25/04/2024

AV2 - Tecnologias Limpas e Tratamento de Resíduos [RESOLVIDA]

1) Um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) bem implementado traz para a instituição os conceitos de sustentabilidade tão em evidência no meio empresarial, o ambiental, o econômico e o social. Do ponto de vista ambiental, identifica os riscos à saúde humana e ao meio ambiente, associados às atividades que compõem o manejo dos resíduos sólidos, evita futura penalizações ambientais em relação à disposição final e armazenamento inadequado e evita a contaminação do terreno da empresa. Do ponto de vista econômico, o gerenciamento eficaz de resíduos sólidos proporciona inúmeros benefícios, uma vez que permite que os materiais recicláveis que possuam valor comercial sejam vendidos nos mercados específicos para cada tipo material.

A partir do contexto apresentado, julgue as alternativas a seguir, denotando (V) para verdadeiro e (F) para falso.

(   ) PGRS são ações que são implantadas nas corporações e/ou municípios com o intuito de evitar a geração de Resíduos, melhor acondicioná-los e melhor tratá-los.

(   ) No Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos deve constar entre outros o treinamento de pessoal envolvido na produção de resíduos sólidos.

(   ) Não é necessário efetuar um diagnóstico da geração de resíduos, uma vez que o objetivo do PGRS é evitar a geração de resíduos sólidos urbanos.

Assinale a alternativa que corresponda a sequência correta:

    a) V - V - F
    b) V - F - V
    c) F - V - V
    d) F - F - V
    e) F - V - F

2) O metano, principal componente do biogás, não tem cheiro, cor ou sabor, mas outros gases presentes conferem-lhe um ligeiro odor de vinagre ou de ovo podre. Para o seu uso como combustível, deve-se estabelecer uma relação entre o biogás e o ar, para permitir uma queima eficiente. O biogás, por ser extremamente inflamável, pode ser simplesmente queimado para reduzir o efeito estufa (o metano apresenta um poder estufa cerca de 21 vezes maior que o CO2) ou aproveitado para uso doméstico, motores de combustão interna, sistemas de geração de energia elétrica ou térmica (GUYOT, 1997)

Assinale a alternativa correta sobre o aproveitamento do Biogás.

    a) o biogás por ser natural, não é considerado um composto poluente
    b) As cinzas restantes dos tratamentos que emitem biogás não podem ser utilizadas
    c) A digestão anaeróbica é uma forma de tratar os resíduos sem produção de biogás
    d) É possível produzir cal a partir da queima dos resíduos sólidos urbanos
    e) O biogás é  composto predominantemente por metano e dióxido de carbono

3) A Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é bastante atual e contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. Prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).

Assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA acerca do gerenciamento de resíduos sólidos de acordo com a Lei nº 12.305/2010.

    a) Tratamento; reciclagem; redução, não geração; reutilização e disposição final.
    b) Redução; não geração; reutilização; disposição final; tratamento e reciclagem.
    c) Não geração; redução; reutilização; reciclagem; tratamento; e disposição final ambientalmente adequada.
    d) Não geração; tratamento; redução; reutilização; reciclagem; e disposição final ambientalmente adequada.
    e) Tratamento; reciclagem; não geração; redução; reutilização; e disposição final ambientalmente adequada.

4) A construção civil é um dos setores econômicos de maior impacto no meio ambiente. Entre os impactos causados por essa atividade, pode-se citar o elevado volume de resíduos gerados, que, na maioria dos municípios brasileiros, são depositados irregularmente, intensificando os problemas de saneamento nas áreas urbanas (TESSARO et al., 2012).

Segundo a ABNT NBR 15.113/2004 - Resíduos sólidos da construção civil e resíduos inertes – Aterros – Diretrizes para projeto, implantação e operação, os resíduos da construção civil são classificados em:

 
COLUNA A     COLUNA B
1- Classe A     I - Resíduos que não podem ser aproveitados
2- Classe B     II - Reutilizáveis ou recicláveis
3- Classe C     III - Resíduos perigosos
4- Classe D     IV - Resíduos recicláveis comuns

Assinale a alternativa que contém a sequência correta:

    a) I - 4; II - 3; III - 2; IV - 1.
    b) I - 3; II - 1; III - 4; IV - 2.
    c) I - 2; II - 1; III - 4; IV - 3.
    d) I - 3; II - 4; III - 1; IV - 2.
    e) I - 1; II - 3; III - 4; IV - 2.

5) A Análise do Ciclo de Vida – ACV de Produtos, é uma ferramenta fundamental nas diferentes áreas produtivas. Contudo, para com a variável ambiental, consegue transcrever e apoiar as necessidades enfrentadas neste seguimento, com a utilização de uma metodologia singular e sustentável, num ambiente cada vez mais competitivo. Em relação ao uso da ACV na gestão de resíduos sólidos é correto o que se afirma:

    a) A ferramenta se restringe apenas a produtos, por isso não pode ser aplicada na gestão de resíduos sólidos.
    b) Na gestão de resíduos sólidos as etapas da AVC a serem seguidas são: Plan ou Planejar, Do ou Fazer, Check ou checar e Action ou Agir.
    c) A AVC não permite que a empresa incorpore outras ferramentas como por exemplo a logística reversa, dificultando assim seu uso na gestão de resíduos sólidos.
    d) Na gestão de resíduos sólidos as etapas da AVC a serem seguidas são: desenvolvimento, obtenção de matérias primas e insumos, processo de produção, consumo e disposição final.
    e) O uso dessa ferramenta não permite que seja feita a análise dos balanços ambientais, quantidades a serem descartadas para o ar, água e solo e os efeitos causados ao meio ambiente e a comunidade.

ATIVIDADE RESOLVIDA
 
     
    R$15,00 NO PIX
    75992709085 
    [NÚMERO DE TELEFONE]
     
    R$15,00 CARTÃO DE CRÉDITO

    Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

SUB 1 - Administração e Economia Para Engenheiros

1) A administração cientifica apresenta seus 4 princípios, são eles: planejamento, preparo, controle e execução; Considerando o tema “Admini...