1) Um programa de computador pode ser formado por linguagens distintas, tendo um ou mais algoritmos como solução, em que são utilizadas variáveis, constantes e operadores para sua manipulação. Nesse sentido, de acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das definições contidas na Coluna A com suas respectivas estruturas apresentadas na Coluna B.
Coluna A Coluna B
I. Sequência de ... para resolver um problema 1. Variáveis
II. Estruturas que ... que podem ser alterados 2. Algoritmo
III. Estruturas que armazenam dados imutáveis 3. Constantes
IV. Relacionam variáveis, números e constantes 4. Operadores
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.
a) I - 2; II - 1; III - 3; IV - 4.
b) I - 2; II - 1; III - 4; IV - 3.
c) I - 1; II - 2; III - 3; IV - 4.
d) I - 3; II - 4; III - 1; IV - 2.
e) I - 1; II - 4; III - 2; IV - 3.
2) Torna-se comum ler e escutar o termo algoritmo em diversos momentos do cotidiano, desde reportagens que alertam para os riscos que podem causar, passando pela ficção científica, e, inclusive em cenários científicos. Como o termo algoritmo se encontra bastante difundido, muitas vezes é comum observar que interpretações errôneas e exageradas destoam de seu significado original. Nesse sentido, o estudante de programação deve ter ciência de sua correta definição. A partir do exposto no texto-base, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma definição de algoritmo.
a) Um conjunto de passos e instruções em sequência e ordem determinadas para resolver um problema.
b) Os dígitos que compõem o sistema de numeração da civilização ocidental.
c) O conjunto das estruturas físicas que permitem o correto funcionamento do computador, como a memória RAM.
d) As linguagens de programação em si, como a linguagem C, a linguagem Java, entre outras.
e) O conjunto de ferramentas computacionais que permitem que o sistema opere corretamente, como os drivers.
3) A manipulação de variáveis permite que dados recebidos pela entrada de um programa possam ser utilizados, substituídos e processados com o objetivo de chegar a um resultado correto para um problema proposto. Neste sentido, observe o pseudocódigo a seguir:
1. num1, num2, num3: inteiro;
2. ler(num2);
3. num1 <- num2 * num2;
4. num3 <- num1 + num2;
5. imprime(num3);
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação dos valores referentes à variável num2 na Coluna A com a respectiva saída do programa, apresentada na Coluna B.
Coluna A Coluna B
I. 4 1. 2
II. 1 2. 20
III. -4 3. 6
IV. 2 4. 12
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.
a) I - 2; II - 1; III - 4; IV - 3.
b) I - 3; II - 1; III - 4; IV - 2.
c) I - 2; II - 4; III - 1; IV - 3.
d) I - 2; II - 3; III - 4; IV - 1.
e) I - 1; II - 2; III - 3; IV - 4.
4) Um propósito para criação de um algoritmo é conseguir automatizar uma tarefa do cotidiano, de modo a criar um padrão de execução desta. Ao conseguir automatizar uma tarefa, busca-se desenvolver um padrão de comportamento para ela, de modo que todas as execuções desta tarefa possam acontecer de uma mesma forma, sendo repetidas quantas vezes forem necessárias.
Um exemplo de lógica para construção de um algoritmo é a automatização de uma coleta de lixo, que acontece diariamente em uma determinada rua. Imagine que a pessoa responsável pela coleta do lixo tenha que percorrer uma determinada quantidade conhecida de casas na rua (10 casas, por exemplo), questionando aos moradores sobre a existência ou não de lixo a ser coletado neste dia e, caso a resposta seja positiva, receba os sacos de lixo já preparados em cada casa.
O funcionário responsável por esta coleta, visando otimizar seu trabalho e apenas bater nas portas das casas que tenham lixo a descartar, decidiu desenvolver um algoritmo de modo que os moradores pudessem informar, em um momento prévio ao da coleta do material, se possuíam ou não lixo para descarte no presente dia.
Com base no texto apresentado e em seus conhecimentos, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a melhor estrutura de repetição para o algoritmo em questão.
a) Faça – enquanto.
b) Faça – até.
c) Repita – até.
d) Repita – para.
e) Para – até – faça.
5) A capacidade humana de automatizar as tarefas do cotidiano é o que nos permite executar tarefas de forma mais rápida, já que, por terem um passo a passo já conhecido e bem definido, podem ser automatizadas e executadas por máquinas.
O processo de ensino de uma tarefa só é possível graças a um padrão que esta determinada tarefa tem de sequência lógica de passos, permitindo que o conhecimento seja repassado entre gerações e pessoas diferentes.
A elaboração de um algoritmo requer a estruturação de um pensamento lógico e ordenado, para resolução de um problema cotidiano, através de uma sequência de passos.
Com base em seus conhecimentos e no texto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A elaboração de um fluxograma é uma etapa importante no processo de desenvolvimento de uma lógica de um algoritmo
PORQUE
II. Auxilia na validação e entendimento da lógica do algoritmo por outras pessoas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
a) As asserções I e II são proposições ..., mas a II não justifica a I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
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ORION1
02/10/2023
AV1 - Algoritmos e Lógica de Programação [RESOLVIDA]
29/09/2023
Prova de Física Geral e Experimental – Mecânica [RESOLVIDA]
A Mecânica é dividida em cinemática e dinâmica. A cinemática estuda como descrever os movimentos. A dinâmica estuda o que faz os corpos se moverem, através das leis de Newton do movimento.
Uma caixa de massa igual a 10 kg, inicialmente em repouso, sofre a ação de uma força resultante de 100N. Podemos afirmar que após 2,0 segundos, a distância percorrida pela caixa é de:
Num bairro, onde todos os quarteirões são quadrados e as ruas paralelas distam 100 m da outra, um transeunte faz o percurso de P a Q pela trajetória representada no esquema. Determine o deslocamento e o espaço percorrido de P a Q.
Uma revendedora lançou uma propaganda de um automóvel que consegue atingir a velocidade de 108 km/h em um percurso de apenas 150 metros, partindo do repouso. O movimento é retilíneo e uniformemente acelerado e a massa do carro é 1.200 kg. Com base nessas informações, é correto afirmar que a aceleração desse carro e o trabalho que realiza são respectivamente:
Em uma prova de corrida entre a tartaruga e a lebre, a velocidade da lebre é de 35km/h e da tartaruga é de 2m/min. Ambas devem percorrer 500m. Antes de parar para uma soneca, a lebre corre durante 0,5min. Qual deve ser a duração máxima da soneca para que a lebre não perca a corrida?
Segundo o Novo Código Florestal Brasileiro, uma área de preservação permanente (APP) pode ser definida como: "área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas". Uma das medidas utilizadas para se determinar uma APP é o hectare (ha), que é uma unidade de medida de área equivalente a 10.000 (dez mil) metros quadrados. Um perito florestal determinou que uma determina AAP possui 700 ha. Convertendo essa medida de área para o SI, temos: Escolha uma:
Uma criança de massa igual a 20 kg desce de um escorregador com 2 m de altura e chega no solo com velocidade de 6 m/s. Sendo 10 m/s², o módulo da aceleração da gravidade local, a energia mecânica dissipada, em joules, é igual a:
Existem grandezas que, para sua perfeita caracterização, exigem que se determine sua direção e seu sentido, além do módulo que corresponde ao valor numérico acompanhado da unidade. Essas grandezas são chamadas de vetoriais. Operar com grandezas vetoriais é diferente de operar com grandezas escalar, pois não se opera apenas com valores numéricos, mas também o sentido e a direção deve ser considerado. Assim, é correto afirmar que a relação correta entre os vetores, representados a seguir, é:
Um container de 800 kg, em repouso, pode ser deslocar sobre um trilho horizontal, sem atrito e sem resistências. Uma carga de 200 kg é lançada horizontalmente, por uma máquina e ela se aloja dentro do container Logo após o choque o conjunto container + carga passa a se mover com velocidade constante de 0,5 mls. Qual era aproximadamente, o módulo da velocidade da carga, no Si, imediatamente antes de se chocar com o container?
Determine o produto escalar entre os vetores a=2i+4j+0k; e b=1i+2j+2k é igual a: Assinale a alternativa correta:
Joga-se uma pedra verticalmente para cima de um ponto situado a 45 m acima do solo e com velocidade inicial de 30 m/s. Despreze a resistência do ar e considere a aceleração da gravidade (g) igual a 9,8 m/s2. Determine a sua velocidade após 2 s.
Os corpos que se aceleram não estão em equilíbrio, pois a força resultante sobre o corpo não é igual a zero. A força resultante é igual ao produto da massa pela aceleração, como enunciado pela segunda lei de Newton. Um caminhão com massa de 4000 kg está parado diante de um sinal luminoso. Quando o sinal fica verde, o caminhão parte em movimento com aceleração constante percorrendo 100 metros em 10 segundos. Qual o valor da força aplicada pelo motor?
Ordene as quantidades apresentadas abaixo e classifique-as da menor para a m 1) 0,1 mm II) 7 um III) 6380 km [V) 165 cm V) 200 nm
Dois carrinhos com velocidade de 30 m/s e 20 m/s de mesma massa movem se com velocidade constante na mesma direção e sentido mais adiante irão se chocar e caminhar juntos em uma mesma velocidade. Qual a velocidade dos carrinhos após o choque?
Dois blocos A e B de massas iguais mA= 2kg e mB= 4kg estão apoiados numa superfície horizontal perfeitamente lisa, o fio que liga A e B é ideal, isto é, de massa desprezível e inextensível. A força horizontal tem intensidade igual a 12N, determine:
a) O módulo da aceleração do sistema;
b) A intensidade da força de tração
Em sistemas conservativos, a energia mecânica pode apresentar-se como energia cinética ou energia potencial. Dessa forma, a soma da energia cinética com a energia potencial nos fornece a energia mecânica total do sistema. Um bloco de massa de 0,3 kg está a 20 m de altura em relação ao solo horizontal com uma velocidade de 15,0 m/s em um determinado instante de tempo. Tomando o solo como referência, e adotando g = 9,8 m/s², nesse mesmo instante de tempo, qual é a energia mecânica total do bloco, aproximadamente?
Um bloco de massa m1= 3,7kg sobre um plano iniciado sem atrito, de ângulo 30° está preso por uma corda de massa desprezível ligado a outro corpo de massa m2=2,3kg. Determine:
a) aceleração do sistema;
b) tensão da corda.
Em uma prova de corrida entre a tartaruga e a lebre, a velocidade da lebre é de 35km/h e da tartaruga é de 2m/min. Ambas devem percorrer 500m. Antes de parar para uma soneca, a lebre corre durante 0,5min. Qual deve ser a duração máxima da soneca para que a lebre não perca a corrida?
28/09/2023
ATIVIDADE 4 - GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR [RESOLVIDA]
Questão 1 Em matemática, mais especificamente em álgebra linear, o núcleo (ou espaço nulo) de uma transformação linear L: V → W entre dois espaços vetoriais V e W, é o conjunto de todos os elementos v de V para os quais L(v) = 0, em que 0 denota o vetor nulo de W.
Considere a transformação linear abaixo:
T(x,y) = x - y
Assinale qual o núcleo dessa transformação:
Alternativa 1: O núcleo é representado por uma reta de equação y = x + 1
Alternativa 2: O núcleo é representado pelo ponto (0,0)
Alternativa 3: O núcleo é representado por uma reta de equação y = x
Alternativa 4: O núcleo é representado pelo plano x - y + z = 0
Alternativa 5: O núcleo é representado pela curva y = x²
Questão 2 As transformações lineares são abordadas em vários momentos na engenharia, seja em circuitos elétricos básicos, seja em aplicações em sistemas massa-mola, entre outros. Conhecendo a transformação abaixo:
T(x,y,z) = (2x - y + z, -x + 3y - z, x + y - 2z)
A imagem dessa transformação linear será:
Alternativa 1: Im = {x(2,-1,1) + y(-1,3,1) + z(1,-1,-2); x,y e z ? R}
Alternativa 2: Im = {x(2,-1,1) + y(2,-1,1) + z(2,-1,1); x,y e z ? R}
Alternativa 3: Im = {x(2,1,1) + y(1,3,1) + z(1,1,2); x,y e z ? R}
Alternativa 4: Im = {x(2,-1,1); x ? R}
Alternativa 5: Im = R
Questão 3 A equação 4x² - 9y² - 8x - 18y - 41 = 0 representa:
Alternativa 1: Uma hipérbole de equação (x - 1)²/9 - (y + 1)²/4 = 1
Alternativa 2: Uma hipérbole de equação (x + 1)²/9 + (y + 1)²/4 = 1
Alternativa 3: Uma hipérbole de equação (x - 1)²/9 + (y + 1)²/4 = 1
Alternativa 4: Uma elipse de equação (x - 1)²/9 - (y + 1)²/4 = 1
Alternativa 5: Uma elipse de equação (x - 1)²/9 + (y + 1)²/4 = 1
Questão 4 O cálculo de autovalores e autovetores é relacionado à resolução de algumas aplicações práticas de engenharia. Considere a transformação abaixo:
T(x,y)=(x,3x+2y)
Quais os autovalores e autovetores relacionados a transformação?
Alternativa 1: Autovalor = 1 / Autovetor = (1,-3) // Autovalor = -1 / Autovetor = (1,1)
Alternativa 2: Autovalor = 3 / Autovetor = (1,3) // Autovalor = 2 / Autovetor = (0,1)
Alternativa 3: Autovalor = 1 / Autovetor = (1,-3) // Autovalor = 2 / Autovetor = (0,1)
Alternativa 4: Autovalor = 1 / Autovetor = (1,3) // Autovalor = 2 / Autovetor = (0,-1)
Alternativa 5: Autovalor = -1 / Autovetor = (1,-3) // Autovalor = 2 / Autovetor = (0,1)
Questão 5 As duas equações abaixo resumem os conceitos de autovetores e de autovalores. O primeiro conceito está relacionado aos vetores “v” que resolvem a primeira equação descrita. Os autovalores são aqueles escalares para os quais a segunda equação é verdadeira. Estes dois conceitos auxiliam nos cálculos de equações matriciais não convencionais (como envolvendo potenciação de matrizes).
Está correto o que se afirma em:
Alternativa 1: I e II, apenas.
Alternativa 2: II e III, apenas.
Alternativa 3: III e IV, apenas.
Alternativa 4: II, III e IV, apenas.
Alternativa 5: I, II, III e IV.
27/09/2023
Atividade de Reatores Homogêneos e Heterogêneos [RESOLVIDA]
Considere a necessidade de estimar o volume de um reator contínuo de mistura perfeita (CSTR), desprezando a massa de catalisador utilizada no processo. Para uma dada concentração de catalisador na corrente aquosa de entrada (25 L/min) do reator de mistura perfeita (CSTR), para converter 95% do reagente genérico A, encontre:
a) A concentração do reagente A.
b) O volume necessário na conversão deste reagente.
23/09/2023
Portfólio - Relatório da Aula Prática de Física Geral e Experimental Mecânica
ATIVIDADE PRÁTICA 1
- Atividade proposta: Caracterizar o movimento de um objeto através do deslocamento, velocidade média e aceleração média, compreendendo e estimando a velocidade média e a aceleração média de um objeto em movimento. Dessa forma, será possível reconhecer que a velocidade mede a taxa de variação da posição no tempo e que a aceleração mede a taxa de variação da velocidade no tempo, interpretando diferentes gráficos envolvendo as principais variáveis físicas: deslocamento, velocidade e aceleração.
- Objetivos: Caracterizar o movimento de um objeto através das grandezas que compõe a Cinemática:deslocamento, velocidade média e aceleração média.
- Procedimentos para a realização da atividade: Acessar o laboratório virtual, por meio do link disponibilizado no ambiente virtual, do experimento Movimento Retilíneo Uniformemente Variado – MRUV.
- Atividade proposta: Compreender o conceito de equilíbrio de corpos rígidos.
- Objetivos: Compreender as condições e situações em que há o equilíbrio estático de corpos do tipo partícula ou rígidos
- Procedimentos para a realização da atividade: Acessar o laboratório virtual, por meio do link disponibilizado no ambiente virtual, do experimento Estática – Balança de Prato.
- Ao final do experimento, você deverá ser capaz de responder as questões levantadas no tópico “Avaliação de Resultados” presente no roteiro disponibilizado no laboratório virtual.
- Resultados da aula prática: Aluno, você deverá entregar: Um relatório de aula prática contendo introdução, objetivos, procedimentos experimentais,
resultados encontrados, conclusão e referências bibliográficas.
- Algetec – Laboratórios Virtuais. Simulador “Movimento Retilíneo Uniforme – MRU” Disponível em: https://www.virtuaslab.net/ualabs/ualab/10/637562f019554.html, acesso em 22/06/2023.
- CHAVES, Alaor. Física Básica: Mecânica. Grupo GEN, 2007. E-book. ISBN 978-85-216-1932-1. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-216-1932-1/. Acesso em: 22 jun. 2023.
- HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de Física – Vol. 1 – Mecânica, 10ª edição. Grupo GEN, 2016. E-book. ISBN 9788521632054. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521632054/. Acesso em: 22 jun. 2023.
- HEWITT, Paul. Física Conceitual. Grupo A, 2015. E-book. ISBN 9788582603413. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582603413/. Acesso em: 22 jun. 2023
22/09/2023
M.A.P.A. - Manutenção e Patologia das Edificações [RESOLVIDO]
A corrosão em armaduras de concreto armado é um processo de deterioração
que acontece quando as barras de aço usadas para reforçar o concreto são expostas a ambientes agressivos, como umidade, oxigênio e substâncias químicas prejudiciais. Isso compromete a integridade das estruturas de concreto, causando rachaduras, fissuras e perda de resistência ao longo do tempo. A corrosão é um problema sério em diversas infraestruturas, como pontes, edifícios, viadutos e estruturas de contenção (MEIRA, 2017).
As causas predominantes da corrosão em armaduras de concreto armado abrangem a carbonatação do concreto, a presença de cloratos e cloretos, umidade excessiva, falta de cobrimento adequado do concreto, corrente galvânica e poluição do ar. (MEIRA, 2017).
A Figura 01 ilustra a distinção entre corrosão generalizada causada
pela carbonatação (a) e corrosão pontual devido a cloretos (b).
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ATIVIDADES DE ESTUDO 1 – MECÂNICA E RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS [RESOLVIDA]
QUESTÃO 1 Considere que você seja o responsável técnico em uma empresa que projeta estrutura metálicas, e precise avaliar um ponto específic...