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29/11/2023

ATIVIDADE 3 - ESTRADAS E RODOVIAS - 54/2023 [RESOLVIDA]

 O Diagrama de Bruckner é uma ferramenta usada na área de projetos de Estradas e Rodovias, para auxiliar no planejamento de terraplenagem. Esse diagrama ajuda a determinar a quantidade de corte (remoção de terra) e aterro (adicionando terra) necessários em um projeto rodoviário para alcançar a geometria desejada da estrada. Segundo Antas (2010) o Diagrama de Bruckner é uma ferramenta gráfica que auxilia na determinação das quantidades de corte e aterro necessárias em um projeto de construção de estradas. Isso ajuda a garantir que a estrada seja construída com a geometria desejada de forma eficiente em termos de custos e impacto ambiental.

O Diagrama de Bruckner é basicamente realizado como o somatório dos volumes acumulados de corte e de aterro, de seção a seção. Esses volumes acumulados levam o nome de ordenadas de Bruckner. Utilize o Diagrama de Bruckner abaixo para responder as questões.



 

 

 

 

 

 

 

 

1 - Quantos trechos de volumes de corte existem no diagrama para o segmento representado? Indique o intervalo de estacas de cada volume.

2 - Quantos volumes de aterro existem no diagrama para o segmento representado? Indique o intervalo de estaca de cada volume.

3 - Em que estacas ocorrem os pontos de passagem?

4 - Com base no Diagrama de Bruckner é possível determinar o perfil do greide do trecho indicado?

Referências

 ANTAS, P. M., et al. Estradas: Projeto Geométrico e de Terraplenagem. Editora Interciência, 1ª edição. Rio de Janeiro, 2010.

 
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28/11/2023

ATIVIDADE 3 - PROJETO ARQUITETÔNICO - 54/2023 [RESOLVIDA]

O dimensionamento correto de escadas em projetos arquitetônicos é crucial, influenciando diretamente a segurança, funcionalidade e estética do espaço. Priorizando normas e diretrizes específicas, assegura-se a segurança dos usuários, evitando acidentes decorrentes de degraus íngremes ou desiguais. Além disso, a funcionalidade do ambiente é otimizada, garantindo uma circulação eficiente e integrada. A estética também é beneficiada, transformando as escadas em elementos arquitetônicos marcantes, capazes de agregar valor visual ao conjunto da construção. Portanto, ao considerar o dimensionamento de escadas, a busca por equilíbrio entre segurança, funcionalidade e estética resulta em soluções práticas e visualmente atrativas para os usuários do espaço construído. Analise o exemplo de representação dos elementos de uma escada em projeto a seguir:


 




 

 

 

 

 

Figura 1 - Exemplo 1

 

 
 
 
Figura 2 - Exemplo 2
 








 

 

 

 

Figura 3 - Exemplo 3



Exercício: Com base no esboço fornecido a seguir, projete uma escada para vencer um desnível vertical de 3,20 metros, preenchendo totalmente o espaço disponível de maneira eficiente. Considere as normas de segurança, as diretrizes e fórmulas para dimensionamento de escadas estudadas em aula e apresentada no livro e na norma. A escada deverá ter, obrigatoriamente, 1,20 metros de largura.








 

Figura 4 - Esboço para projeto de escada



Seu projeto deve apresentar:

a) As dimensões para o espelho e pisada de cada degrau, segundo a NBR 9050/2020, a quantidade de degraus necessários (incluindo patamar, se houver) apresentando seus cálculos detalhados e outras medidas relevantes, aplicando a fórmula que consta na norma e apresentada no livro.

b) Apresentar um desenho esquemático simples da escada com planta baixa e um corte, destacando as dimensões fundamentais e a relação com o espaço disponível representado no esboço, incluindo largura adequada dos degraus, altura uniforme, corrimãos, patamares e demais elementos essenciais. O desenho pode ser feito com auxílio de software ou à mão, e deve ser cotado.

c) Explique as escolhas de design, justificando como o projeto atende aos requisitos de segurança e funcionalidade, proporcionando uma solução integrada ao ambiente representado no esboço.

 
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AV2 SUBSTITUTIVA - Química e Ciência dos Materiais [RESOLVIDA]

1) Quando se deseja correlacionar várias propriedades e estruturas cristalinas, é necessário identificar direções específicas no cristal. Isto pode ser conseguido, com relativa facilidade, se usarmos a célula unitária como base. Disponível em:  VAN VLACK, L.H. Princípios de Ciência dos Materiais. Ed. Edgard Blucher Ltda, 8ª edição, São Paulo, 1988. A figura a seguir mostra três direções em um reticulado ortorrômbico simples.

Disponível em:  CALLISTER JR, W. D. Ciência e Engenharia de Materiais: Uma Introdução. Ed. LTC, 5ª edição, Rio de Janeiro, 2002. Considerando as direções específicas nos cristais, analise as afirmativas a seguir:

I. Os Índices de Miller é uma notação utilizada para identificar direções e planos cristalinos na Rede de Bravais.
II. A direção [2 2 2] é idêntica à posição [1 1 1], mas a combinação dos menores números inteiros deve ser usada.
III. As coordenadas de um ponto são medidas em relação ao parâmetro de cada eixo, portanto, não representam os valores reais das distâncias.
IV. Números negativos são representados na forma [-1 0 -1].

É correto o que se afirma em:

 a) I e II, apenas.
 b) I e III, apenas.
 c) I, II e III, apenas.
 d) I, II e IV, apenas.
 e) I, II, III e IV.

2) “Os defeitos pontuais são regiões em que existe a ausência de um átomo ou o átomo encontra-se em uma região irregular na estrutura cristalina. Entre os defeitos pontuais incluem-se: lacunas, autointersticial, impurezas substitucionais e intersticiais.” Avalie a figura com os defeitos pontuais ilustrados.

defeitos

Avalie a figura e as afirmativas a seguir.

I. O defeito I representa um átomo diferente dos que formam a rede cristalina atuando como se pertencessem a rede.
II. O defeito II representa um átomo igual aos que formam a rede cristalina, porém em uma posição que normalmente não haveria átomos.
III. O defeito III representa um átomo diferente dos que formam a rede cristalina atuando como se pertencessem a rede.
IV. O defeito IV representa uma lacuna, ou seja, uma posição que deveria haver um átomo da rede cristalina, mas não há.

Está correto o que consta em:

    a) I, II, III e IV.
    b) II, III e IV, apenas.
    c) I, III e IV, apenas.
    d) I, II e IV, apenas.
    e) I, II e III, apenas.

3) "A estrutura atômica dos metais é a Cristalina, que se constitui por cátions do metal envolvidos por uma nuvem de elétrons. A capacidade que os metais têm de conduzir eletricidade se explica pela presença dessa nuvem de elétrons, que conduz corrente elétrica nos fios de eletricidade, não só neles, mas em qualquer objeto metálico". Neste contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:

(   ) Metais podem formar ligas metálicas por meio da combinação de dois ou mais metais.
(   ) As ligas metálicas geram estruturas não cristalinas.
(   ) As ligas metálicas podem ser formadas pelos interstícios da estrutura base.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

    a) V-V-V.
    b) V-F-F.
    c) V-F-V.
    d) F-V-F.
    e) F-F-F.

4) "Os metais estão ligados por retículos cristalinos, sendo que cada átomo fica circundado por 8 ou 12 outros átomos do mesmo elemento metálico, tendo, portanto, atrações iguais em todas as direções. Além disso, visto que os átomos dos metais possuem apenas 1, 2 ou 3 elétrons na última camada eletrônica (e essa camada normalmente é bem afastada do núcleo, e, consequentemente, atrai pouco os elétrons); o resultado é que os elétrons escapam facilmente e transitam livremente pelo reticulado. Uma “nuvem” ou “mar” de elétrons livres funciona então como uma ligação metálica, mantendo os átomos unidos".

I. A presença de interstícios na estrutura metálica permite que elementos menores se acomodem na estrutura principal, formando as ligas metálicas.
II.  A presença de elementos diferentes na estrutura cristalina base facilita o fluxo de elétrons, aumentando, assim, a condutividade elétrica.
III. Ligas metálicas apresentam menor dureza em relação ao metal puro.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:

    a) I, apenas.
    b) II, apenas.
    c) III, apenas.
    d) I e II, apenas.
    e) I, II e III.

5) "Os metais são ótimos condutores de eletricidade, sendo, em razão dessa propriedade, muito utilizados em fios elétricos. Essa propriedade é explicada pelo fato de que como os metais possuem um “mar” de elétrons livres, ou deslocalizados, esses elétrons permitem a transição rápida de eletricidade através do metal". Os metais apresentam elevada resistência, pois, quando uma força é aplicada sobre a estrutura metálica

    a) os átomos são expelidos facilmente.
    b) os átomos são facilmente afetados, podendo mudar de posição, entretanto, os elétrons se ajustam rapidamente, não permitindo que os átomos sejam ejetados.
    c) os elétrons se ajustam rapidamente, permitindo que o cátions sejam ejetados.
    d) os elétrons sofrem mudanças bruscas de posição, mas os cátions metálicos se mantem imóveis.
    e) os átomos metálicos sofrem oscilações, mas não são ejetados devido à força catiônica.



 
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AV1 SUBSTITUTIVA - Química e Ciência dos Materiais [RESOLVIDA]

1) “A molécula de glicose (C6H12O6) possui 6 átomos de carbono, 12 de hidrogênio e 6 de oxigênio, utilizando a massa molar de cada um dos elementos, multiplicando pelo número de vezes que aparece, chegamos a massa molar da glicose.” Considere as seguintes massas atômicas: C = 12 u, H = 1 u e O = 16 u. Assinale a alternativa que apresenta a massa molar da molécula de glicose.

a) 180 u mol-1. 

b) 180 u.

c) 180 g.

d) 180 g mol-1.

e) 180 kg.

2) A análise de espectrometria de massas do ácido acetilsalicílico (AAS), composto usado na indústria farmacêutica, determinou sua massa molar como sendo 180 g mol-1. Já a análise elementar deste composto apresentou 59,95% de carbono, 4,44% de hidrogênio e 35,52% de oxigênio (porcentagens em massa). Considere as seguintes massas atômicas: C = 12 u; H = 1 u; O = 16 u. Assinale a alternativa que apresenta a fórmula molecular do ácido acetilsalicílico (AAS).

a)C6H12O6.

b)C9H8O4.

c)C10H12O3.

d)C11H16O2.

e)C13H12O2.

3) Considere um recipiente de 3 L, com 1 atm de pressão a 25°C, e que dentro dele esteja contido um gás ideal. Esse sistema é submetido a uma expansão isobárica até triplicar o seu volume inicial. Após alguns instantes, o sistema é comprimido, isotermicamente, até o seu volume original, tornando-se constante e sendo resfriado até a sua pressão inicial, de acordo com o gráfico a seguir.

Dado: T = 0°C = 273 K. Portanto, a temperatura do gás no final do processo será de

a) 75°C.

b) 130°C.

c) 325°C.

d) 443°C.

e) 621°C.

4) "A cerusita é um dos principais minerais de chumbo. Ela apresenta coloração entre o branco e o incolor, além de ser resinosa e vítrea. Esse mineral é formado pelo carbonato de chumbo (PbCO3)." O produto de solubilidade do PbCO3, a 25 °C, é igual a 1,0 x 10-13. A reação de dissociação desse sal pode ser expressa por. Assinale a alternativa que apresenta a concentração de Pb2+ em uma solução.

a) 3,2 x 10-7g/L.

b) 6,5 x 10-5 g/L.

c) 8,4 x 10-5g/L.

d) 1,9 x 10-5g/L.

e) 2,1 x 10-11­ g/L.

5) “A fotossíntese está muito ligada à respiração, ou seja, pode-se dizer que a fotossíntese e a respiração são espelho uma da outra, e, de maneira geral, há um balanço entre estes dois processos na biosfera.” A reação de fotossíntese é expressa por. Considerando essa reação, avalie as afirmativas a seguir.

I. O agente redutor é o oxigênio, o qual nos reagentes apresenta NOx igual a -2 e no produto (O2) apresenta NOx igual a zero.
II. O agente oxidante é o carbono, o qual no reagente apresenta NOx igual a +4 e no produto apresenta NOx igual a zero.
III. A soma dos menores coeficientes estequiométricos inteiros que balanceiam essa reação é igual a 4.
IV. A reação de fotossíntese é um exemplo de reação de neutralização.

É correto o que se afirma em:

a) I e II, apenas.

b) I e IV, apenas.

c) II e III, apenas.

d) I, II e III, apenas.

e) I, II, III e IV.


 
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ATIVIDADE 3 - AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL - 54/2023 [RESOLVIDA]

Em um dado processo de fabricação de alimentos a temperatura da água deve ser constante em 90°C (este é o valor desejado ou setpoint – “SP”) e para isso é utilizado um trocador de calor onde o vapor de água com temperatura de 350 °C (oriundo de uma caldeira que opera 16 h por dia queimando neste período 1 tonelada de combustível), é aplicado para que ocorra a troca térmica no interior de um reator onde a água entra à temperatura ambiente e sai com a temperatura desejada, desde que o sistema seja controlado pelo CLP, onde é mensurada a temperatura de saída, definida como variável de processo “PV”. O CLP por sua vez controla o ângulo de abertura da válvula proporcional em função da temperatura de saída. Este ângulo de abertura, que produz como resultado a vazão de vapor de entrada no sistema, definimos como “MV” ou variável manipulada. Em resumo: o controlador “lê” o valor da temperatura e calcula qual o ângulo de abertura a válvula (MV) deve assumir, em função da diferença entre o valor do SP e o valor da PV. Assim a água de entrada à temperatura ambiente é condicionada à temperatura desejada de 90 °C.  

 

 

Para o processo citado, determine como ocorre a integração dos dados em um sistema computacional, explicando como se dá o processo de conversão de dados em informações citando os elementos do processo.

 
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ATIVIDADE 3 - CONFIABILIDADE DE SISTEMAS - 54/2023 [RESOLVIDA]

O sistema a seguir faz parte de uma linha de produção de sonhos. Os componentes estão arranjados em série, o que significa que, se um deles falhar, todo o sistema irá parar. 

A seguir, de cada bloco representativo, estão listados os valores de MTBF (Mean Time Between Failures), em horas, para cada componente. 

Calcule o valor aproximado da Confiabilidade Global do Sistema (R ) com base nesses valores, para um tempo de 100 horas. O resultado deve ser expresso em porcentagem

 
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