23/12/2008

Qual o estado físico do fogo?

Existem compensações extremamente maravilhosas que acontecem na sala de aula! Estávamos discutindo processos industriais, quando o estudante Carlos André (Automação 4V) perguntou-me sobre o estado físico do fogo. Depois de uma pequena pausa para organizar as ideias respondi-lhe que o fogo está no estado de PLASMA. Mas, como costumeiramente faço, aprofundei-me ao tema para obter maiores informações. 
Qual o estado físico do Fogo?

Pesquisando agora confirmei minha informação e constatei alguns dados muito interessantes. O estado de plasma também ocorre no centro da terra (magma) quando ocorre um efeito de cargas positivas e negativas em enormes proporções de partículas carregadas de íons. Este efeito magmático atrai para o centro da terra a energia elétrica em um fluxo definido. Por este fato, escutamos o termo aterramento de instalações elétricas, para evitar que na falta deste, sejamos nós os condutores deste fluxo de corrente elétrica dos circuitos. 


No magma terrestre encontramos cargas iônicas elevadas e uma grande concentração de gases em estado de combustão (plasma). Logo, o fogo está em estado de plasma, chamado pelo físico inglês W. Clux de o quarto estado fundamental da matéria, por conter propriedades diferentes do estado sólido, líquido e gasoso. Os vulcões são resultado de um descontrole na geração de energia interna do sistema, quando estão em erupção buscam reduzir a pressão interna e o rompimento se dá onde há deslocamento de placas rochosas agrupadas de maneira superficial.


O termo plasma, na Física, foi utilizado pela primeira vez pelo físico americano, Irving Langmuir no ano de 1928, quando estudava descargas elétricas em gases. A palavra plasma vem da medicina onde é utilizada para apontar perturbação ou estado não distinguível. 


Na superfície da Terra o plasma só se forma em condições especiais. Devido a força gravitacional da Terra ser fraca para reter o plasma, não é possível mantê-lo confinado por longos períodos como acontece no Sol. O Sol, assim como todas estrelas que emitem luz se encontram no quarto estado da matéria. 


Na ionosfera terrestre, temos o surgimento da Aurora Boreal, que é um plasma natural, assim como o fogo. São sistemas compostos por um grande número de partículas carregadas, distribuídas dentro de um volume (macroscópico) onde haja a mesma quantidade de cargas positivas e negativas.
Concluindo, os estados físicos da matéria atualmente são seis ou possivelmente sete, já que o zero absoluto não deve ser descartado como estado de uma substância. Os estados físicos da matéria são: sólido, líquido, gasoso, plasma, condensado de Bose-Einstein, condensado fermiônico e possivelmente o zero absoluto.

11 comentários:

  1. Nossa cara.
    Sinceramente
    O fogo não está em estado físico nenhum.
    O foto nem existe.
    Não é matéria.
    Você não pode pesar 2 gramas de fogo.
    Plasma é estado fisico da MATÈRIA, assim como líquido, gasoso.

    Mas não te culpo não.
    Olha esse tópico aqui numa comunidade de Química:
    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=53842&tid=17313151&kw=estado+fisico+fogo&na=1&nst=1

    John

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1/3/09 01:59

    Quando eu era menor, mandei um e-mail para a revista "Mundo estranho" perguntando qual era o Estado físico do fogo, depois de um certo tempo a resposta dada foi a seguinte: "O fogo não é matéria e sim energia"

    Porém a sua explicação ficou mais "plauzivel", pois se o fogo não é matéria ele provavelmente poderia atravessar paredes e algo do tipo, já que pelo fato dele não ser uma matéria ele não iria seguir a velha regra de que "Uma matéria é tudo aquilo que ocupa lugar no espaço", consecutivamente ele poderia passar através de uma parede.

    ResponderExcluir
  3. CONCORDO com o John....o fogo não está em estado nenhum.
    O fogo, penso eu, deve ser energia liberada na forma de ondas durante a combustão de um material.

    ResponderExcluir
  4. Epa. Matéria é tudo aquilo que possui MASSA e ocupa lugar no espaço. Plasma é átomo "quebrado", um átomo que teve sua eletrosfera separada do núcleo, num processo reversível. O fogo é feito pelos elétrons dos átomos de ar excitados pela energia da combustão. E a aurora ocorre pela poeira solar, rica em partículas com cargas e dotadas de movimento, portanto, possuem um campo magnético. Esse campo interage com o campo terrestre e faz luz. Se fosse plasma, acabaria derretendo o gelo. Plasma é um gás superaquecido. Há plasma na tv de plasma, relâmpagos bla bla bla...

    ResponderExcluir
  5. John...o fogo nao existe, então coloca a sua mão no fogo.
    É claro que o fogo é "algo" e,sem sombra de dúvida, existe.
    E esta claro que devemos atravessar nosso conceitos de "fisica do 2 grau" para irmos além daquilo que não parace lógico.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo2/3/09 14:39

    Sinceramente...
    e o estado gasoso?
    dá pra obter peso?
    Eis a dúvida..
    O fogo, bem penso que nada se cria nada se perde apenas se transforma.

    ResponderExcluir
  7. affalaserio,
    a luz tbm é energia e nãao atravessa parede...

    ResponderExcluir
  8. fogo é energia.fogo não tem estado.

    ResponderExcluir
  9. Pra colocar mais lenha na fogueira, se o fogo se apresenta num estado físico ele é matéria, então podemos medir a massa de uma certa quantidade de fogo?
    Se o fogo é matéria, poderia chegar próximo do zero absoluto? O que aconteceria com o fogo em baixíssimas temperaturas, a reação se tornaria uma combustão lenta?
    Que coisa, não?

    ResponderExcluir
  10. Nenhum. Como o fogo não é formado por matéria, ele não pode ser encaixado em nenhum estado físico. Apesar de vermos e sentirmos a chama, ela é só energia. O fogo pega na madeira, por exemplo, quando ela ultrapassa os 260 °C. Nessa temperatura, as moléculas da madeira se quebram em átomos, que se unem ao oxigênio do ar e formam moléculas de água.

    O nascimento do H2O aparece para nós em forma de chamas. Isso porque a energia que cabe nas moléculas de água é menor que a liberada pela madeira. Então, o que sobra da reação vira luz e calor - ou melhor, fogo. Existe um certo folclore em relação ao suposto estado físico das chamas. Livros não-científicos já apontaram que o fogo pertence ao quarto estado da matéria, o plasma. Não é verdade. "Esse estado ocorre quando um gás se torna uma nuvem de núcleos atômicos e elétrons, separados uns dos outros", diz o químico Flávio Maron Vichi, da USP. Como essas partículas (núcleos e elétrons) sempre aparecem juntas em gases, sólidos e líquidos, o plasma é considerado um estado à parte. Em geral, ele ocorre em estrelas, a temperaturas de milhões de graus Celsius

    fonte:http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-e-o-estado-fisico-do-fogo

    ResponderExcluir
  11. Quanta baboseira nos comentários:
    "Fogo não existe" que????????
    "...se o fogo não é matéria ele provavelmente poderia atravessar paredes e algo do tipo" < Eu realmente li isso????????
    "e o estado gasoso?
    dá pra obter peso?" Sim é possível, de boa na verdade.

    Querem saber ou bater boca, leiam o Feynman antes...

    ResponderExcluir

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

Determine a energia potencial elétrica...

Determine a energia potencial elétrica presente no ponto P, admita:  Q= 10 ^-6    ED= 0,7 m  E o meio é o vácuo. ATIVIDADE RESOLVIDA   ...