11/04/2025

AV2 - Resistência dos Materiais [RESOLVIDA COM NOTA MÁXIMA]

1) Um carregamento axial pode causar tensões normais e cisalhantes desde que o plano de aplicação do carregamento e o carregamento não sejam perpendiculares entre si. Da mesma forma, os esforços cortantes atuantes na seção transversal de um parafuso podem causar tensões normais e cisalhantes, atuantes em cada um dos infinitos planos não perpendiculares ao eixo do parafuso.

Para uma emenda de uma barra de madeira, mostrada na Figura a seguir, determine a tensão normal e a tensão de cisalhamento na emenda, sabendo que o carregamento é .
Figura – Barra com emenda.

barra
Fonte: Beer et al. (2015, p.36)


Alternativas:

  • a)

     e .

  • b)

     e .

  • c)

     e .


  • d)

     e .

  • e)

     e .

2)

Na prática profissional é comum a busca pela direção em que ocorrerão as máximas tensões no plano. Com isso, para se determinar a tensão normal máxima e mínima, devemos derivar a Equação das componentes de tensão em relação ao ângulo do plano inclinado e igualando a zero. Assim, temos as Equações das tensões principais.

Determine as tensões principais para o estado de tensão apresentado na Figura.
Figura – Estado de tensão

estado
Fonte: Beer el al. (2015, p.462)


Alternativas:

  • a)

     e .

  • b)

     e .

  • c)

     e .

  • d)

     e .


  • e)

     e .

3)

“Vimos que forças axiais aplicadas em um elemento de barra provocavam tensões normais na barra, enquanto forças transversais agindo sobre parafusos e pinos provocavam tensões de cisalhamento nas conexões. A razão pela qual se observou uma relação entre forças axiais e tensões normais, por um lado, e forças transversais e tensões de cisalhamento, por outro lado, era porque as tensões estavam sendo determinadas apenas em planos perpendiculares ao eixo do elemento ou conexão”.

Em um ensaio de tração, um corpo de prova de aço rompeu-se a um ângulo de , conforme mostra a figura a seguir. Sabendo que o diâmetro do corpo de prova é de  e a carga de ruptura foi de , determine a tensão normal e a tensão de cisalhamento que ocorreu na área do plano de ruptura inclinado.
Figura – Corpo de prova de aço

barra
Fonte: Hibbeler (2010, p. 28)


Alternativas:

  • a)

     ; .

  • b)

     ; .

  • c)

     ; .

  • d)

     ; .

  • e)

     ; .


4)

“ Se a barra de seção circular está´ submetida a torques em localizações que não as suas extremidades, ou e´ formada por várias partes com várias seções transversais e possivelmente de diferentes materiais, o ângulo de torção do eixo deve ser expresso como a soma algébrica dos ângulos de torção de suas partes componentes. “ (Beer et al., 2015, p. 211)

Para o eixo de aço submetido aos torques eixo apresentado na figura, determine o ângulo de torção na extremidade B, sabendo que o diâmetro do eixo é de  e  .
Figura – Eixo de aço submetido aos torques.

eixo
Fonte: Hibbeler (2010, p. 147)


Alternativas:

  • a)

    .

  • b)

    .

  • c)

    .


  • d)

    .

  • e)

    .

5)

“Se as reações nos suportes de uma barra ou os torques internos não puderem ser determinados somente pela estática, dizemos que o eixo e´ estaticamente indeterminado. As equações de equilíbrio obtidas dos diagramas de corpo livre devem ser então complementadas por relações que envolvem as deformações da barra e obtidas por meio da geometria do problema. “ (Beer et al., 2015, p. 211).

A Figura apresenta um eixo circular fixo nas duas extremidades, que é submetido a um esforço . Sabe-se que diâmetro do eixo é de  e . Determine a tensão de cisalhamento máxima no eixo.
Figura - Eixo submetido ao esforço de torção

eixo
Fonte: Hibbeler (2010, p.153)


Alternativas:

  • a)

    .


  • b)

    .

  • c)

    .

  • d)

    .

  • e)

    .

ATIVIDADE RESOLVIDA
 
     
    R$15,00 NO PIX

    professorcarlao.23@gmail.com 
    [EMAIL]


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04/04/2025

PROJETO DE EXTENSÃO I – AGRONOMIA [AVALIADO COM NOTA MÁXIMA]

 

PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE.

 

FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:

A finalidade da extensão no Programa de Contexto à Comunidade é dedicar-se a área educacional e o transferir do saber, desenvolvendo e capacitando a comunidade local e agregando conhecimentos por meio de projetos e atividades pedagógicas extensionistas. Nesse programa é possível a ministração de palestras, aulas de monitoria, cursos, aulas de educação básica, educação financeira, língua estrangeira, debates da comunidade local, participação em projetos sociais, projetos coletivos multidisciplinar e trabalhos voluntários. Os temas podem envolver a aplicação de ciências básicas (Matemática, Economia, Administração, Finanças, Biologia, Química e Informática) na Agronomia e cuidado com solo e alimentos. Os locais que poderão contemplar esse projeto extensionista podem ser: parcerias com a prefeitura; associações de bairros, escolas, empresas públicas e privadas, instituições religiosas, ONGs e por meio de redes de internet.

COMPETÊNCIAS:

I - Produzir alimentos e outros produtos agropecuários;

II - Beneficiar, conservar e industrializar produtos agropecuários;

III  -  Realizar  atividades  de  extensão  para  difundir  tecnologias  e  compartilhar conhecimentos.

PERFIL DO EGRESSO:

O  perfil  do  egresso  idealizado  pela  IES  para  o  curso  de  Agronomia  possibilita  a formação do agrônomo crítico, reflexivo, criativo, humanista e ético, capaz de aplicar tecnologias  inerentes  à  sua  área  de  atuação,  sendo  que  pelas  atividades extensionistas  vinculadas  ao  Programa  de  Extensão  Contexto  à  Comunidade, esse egresso  poderá  desenvolver  habilidades  e  capacidade  para  conduzir  atividades pedagógicas  e  de  ensino  referentes  à compreensão da realidade social, ser capaz de reconhecer  as  necessidades  dos  usuários,  adotar  perspectivas  multidisciplinares  e transdisciplinares  em  sua  prática,  exercendo  atividades  de  docência  no  ensino técnico  profissional  e  superior,  de  modo  a  permitir  o  enfrentamento  e  a  adaptação às  novas  situações  emergentes  e  transformadoras  da  sociedade local, considerando aspectos  políticos,  econômicos,  sociais  do  meio  em  que  está  inserido, direcionando suas ações para a transformação da realidade local.

SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):

Criatividade e inovação

Comunicação Interpessoal

Planejamento e organização

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

Os  objetivos  da  extensão  em  Agronomia  vinculados  ao  Programa  de  Contexto  à Comunidade  estão  relacionados  com  a  disseminação  do  saber  da  área  de  ciências para  a  comunidade  local,  prestando  ser viços  a  questões  pedagógicas,  aulas  de monitoria,  educação  básica,  educação  financeira,  língua  estrangeira,  recursos naturais,  ética  e  responsabilidade  social;  sempre  relacionando  esses  temos  com assuntos  básicos  da  Agronomia.  Tais  ações  visam  a  transferência  de conhecimento acadêmico  para  a  comunidade,  preparando  o  egresso  para  uma  atuação  global, focado  não  apenas  no  conhecimento  técnico, mas com a preocupação pelo próximo e  por  uma  sociedade  mais  justa,  buscando  transferência  de  conhecimento  para quem não tem oportunidade de acesso.

CONTEÚDOS:

I - Biologia;

II - Física;

III - Matemática;

IV - Química;

V - Solos

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:

FLINKLER,  Raquel;  PIRES,  Anderson  Soares.  Anatomia  e  morfologia  vegetal.  Porto Alegre: SAGAH, 2019.

BREITHAUPT, Jim. Física. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2018.

KIRNEV,  Debora  Cristiane  Barbosa.  Análise  matemática.  Londrina:  Editora  e Distribuidora Educacional S.A., 2016.

BROWN,  Theodore  L.  . ed. São Paulo: Pearson Ed do Brasil, 2017.

SANTOS,  Palloma  Ribeiro  Cuba  dos.  Análise  dos  solos:  formação,  classificação  e conservação do meio ambiente. São Paulo: Érica, 2014.

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