30/03/2023

Sustentabilidade e Responsabilidade Social - Lista Resolvida

Pergunta 1


Os recursos não renováveis são aqueles materiais explorados pelo homem que acabam, se intensamente explorados, e que, para se renovarem, é necessário muito tempo. Assim, sua exploração em grande escala resultará em seu rápido esgotamento. São exemplos disso os combustíveis fósseis.

 

Considerando as informações acima, assinale a alternativa que contém exemplos de combustíveis fósseis.

  Recursos Pesqueiros, agrícolas, naturais, de preservação permanente.
  Recursos vegetais, pesqueiros, minerais e eólicos.
  Pré-sal, gás natural, bauxita, metais pesados e uma variedade de minerais.
  Carvão, água mineral, gás betuminoso e sais minerais.
  Carvão, petróleo, gás natural, xisto betuminoso e muitos minerais.
 
Pergunta 2

Conforme discutimos em nossos estudos, meio ambiente classifica-se como [...] a natureza, o artificial e o original, bem como os bens culturais correlatos, compreendendo, portanto, o solo, a água, o ar, a flora, as belezas naturais, o patrimônio histórico, artístico, turístico, paisagístico e arquitetônico.

 

Nesse entendimento, avalie as afirmações a seguir e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F):

 

I. Com o passar do tempo, o homem foi capaz de alterar as características do ambiente e transformando-o conforme suas necessidades.

II. As diversas alterações ambientais de origem antrópicas apresentaram diversas vertentes positivas e negativas.

III. O homem teve sua separação da condição animal em especial a capacidade de alteração ou modificação do meio em que vive.

IV. O desenvolvimento da ciência e da tecnologia inviabilizou a otimização de processos e para o atendimento de demandas populacionais.

 

A sequência correta dessa classificação é:

  V, V, V, F.
  V, V, F, F.
  F, V, V, F.
  V, F, F, V.
  F, F, V, V.
 
Pergunta 3

É notório que empreender está ligado a características e competências individuais, porém podemos dizer que empreender socialmente está diretamente ligado a soma dessas características individuais pensando em uma lucratividade sim, porém promovendo e melhorando a sociedade.

 

Em relação a temática apresentada e ao empreendedorismo social, avalie as afirmações a seguir:

I. A nova postura empresarial se mostra cada vez mais preocupada com o desenvolvimento social e sustentável.

II. A empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes e conseguir incorporá-los no planejamento de suas atividades.

III. O conceito do empreendedorismo sustentável envolve a exploração de novos negócios que possibilitem ao empreendedor obter lucros.

IV. As organizações tem papel ativo em relação a responsabilidade social, uma vez que, enquanto construções sociais as empresas e organizações, são sujeito o objeto ativo da realidade na qual estão inseridas e fazem parte

É correto o que se afirma em:

  I e III, apenas.
  I, II, III e IV.
  III, apenas.
  I, apenas.
  I e II apenas.
 
Pergunta 4 A agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável estabeleceu 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) com 169 metas a serem alcançadas por todas as nações até a data limite de 2030.

 

Considerando as informações acima, avalie as afirmativas a seguir:

 

I. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

II. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

III. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

IV. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra, e deter a perda de biodiversidade.

 

Correspondem aos ODS o que se afirma em:

  I e III, apenas.
  III, apenas.
  II e IV, apenas.
  I, apenas.
  I, II, III e IV.
 
Pergunta 5 As empresas públicas e privadas têm valorizado consideravelmente o desenvolvimento de ações voltadas a responsabilidade social. Esta por sua vez tem suas bases fundamentadas na ética, ou seja, um direcionamento moral compartilhado pela maioria da sociedade, e principalmente pelos Stakeholders das referidas empresas. Porém, no caso de empresas multinacionais é comum mudar os princípios com base no país que estão desenvolvendo suas atividades. Pensando no âmbito global, porque existe dificuldade no estabelecimento de regras de certificação global?

 

I. Certificações relevantes de cunho internacional como as da série ISO, representam para as organizações o sucesso no atendimento e na conformidade com padrões internacionais de qualidade

II. Quando considerarmos que países desenvolvidos não apresentam os mesmos desafios e necessidades de desenvolvimento de tais ações, quantos os países em desenvolvimento

III. Nem todas as pessoas têm os mesmos princípios éticos e, por consequência, nem todas as pessoas possuem uma ideia nivelada do que seja a sustentabilidade, ou mesmo de suas dimensões.

 

É correto o que se afirma em:

  I, II, III
  II e III, apenas.
  I, III, apenas.
  II, apenas.
  I, apenas.
 
Pergunta 6 A Revolução Industrial iniciada na Inglaterra, em meados do século XVIII, com a transição da manufatura para a indústria mecânica, gerou o aumento da produção e a ascensão de novas tecnologias, alterou o modo de vida no planeta em especial pelos impactos causados ao meio ambiente.

POTT, C. M.; ESTRELA, C. C. Histórico ambiental: desastres ambientais e o despertar de um novo pensamento. Estud. av., São Paulo, v. 31, n. 89, p. 271-283, 2017.

Considerando a amplitude da definição e os conceitos contemplados pela terminologia “Meio Ambiente”, avalie as afirmações a seguir:

I. A Constituição Federal de 5 de Outubro de 1988, alterou a definição “legal” do termo Meio Ambiente, passando a incluir uma vertente voltada ao trabalho.

II. A Constituição federal ainda define Meio Ambiente Natural como termo utilizado para descrever a Fauna Flora, Ecossistemas, Solo, Água e Atmosfera.

III. A definição oficial do termo Meio Ambiente em território nacional somente ocorreu de forma efetiva em 1981 com a publicação da Lei nº. 6.938/81 que discorria acerca da Política Nacional do Meio Ambiente.

É correto o que se afirma em:

  III, apenas.
  II, apenas.
  II e III, apenas.
  I, II e III.
  I, apenas.
 
Pergunta 7 Uma definição de Marketing Social, nos seguintes termos: “é a gestão estratégica do processo de mudança social, a partir da adoção de novos comportamentos, atitudes e práticas, no âmbito individual e coletivo, orientados por preceitos éticos, fundamentados nos direitos humanos e na equidade social”.

Disponível em <http://www.anpad.org.br/admin/pdf/3es2003-04.pdfLinks to an external site.>

 

Sobre o marketing social, leia as afirmativas a seguir e assinale alternativa correta.

  Quando a organização não está engajada em uma causa, podemos afirmar que a organização está praticando marketing social.
  O marketing social refere-se ao planejamento detalhado de programas e projetos de natureza reconhecidamente social.
  O marketing social e comunicação não se preocupam com a capacidade de conhecer as motivações e os desejos dos agentes sociais para envolvê-los.
  Este conceito não é relacionado a evitar um comportamento potencialmente danoso para a sociedade ou à natureza e seus componentes.
  O conceito de marketing social consiste apenas na satisfação do cliente. Isso faz a organização pensar continuamente sua definição do conceito de marketing.
 
Pergunta 8 Ética é uma palavra de origem grega, com duas origens possíveis. A primeira é a palavra grega éthos, com e curto, que pode ser traduzida por costume, a segunda também se escreve éthos, porém com e longo, que significa propriedade do caráter.

Disponível em: <https://www.ufrgs.br/bioetica/etica.htm>. Acesso em: 23 set. 2019.


Considerando os conceitos de ética e sustentabilidade, analise as asserções a seguir:
 
I. No que diz respeito à sustentabilidade, uma empresa ética precisa contribuir para um planeta mais sustentável, para isso, as organizações já em sua concepção devem pensar na sustentabilidade.
 
PORQUE
 
II. Não importa o nível hierárquico, o grau de relação e influência sobre a empresa ou o nível de participação no capital, todos os agentes da organização devem ser tratados de forma igualitária.

A respeito dessas duas afirmações, é correto afirmar que:

  A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  As asserções I e II são proposições falsas.
  As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
 
Pergunta 9 Entende-se por Responsabilidade Social Corporativa (RSC), de um modo geral, como um mecanismo que visa estabelecer uma relação justa, equitativa, das empresas com seus stakeholders, assim como um compromisso dessas organizações com a sustentabilidade ambiental das suas ações. Observa-se atualmente um uso cada vez mais ostensivo das organizações privadas desse discurso, de forma que elas se posicionam como preocupadas com questões éticas, com o meio ambiente e com a qualidade de vida de seus públicos de relacionamento.
Tendo em vista esse entendimento, sob uma lógica institucional de construção teórica e social  para a prática ideológica das empresas, e ainda com pensamento cético, o que de fato ocorre na prática quando falamos em RSE

I. A RSC, serve apenas como mais uma engrenagem para a empresa alcançar o seu fim tradicional, o lucro. Por esses fatores, o debate sobre a real função e a motivação para a RSC tem tido cada vez mais espaço na academia e na sociedade.

II. A responsabilidade filantrópica refere-se à ética, pois visa o que é bom e justo e contribuem no desenvolvimento das leis, obrigatórias para se evitar danos as pessoas ou ao meio ambiente.

III. Não é feita em função da noção de justiça das empresas e de seus gestores, mas sim como um mecanismo de fortalecimento da marca organizacional e, ao mesmo tempo, como uma resposta das empresas a cobranças externas, especialmente mercadológicas.

É correto o que se afirma em:

  I, II, III
  I e III, apenas.
  II, apenas.
  I, apenas.
  II e III, apenas.
 
Pergunta 10 Considere as asserções a seguir:

O Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas foi fundamental nos estudos e campanhas para a promoção da cidadania, dos direitos sociais, da segurança alimentar e nutricional e da ética nas relações entre o poder público e a sociedade. Nessa perspectiva, criou metodologia para a análise da cidadania empresarial representada pela divulgação de seus balanços sociais.

PORQUE

É ético ser bom, justo e responsável, agrega valor para a imagem da organização, diminui os riscos, é um instrumento de gestão, de avaliação e é inovador e transformador.

 Assinale a alternativa correta em relação às asserções.


  as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
  a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
  as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
  as duas afirmações são falsas.
  a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
 
Pergunta 11 Leia o texto abaixo:

A sustentabilidade é um termo usado para definir as atitudes e atividades dos seres humanos, tanto para suprir as necessidades das pessoas, quanto pensar como será o futuro de nossos descendentes, pois com o crescimento econômico e também as necessidades das pessoas, devemos pensar muito em como não provocar a destruição do meio ambiente.

Responda:

Quais são os 5Rs? Qual é a importância de cada um? Sua Resposta:
 
Pergunta 12 Leia o texto abaixo:

Analisar o papel social das empresas dentro da orientação do marketing societal é objetivo deste estudo. A adoção das ações sociais são enquadradas dentro dos conceitos de marketing social e marketing de causas sociais, como uma atividade estratégica que busca estabelecer um novo relacionamento entre as empresas e a sociedade. Nessa visão ampliada do marketing, a parceria e os benefícios mútuos entre ambas contribuem positivamente para o novos requisitos mercadológicos da atuação empresarial que são: gerar lucro, proporcionar satisfação aos consumidores e atender os interesses públicos.

Qual é a diferença entre marketing societal e marketing social? Sua Resposta:


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