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15/10/2024

AV2 - Tecnologias Limpas e Tratamento de Resíduos [RESOLVIDA COM NOTA MÁXIMA]


1) A gestão inadequada de resíduos sólidos resulta em diversos impactos ambientais, incluindo a poluição do solo, da água e do ar, a proliferação de vetores e danos à saúde pública. Por isso, os responsáveis pela geração de resíduos sólidos que não cumprem as normas legais de manejo adequado enfrentam penalidades, que podem variar de advertências até multas elevadas e o fechamento do estabelecimento. Sobre o exposto, avalie as assertivas a seguir e as relações entre elas.

I- A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS - Lei nº 12.305/2010) determina que a responsabilidade pelo resíduo sólido é do gerador, ou seja, é a empresa que deve fazer o tratamento e a destinação desse material.

PORQUE,

II- A Política Nacional de Resíduos Sólidos isenta todas as organizações da obrigatoriedade de elaborar o Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos (PGRS), um documento que detalha a origem, quantidade, classificação, tratamento e destinação dos resíduos sólidos.

Assinale a alternativa correta.


Alternativas:

  • a)

    As assertivas I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.

  • b)

    As assertivas I e II são proposições verdadeiras e a II não justifica a I.

  • c)

    A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II falsa.

  • d)

    A assertiva I é uma proposição falsa e a II verdadeira.

  • e)

    As assertivas I e II são proposições falsas.

2)

O ciclo de vida de um produto é o conjunto de etapas que ele passa, desde a extração de matérias-primas e fabricação, passando pela distribuição e uso, até o descarte ou reciclagem. Cada fase do ciclo de vida envolve processos e impactos ambientais, econômicos e sociais. Sobre o exposto, avalie as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

(   ) A fase inicial do ciclo de vida abrange o desenvolvimento do produto. Esse estágio é particularmente delicado, pois envolve ideias que necessitam ser refinadas adequadamente antes de começar a gerar receitas.

(   ) A fase de crescimento, a terceira fase, é quando o produto ganha reconhecimento, as vendas aumentam e o lucro cresce, com a duração variando conforme o produto e o mercado.

(   ) O declínio é a quinta e última etapa do ciclo de vida, onde as vendas do produto aumentam devido ao surgimento de novos concorrentes ou tecnologias, tornando desnecessário que a empresa mantenha o produto atualizado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


Alternativas:

  • a)

    V – V – F.

  • b)

    V – F – V.

  • c)

    F – V – V.

  • d)

    F – V – V.

  • e)

    V – F – F.

3)

A disposição final é adequada apenas para rejeitos, que são resíduos que não podem ser tratados de nenhuma forma. Por outro lado, a destinação final refere-se ao tratamento de resíduos que ainda podem ser processados, englobando reutilização, reciclagem, compostagem, recuperação e aproveitamento energético dos materiais descartados. Sobre o exposto, avalie as afirmativas a seguir.

I- A decomposição dos resíduos tem potencial de emissão de gases de efeito estufa (GEE), como o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4).

II- A compostagem ou tratamento bioquímico é o processo de decomposição biológica dos resíduos orgânicos. Produz CO2, vapor d’água, minerais e o produto orgânico estabilizado, que chamamos de composto orgânico ou adubo.

III- Os métodos que menos emitem GEE são a disposição em aterros sanitários com captura de CH4 e com captura e queima de CH4. A forma de disposição final com moderado potencial poluidor, que hoje está proibida no Brasil, é o despejo em lixões a céu aberto.

Assinale a alternativa correta.


Alternativas:

  • a)

    Somente a afirmativa I está correta.

  • b)

    Somente a afirmativa II está correta.

  • c)

    Somente a afirmativa III está correta.

  • d)

    Somente as afirmativas I e II estão corretas.

  • e)

    Somente as afirmativas II e III estão corretas.

4)

Segundo a ABNT NBR 10004:2004, os resíduos sólidos urbanos são categorizados como perigosos e não perigosos. No entanto, para resíduos especiais, como os provenientes de indústrias, construção civil e serviços de saúde, essa norma deve ser complementada por outras normas e resoluções. Sobre o exposto, avalie as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

(   ) Todos os resíduos especiais devem ser separados dos demais, manuseados e armazenados com o uso de equipamentos de proteção próprios, pois trazem potencial risco à saúde e ao meio ambiente.

(   ) Se os processos de classificação, segregação e reaproveitamento forem feitos da forma correta, o volume e os custos de destinação e disposição final aumentarão consideravelmente.

(   ) Os resíduos podem ser considerados especiais pelo grande volume gerado, como no caso, por exemplo, de veículos em fim de vida, os quais precisam receber atenção especial para a recuperação de partes aproveitáveis e a destinação final com tratamento prévio.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


Alternativas:

  • a)

    V – V – F.

  • b)

    V – F – V.

  • c)

    F – F – V.

  • d)

    F – V – F.

  • e)

    F – V – V.

5)

Há diversos tipos de resíduos sólidos, incluindo hospitalares, agrícolas, de varrição, comerciais, domésticos, recicláveis, não recicláveis e industriais. Sobre os resíduos sólidos, avalie as afirmativas a seguir:

I- Os resíduos recicláveis deixam de ser resíduos e passam a ser chamados de matéria-prima secundária, já os resíduos que não têm nenhum aproveitamento econômico são denominados rejeitos.

II- Devido ao caráter poluidor dos resíduos industriais, é essencial que as indústrias realizem um gerenciamento adequado, assegurando a conservação e a proteção do meio ambiente.

III- O gerenciamento de resíduos sólidos ideal é aquele que se baseia apenas na eliminação dos resíduos gerados no processo, sem considerar a redução, reutilização ou reciclagem desses materiais.

Assinale a alternativa correta.


Alternativas:

  • a)

    Somente a afirmativa I está correta.

  • b)

    Somente a afirmativa II está correta.

  • c)

    Somente a afirmativa III está correta.

  • d)

    Somente as afirmativas I e II estão corretas.

  • e)

    Somente as afirmativas II e III estão corretas.

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AV2 - Princípios de Eletricidade e Magnetismo [RESOLVIDA COM NOTA MÁXIMA]


1) A resolução de circuitos mais complexos pode ser extremamente simplificada com o uso das leis de Kirchhoff. Um desses tipos de circuito, com resistores e fontes de tensão, é mostrado na figura a seguir:

 

Assinale a alternativa que contenha o número correto, respectivamente, de nós, ramos e malhas do circuito que devem ser considerados para que se possa aplicar corretamente as leis de Kirchhoff no circuito apresentado.


Alternativas:

  • a)

    6, 4 e 3

  • b)

    3, 3 e 6

  • c)

    3, 6 e 4

  • d)

    4, 5 e 2

  • e)

    4, 6 e 3

2)

Em qualquer aplicação científica ou de engenharia, é importante que você esteja familiarizado com a terminologia da área. Então, deve conhecer a nomenclatura dos equipamentos, componentes, unidades de medida. Nesse sentido, em circuitos elétricos, são termos importantes o nó, o ramo e a malha.

Marque a alternativa que mostra a figura que pode representar um nó em um circuito elétrico:


Alternativas:

  • a)

    a

  • b)

    b

  • c)

    resistor

  • d)

    d

  • e)

    malha

3)

Circuitos elétricos são formados a partir de componentes elétricos, tais como fontes, resistores, capacitores. Eles são formados por ao menos um laço fechado de material condutor com baixa resistividade, onde são conectados os componentes.

Avalie a figura a seguir:

circuito

Fonte: elaborada peplo autor

Marque a alternativa que indica corretamente o tipo de associação de resistores e a resistência equivalente do circuito indicado na figura:


Alternativas:

  • a)

    série;  .

  • b)

    série;  .

  • c)

    paralelo;  .

  • d)

    paralelo;  .

  • e)

    paralelo;  .

4)

Um engenheiro observa um fio de 1,5m de comprimento atravessado por uma corrente elétrica de 2A. Um campo magnético uniforme de intensidade 0,3T atravessa o fio descrito, formando um ângulo de 45° com ele.

Marque a alternativa que contém o módulo da força magnética que atua sobre ele.


Alternativas:

  • a)

    6,364N

  • b)

    2,123N

  • c)

    0,064N

  • d)

    0,212N

  • e)

    0,636N

5)

Desenhe uma espira circular em uma folha de papel. Segure sua caneta, com a ponta voltada para o papel e aproxime lentamente a caneta do papel. Imagine no presente exercício que a espira desenhada é uma espira real de cobre e que a ponta da caneta é o polo norte de um ímã. Você vê a folha de papel de cima, e a afirmação a seguir se refere ao seu ponto de vista como observador.

Enquanto o ímã imaginário está _____ surge uma corrente elétrica no sentido _____, e a espira se comporta como o polo _____ de um ímã.

Considerando a Lei de Faraday, a Lei de Lenz e a regra da mão direita, marque a alternativa que completa corretamente as lacunas.


Alternativas:

  • a)

    descendo, horário, norte.

  • b)

    descendo, anti-horário, norte.

  • c)

    descendo, anti-horário, sul.

  • d)

    parado, horário, norte.

  • e)

    parado, anti-horário, sul.

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AV1 - Princípios de Eletricidade e Magnetismo [RESOLVIDA]


1) No mês de julho de 2018, crianças da região norte de Palmas relatam estar tomando choques após descerem em escorregador de parquinho. “Professor de física explica que choque é um fenômeno natural e não tem relação com a rede de energia. Caso foi registrado na praça na região norte de Palmas.”

 

TV ANHANGUERA. Crianças relatam choques após descer em escorregador de parquinho. G1 Tocantins. 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2018/07/24/criancas-relatam-choques-apos-descer-em-escorregador-de-parquinho.ghtml Acesso em: 26 maio 2022.

 

Considerando a notícia e o contexto em que ela se encontra, analise as alternativas a seguir:

 

I - A eletrização do escorregador do parque ocorreu porque a roupa das crianças e o material plástico do brinquedo sofreram um desequilíbrio de cargas elétricas.

II - A eletrização do escorregador do parque é resultado de falhas no aterramento elétrico do brinquedo.

III - Ao escorregarem, as crianças promovem a eletrização por atrito, uma vez que deslizam sobre o brinquedo de plástico.

IV - A alta umidade relativa do ar favoreceu a eletrização do escorregador pois, nessa condição, o ar atmosférico é um melhor condutor elétrico.

Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirma em:


Alternativas:

  • a)

    I e II, apenas.

  • b)

    II e III, apenas.

  • c)

    III e IV, apenas.

  • d)

    I e III, apenas.

  • e)

    II, III e IV, apenas.

2)

Na aula sobre fenômenos elétricos e a eletrização você estudou a descarga eletrostática (ESD, sigla para electrostatic discharge), que é um fenômeno natural e frequente. Uma pessoa caminhando por um carpete, a depender da umidade do ar, pode acumular elevada quantidade de cargas elétricas e perceber esse desequilíbrio a partir das descargas eletrostáticas.

Diante disso, assinale a alternativa que explique corretamente como ocorre a descarga eletrostática.


Alternativas:

  • a)

    A descarga eletrostática acontece a partir da transferência de carga elétrica entre dois corpos que se encontram eletricamente neutros. Trata-se de um fenômeno elétrico que se manifesta na forma de um arco voltaico, mediante a aproximação ou o contato entre os corpos.

  • b)

    A descarga eletrostática acontece a partir da transferência de carga elétrica entre dois corpos, que devem conter a mesma quantidade de elétrons. Trata-se de um fenômeno elétrico que se manifesta na forma de um arco voltaico, mediante a aproximação ou o contato entre os corpos.

  • c)

    A descarga eletrostática acontece a partir da transferência de carga elétrica entre dois corpos, devendo ambos estar igualmente carregados positivamente. Trata-se de um fenômeno elétrico que se manifesta na forma de um arco voltaico, mediante a aproximação ou o contato entre os corpos.

  • d)

    A descarga eletrostática acontece a partir da transferência de carga elétrica entre dois corpos que se encontram carregados com diferentes níveis de carga elétrica. Trata-se de um fenômeno elétrico que se manifesta na forma de um arco voltaico, mediante a aproximação ou o contato entre os corpos.

  • e)

    A descarga eletrostática acontece a partir da transferência de carga elétrica entre dois corpos que se encontram carregados com a mesma carga elétrica, seja positiva ou negativa. Trata-se de um fenômeno elétrico que se manifesta na forma de um arco voltaico, mediante a aproximação ou o contato entre os corpos.

3)

As linhas de campo foram um conceito proposto por Michael Faraday, a partir da observação do comportamento de limalhas de ferro sob a influência de um ímã, com o objetivo de auxiliar no entendimento do campo elétrico. Com base nos entendimentos sobre linhas de campo elétrico, julgue as afirmações a seguir como (V) verdadeiras ou (F) falsas.

 

(    ) As linhas de campo elétrico são apenas uma representação matemática, não têm realidade física.

(    ) As linhas de campo eventualmente se cruzam.

(    ) A representação do campo elétrico através das linhas de campo descreve a intensidade, direção e sentido do vetor campo elétrico em um ponto do espaço.

(    ) Quanto mais próximo de uma carga, mais intenso é o campo elétrico gerado por ela e mais concentradas são as linhas de campo.

Assinale a alternativa que apresente a sequência correta.


Alternativas:

  • a)

    V – F – V – V.

  • b)

    F – V – F – F.

  • c)

    V – V – F – F.

  • d)

    F – V – F – V.

  • e)

    F – F – V – V.

4)

A resistência elétrica é uma grandeza que indica qual a dificuldade que uma corrente elétrica encontra ao atravessar o material condutor. Considere uma situação onde uma resistência elétrica de 8 capital omega é atravessada por uma corrente elétrica de 0,05A.

Marque a alternativa que indica a DDP à qual está submetida a resistência elétrica, e qual a potência dissipada em seu interior na forma de calor.


Alternativas:

  • a)

    0,2V ; 0,004W

  • b)

    0,3V ; 0,006W

  • c)

    0,4V ; 0,002W

  • d)

    2,0V ; 0,020W

  • e)

    4,0V ; 0,040W

5)

O potencial elétrico causado por uma carga elétrica pontual, com relação a um ponto de referência definido no infinito, é diretamente proporcional à carga elétrica que o origina, e inversamente proporcional à distância que separa a carga ao ponto estudado. 

Marque a alternativa que indica qual o potencial elétrico na origem de um sistema de referências devido ao efeito de uma pequena esfera carregada com Q subscript 1 equals negative 3 mu C no ponto (1 ; 0) em unidades do SI.


Alternativas:

  • a)

    negative 3 comma 0 times 10 cubed V

  • b)

    2 comma 7 times 10 cubed V

  • c)

    3 comma 5 times 10 to the power of 4 V

  • d)

    negative 2 comma 7 times 10 to the power of 4 V

  • e)

    3 comma 2 times 10 cubed V

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