25/06/2022

M.A.P.A. - EMPREENDEDORISMO - 52/2022

 Contextualização

​Empreender dentro das empresas permite que inovações sejam feitas e novos resultados possam ser alcançados. Chamamos essa visão de oportunidades e desenvolvimento de novas soluções a favor da organização de intraempreendedorismo. A Google tem como um de seus princípios estimular o intraempreendedorismo. Como prática interna, a empresa faz com que seus funcionários dediquem 20% de seu tempo para projetos pessoais. Um dos resultados desses projetos é o Gmail. Ele possui uma busca precisa, foi o primeiro serviço de e-mail a oferecer um tamanho de armazenamento de 1 GB. Paul Buchheit, seu criador, lançou o serviço por meio de convites. Atualmente, ter uma conta no Gmail é considerado praticamente indispensável.

Primeira etapa: O intraempreendedorismo

O intraempreendedorismo é algo acessível a todos nós enquanto funcionários e pode ser algo positivo para crescer dentro da empresa e desenvolver a própria carreira. Mesmo ao trabalhar no setor público é possível desenvolver formas para otimizar o processo de funcionamento dessa organização. Dentro desse contexto, em nossa atividade MAPA você vai exercitar o intraempreendedorismo. Veja as orientações a seguir:

a) Explique se na sua empresa e na sua área de trabalho existe oportunidade para ser intraempreendedor. Explique qual é o segmento de atuação desse negócio, não é obrigatório apresentar o nome dessa empresa. Caso não esteja trabalhando atualmente, você pode construir o seu MAPA com base no último trabalho ou pode pesquisar junto a outros conhecidos sobre a empresa a qual eles trabalham. 

b) Descreva se a sua liderança promove um ambiente de autonomia para tomar decisões e trazer novas ideias para a empresa. Explique através de ações práticas como a empresa promove um ambiente inovador ou não desenvolve práticas para que ocorra a inovação.

c) Dentro do seu setor você vai apresentar três ideias que possam trazer melhorias à sua empresa, pode ser uma ideia a qual já tenha implementado.

Reiterando que caso não esteja trabalhando, você pode apresentar uma empresa a qual já tenha trabalhado ou que tenha acesso às informações.

Segunda etapa: Perfil do empreendedorismo   

Você tem um perfil empreendedor?

É comum as pessoas afirmarem que não tem afinidade para empreender e iniciar um negócio. Empreendedor é alguém que realiza, ou seja, a pessoa que é capaz de produzir novas ideias com criatividade e empenho de realização. Essa concepção remete a criação do termo empreendedorismo na década de 1940 pelo economista austríaco Joseph A. Schumpeter. O perfil de um bom empreendedor compreende o seu papel no desenvolvimento econômico da sociedade e a importância de acompanhar as necessidades das pessoas. Ou seja, aspectos que definiram a concepção da ideia desse profissional e regem o espírito da atuação. Dessa forma, criatividade e curiosidade acompanham a empreitada. Dentre as principais característica empreendedoras pode-se destacar serem pessoas: visionárias, determinados e dinâmicos, dedicados, otimistas e apaixonados pelo que fazem, independentes e constroem o próprio destino, ficam ricos, líderes e formadores de equipes, bem relacionados, organizados, planejam, possuem conhecimento, assumem riscos calculados, criam valor para a sociedade, sabem tomar decisões, sabem explorar ao máximo as oportunidades,  dentre outros.

Partindo desse contexto sobre o perfil empreendedor veja as orientações a seguir:

a) Escolha dois empreendedores (as) que você admire, faça um breve histórico sobre a carreira deles (as) e descreva pelo menos três características empreendedoras dessa pessoa.

b) Cada indivíduo possui a capacidade de desenvolver propostas inovadoras, soluções que serão o seu diferencial gerando inovação incremental e inovação disruptiva. Escolha e descreva pelo menos uma inovação desenvolvida por cada um desses empreendedores que você escolheu. Essa inovação pode ser incremental ou disruptiva.

 

CONTRATE SEU M.A.P.A. DE EMPREENDEDORISMO - 52/2022 

R$ 60,00 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

Um sistema linear consiste em um conjunto de equações lineares que compartilham as mesmas variáveis. Não há restrição quanto ao número de eq...