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ORION1

25/05/2023

RELATÓRIO TÉCNICO [Sistemas Térmicos]

Caros estudantes, a disciplina de Sistemas Térmicos é muito importante para o curso de Engenharia, pois podemos conhecer os diversos tipos de trocadores de calor disponíveis e compreender como cada um deles pode ser aplicado na dissipação do calor gerado em um Sistema Térmico.

 A presente avaliação é baseada na aula prática de Sistemas Térmicos, que tem por objetivo desenvolver a habilidade de analisar e identificar o comportamento de trocadores de calor, considerando a troca térmica apenas com o ar, com a água e em conjunto (ar-água), além de permitir compreender a eficiência da troca térmica quanto à proximidade do condensador a uma fonte de calor ou a uma fonte de perda de calor.

 A avaliação contínua (AVC) é um instrumento avaliativo da UNISA, o qual desenvolve diversas ferramentas de avaliação. Neste caso, baseado em um experimento, serão avaliados os pontos acerca da sua montagem, visualização, acompanhamento e teste, e estes pontos deverão ser registrados em um Relatório de Experiência, o qual deverá ser entregue para avaliação.

Esta AVC experimental ocorrerá presencialmente no polo, devendo ser agendada previamente, conforme o calendário acadêmico da disciplina.

Conforme roteiro de experimento a ser apresentado no polo pelo técnico de laboratório da UNISA.

 
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    eng.carlosjfilho@hotmail.com

24/05/2023

RELATÓRIO TÉCNICO [Robótica Industrial e Colaborativa]

A disciplina de Robótica Industrial e Colaborativa é muito importante para o curso de Engenharia, pois, pode-se compreender como os robôs podem ser utilizados em diversos processo automatizados, promovendo o aumento da produtividade, da eficiência e da qualidade através da repetibilidade.

A presente avaliação é baseada na aula prática de Robótica, que tem por objetivo desenvolver a habilidade de analisar e identificar as variáveis cinemáticas, os graus de liberdade das articulações, estruturar projetos e configurar operações com braços robóticos.

A Avaliação Contínua (AVC) é um instrumento avaliativo da UNISA, o qual desenvolve diversas ferramentas de avaliação. Neste caso, com base em um experimento, serão avaliados os pontos acerca da sua montagem, visualização, acompanhamento e teste, e esses pontos deverão ser registrados em um Relatório de Experiência, o qual deverá ser entregue para avaliação.

Esta AVC experimental ocorrerá presencialmente no polo, devendo ser agendada previamente, conforme o calendário acadêmico da disciplina. Conforme roteiro de experimento a ser apresentado no polo pelo técnico de laboratório da UNISA.

 
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RELATÓRIO TÉCNICO [Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado]

Caros estudantes, a disciplina de Aquecimento, Ventilação, Ar-condicionado e Refrigeração (AVAC-R) é muito importante para o curso de Engenharia, pois podemos conhecer os diversos tipos de máquinas, equipamentos e dispositivos disponíveis para o aquecimento, a ventilação, o ar-condicionado e a refrigeração, e compreender como cada um deles pode ser aplicado nos sistemas térmicos.
 

A presente avaliação é baseada na aula prática de Sistemas de Resfriamento, que tem por objetivo desenvolver a habilidade de analisar e identificar o comportamento do ciclo termodinâmico associado aos sistemas de refrigeração, operando, simulando o funcionamento e os defeitos em um sistema de compressão mecânica à vapor, além de discutir o funcionamento e a eficiência do evaporador, do condensador, do compressor e da válvula de expansão.
 

A avaliação contínua (AVC) é um instrumento avaliativo da UNISA, o qual desenvolve diversas ferramentas de avaliação. Neste caso, baseado em um experimento, serão avaliados os pontos acerca da sua montagem, visualização, acompanhamento e teste, e esses pontos deverão ser registrados em um Relatório de Experiência, o qual deverá ser entregue para avaliação.

Essa AVC experimental ocorrerá presencialmente no polo, devendo ser agendada previamente, conforme o calendário acadêmico da disciplina.
 

Conforme roteiro de experimento a ser apresentado no polo pelo técnico de laboratório da UNISA, faça o que se pede:

 1) Documente os dados coletados nos passos 5, 6 e 7 do roteiro do experimento.

2) Compare os dados coletados em cada passo e explique como as variáveis de cada passo influencia na eficiência do condensador.


 
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23/05/2023

ATIVIDADE 1 - FUNDIÇÃO E SOLDAGEM

QUESTÃO 1 Diferentemente dos aços, os ferros fundidos, na prática, não são uma liga ferro-carbono apenas, mas sim uma liga ferro-carbono-silício, pois apresentam teores mais elevados de silício em comparação com o aço. É importante salientar que, como este material é uma liga ferro-carbono-silício, seu teor de carbono pode ter algumas variações em relação ao diagrama ferro-carbono. Cite os quatro principais tipos de ferros fundidos e comente suas principais características relacionadas a composição química, aplicação, estrutura cristalina e propriedades mecânicas.

 

 
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ATIVIDADE 1 - MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA

EXERCÍCIO 1: Em relação à sua composição, o que diferencia o aço-carbono do ferro fundido?

EXERCÍCIO 2: Defina Materiais metálicos, cerâmicos e poliméricos e cite exemplos de cada um deles.

EXERCÍCIO 3: Quais são as características dos ferros fundidos branco e cinzento? Cite algumas aplicações.

EXERCÍCIO 4: Quais são as características de um aço baixo carbono? Cite algumas aplicações

EXERCÍCIO 5: Qual é a relação do aumento do teor de estanho nas propriedades mecânicas do Bronze?

EXERCÍCIO 6: Qual é a relação entre a porcentagem de zinco presente no latão e a temperatura de fusão da liga? Quais são as características e propriedades térmicas e elétricas desse metal?
 

 
 
 
 

 
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ATIVIDADE 1 - MECÂNICA E RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

As propriedades geométricas são importantes na Mecânica e Resistência dos Materiais, pois estão diretamente relacionadas ao comportamento estrutural de um material quando submetido a cargas externas. Essas propriedades se referem às dimensões e à geometria da seção transversal de um elemento estrutural, como vigas, pilares, hastes, dentre outros.
 

Fonte: HIBBELER, R. C. Resistência dos Materiais. 10. ed. São Paulo: Pearson Universidades, 2019

 

Duas importantes propriedades geométricas são o CENTROIDE e o MOMENTO DE INÉRCIA de uma seção transversal. Nesse contexto, considerando a figura a seguir, responda o que se pede:

QUESTÃO 1: DETERMINE o centroide da seção transversal T ilustrada na Figura

QUESTÃO 2: DETERMINE o momento de inércia em relação ao eixo X no centroide da figura.

 
 

 
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