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ORION1
11/11/2009
Biocombustível de Chocolate
Será que a ideia de uma corrida de automóveis totalmente "verde" e sustentável poderia funcionar na prática? De acordo com o engenheiro Kerry Kirwan, da Universidade de Warwick, na Inglaterra, a resposta é um sonoro Sim!
Kirwan chefiou uma equipe da Universidade de Warwick, na Inglaterra, que construiu um carro de corrida para a categoria Fórmula 3 que é totalmente sustentável. O carro foi construído com tecidos de linho, fibras de carbono recicladas e resina reciclada. Uma parte do sistema de direção foi moldada com polpa de cenoura. Ele é alimentado por um biocombustível feito com chocolate e gorduras animais e todos os seus lubrificantes são feitos a partir de óleos vegetais.
Mas este não é um carro apenas ambientalmente correto. Ele é também muito rápido. O Fórmula 3 "verde" atinge uma velocidade máxima de 215 km/h e faz de 0 a 100 em menos de 3 segundos. Um turbo garante mais torque mais veículo. Já tendo recebido a aprovação de pilotos como Lewis Hamilton e Adam Carrol, além de Ross Brawn, dono da equipe do piloto Rubens Barrichello, o novo carro fará sua estreia no próximo dia 17 de Outubro, durante a prova de Fórmula 3 que será disputada no circuito de Brands Hatch.
A equipe espera provar definitivamente que carros de alto desempenho e competitivos podem ser construídos inteiramente de materiais sustentáveis. "O objetivo deste projeto é mostrar caminhos para que no futuro, as pessoas possam correr de forma 'verde'," diz o Dr. Kirwan. Fonte: Inovação Tecnológica.
10/11/2009
Projetos Mecânicos - Aula 3
Pesquisadores chineses apresentaram o projeto de um novo tipo de motor de combustão interna - como os utilizados em automóveis e caminhões - que poderá abrir caminho para veículos híbridos ainda mais eficientes e menos poluidores.
O projeto, chamado de Alternador Linear de Pistão Livre (FPLA, na sigla em inglês), teve seu desempenho comprovado por meio de modelagens computadorizadas de alta precisão. Qingfeng Li e seus colegas destacam que o seu motor linear de pistão livre tem apenas uma parte móvel e é um motor projetado para gerar eletricidade. Nesse novo design, um pistão - a única parte móvel do motor - oscila ao longo de um cilindro, entre duas câmaras de combustão.
Ímãs permanentes no interior do pistão geram eletricidade ao passar pelas bobinas de um alternador montado sobre o cilindro. O motor pode ser alimentado por vários tipos de combustíveis, incluindo gás natural e hidrogênio, o que está ajudando a aumentar o interesse em sua utilização para gerar eletricidade e recarregar as baterias dos veículos híbridos.
Os resultados da simulação mostram que o motor gerador de eletricidade pode acelerar três vezes mais rápido do que os motores a combustão tradicionais e queima o combustível de forma a minimizar a geração de poluentes. "É a fonte de energia ambientalmente benigna para o futuro," diz o artigo.
Fonte: Inovação Tecnológica.
07/11/2009
Projetos Mecânicos - Aula 2
Projeto Detalhado
Detalhamento
- Dimensionamento de todas as peças componentes secundárias
- Especificação de Montagem
- Manual de Manutenção
Avaliação
- Viabilidade técnica (projeto e fabricação)
- Viabilidade econômica
- Viabilidade financeira
Documentos para Fabricação.
Documentos escritos
- Roteiro de cálculo
- Informações para fabricação
- Manual do usuário
- Manual de manutenção
- Desenhos
- de peças para fabricação
- do conjunto montado
A documentação é parte importantíssima do projeto, pois permite a reprodução do mesmo, a correção de erros e a otimização do projeto.
05/11/2009
Projetos Mecânicos - Aula 1
Ante Projeto
- Definição de todos os conjuntos e seus elementos principais
- Definição dos princípios físicos de todos componentes
- Dimensionamento dos elementos principais
- Lay-out geral
- Desenhos de conjunto
- Produto totalmente definido
- Definição da vida de cada componente principal
- Avaliação do Ante Projeto.
Métodos de Resolução de Problemas
Método Analítico ou Teórico
- Os resultados podem ser generalizados
- Custo baixo (lápis e papel)
- Não demanda tempo de execução de modelos, de montagem e instrumentação
Método Experimental
- Fornece o comportamento real do sistema
- Os resultados são válidos apenas para casos específicos
- Necessita a confecção de modelo em escala ou não
- Exige uso de instrumentação cara
- Demanda tempo de confecção do modelo e análise dos dados
Método Numérico -Simulação
- Fornece resposta “quase real”
- Custo mais acessível
- Oferece liberdade de execução (número de e acesso às simulações)
01/11/2009
EXERCÍCIOS DE CÁLCULO DE LIMITES - 2
As vídeo aulas a seguir serão compostas de resolução de exercícios para melhor entendimento do assunto abordado.
29/10/2009
HIDRÁULICA AULA 2
A pressão exercida em um ponto qualquer de um líquido estático é a mesma em todas as direções e exerce forças iguais em áreas iguais. Vamos supor um recipiente cheio de um líquido, o qual é praticamente incompressível. Quando aplicamos uma força de 10 kgf em uma área de 1cm2, obtemos como resultado uma pressão interna de 10 kgf/cm2 agindo em toda a parede do recipiente com a mesma intensidade. Este princípio, descoberto e enunciado por Pascal, levou à construção da primeira prensa hidráulica no princípio da Revolução Industrial. Quem desenvolveu a descoberta de Pascal foi o mecânico Joseph Bramah.
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