QUAL O ESTADO FÍSICO DO FOGO?

Existem compensações extremamente maravilhosas que acontecem na sala de aula! Estávamos discutindo processos industriais, quando o estudante Carlos André (Automação 4V) perguntou-me sobre o estado físico do fogo. Depois de uma pequena pausa para organizar as idéias respondi-lhe que o fogo está no estado de plasma. Mas, como costumeiramente faço, aprofundei-me ao tema para obter maiores informações. 
Qual o estado físico do Fogo?

Pesquisando agora confirmei minha informação e constatei alguns dados muito interessantes. O estado de plasma também ocorre no centro da terra (magma) quando ocorre um efeito de cargas positivas e negativas em enormes proporções de partículas carregadas de íons. Este efeito magmático atrai para o centro da terra a energia elétrica em um fluxo definido. Por este fato, escutamos o termo aterramento de instalações elétricas, para evitar que na falta deste, sejamos nós os condutores deste fluxo de corrente elétrica dos circuitos. 

No magma terrestre encontramos cargas iônicas elevadas e uma grande concentração de gases em estado de combustão (plasma). Logo, o fogo está em estado de plasma, chamado pelo físico inglês W. Clux de o quarto estado fundamental da matéria, por conter propriedades diferentes do estado sólido, líquido e gasoso. Os vulcões são resultado de um descontrole na geração de energia interna do sistema, quando estão em erupção buscam reduzir a pressão interna e o rompimento se dá onde há deslocamento de placas rochosas agrupadas de maneira superficial

.

O termo plasma, na Física, foi utilizado pela primeira vez pelo físico americano, Irving Langmuir no ano de 1928, quando estudava descargas elétricas em gases. A palavra plasma vem da medicina onde é utilizada para apontar perturbação ou estado não distinguível. 

Na superfície da Terra o plasma só se forma em condições especiais. Devido a força gravitacional da Terra ser fraca para reter o plasma, não é possível mantê-lo confinado por longos períodos como acontece no Sol. O Sol, assim como todas estrelas que emitem luz se encontram no quarto estado da matéria. 

Na ionosfera terrestre, temos o surgimento da Aurora Boreal, que é um plasma natural, assim como o fogo. São sistemas compostos por um grande número de partículas carregadas, distribuídas dentro de um volume (macroscópico) onde haja a mesma quantidade de cargas positivas e negativas.
Concluindo, os estados físicos da matéria atualmente são seis ou possivelmente sete, já que o zero absoluto não deve ser descartado como estado de uma substância. Os estados físicos da matéria são: sólido, líquido, gasoso, plasma, condensado de Bose-Einstein, condensado fermiônico e possivelmente o zero absoluto.

10 comentários:

John disse...

Nossa cara.
Sinceramente
O fogo não está em estado físico nenhum.
O foto nem existe.
Não é matéria.
Você não pode pesar 2 gramas de fogo.
Plasma é estado fisico da MATÈRIA, assim como líquido, gasoso.

Mas não te culpo não.
Olha esse tópico aqui numa comunidade de Química:
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=53842&tid=17313151&kw=estado+fisico+fogo&na=1&nst=1

John

affalaserio disse...

Quando eu era menor, mandei um e-mail para a revista "Mundo estranho" perguntando qual era o Estado físico do fogo, depois de um certo tempo a resposta dada foi a seguinte: "O fogo não é matéria e sim energia"

Porém a sua explicação ficou mais "plauzivel", pois se o fogo não é matéria ele provavelmente poderia atravessar paredes e algo do tipo, já que pelo fato dele não ser uma matéria ele não iria seguir a velha regra de que "Uma matéria é tudo aquilo que ocupa lugar no espaço", consecutivamente ele poderia passar através de uma parede.

kaianan disse...

CONCORDO com o John....o fogo não está em estado nenhum.
O fogo, penso eu, deve ser energia liberada na forma de ondas durante a combustão de um material.

Rafael disse...

Epa. Matéria é tudo aquilo que possui MASSA e ocupa lugar no espaço. Plasma é átomo "quebrado", um átomo que teve sua eletrosfera separada do núcleo, num processo reversível. O fogo é feito pelos elétrons dos átomos de ar excitados pela energia da combustão. E a aurora ocorre pela poeira solar, rica em partículas com cargas e dotadas de movimento, portanto, possuem um campo magnético. Esse campo interage com o campo terrestre e faz luz. Se fosse plasma, acabaria derretendo o gelo. Plasma é um gás superaquecido. Há plasma na tv de plasma, relâmpagos bla bla bla...

douaizeit disse...

John...o fogo nao existe, então coloca a sua mão no fogo.
É claro que o fogo é "algo" e,sem sombra de dúvida, existe.
E esta claro que devemos atravessar nosso conceitos de "fisica do 2 grau" para irmos além daquilo que não parace lógico.

Leonardo disse...

Sinceramente...
e o estado gasoso?
dá pra obter peso?
Eis a dúvida..
O fogo, bem penso que nada se cria nada se perde apenas se transforma.

Alethea disse...

affalaserio,
a luz tbm é energia e nãao atravessa parede...

felipe disse...

fogo é energia.fogo não tem estado.

PY1Solidão disse...

Pra colocar mais lenha na fogueira, se o fogo se apresenta num estado físico ele é matéria, então podemos medir a massa de uma certa quantidade de fogo?
Se o fogo é matéria, poderia chegar próximo do zero absoluto? O que aconteceria com o fogo em baixíssimas temperaturas, a reação se tornaria uma combustão lenta?
Que coisa, não?

patie disse...

Nenhum. Como o fogo não é formado por matéria, ele não pode ser encaixado em nenhum estado físico. Apesar de vermos e sentirmos a chama, ela é só energia. O fogo pega na madeira, por exemplo, quando ela ultrapassa os 260 °C. Nessa temperatura, as moléculas da madeira se quebram em átomos, que se unem ao oxigênio do ar e formam moléculas de água.

O nascimento do H2O aparece para nós em forma de chamas. Isso porque a energia que cabe nas moléculas de água é menor que a liberada pela madeira. Então, o que sobra da reação vira luz e calor - ou melhor, fogo. Existe um certo folclore em relação ao suposto estado físico das chamas. Livros não-científicos já apontaram que o fogo pertence ao quarto estado da matéria, o plasma. Não é verdade. "Esse estado ocorre quando um gás se torna uma nuvem de núcleos atômicos e elétrons, separados uns dos outros", diz o químico Flávio Maron Vichi, da USP. Como essas partículas (núcleos e elétrons) sempre aparecem juntas em gases, sólidos e líquidos, o plasma é considerado um estado à parte. Em geral, ele ocorre em estrelas, a temperaturas de milhões de graus Celsius

fonte:http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-e-o-estado-fisico-do-fogo

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

Leitores

Arquivo

Publicidade

Publicidade
Camisetas Personalizadas: Anos 80 * Bandas * Brasil * Caras & Bocas * Carros