponte são:
pedra;
madeira;
aço;
concreto armado ou protendido.
É importante ressaltar que muitos projetos misturam essas classificações, não tendo uma em específico. Entretanto, classifica-se buscando a característica preponderante. Um exemplo dessa mistura é por exemplo uma ponte rodoviária que também é utilizada para a passagem de tubulações e pedestres. Neste caso, mesmo que haja a presença de uma passarela e uma dutovia, o uso principal da ponte é a passagem dos carros e caminhões e, portanto, ela é uma ponte rodoviária.
Com base no texto acima e no que você aprendeu sobre essas classificações, procure qualquer ponte ou viaduto que você conheça pessoalmente ou por fotos e a classifique conforme seu sistema estrutural, material preponderante, funcionalidade. Caso seja uma ponte de estrado móvel, determine o tipo de abertura do seu estrado. Apresente fotos e descreva as características que justifiquem sua resposta.
Contatos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!