25/06/2022

M.A.P.A. - EMPREENDEDORISMO - 52/2022

 Contextualização

​Empreender dentro das empresas permite que inovações sejam feitas e novos resultados possam ser alcançados. Chamamos essa visão de oportunidades e desenvolvimento de novas soluções a favor da organização de intraempreendedorismo. A Google tem como um de seus princípios estimular o intraempreendedorismo. Como prática interna, a empresa faz com que seus funcionários dediquem 20% de seu tempo para projetos pessoais. Um dos resultados desses projetos é o Gmail. Ele possui uma busca precisa, foi o primeiro serviço de e-mail a oferecer um tamanho de armazenamento de 1 GB. Paul Buchheit, seu criador, lançou o serviço por meio de convites. Atualmente, ter uma conta no Gmail é considerado praticamente indispensável.

Primeira etapa: O intraempreendedorismo

O intraempreendedorismo é algo acessível a todos nós enquanto funcionários e pode ser algo positivo para crescer dentro da empresa e desenvolver a própria carreira. Mesmo ao trabalhar no setor público é possível desenvolver formas para otimizar o processo de funcionamento dessa organização. Dentro desse contexto, em nossa atividade MAPA você vai exercitar o intraempreendedorismo. Veja as orientações a seguir:

a) Explique se na sua empresa e na sua área de trabalho existe oportunidade para ser intraempreendedor. Explique qual é o segmento de atuação desse negócio, não é obrigatório apresentar o nome dessa empresa. Caso não esteja trabalhando atualmente, você pode construir o seu MAPA com base no último trabalho ou pode pesquisar junto a outros conhecidos sobre a empresa a qual eles trabalham. 

b) Descreva se a sua liderança promove um ambiente de autonomia para tomar decisões e trazer novas ideias para a empresa. Explique através de ações práticas como a empresa promove um ambiente inovador ou não desenvolve práticas para que ocorra a inovação.

c) Dentro do seu setor você vai apresentar três ideias que possam trazer melhorias à sua empresa, pode ser uma ideia a qual já tenha implementado.

Reiterando que caso não esteja trabalhando, você pode apresentar uma empresa a qual já tenha trabalhado ou que tenha acesso às informações.

Segunda etapa: Perfil do empreendedorismo   

Você tem um perfil empreendedor?

É comum as pessoas afirmarem que não tem afinidade para empreender e iniciar um negócio. Empreendedor é alguém que realiza, ou seja, a pessoa que é capaz de produzir novas ideias com criatividade e empenho de realização. Essa concepção remete a criação do termo empreendedorismo na década de 1940 pelo economista austríaco Joseph A. Schumpeter. O perfil de um bom empreendedor compreende o seu papel no desenvolvimento econômico da sociedade e a importância de acompanhar as necessidades das pessoas. Ou seja, aspectos que definiram a concepção da ideia desse profissional e regem o espírito da atuação. Dessa forma, criatividade e curiosidade acompanham a empreitada. Dentre as principais característica empreendedoras pode-se destacar serem pessoas: visionárias, determinados e dinâmicos, dedicados, otimistas e apaixonados pelo que fazem, independentes e constroem o próprio destino, ficam ricos, líderes e formadores de equipes, bem relacionados, organizados, planejam, possuem conhecimento, assumem riscos calculados, criam valor para a sociedade, sabem tomar decisões, sabem explorar ao máximo as oportunidades,  dentre outros.

Partindo desse contexto sobre o perfil empreendedor veja as orientações a seguir:

a) Escolha dois empreendedores (as) que você admire, faça um breve histórico sobre a carreira deles (as) e descreva pelo menos três características empreendedoras dessa pessoa.

b) Cada indivíduo possui a capacidade de desenvolver propostas inovadoras, soluções que serão o seu diferencial gerando inovação incremental e inovação disruptiva. Escolha e descreva pelo menos uma inovação desenvolvida por cada um desses empreendedores que você escolheu. Essa inovação pode ser incremental ou disruptiva.

 

CONTRATE SEU M.A.P.A. DE EMPREENDEDORISMO - 52/2022 

R$ 60,00 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

Atividade Prática Resolvida: Estruturas de Concreto Armado I

Considere uma viga contínua submetida a um momento fletor negativo no apoio intermediário. Os dados são mostrados a seguir:     Com bas...