Pesquisar este blog

ORION1

13/10/2024

AV2 - Química e Ciência dos Materiais [RESOLVIDA COM NOTA MÁXIMA]


1)

A localização de átomos ou a posição de qualquer ponto dentro da célula unitária pode ser especificada utilizando coordenadas cartesianas na forma de múltiplos fracionários dos comprimentos das arestas que a célula unitária possui. Para isso, basta alocar o pronto principal da célula sob a origem de um sistema cartesiano e verificar a distância dos pontos em análise com a origem, levando em consideração o tamanho de aresta da célula cristalina igual a um.

Sendo assim, qual a coordenada para a posição 1 apresentada pela figura abaixo?

Assinale a alternativa correta.


Alternativas:

  • a)

    0, 0, 0

  • b)

    1, 1, 0

  • c)

    1, 1, 1

  • d)

    0, 1, 1

  • e)

    1, 0, 1


2)

A força pela área que atua no eixo longitudinal do corpo é definida como tensão normal. Se essa tensão aumentar o tamanho do material solicitado, é denominada tensão de tração, ao passo que, se diminuir o tamanho do material, será denominada tensão de compressão.

A partir do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A tensão que segue o sentido da força que atua no eixo longitudinal do corpo pode ser tanto de tração quanto de compressão.

Porque

II. Provocando um encurtamento e um alongamento, respectivamente, na estrutura solicitada.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


Alternativas:

  • a)

    As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

  • b)

    As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

  • c)

    A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.


  • d)

    A asserção I é uma proposição falsa e a II não depende da I.

  • e)

    As asserções I e II são falsas.

3)

Assim como as direções, os planos cristalográficos podem ser representados através de índices de Miller. Para isso, é considerado uma célula unitária como base em um sistema de coordenadas (x, y e z). Importante ressaltar que, com exceção ao sistema cristalino hexagonal, todos os sistemas cristalinos os planos cristalográficos são representados pelos índices de Miller na forma (hkl), em que quaisquer dois planos paralelos entre si são equivalentes e possuem índices idênticos.

Observe o plano cristalográfico abaixo e obtenha os índices de Miller para ele.

Assinale a alternativa correta.


Alternativas:

  • a)

    (000)

  • b)

    (012)

  • c)

    (111)

  • d)

    (112)


  • e)

    (222)

4)

Para os materiais que são formados pela ligação mista entre covalente e iônicas, podemos calcular o caráter iônico presente, levando em consideração a variação da eletronegatividade () dos elementos que constituem o composto químico (A e B), em que o total de ligações é dado em 100%.

Levando em consideração o fato de que os materiais apresentam uma ligação predominante em sua reação química, calcule o valor correto do caráter iônico do composto químico cloreto de sódio (NaCl). Dado: eletronegatividade: Na = 0,9 e Cl = 3,0

Assinale a alternativa correta.


Alternativas:

  • a)

    66,8%


  • b)

    51,7%

  • c)

    33,2%

  • d)

    11,0%

  • e)

    7,2%

5)

São muitas as aplicações possíveis para os metais. Eles podem ser utilizados em praticamente todas as situações, tanto materiais metálicos puros, quanto suas ligas. Ou seja, por sua adaptabilidade, essas aplicações nas mais diversas áreas são possíveis, desde a construção civil, produtos e componentes eletrônicos, indústria automobilística a qualquer outra área que for possível imaginação.

Assinale a alternativa que expresse as principais propriedades dos metais preciosos.


Alternativas:

  • a)

    Eles resistem à corrosão e são bons condutores de eletricidade.


  • b)

    Eles não resistem à corrosão e são bons condutores de eletricidade, mas não de calor.

  • c)

    Eles resistem à corrosão e não são bons condutores de eletricidade e calor.

  • d)

    São materiais densos, duros e frágeis.

  • e)

    São duros e bons condutores de calor e eletricidade.

ATIVIDADE RESOLVIDA
 
     
    R$15,00 NO PIX

    75992709085 
    [NÚMERO DE TELEFONE]



    APÓS FAZER O PAGAMENTO ACESSE O LINK ABAIXO 

12/10/2024

PORTFÓLIO DE DESENHO ARQUITETÔNICO COMPLETO [04 UNIDADES]

OBJETIVOS

A proposta desta atividade prática está amparada nos seguintes objetivos: 

- Conhecer os conceitos relacionados ao desenho técnico;

- Analisar as normas referentes a desenho técnico e arquitetônico;

- Conhecer os diferentes tipos de linha utilizados no desenho arquitetônico. 

RECURSOS

Computador com acesso à internet e ao ambiente virtual.

PROCEDIMENTOS PRÁTICOS

Atividade proposta: O desenho técnico é a base para o desenvolvimento do desenho arquitetônicos e tem como base as regras e normas estabelecidas para a sua execução com o objetivo de criar uma linguagem padrão tanto para o projetista quanto para o leitor do projeto.

Uma das normas mais utilizadas dentro do projeto arquitetônico é a NBR 6492:2021 

- Documentação técnica para projetos arquitetônicos e urbanísticos - Requisitos. Essa norma irá balizar todos os desenhos desenvolvido para execução e registro de um projeto de arquitetura. Outras normas também são importantes para serem utilizadas nos desenhos e leitura de projetos técnico arquitetônicos, como por exemplo a NBR 16861:2020 - Desenho técnico — Requisitos para representação de linhas e escrita. Cada uma das normas existentes irá abordar uma parte do processo total, por exemplo: folha de desenho, cotas, hachura, dobramento de folhas, etc. 

VÍDEOS

Para auxiliar nos seus estudos, assista os vídeos relacionados ao tema: 

  • Explicando desenho técnico, suas aplicações 
  • Tipos de Linhas e suas Espessuras - NBR 8403 

Com base nesse conteúdo abordado você deverá realizar os procedimentos 

descritos na sequência. 

Procedimentos para a realização da atividade

1) Realize um levantamento geral sobre os tipos de normas que são utilizadas para a desenvolvimento e leitura de projetos de arquitetura. Cite e comente pelo menos três normas da ABNT. 

2) Com base nas normas de desenho arquitetônico, analise as linhas 

representadas e especifique a sua denominação e aplicação geral. 

Fonte: Autor, 2022

3) Após esse processo, você deverá postar o material, contendo: 

a) Material textual com as análises e levantamentos realizados NO ITEM 1 

(até 5 laudas A4 em PDF). 

b) Tabela contendo os tipos de linhas, sua denominação e aplicação geral, 

de acordo com a norma (utilize a tabela do anexo). 

Checklist

Principais etapas para a completude da atividade prática:

- Levantamento das normas de desenho técnico e arquitetônico.

- Leitura da norma NBR 6492:2021

- Identificação e denominação das linhas utilizadas em desenho arquitetônico. 

RESULTADO

Entrega de um arquivo em PDF, arquivo único, com a identificação do aluno, que contemple todas as etapas da atividade prática, conforme apresentado no checklist.


 ATIVIDADE RESOLVIDA
 
    R$120,00 
     
    professorcarlao.23@gmail.com 
    [CHAVE PIX]

    APÓS FAZER O PIX ACESSE O LINK ABAIXO 
    Contatos


10/10/2024

Considere a viga a seguir e calcule a área da armadura longitudinal de flexão [RESOLVIDA]

 

Dados:

  • Mkmax = +15000 Kn.cm
  • Concreto: C25 (fck=25MPA)
  • Concreto com brita I (dmax=19mm)
  • Aço: CA-50 (ft=5mm (Diâmetro do Estribo))
  • h = 650 mm
  • bw = 35cm
  • d = 0,62 m
  • c = 3,0 cm (cobrimento nominal)



ATIVIDADE RESOLVIDA
 
     
    R$23,00 NO PIX

    75992709085 
    [NÚMERO DE TELEFONE]

    APÓS FAZER O PAGAMENTO ACESSE O LINK ABAIXO 

Roteiro de Aula Prática BIOQUÍMICA GERAL [RESOLVIDO]

 OBJETIVOS

A proposta desta atividade prática está amparada nos seguintes objetivos:

- promover o desenvolvimento de competências e habilidades relacionados à disciplina: “Bioquímica Geral”;

- caracterizar, identificar e avaliar o poder redutor de carboidratos; e

- saponificar lipídios.

RECURSOS

Computador com acesso à internet, ambiente virtual e plataforma ALGETEC.

PROCEDIMENTOS PRÁTICOS

Atividade proposta

- Caracterizar, identificar e avaliar o poder redutor de carboidratos por meio da plataforma da ALGETEC

- Saponificar lipídeos por meio da plataforma da ALGETEC

Procedimentos para a realização da atividade

Caro aluno(a), a atividade será composta por duas etapas. A primeira etapa é realização do procedimento “Caracterização, identificação e poder redutor de carboidratos” por meio da plataforma ALGETEC. A segunda etapa consiste na realização do experimento 

“Saponificação de lipídios” por meio da plataforma ALGETEC.

ETAPA 1: Caracterização, identificação e poder redutor de carboidratos - plataforma da ALGETEC. Caro aluno(a), na primeira etapa, você irá realizar a atividade através da plataforma da ALGETEC. Para isso, siga os seguintes passos:

• Acesse a plataforma da ALGETEC através de seu ambiente virtual;

• Faça a leitura da “Apresentação” do experimento e do “Sumário teórico” da aula;

• Em seguida, você deverá acessar o “Roteiro” disponibilizado no laboratório virtual, ao ciclar sobre o roteiro, abrirá uma nova aba com as instruções para execução da aula na plataforma e os passos necessários para obtenção dos resultados. 

• Fazer a leitura dos passos necessários para realização do experimento, faça uma leitura criteriosa para que não fiquem dúvidas em relação a sua execução;

• Antes de acessar a etapa de realização do experimento, realize a atividade de “Pré-aula”, anotando as dúvidas, caso elas apareçam;

• Realize o experimento através da plataforma da ALGETEC, clicando em 

“Experimento”, que abrirá o simulador com o laboratório para realização da prática. 

• Utilizando o laboratório virtual “Caracterização, identificação e poder redutor de carboidratos” e de acordo com o roteiro disponibilizado, realize a aula prática sempre anotando os pontos de dúvidas e os resultados encontrados no experimento

• Ao final do experimento, realizar as atividades de pós-aula para fixação do conteúdo

• Observação – Tire prints de tela dos pontos que considerar importantes ao realizar o “Experimento” por meio da plataforma ALGETEC para que sejam utilizados na construção do Relatório de Aula Prática 

ETAPA 2: Saponificação de lipídios – plataforma ALGETEC

Caro aluno(a), na segunda etapa, você irá realizar uma nova atividade através da plataforma da ALGETEC. Para isso, siga os seguintes passos:

• Acesse a plataforma da ALGETEC através do link disponibilizado em seu ambiente virtual

• Faça a leitura da “Apresentação” do experimento e do “Sumário teórico” da aula presentes no ambiente do laboratório virtual

• Em seguida, você deverá acessar o “Roteiro” disponibilizado no laboratório virtual, ao ciclar sobre o roteiro, abrirá uma nova aba com as instruções para execução da aula na plataforma e os passos necessários para obtenção dos resultados. 

• Fazer a leitura dos passos necessários para realização do experimento, faça 

uma leitura criteriosa para que não fiquem dúvidas em relação a sua execução

• Antes de acessar a etapa de realização do experimento, realize a atividade de 

“Pré-aula”, anotando as dúvidas, caso elas apareçam

• Realize o experimento através da plataforma da ALGETEC, clicando em 

“Experimento”, que abrirá o simulador com o laboratório para realização da 

prática. Realize o experimento com calma, observando os pontos centrais e 

cuidados necessários, que são os mesmos a serem observados em um 

laboratório físico.

• Utilizando o laboratório virtual “Saponificação de lípidios” e de acordo com o 

roteiro disponibilizado, realize a aula prática sempre anotando os pontos de 

dúvidas e os resultados encontrados no experimento

• Ao final do experimento, realizar as atividades de pós-aula para fixação do 

conteúdo

• Observação – Tire prints de tela dos pontos que considerar importantes ao 

realizar o “Experimento” por meio da plataforma ALGETEC para que sejam 

utilizados na construção do Relatório de Aula Prática

Checklist

Principais etapas para a completude da atividade prática:

- Reflexão sobre o perfil dos procedimentos experimentais que devem ser realizados 

por meio da plataforma

- Pesquisa sobre a fundamentação teórica dos experimentos que serão realizados.

- Análise e interpretação dos resultados obtidos

- Elaboração de um relatório de aula prática contendo Introdução, Metodologia, 

Resultados e Conclusão.

- Realização e apresentação dos cálculos experimentais, quando aplicável

RESULTADO

Entrega de um relatório em arquivo word que contemple todas as etapas da atividade prática, conforme apresentado no checklist.



 ATIVIDADE RESOLVIDA
 
    R$120,00 
     
    professorcarlao.23@gmail.com 
    [CHAVE PIX]

    APÓS FAZER O PIX ACESSE O LINK ABAIXO 
    Contatos


Leia também...

ATIVIDADES DE ESTUDO 1 – MECÂNICA E RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS [RESOLVIDA]

QUESTÃO 1 Considere que você seja o responsável técnico em uma empresa que projeta estrutura metálicas, e precise avaliar um ponto específic...