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ORION1

04/04/2025

PROJETO DE EXTENSÃO I – AGRONOMIA [AVALIADO COM NOTA MÁXIMA]

 

PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE.

 

FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:

A finalidade da extensão no Programa de Contexto à Comunidade é dedicar-se a área educacional e o transferir do saber, desenvolvendo e capacitando a comunidade local e agregando conhecimentos por meio de projetos e atividades pedagógicas extensionistas. Nesse programa é possível a ministração de palestras, aulas de monitoria, cursos, aulas de educação básica, educação financeira, língua estrangeira, debates da comunidade local, participação em projetos sociais, projetos coletivos multidisciplinar e trabalhos voluntários. Os temas podem envolver a aplicação de ciências básicas (Matemática, Economia, Administração, Finanças, Biologia, Química e Informática) na Agronomia e cuidado com solo e alimentos. Os locais que poderão contemplar esse projeto extensionista podem ser: parcerias com a prefeitura; associações de bairros, escolas, empresas públicas e privadas, instituições religiosas, ONGs e por meio de redes de internet.

COMPETÊNCIAS:

I - Produzir alimentos e outros produtos agropecuários;

II - Beneficiar, conservar e industrializar produtos agropecuários;

III  -  Realizar  atividades  de  extensão  para  difundir  tecnologias  e  compartilhar conhecimentos.

PERFIL DO EGRESSO:

O  perfil  do  egresso  idealizado  pela  IES  para  o  curso  de  Agronomia  possibilita  a formação do agrônomo crítico, reflexivo, criativo, humanista e ético, capaz de aplicar tecnologias  inerentes  à  sua  área  de  atuação,  sendo  que  pelas  atividades extensionistas  vinculadas  ao  Programa  de  Extensão  Contexto  à  Comunidade, esse egresso  poderá  desenvolver  habilidades  e  capacidade  para  conduzir  atividades pedagógicas  e  de  ensino  referentes  à compreensão da realidade social, ser capaz de reconhecer  as  necessidades  dos  usuários,  adotar  perspectivas  multidisciplinares  e transdisciplinares  em  sua  prática,  exercendo  atividades  de  docência  no  ensino técnico  profissional  e  superior,  de  modo  a  permitir  o  enfrentamento  e  a  adaptação às  novas  situações  emergentes  e  transformadoras  da  sociedade local, considerando aspectos  políticos,  econômicos,  sociais  do  meio  em  que  está  inserido, direcionando suas ações para a transformação da realidade local.

SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):

Criatividade e inovação

Comunicação Interpessoal

Planejamento e organização

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

Os  objetivos  da  extensão  em  Agronomia  vinculados  ao  Programa  de  Contexto  à Comunidade  estão  relacionados  com  a  disseminação  do  saber  da  área  de  ciências para  a  comunidade  local,  prestando  ser viços  a  questões  pedagógicas,  aulas  de monitoria,  educação  básica,  educação  financeira,  língua  estrangeira,  recursos naturais,  ética  e  responsabilidade  social;  sempre  relacionando  esses  temos  com assuntos  básicos  da  Agronomia.  Tais  ações  visam  a  transferência  de conhecimento acadêmico  para  a  comunidade,  preparando  o  egresso  para  uma  atuação  global, focado  não  apenas  no  conhecimento  técnico, mas com a preocupação pelo próximo e  por  uma  sociedade  mais  justa,  buscando  transferência  de  conhecimento  para quem não tem oportunidade de acesso.

CONTEÚDOS:

I - Biologia;

II - Física;

III - Matemática;

IV - Química;

V - Solos

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:

FLINKLER,  Raquel;  PIRES,  Anderson  Soares.  Anatomia  e  morfologia  vegetal.  Porto Alegre: SAGAH, 2019.

BREITHAUPT, Jim. Física. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2018.

KIRNEV,  Debora  Cristiane  Barbosa.  Análise  matemática.  Londrina:  Editora  e Distribuidora Educacional S.A., 2016.

BROWN,  Theodore  L.  . ed. São Paulo: Pearson Ed do Brasil, 2017.

SANTOS,  Palloma  Ribeiro  Cuba  dos.  Análise  dos  solos:  formação,  classificação  e conservação do meio ambiente. São Paulo: Érica, 2014.

03/04/2025

AV1 & AV2 - Planejamento Financeiro e Orçamentário [RESOLVIDAS COM NOTA MÁXIMA]

1) Texto base:

Os tipos de planejamento deverão estar em conformidade com cada tipo de trabalho a ser executado por todos das organizações, em função da atribuição das responsabilidades distintas e complementares dos colaboradores dos negócios. Eles são estruturados em:


Alternativas:

  • a)

    módulos.

  • b)

    objetivos.

  • c)

    departamentos dos negócios.

  • d)

    relatórios impressos dos negócios.

  • e)

    níveis.


2)Texto base:

A empresa Gamma Propaganda S.A. está elaborando o planejamento orçamentário do próximo semestre. O diretor financeiro solicitou que fossem elaboradas quatro versões, adotando cenários financeiros diferentes para tomar as decisões estratégicas. O departamento comercial estimou crescimento das receitas em comparação ao ano anterior nos quatro cenários.

Suponha que você tenha sido contratado(a) para auxiliar a empresa Gamma na revisão dos planejamentos orçamentários apresentados à diretoria. Diante disso, qual das sentenças abaixo melhor representa sua avaliação sobre os cenários apresentados pelo departamento comercial?


Alternativas:

  • a)

    se as expectativas são boas, estou de acordo com o proposto pelo departamento comercial

  • b)

    ninguém melhor do que a equipe comercial para fazer projeções de receitas!

  • c)

    o ideal seria projetar quatro cenários de queda

  • d)

    um bom planejamento em quatro cenários poderia ser dividido em pessimista, neutro e dois otimistas


  • e)

    não há necessidade de utilizar quatro cenários

3)Texto base:

O planejamento financeiro de longo prazo é um instrumento que deve estar alinhado à estratégia da empresa e deve ser elaborado com comprometimento e dedicação dos envolvidos. Nesse sentido, quem deve ser o responsável pelos dados do planejamento?


Alternativas:

  • a)

    somente o diretor financeiro

  • b)

    a equipe do setor financeiro

  • c)

    os sócios da empresa

  • d)

    todos gestores que tenham relação direta com as projeções


  • e)

    o contador da empresa

4)Texto base:

O orçamento de vendas é precedido de um julgamento sobre o ambiente _____________ (capacidade produtiva, estrutura administrativa, habilidades pessoais, recursos financeiros e etc) e ambiente ____________ (demanda, custos de distribuição, políticas, fornecedores, concorrentes e novos entrantes) no qual busca-se encontrar as ____________ que podem afetar positiva e negativamente a projeção de ___________.


Alternativas:

  • a)

    Favorável, Desfavorável, Variáveis, Vendas;

  • b)

    Interno, Externo, Vendas, Variáveis;

  • c)

    Interno, Externo, Projeções, Variáveis;

  • d)

    Interno, Externo, Variáveis, Vendas;


  • e)

    Vendas, Externo, Variáveis, Interno.

5)Texto base:

Qual das políticas abaixo é necessário para a empresa fazer seu planejamento de produção?


Alternativas:

  • a)

    Política de Recursos Humanos;

  • b)

    Política de Marketing;

  • c)

    Política de Fluxo de Caixa;

  • d)

    Política de Estoques;


  • e)

    Política de Transportes.


1)Texto base:

Uma determinada empresa vendeu 1.000 unidades de seu produto a R$

30,00 cada. Para vendê-los ela gastou 10% de comissão para seus vendedores balconistas. Ainda,

ela gasta cerca de R$ 5,00 para produzir cada produto.

Qual o orçamento de MOI com os dados apresentados?


Alternativas:

  • a)

    R$ 7.500,00

  • b)

    R$ 2.500,00

  • c)

    R$ 8.000,00

  • d)

    R$ 3.000,00


  • e)

    R$ 3.500,00

2)Texto base:

A empresa Flowing pretende vender 500 cascos de pequenas embarcações

a um preço de R$ 3.000,00. Para tanto, ela conta com as seguintes estruturas de gastos:

MOD de R$ 50,00 por unidade produzida;

Depreciação de 30.000,00 de suas instalações produtivas;

Depreciação de 15.000,00 de seu escritório;

Gastos de 1.000 com materiais de escritório;

Comissão de venda no valor de 3% sobre cada peça vendida.

Com as informações prestadas, qual o orçamento de despesas da companhia?


Alternativas:

  • a)

    R$ 30.000,00.

  • b)

    R$ 52.000,00.

  • c)

    R$ 16.000,00.

  • d)

    R$ 60.000,00.

  • e)

    R$ 61.000,00.

3) Texto base:

Analise as afirmações abaixo:

I – A consolidação é obrigatória quando a controladora detém mais de 50% do capital votante da

controlada;

II – A consolidação é obrigatória para todas as empresas S.A de capital aberto quando o investimento da

controladora feita na controlada corresponder a 30% ou mais do patrimônio da controlada;

III – Caso as empresas controladas tenham operações e naturezas muito diferentes entre si, a consolidação

deverá ser feita com notas explicativas que visem esclarecer tais diferenças;

Considerando as afirmações acima, assinale a alternativa CORRETA.


Alternativas:

  • a)

    Apenas a I está correta;

  • b)

    Apenas a III está correta;

  • c)

    A I e III estão corretas;

  • d)

    Todas estão corretas;


  • e)

    Todas as afirmações estão incorretas;

4)Texto base:

Uma financiadora comprou uma nota promissória com a data de vencimento para o final do mês no dia 30. Ela comprou a no dia 17 do mesmo mês.

Como ela deverá apontar essa compra em seu planejamento de caixa? Assinale a alternativa CORRETA.

 


Alternativas:

  • a)

    No planejamento de caixa, a empresa deverá registrar o pagamento e o recebimento no dia em que o titular da duplicata pagá-la, mesmo que aconteça em uma data diferente do dia 30.

  • b)

    No planejamento de caixa, ela deverá lançar a compra da duplicata no dia 17 e o recebimento programado para o dia 30.


  • c)

    Como se trata de um produto financeiro, a empresa deverá registrar o pagamento e o recebimento na mesma data.

  • d)

    A empresa devera realizar o lançamento do pagamento e do recebimento na mesma data: 17.

  • e)

    A empresa devera realizar o lançamento do pagamento e do recebimento na mesma data: 30.

5)Texto base:

Uma empresa fabricante de materiais de escritório possui a seguinte estrutura de financiando:

R$300.000,00 foram captados de sócios que exigem 15% de remuneração anual e;

R$200.000,00 foram captados de um banco de investimento que cobra 10% de taxa anual.

Conforme nos dados apresentados, qual o custo médio ponderado de capital da empresa?


Alternativas:

  • a)

    18%


  • b)

    17,5%

  • c)

    15%

  • d)

    12,5%

  • e)

    10%

ATIVIDADE RESOLVIDA
 
     
    R$18,00 NO PIX

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31/03/2025

AV1 - CIRCUITOS ELÉTRICOS [RESOLVIDA COM NOTA MÁXIMA]

1) O teorema de Norton também é amplamente utilizado para simplificar a análise de circuitos elétricos. Sua proposição diz que qualquer que seja o circuito linear independentemente da quantidade de fontes existentes no mesmo, pode ser substituído por um única fonte de corrente constante.

O teorema de Norton apenas define que para sua aplicação a fonte de corrente constante esteja em:


Alternativas:

  • a)

    série com um único resistor de carga.

  • b)

    paralelo com uma resistência de carga apenas.

  • c)

    série com um único resistor e ambos em série com um resistência de carga.

  • d)

    série com um único resistor e ambos em paralelo com um resistência de carga.

  • e)

    paralelo com um único resistor e ambos em paralelo com uma resistência de carga.


2)

O teorema de Thévenin e o teorema de Norton possuem algumas semelhanças, mas também diferenças na sua aplicação que precisam ser evidenciadas no momento da análise. O teorema de Norton, por exemplo, define que qualquer circuito, desde que seja linear, pode ser substituído por uma única fonte de corrente constante em paralelo com uma resistência, enquanto que o teorema de Thévenin propõe que todo circuito linear pode ser reduzido a uma fonte de tensão constante em série com uma resistência.

 

A partir do texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. Os teoremas de Norton e Thévenin possuem semelhança quando determinam que para encontrar a resistência de Norton ou a resistência de Thévenin do circuito elétrico, todas as suas fontes de tensão deverão ser substituídas por um curto-circuito e as fontes de corrente substituídas por um circuito aberto.

                                   PORQUE

  • II. Para encontrar a corrente da fonte independente em qualquer teorema é necessário que a resistência de carga seja substituída por um circuito aberto.

  • A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:


    Alternativas:

    • a)

      As asserções I e II são proposições falsas.

    • b)

      A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é um proposição falsa.


    • c)

      A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é um proposição verdadeira.

    • d)

      As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.

    • e)

      As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II não justificativa correta da asserção I.

  • 3)

    Para a utilização do teorema da substituição precisamos incialmente substituir uma parte do circuito por outra equivalente.

    Sejam V(t) e I(t) tensão e corrente num bipolo isolado qualquer do circuito. Este bipolo pode ser substituído por uma fonte de tensão V(t) ou por uma fonte de corrente I(t) sem que as tensões ou correntes dos demais bipolos se alterem. 

    Nota-se que para utilizar esse teorema é necessário ter algum conhecimento em circuito a fim de se fazer as substituição corretamente, o que se busca na verdade é que a corrente e a tensão no ramo substituído sejam a mesma de antes.

    Observe o circuito da Figura 1:

     

    Figura 1 - Circuito resistivo.

     circuito

    Fonte: CANTIDIO (2017)

     

    As respeito dessa teorias da substituição, analise as afirmativas:

    I. Para utilizar o teorema da substituição no ramo AB posso colocar uma fonte de tensão de 17,75 V em série com um resistor de 11Ω.

    II. Para utilizar o teorema da substituição no ramo AB posso colocar uma fonte de tensão de 10 V em série com um resistor de 10Ω.

    III. Para utilizar o teorema da substituição no ramo AB posso colocar uma fonte de tensão de 5 V em série com um resistor de 6Ω.

  • IV. Para utilizar o teorema da substituição no ramo AB posso colocar uma fonte de tensão de 25 V em série com um resistor de 14Ω.

    É correto apenas o que se afirma em:


    Alternativas:

    • a)

      I e III.

    • b)

      I e IV.

    • c)

      I, II e IV.

    • d)

      I, III e IV.


    • e)

      II, III e IV.

  • 4)

    Os circuitos elétricos possui várias configurações, por esse motivo é necessário ter um certo conhecimento nas leis que regem os mesmos. Muitas vezes a aplicação direta dessas leis não é possível em função da impossibilidade de se analisar o circuito como o mesmo está montado, neste sentido é necessário realizar alterações, ou seja, conversões que possibilitem a análise. É importante mencionar que tais conversões não alteram a características do circuito, ela apenas cria um circuito equivalente que seja possível extrair as análises desejadas.

    No circuito a seguir termos 5 resistores ligados entre si.

     

    Figura 1 - Circuito Resistivo.

    circuito

    Fonte: CANTIDIO (2017)

     

    A partir do texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

     

    I. Aplicando a conversão nos resistores de 2Ω, 3Ω e 5Ω irei encontrar uma resistência equivalente entre os pontos A e B de 6Ω.

    PORQUE

  • II. Neste circuito é possível encontrar a resistência equivalente aplicando um conversão de triângulo para estrela.

    A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:


    Alternativas:

    • a) A asserção I e II são proposições falsas.
  • b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é um proposição falsa.
  • c)

    A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é um proposição verdadeira.


  • d)

    A asserção I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.

  • e)

    A asserção I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II não justificativa correta da asserção I.

  • 5)

    E um circuito elétrico a fonte de energia reconhece as resistências no circuito como sendo uma só, por esse motivo é importante determinar a resistência equivalente para analisar de forma mais detalhado o circuito elétrico em questão.

    Observe o circuito a seguir:

     

    Figura 1 - Circuito resistivo.

    circuito

    Fonte: CANTIDIO (2017)

    Aplicando os conceitos de associação de resistores, conversão de circuitos e a lei de Ohm, pode-se afirmar que a tensão V1 é aproximadamente:


    Alternativas:

    • a)

      10 volts.

    • b)

      30 volts.

    • c)

      50 volts.

    • d)

      70 volts.


    • e)

      90 volts.

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